AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#1 Mensagem por dbotura » Qui Mai 29, 2008 4:01 pm

Sinceramente estou discrente em relação ao futuro da AAA, além de estar totalmente por fora do que há de mais moderno hoje em dia, alguém poderia me esclarecer as idéias e me manter atualizado, o que há de mais moderno hoje em dia, a nossa AAA é realmente arcaica?




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#2 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mai 29, 2008 4:36 pm

dbotura escreveu:Sinceramente estou discrente em relação ao futuro da AAA, além de estar totalmente por fora do que há de mais moderno hoje em dia, alguém poderia me esclarecer as idéias e me manter atualizado, o que há de mais moderno hoje em dia, a nossa AAA é realmente arcaica?
O que há de mais moderno? Na minha opinião, o domo AAe da US Navy. Conta com o AEGIS, que tem alcance de mais de 500 Km, o RIM-67 de médio alcance (cerca de 160-180km de alcance), e o CIWS Phalanx, no curto alcance. (não sei se é eficiente, mas é moderno.[posso estar esquecendo vetores])
________
Não é que a nossa AAe seja arcaica. Não é nova, mas os modelos "arcaicos" (Bofors L/60 e reparo quádruplo .50) já sairam ou estão saindo de cena. No mais, é uma defesa de curto alcance da década de 80, subdimensionada (apenas curto alcance).
Temos poucos GAAAe´s, e um número um pouco maior de Baterias anti-aéreas espalhados pelo país, além de seções de AAe espalhadas por outras unidades. O equipamento que utilizamos, é composto (atualmente) de dois tipos de tubos (Oerlinkon GDF-001 e Bofors L/70), que tem boa cadência de tiro, e são guiados por EDT, além do Igla, que pode ser orientado por EDT, e pelo SABER 60.

Para o futuro próximo, esperamos receber o SABER M60 (em boa quantidade), e substituir o Igla pelo MSA-1 (grandes quantidades também). Esse conjunto é previsto para operar nas Bia AAe, enquanto os tubos devem ser concentrados apenas nos GAAAe. Outro sistema-radar, o SABER 200, de médio alcance, deverá ser concluido em breve (final de 2008), e alocado nos GAAAe, a espera de um sistema de médio alcance.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#3 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mai 29, 2008 5:41 pm

Falar ade AAA é meio complicado, depende exclusivamente daquilo que você quer defender... os sistemas Russos parecem ser os melhores, não somente os mísseis mas todo o sistema de rede e ligação desde Manpads até sistemas com maior alcance como o S-400.

Quanto ao Brasil, o que eu penso é... estamos realmente MUITO atrasados. O Sistema da Oerlinkon direcionado pelo Super-Fledermaus além de se encontrar obsoleto já está no final da vida útil, a única coisa que presta por aqui é o sistema FILA direcionado pelo EDT além dos mísseis superfície-ar Igla.

Mesmo com a checada do Saber 60 e o desenvolvimento do MSA-1 ainda não teremos capacidade de proteger estruturas vitas ou mesmo de negar o espaço aéreo em um eventual conflito.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#4 Mensagem por dbotura » Sáb Jun 07, 2008 5:21 am

Eu estava vendo um vídeo no Youtube sobre o Tunguska, 2 canhões anti-aéreos (que calibre seriam?) e misseis (quais?), isso seria o que há de mais moderno nesse tipo de sistema ?




dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#5 Mensagem por dbotura » Sáb Jun 07, 2008 5:24 am

Quando eu criei o tópico eu estava mesmo é querendo saber sobre canhões AA, mísseis a gente escuta falar muito mais em todo lugar, mas canhões quase nunca é comentado........por isso eu citei o Tunguska, é vero que o Chile comprou sistemas Gepard 35mm, quantos ?




dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#6 Mensagem por dbotura » Sáb Jun 07, 2008 5:26 am

o sistema L/70 é o mais moderno da Bofors, e a Oerlikon não tem nenhuma novidade ?




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#7 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jun 07, 2008 12:28 pm

Dbotura, depende do ponto de vista. o Tunguska já tem seu sucessor que é o Pantsir que tem várias melhorias. É um dos sistemas mais modernos do mundo e na minha opinião o sistema perfeito para o Brasil atualmente pois pode servir tanto a FAB quanto o EB de forma satisfatória. Os dois canhão são de 30mm.

Sobre canhões, o L/70 é muito bom e a Oerlikon já está na versão GDF-005 enquanto a nossa versão é a GDF-001! O GDF-005 tem uma munição, chamada Ahead, bastante interessante, desenhada para conter mísseis e armas de precisão.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#8 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Jun 07, 2008 12:33 pm

dbotura escreveu:o sistema L/70 é o mais moderno da Bofors, e a Oerlikon não tem nenhuma novidade ?
A Oerlinkon/Contraves tem alguns sistemas novos sim.
Aqui, no http://www.rheinmetall-detec.de/index.php?lang=3 você pode ver os sistemas da Rheinmetall (que fabrica os Oerlinkon, Skygaurd, Skyshield, e etc..)

O superfledermaus realmente já era. Mas os tubos ainda podem ser usados com outro EDT, e podem ser modernizados na verdade, para o padarão 007(!), para ter função CIWS...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#9 Mensagem por dbotura » Dom Jun 08, 2008 4:02 pm

Senior vc tem end do site da Bofors, e esse novo sistema onde posso encontra-lo aqui na net, para ver mais detalhes, atenciosamente

Daniel




dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#10 Mensagem por dbotura » Dom Jun 08, 2008 4:25 pm

Tava vendo no site da Rheinmetall nossa não sabia que tinha tanta coisa assim, é uma potência hein, o Eb poderia atualizar mesmo nossos Oerlinkons para o padrão 007, e até comprar mais alguns né, os Gepard são fabricados até hoje será ?




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#11 Mensagem por talharim » Dom Jun 08, 2008 7:51 pm

Para defender pontos fixos a única coisa que funciona hj em dia são sistemas de grande alcance pq a precisão de armas cruise stand-off é arrasadora.

O negócio é detectar o sistema lançador pq depois já era.

Canhões apenas automáticos e de grande mobilidade e emprego rápido.

a Doutrina de emprego do EB para AAA é da época da 1° guerra.E não me venham falar de artigos bonitos com capa dura publicados pelo EB na verdade a doutrina vietnamita tatica de correr todo mundo para o meio do mato do EB não contempla defesa da população e de pontos estratégicos eles devem ter entrado em acordo com a TAB para essa tarefa.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#12 Mensagem por ZeRo4 » Dom Jun 08, 2008 8:22 pm

Talharim, a artilharia de tubo ainda é válida para PGMs sim... tanto é que a munição Ahead foi desenvolvida justamente tendo as PGMs em mente.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#13 Mensagem por talharim » Dom Jun 08, 2008 8:23 pm

Mas uma LGB pode ser lançada a 40km do alvo como é que fica ? Um Oerlikon consegue trancar uma bomba de 500lb em queda livre ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#14 Mensagem por ZeRo4 » Dom Jun 08, 2008 8:36 pm

Precisa ser a 40km Talharim??? basta trancar quando a bomba estiver perto do alcance efetivo das armas.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: AAA - Na atualidade e sua real eficacia.....

#15 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Jun 08, 2008 10:09 pm

talharim escreveu:Mas uma LGB pode ser lançada a 40km do alvo como é que fica ? Um Oerlikon consegue trancar uma bomba de 500lb em queda livre ?
O GDF001 não, mas a partir do 005, sim. Por isso que eu defendo a atualização das peças, e até a compra de outras. Para pontos fixos, é um ótimo CIWS, mais barato que o Phalanx, e com eficiência semelhante.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder