Cooperação Brasil-Rússia

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Cooperação Brasil-Rússia

#1 Mensagem por Tigershark » Sáb Mai 24, 2008 7:34 pm

DEFESA@NET 23 Maio 2008
Interfax 23 Maio 2008

Celso Amorim: Brazil ready to expand technological
cooperation with Russia, including on
peaceful nuclear energy

Brazil wants to expand cooperation in the technological sector with Russia, in particular on biotechnology and space exploration, Brazilian Foreign Minister Celso Amorim said in an exclusive interview with Interfax

"Brazil and Russia could expand cooperation in the high-technology sector with a focus on biotechnology and space exploration, as relates to the search for solutions to energy problems, which could complicate the development process in our countries," Amorim said.

The Brazilian-Russian rapprochement "has an upward trend," because our countries have much in common and this facilitates the rapprochement," he said.

"This partnership manifests itself in the coordinated position our countries have on a large number of issues, including UN reform and its adaptation to the current situation. In addition, the opinions of our countries on a number of international issues, which are based on adherence to the principles of multipolarity and the development of a political dialogue, the search for diplomatic solutions to crises at the regional level, and the reduction of weapons of mass destruction and their non-proliferation, coincide," Amorim said.

"Bilateral trade has been growing stably, totaling $5.45 billion in 2007. At the same time, there is considerable potential for further expansion of trade, in the agricultural, livestock and industrial goods areas," the minister said.

"Brazil seeks to develop cooperation with Russia in the peaceful use of nuclear energy," he said.

"There exists an agreement on cooperation on the peaceful use of nuclear energy between our countries, signed in 1994 during my first tenure as foreign minister. The agreement covers various areas, including fundamental and applied research of the peaceful use of nuclear energy, the construction of research and energy reactors, radiological protection, and nuclear security," Amorim said.

Speaking on the Yekaterinburg meeting of foreign ministers from BRIC (Brazil, Russia, India and China), the minister said, "This is the first BRIC meeting in the ministerial format."

"Although the notion of BRIC first appeared in a report by Goldman Sachs, the official establishment of this group reflected the growing weight, as well as political and economic influence, of its four members," Amorim said.

"Given their political, economic and social characteristics, the BRIC members could bridge the divide between industrially developed and developing countries to ensure sustainable development and a more balanced foreign policy. We should contribute to the building of a more democratic world order, ensuring the broadest possible participation of developing countries in the decision-making at various agencies," he said.

Amorim also thanked Russia for support in bid to secure permanent seat on UN Security Council an underlined the need to reform the UN Security Council is pressing.

"The issue of reforming the Security Council has been under discussion at the UN for more than 15 years. Brazil thinks that it is high time to move from words to action," Amorim said to Interfax .

"We are ready to adopt a constructive attitude in a negotiating process that could yield a much-needed decision on this issue. Many nations, including Russia, see Brazil among the permanent members of the Security Council. We are very thankful for this support and are ready to make an even greater contribution to the cause of international peace and security," he said.

"It is unreasonable to maintain a Security Council made up of its current five permanent members. It is necessary to expand it both in the categories of permanent and nonpermanent members, to ensure developing countries are represented. Most of the world community wants to see it because this decision will make the Security Council more legitimate, more representative and efficient. Brazil supports an international system based on multi-polarity, in line with international law and the peaceful settlement of disputes. The central role in this system belongs to the UN," he said.

Similarly to "many international organizations, the UN and its Security Council need reforms and a renewal to resolve current issues more efficiently," he said.

"Since 1945, the world has seen considerable geopolitical and economic changes. The number of UN member states has grown from 51 to 192. Most of them - 130 (67%) -- are representatives of Africa, Latin America and Asia," he said.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#2 Mensagem por Brasileiro » Dom Mai 25, 2008 11:40 am

As visitas, acordos e conversas mútuas entre Brasil e Rússia tem se tornado frenéticas.
Interessante mesmo que se dê o fortalecimento e a união do BRIC, pois o poder no mundo não pode ficar na mão de uns poucos.




abraços]




----------------
amor fati
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#3 Mensagem por Piffer » Dom Mai 25, 2008 1:37 pm

Sou apenas eu que sou muito cético e ranzinza em relação a isso?

Que acho que o Brasil não terá o PAK-FA? Que vai para de investir, assim como ocorreu com a ISS?

Que os russos não acreditam que o Brasil tem condiçòes, vontade ou seja lá o que for para investir em programas grandes, com duração de vários anos?

Que tudo isso não vai gerar grandes frutos?




Carpe noctem!
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#4 Mensagem por EDSON » Dom Mai 25, 2008 1:52 pm

Piffer escreveu:Sou apenas eu que sou muito cético e ranzinza em relação a isso?

Que acho que o Brasil não terá o PAK-FA? Que vai para de investir, assim como ocorreu com a ISS?

Que os russos não acreditam que o Brasil tem condiçòes, vontade ou seja lá o que for para investir em programas grandes, com duração de vários anos?

Que tudo isso não vai gerar grandes frutos?
Um militar não pode pensar assim.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#5 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 25, 2008 3:17 pm

Piffer escreveu:Sou apenas eu que sou muito cético e ranzinza em relação a isso?

Que acho que o Brasil não terá o PAK-FA? Que vai para de investir, assim como ocorreu com a ISS?

Que os russos não acreditam que o Brasil tem condiçòes, vontade ou seja lá o que for para investir em programas grandes, com duração de vários anos?

Que tudo isso não vai gerar grandes frutos?
Não está sozinho. Penso o mesmo. Torço para que estejamos errados.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 25, 2008 3:18 pm

EDSON escreveu:Um militar não pode pensar assim.
E tem que pensar como?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#7 Mensagem por EDSON » Dom Mai 25, 2008 3:29 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
EDSON escreveu:Um militar não pode pensar assim.
E tem que pensar como?
Com mais fé nos acontecimentos.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 25, 2008 3:34 pm

Aff... :roll:

Sabe qual a diferença de um militar para você? Nenhuma. São humanos como todos nós. Ou são máquinas?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#9 Mensagem por EDSON » Dom Mai 25, 2008 3:43 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Aff... :roll:

Sabe qual a diferença de um militar para você? Nenhuma. São humanos como todos nós. Ou são máquinas?
Para vc meu caro não para mim. E o que tem haver máquinas com fé?




Editado pela última vez por EDSON em Dom Mai 25, 2008 4:35 pm, em um total de 1 vez.
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#10 Mensagem por Piffer » Dom Mai 25, 2008 4:04 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Piffer escreveu:Sou apenas eu que sou muito cético e ranzinza em relação a isso?

Que acho que o Brasil não terá o PAK-FA? Que vai para de investir, assim como ocorreu com a ISS?

Que os russos não acreditam que o Brasil tem condiçòes, vontade ou seja lá o que for para investir em programas grandes, com duração de vários anos?

Que tudo isso não vai gerar grandes frutos?
Não está sozinho. Penso o mesmo. Torço para que estejamos errados.
Tomara, boss.

Aquele artigo que saiu na Helitac (que citei num outro tópico) me deixou mais descrente ainda. Dizia que o foco da Rússia é o Mi-28 e Ka-50/52, mas o Mi-24/35 continua sendo produzido para ser vendido a países do 3o mundo. É assim que eles nos vêem.

Vejam que para a concorrência na Turquia (onde o Mangusta também estava e venceu), os russos ofereceram o Ka-50-2 (que nem estava operacional e foi terminado para esta concorrência). Para a Venezuela e Argélia, o Mi-28 foi oferecido (porque podem pagar, não querem desenvolver nada). Para o Brasil, onde também concorriam o Mangusta e o Tiger, helicópteros de última geração, os russos ofereceram o helicóptero de 3o mundo deles.

Será que nos conhecem melhor do que nós mesmos?

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#11 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 25, 2008 4:27 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Piffer escreveu:Sou apenas eu que sou muito cético e ranzinza em relação a isso?

Que acho que o Brasil não terá o PAK-FA? Que vai para de investir, assim como ocorreu com a ISS?

Que os russos não acreditam que o Brasil tem condiçòes, vontade ou seja lá o que for para investir em programas grandes, com duração de vários anos?

Que tudo isso não vai gerar grandes frutos?
Não está sozinho. Penso o mesmo. Torço para que estejamos errados.
Idem.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#12 Mensagem por Pablo Maica » Dom Mai 25, 2008 5:38 pm

Bolovo escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Não está sozinho. Penso o mesmo. Torço para que estejamos errados.
Idem.
Ja somos 4... fico repensando essa frase na minha cabeça... "Brasil e Russia desenvolvendo e fabricando um caça de quinta geração"... simplesmente nada se encaixa.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#13 Mensagem por LEO » Dom Mai 25, 2008 5:39 pm

Piffer escreveu:Sou apenas eu que sou muito cético e ranzinza em relação a isso?

Que acho que o Brasil não terá o PAK-FA? Que vai para de investir, assim como ocorreu com a ISS?

Que os russos não acreditam que o Brasil tem condiçòes, vontade ou seja lá o que for para investir em programas grandes, com duração de vários anos?

Que tudo isso não vai gerar grandes frutos?
É, também penso assim... Mas também torço para que nós todos estejamos equivocados.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#14 Mensagem por EDSON » Dom Mai 25, 2008 6:58 pm

Descrentes. :mrgreen:




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Cooperação Brasil-Rússia

#15 Mensagem por Tigershark » Dom Mai 25, 2008 7:38 pm

Hereges,diria eu! :D Falando sério,acho que os colegas tem razão em desconfiar destes rumos que aparentemente estamos tomando.É uma guinada forte ao contrário de tudo o que já foi feito e imaginado por aqui.Mas eu particularmente penso como o Edson,a resistência ao novo e a mudança é natural,e ainda mais natural é desconfiar de qualquer coisa que dependa de nossos Governos e políticos.




Responder