Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

SIM
62
63%
NÃO
37
37%
 
Total de votos: 99

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#1 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 24, 2008 9:51 pm

Acho que o Orestes pensa que eu estou confundindo as coisas, mas enfim, vamos pelo jeito dele então. Como aqui é um fórum de debates, então vamos debater sobre o mais básico então, sem ideologices ou doidisses afins, nada de questionar sobre modelos ou coisas do tipo, mas sobre a idéia em si.

A pergunta é: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

Opções: SIM OU NÃO

Escolha uma opção e deixe seus argumentos aqui.

Então, meu voto:

O meu voto é NÃO, pois temos outras prioridades na força, como helis de transporte médio, além disso o uso de helis de ataque pela FAB é pra lá de questionável, como estão propondo, para servir de aeronave de combate ao tráfico. Para mim é desperdicio de dinheiro publico. Isso se combate com a efetivação 100% da lei do abate e em outros tipos de vetores, como UAVs de vigilância e afins. Quem precisa de helis de ataque é o EB!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#2 Mensagem por Sideshow » Ter Jun 24, 2008 9:56 pm

Boa Bolovo, se você esperasse para criar esse tópico depois do anuncio do Helicóptero de Ataque da FAB o resultado seria diferente.

E meu voto continuaria NÂO.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#3 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jun 24, 2008 10:03 pm

Também acho que não... A FAB precisa mais de um sistema de defesa aéreo do que de helis de ataque e nisso ninguém fala :P




Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Jun 24, 2008 10:09 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
b.verde
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 17, 2004 4:24 pm

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#4 Mensagem por b.verde » Ter Jun 24, 2008 10:05 pm

Sim.


Abração.



"Jesus Cristo vive, reina e é meu Senhor"




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#5 Mensagem por Thor » Ter Jun 24, 2008 10:19 pm

Sim. Já expliquei meus motivos em outros posts.
Doutrina não tem preço. Jamais foi dito pela FAB que será usado só para caçar traficante (aliás possivelmente nem será, os A-29 foram adquiridos pra isso) e nem que a missão básica será anti-tanque...
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

"

#6 Mensagem por orestespf » Ter Jun 24, 2008 10:23 pm

Bolovo escreveu:Acho que o Orestes pensa que eu estou confundindo as coisas, mas enfim, vamos pelo jeito dele então. Como aqui é um fórum de debates, então vamos debater sobre o mais básico então, sem ideologices ou doidisses afins, nada de questionar sobre modelos ou coisas do tipo, mas sobre a idéia em si.

A pergunta é: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

Opções: SIM OU NÃO

Escolha uma opção e deixe seus argumentos aqui.

Então, meu voto:

O meu voto é NÃO, pois temos outras prioridades na força, como helis de transporte médio, além disso o uso de helis de ataque pela FAB é pra lá de questionável, como estão propondo, para servir de aeronave de combate ao tráfico. Para mim é desperdicio de dinheiro publico. Isso se combate com a efetivação 100% da lei do abate e em outros tipos de vetores, como UAVs de vigilância e afins. Quem precisa de helis de ataque é o EB!

Olá Bolovo,

não acho que você está confundindo as coisas, não mesmo, aliás já conversamos sobre isso e já ficou claro pra mim o que você pensa e concordo com seu pensamento, já disse isso pra você no fórum e não de forma privada. Minha mensagem no outro tópico teve caráter genérico, apenas para os que ainda misturam as coisas (ainda existem pessoas pensando assim), mas não pra você.

Bem, é mais do que louvável este seu tópico, se existem dúvidas que as mesmas sejam esclarecidas desde a sua origem, ou seja, da forma como você colocou, desde o básico.

A parte boa deste tópico é discutir (tardiamente, uma pena, mas vale a pena, pois restam dúvidas ainda) se devemos ou não ter hélis de ataque na FAB. Entendo desta forma que aqui não vai se discutir o modelo (hardware) adequado pra FAB, mas se tal equipamento deve ou não ser adotado pela mesma.

Meu voto é SIM, mas ao invés de justificá-lo agora apenas deixo alguns questionamentos:

1) se a FAB não tiver um héli de ataque com o perfil que se apresenta e se o mesmo for para o EB, o mesmo tem condições de dar o suporte que a FAB deseja?

2) Se sim, em quanto tempo o EB estaria apto a prestar tal apoio?

3) Qual a infra-estrutura do EB na região Norte do País e qual a da FAB?

4) A FAB possuir um héli de ataque impede o EB de ter o seu? Mesmo que seja da mesma família (não necessariamente do mesmo modelo).

5) Será por que a FAB saiu na frente do EB em termos de hélis de ataque? Pista: não foi a toa, teve o ok do EB.

6) Alguém realmente acredita que a FAB vai usar um héli de ataque pra combater traficante apenas? De outra forma, alguém imagina que a FAB concebeu o A-29 para combater traficantes? Não se esqueçam do SIVAM (antigo)... Fala sério, um caça precisa de data-link pra combater aviões de traficantes??? rsrsrs


Existe uma coisa chamada doutrina e outra chamada de "para inglês ver". Sendo sarcástico para ver se a ficha cai: o dia que a FAB disser que precisa de um puta caça de 4ª ou 5ª geração para combater traficante ela troca sua frota de aviões de combate. Em suma, nem tudo que se usa para justificar uma compra é de fato real, mas os "problemas" diminuem drasticamente.

Mais uma, existe uma "tendência" dos países vizinhos para adquirir o Mi-35 e operarem na região Amazônica, então... Os estudos sobre este héli são pra lá de consistente, isto não significa que seja o melhor da categoria, mas que possa ser o melhor para região onde se pretende usá-lo. Tento explicar de outra forma: o héli de ataque pra FAB não vai ser usado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, vai lá pra cima mesmo. Será por quê????

E por fim, por que eu não entro em detalhes e apresento meus argumentos que justificariam o meu "sim"? Simples, não tinha opinião formada até ouvir algumas pessoas e que participam do processo de compra, fui sim influenciado e portanto apresentar minhas convicções aqui é apresentar o que justifica realmente a compra dos tais hélis por parte da FAB, ou seja, é revelar o jogo todo, então... Bem, deixo para os amigos e colegas as análises.


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#7 Mensagem por crubens » Ter Jun 24, 2008 10:27 pm

SIM, a FAB sabe o que quer. Quem não sabe somos nós, que baseia nossa opinião por mera expeculação sem conhecer o conjunto da obra como um todo.




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
G-LOC
Avançado
Avançado
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Set 03, 2005 2:53 pm

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#8 Mensagem por G-LOC » Ter Jun 24, 2008 10:32 pm

Meu voto é não.

Motivo: escolta de CSAR é com avião e não com helicóptero devido a requisitos de alcance, autonomia, velocidade de reação e carga de armas. Não é só ficar do lado dos helicóptero de CSAR, mas também ir na frente e encontrar o piloto, protege-lo e coordenar as ações de outras aeronaves no local. Os Mangustas italiano que operaram na Somália nem conseguiam acompanhar os helicópteros de transporte, então imagino os de CSAR.

Quem apoiava as aeronaves de Forças Especiais no Iraque era até os F-14A baseados em terra. Nem era o A-10 apesar do casulo LANTIRN LTS ter contado muito.

G-LOC




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#9 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jun 24, 2008 10:33 pm

Sim.

A justificativa do combate ao narcotráfico segue a mesma lógica do desenvolvimento e compra dos A-29, SIVAM, dos VANTs para o Exército e "N" outras compras: justificar uma necessidade operacional com argumentos secundários mais palatáveis pela sociedade. Já esqueceram que os VANTs do EB foram comprados "para monitorar e combater o desflorestamento da Amazônia"?

Aqui, para nós que entendemos um pouco (e um pouco mesmo) mais de assuntos militares, as tarefas principais (não significam que não possam cumprir outras - e vão cumprir outras) já foram ditas: SEAD, COIN e C-SAR.

Como vão fazer isso e se são as melhores plataformas para cumprirem isso, penso que é salutar que nós façamos uma boa discussão. Mas penso que nós não temos embasamento suficiente para sermos enfáticos e irredutíveis em nossas posições e por isso nossos questionamentos não podem partir do pressuposto falso e desagradável de que a FAB não sabe o que quer, que é incompetente, etc, etc. Debater é preciso. Mas com seriedade.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: "

#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jun 24, 2008 10:41 pm

orestespf escreveu:Olá Bolovo,

não acho que você está confundindo as coisas, não mesmo, aliás já conversamos sobre isso e já ficou claro pra mim o que você pensa e concordo com seu pensamento, já disse isso pra você no fórum e não de forma privada. Minha mensagem no outro tópico teve caráter genérico, apenas para os que ainda misturam as coisas (ainda existem pessoas pensando assim), mas não pra você.

Bem, é mais do que louvável este seu tópico, se existem dúvidas que as mesmas sejam esclarecidas desde a sua origem, ou seja, da forma como você colocou, desde o básico.

A parte boa deste tópico é discutir (tardiamente, uma pena, mas vale a pena, pois restam dúvidas ainda) se devemos ou não ter hélis de ataque na FAB. Entendo desta forma que aqui não vai se discutir o modelo (hardware) adequado pra FAB, mas se tal equipamento deve ou não ser adotado pela mesma.

Meu voto é SIM, mas ao invés de justificá-lo agora apenas deixo alguns questionamentos:

1) se a FAB não tiver um héli de ataque com o perfil que se apresenta e se o mesmo for para o EB, o mesmo tem condições de dar o suporte que a FAB deseja?

2) Se sim, em quanto tempo o EB estaria apto a prestar tal apoio?

3) Qual a infra-estrutura do EB na região Norte do País e qual a da FAB?

4) A FAB possuir um héli de ataque impede o EB de ter o seu? Mesmo que seja da mesma família (não necessariamente do mesmo modelo).

5) Será por que a FAB saiu na frente do EB em termos de hélis de ataque? Pista: não foi a toa, teve o ok do EB.

6) Alguém realmente acredita que a FAB vai usar um héli de ataque pra combater traficante apenas? De outra forma, alguém imagina que a FAB concebeu o A-29 para combater traficantes? Não se esqueçam do SIVAM (antigo)... Fala sério, um caça precisa de data-link pra combater aviões de traficantes??? rsrsrs


Existe uma coisa chamada doutrina e outra chamada de "para inglês ver". Sendo sarcástico para ver se a ficha cai: o dia que a FAB disser que precisa de um puta caça de 4ª ou 5ª geração para combater traficante ela troca sua frota de aviões de combate. Em suma, nem tudo que se usa para justificar uma compra é de fato real, mas os "problemas" diminuem drasticamente.

Mais uma, existe uma "tendência" dos países vizinhos para adquirir o Mi-35 e operarem na região Amazônica, então... Os estudos sobre este héli são pra lá de consistente, isto não significa que seja o melhor da categoria, mas que possa ser o melhor para região onde se pretende usá-lo. Tento explicar de outra forma: o héli de ataque pra FAB não vai ser usado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, vai lá pra cima mesmo. Será por quê????

E por fim, por que eu não entro em detalhes e apresento meus argumentos que justificariam o meu "sim"? Simples, não tinha opinião formada até ouvir algumas pessoas e que participam do processo de compra, fui sim influenciado e portanto apresentar minhas convicções aqui é apresentar o que justifica realmente a compra dos tais hélis por parte da FAB, ou seja, é revelar o jogo todo, então... Bem, deixo para os amigos e colegas as análises.


Abração,

Orestes
Perfeito. Escrevi minha opinião antes de ler essa a sua mensagem. É mais abrangente que a minha. Assino embaixo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#11 Mensagem por Sideshow » Ter Jun 24, 2008 10:46 pm

e nem que a missão básica será anti-tanque...
Se não é para caçar tanques então porque não compraram simplesmente Spike para os Blackhawk?

Mais uma, existe uma "tendência" dos países vizinhos para adquirir o Mi-35 e operarem na região Amazônica, então... Os estudos sobre este héli são pra lá de consistente, isto não significa que seja o melhor da categoria, mas que possa ser o melhor para região onde se pretende usá-lo. Tento explicar de outra forma: o héli de ataque pra FAB não vai ser usado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, vai lá pra cima mesmo. Será por quê????
Estudo consistentes da Venezuela?

Qual é Orestes o Mi-35 era a UNICA opção para a Venezuela.
1) se a FAB não tiver um héli de ataque com o perfil que se apresenta e se o mesmo for para o EB, o mesmo tem condições de dar o suporte que a FAB deseja?
Porque o EB pode depender da FAB para um monte de coisas e com a FAB tem que ser diferente? Eles querem fazer tudo e acabam não fazendo NADA.

Se a FAB quiser mais poder de fogo para seus helis então compre o Spike ou use o MSS 1.2 AC.
2) Se sim, em quanto tempo o EB estaria apto a prestar tal apoio?
Se você der nome para os bois fica mais fácil.
3) Qual a infra-estrutura do EB na região Norte do País e qual a da FAB?
A do EB é maior.
4) A FAB possuir um héli de ataque impede o EB de ter o seu? Mesmo que seja da mesma família (não necessariamente do mesmo modelo).
Não impede, mas é mais uma compra desnecessária da FAB que não precisa de um vetor dedicado como um Helicóptero e Ataque
5) Será por que a FAB saiu na frente do EB em termos de hélis de ataque? Pista: não foi a toa, teve o ok do EB.
Claro que não foi a toa, foi porque a FAB não tem o menor foco.... compra, compra, compra....e até hoje não comprou o que deveria.




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#12 Mensagem por Sideshow » Ter Jun 24, 2008 10:55 pm

ZeRo4 escreveu:Também acho que não... A FAB precisa mais de um sistema de defesa aéreo do que de helis de ataque e nisso ninguém fala :P
Bem lembrado 04 :wink:

A FAB não precisa de um inútil sistema de defesa anti-aérea.......precisamos são de Helicópteros de Ataque porque temos o Pacto de Varsóvia com 5000 MBT do outro lado da fronteira :roll:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#13 Mensagem por orestespf » Ter Jun 24, 2008 11:00 pm

Sideshow escreveu:
e nem que a missão básica será anti-tanque...
Se não é para caçar tanques então porque não compraram simplesmente Spike para os Blackhawk?

Mais uma, existe uma "tendência" dos países vizinhos para adquirir o Mi-35 e operarem na região Amazônica, então... Os estudos sobre este héli são pra lá de consistente, isto não significa que seja o melhor da categoria, mas que possa ser o melhor para região onde se pretende usá-lo. Tento explicar de outra forma: o héli de ataque pra FAB não vai ser usado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, vai lá pra cima mesmo. Será por quê????
Estudo consistentes da Venezuela?

Qual é Orestes o Mi-35 era a UNICA opção para a Venezuela.
1) se a FAB não tiver um héli de ataque com o perfil que se apresenta e se o mesmo for para o EB, o mesmo tem condições de dar o suporte que a FAB deseja?
Porque o EB pode depender da FAB para um monte de coisas e com a FAB tem que ser diferente? Eles querem fazer tudo e acabam não fazendo NADA.

Se a FAB quiser mais poder de fogo para seus helis então compre o Spike ou use o MSS 1.2 AC.
2) Se sim, em quanto tempo o EB estaria apto a prestar tal apoio?
Se você der nome para os bois fica mais fácil.
3) Qual a infra-estrutura do EB na região Norte do País e qual a da FAB?
A do EB é maior.
4) A FAB possuir um héli de ataque impede o EB de ter o seu? Mesmo que seja da mesma família (não necessariamente do mesmo modelo).
Não impede, mas é mais uma compra desnecessária da FAB que não precisa de um vetor dedicado como um Helicóptero e Ataque
5) Será por que a FAB saiu na frente do EB em termos de hélis de ataque? Pista: não foi a toa, teve o ok do EB.
Claro que não foi a toa, foi porque a FAB não tem o menor foco.... compra, compra, compra....e até hoje não comprou o que deveria.
Amigo Side véio,

você não respondeu nada, apenas retrucou. rsrsrsrs Seria interessante justificar o seu ponto de vista e não apenas dizer que é contra. Por exemplo, você disse que a Venezuela não tinha outra opção a não ser o Mi-35. Ok, verdade, mas leia o que eu escrevi, eu falei em "países" e não "país". Sacou a diferença? Tem mais gente na fita. rsrsr

Você falou que o EB tem uma estrutura maior na região Norte que a FAB, mas não argumentou. Pois lhe digo, não é o que ouvi da boca do Gen. Heleno recentemente e muito menos da boca dos generais Monteiro e Madureira, sejam que forem estes para alguns. Aliás, por que estes ilustres senhores estariam apresentando em público seus descontentamentos sobre o que acontece naquela região? Pagando mico a toa??? Creio que não...

Outra coisa, por que a FAB não precisa de um vetor de ataque (dedicado???)? Qual ou quais o(s) argumento(s) que justifica(m) tal pensamento? Não vejo nenhum até agora, mas pode ser que haja algum(ns). Mas uma coisa é certa, sem argumento, sem fundamentação, não dá para concordar, aí é queda de braço, na dúvida fico com o meu. rsrrsrs


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#14 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Jun 24, 2008 11:01 pm

Apesar de achar que o Brasil deva se preocupar 30-40 vezes mais com defesa do que com meios de ofensiva, acho também que os Helos são importantes para a doutrina da FAB. (claro que o EB deve ter um "RCAv" -Regimento de cavalaria aérea- com a função antitanque e de exploração, como um regimento de cavalaria qualquer)




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#15 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jun 24, 2008 11:02 pm

Pois é Sideshow, eu concordo 100% com a sua mensagem, não vejo motivos para um heli de ataque na FAB, tudo que você disse eu estou de acordo.

Quanto a defesa aérea, pois é né... eu fico imaginando um monte de Heli, Aviões e etc sem proteção alguma nas suas bases. O país que confia sua defesa anti-aérea num punhado de canhões 40mm e meia dúzia de Iglas não pode ser um país sério.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder