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POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Sex Abr 25, 2008 1:14 pm
por jambockrs
Meus prezados:
Superintendente da Infraero no Estado se surpreendeu com declaração de tenente-brigadeiro
Uma informação dada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) surpreendeu ontem a Superintendência Regional do Sul da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero).
Segundo reportagem publicada no jornal Valor Econômico na quarta-feira, o chefe do Decea, tenente-brigadeiro Ramon Borges Cardoso, disse que a instalação de um novo sistema antineblina no Aeroporto Internacional Salgado Filho havia sido cancelada.
De acordo com o tenente-brigadeiro, não foi possível autorizar a troca do ILS 1 pelo ILS 2 - nome dado ao sistema de pouso por instrumento - "devido à concentração de invasões residenciais nas proximidades" do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
- A obra teve início em outubro passado. Está em fase de conclusão - afirma Marco Aurélio Franceschi, superintendente adjunto da Infraero no Estado, não entendendo a informação divulgada pelo tenente-brigadeiro.
A assessoria de imprensa da Infraero em Brasília confirmou a realização da troca de equipamentos e acrescentou que a instalação deverá ser concluída em julho. O novo instrumento será capaz de reduzir em 25% os fechamentos para vôos devido à neblina e permitirá aos pilotos uma visibilidade de pista 50% maior.
Obras de infra-estrutura estão com 30% concluídas
Segundo o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) da prefeitura de Porto Alegre, as 1,1 mil famílias da Vila Dique e cerca de 400 da Vila Nazareth, situadas próximas à cabeceira da pista do Salgado Filho, serão reassentadas em um loteamento que está sendo construído na Zona Norte, junto ao Complexo Cultural do Porto Seco.
Cerca de 30% das obras de infra-estrutura da nova área foram concluídas, e a transferência das famílias deve ocorrer, no máximo, em 2009, segundo o Demhab. A mudança permitirá a ampliação da pista do aeroporto e permitirá também que aeronaves maiores e com mais carga poderão descer na Capital.
Diferenças
ILS 1 - para ser usado, o teto de vôo (camada de nuvens) não pode estar abaixo de 60 metros, e o piloto precisa ver a pista quando estiver a 800 metros da cabeceira
ILS 2 - nesse caso, o equipamento permite que o teto seja de 30 metros e o piloto pode ver a pista a 400 metros da cabeceira
fonte: jornal "Zero Hora" 25 abr 2008
Um abraço e ateh mais...
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Sex Abr 25, 2008 1:36 pm
por Bolovo
Essa Infrazero é uma trolha mesmo...
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Sex Abr 25, 2008 2:01 pm
por alcmartin
Só um adendo: os termos corretos seriam ILS CAT I e ILS CAT II. Ainda tem o CAT III, mas aí é só p/quando o lugar fecha muito mesmo. Tipo Heathrow, em Londres.
Sds!
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Sex Abr 25, 2008 2:12 pm
por Bolovo
Mas custa quanto colocar ILS Cat 2 ou 3 num aeroporto? Acho que não passa de alguns milhões...
Segurança nunca é demais... e Guaralhos fecha todo dia por causa de neblina...
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Sex Abr 25, 2008 3:08 pm
por Tigershark
Eu gostaria de ver este senhor descendo em POA em um dia de condições meteorológicas difíceis.
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Sex Abr 25, 2008 5:34 pm
por alcmartin
Tigershark escreveu:Eu gostaria de ver este senhor descendo em POA em um dia de condições meteorológicas difíceis.
hehe...
boa, tigershark!
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Sex Abr 25, 2008 6:01 pm
por alcmartin
Bolovo escreveu:Mas custa quanto colocar ILS Cat 2 ou 3 num aeroporto? Acho que não passa de alguns milhões...
Segurança nunca é demais... e Guaralhos fecha todo dia por causa de neblina...
Fala, Bolovo, Beleza?
Ó, dando um chute, talvez nem seje tanto pelos custos diretos, da compra e mais pelo de manutenção, de equipamento e equipe, da "tralha"!
Só como um exemplo, para a execução de procedimento ILS CAT II ou III, o aeroporto deve adotar uma série de procedimentos específicos, além de claro, possuir os equipamentos minimos, para assegurar que durante a aproximação não haja ninguém, de pessoas a veiculos, proximo a cabeceira. Não pode ter nenhum veiculo se movimentando, ou um simples transeunte c/aparelho portatil que possa causar interferencia. Isso porque grande parte dessas aproximações são feitas c/autoland, ou seja, pouso full automatico.
O tempo entre avistar os auxilios visuais (um ALS, PAPI, porque a pista voce nem vê!) e o flare (arredondamento) é muito curto, na casa do segundo...isso na CAT II e III A e B. No CAT III C, não se avista nada, toca no chão e pronto!
Guarulhos até tem CAT II, mas a gente sente que o povo evita o uso, talvez para evitar essa mobilização ou até para não inviabilizar as cias. que não tem avião e tripulação homologada. Mas quando tá feio mesmo, aí eles usam. E ninguem é bobo de arriscar...
Então, de repente é por causa dessa mobilização toda é que se pesa o custo-beneficio. E se lembrarmos que a INFRAERO, em Congonhas, media a espessura da lamina d´água no olhometro...
Abraço!
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Sex Abr 25, 2008 10:07 pm
por WalterGaudério
alcmartin escreveu:Bolovo escreveu:Mas custa quanto colocar ILS Cat 2 ou 3 num aeroporto? Acho que não passa de alguns milhões...
Segurança nunca é demais... e Guaralhos fecha todo dia por causa de neblina...
Fala, Bolovo, Beleza?
Ó, dando um chute, talvez nem seje tanto pelos custos diretos, da compra e mais pelo de manutenção, de equipamento e equipe, da "tralha"!
Só como um exemplo, para a execução de procedimento ILS CAT II ou III, o aeroporto deve adotar uma série de procedimentos específicos, além de claro, possuir os equipamentos minimos, para assegurar que durante a aproximação não haja ninguém, de pessoas a veiculos, proximo a cabeceira. Não pode ter nenhum veiculo se movimentando, ou um simples transeunte c/aparelho portatil que possa causar interferencia. Isso porque grande parte dessas aproximações são feitas c/autoland, ou seja, pouso full automatico.
O tempo entre avistar os auxilios visuais (um ALS, PAPI, porque a pista voce nem vê!) e o flare (arredondamento) é muito curto, na casa do segundo...isso na CAT II e III A e B. No CAT III C, não se avista nada, toca no chão e pronto!
Guarulhos até tem CAT II, mas a gente sente que o povo evita o uso, talvez para evitar essa mobilização ou até para não inviabilizar as cias. que não tem avião e tripulação homologada. Mas quando tá feio mesmo, aí eles usam. E ninguem é bobo de arriscar...
Então, de repente é por causa dessa mobilização toda é que se pesa o custo-beneficio. E se lembrarmos que a INFRAERO, em Congonhas, media a espessura da lamina d´água no olhometro...
Abraço!
Boa noite Mestre.
Olha eu estou acompanhando esta novela do Salgado Filho já a algum tempo. Um problema sério na instalação dos equipamentos ILS é a sua homologação que não é nada simples( e barata).
Acredito que exista algum fato que nósnão conhecemos ainda para não instalação(no momento) de ILS CAT II no Salgadão.
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Dom Abr 27, 2008 10:27 am
por Valdemort
alcmartin escreveu:Bolovo escreveu:Mas custa quanto colocar ILS Cat 2 ou 3 num aeroporto? Acho que não passa de alguns milhões...
Segurança nunca é demais... e Guaralhos fecha todo dia por causa de neblina...
Fala, Bolovo, Beleza?
Ó, dando um chute, talvez nem seje tanto pelos custos diretos, da compra e mais pelo de manutenção, de equipamento e equipe, da "tralha"!
Só como um exemplo, para a execução de procedimento ILS CAT II ou III, o aeroporto deve adotar uma série de procedimentos específicos, além de claro, possuir os equipamentos minimos, para assegurar que durante a aproximação não haja ninguém, de pessoas a veiculos, proximo a cabeceira. Não pode ter nenhum veiculo se movimentando, ou um simples transeunte c/aparelho portatil que possa causar interferencia. Isso porque grande parte dessas aproximações são feitas c/autoland, ou seja, pouso full automatico.
O tempo entre avistar os auxilios visuais (um ALS, PAPI, porque a pista voce nem vê!) e o flare (arredondamento) é muito curto, na casa do segundo...isso na CAT II e III A e B. No CAT III C, não se avista nada, toca no chão e pronto!
Guarulhos até tem CAT II, mas a gente sente que o povo evita o uso, talvez para evitar essa mobilização ou até para não inviabilizar as cias. que não tem avião e tripulação homologada. Mas quando tá feio mesmo, aí eles usam. E ninguem é bobo de arriscar...
Então, de repente é por causa dessa mobilização toda é que se pesa o custo-beneficio. E se lembrarmos que a INFRAERO, em Congonhas, media a espessura da lamina d´água no olhometro...
Abraço!
Bela esplicacao .
So complementando , nao adianta simplismente instalar o sistema de aproximcao de precisao CAT II / CAT III A ou B .
Tambem e necessario que as empresas aereas invistam em treinamento e homologacao de seus pilotos e aeronaveis o que nao e barato , tambem terao que manter um procedimento de manutencao mais custoso . Se nao me engano 1 grupo de empresarios a alguns anos atras se propos a financiar a instalacao de app CATIII A em Curitima , mas desistiram quando se deram conta que seria inutil pois as empresas nao se interessaram a investir no treinamento e homologacao de sua s aeronaveis.
Espplicado ILS e um sistema de aproximacao de precisao composto de 5 categorias , sendo
CAT I : Teto 200' RVR 550m
CAT II : Teto de 100' RVR 300m
CAT IIIA Teto 50' RVR 200m - 75m - 75m
CAT IIIB Teto nao requerido RVR 75m - 75m - 75m
CAT IIIC 0 RVR 0 somente utilizado em operacoes militares .
Tambem aerodromos capacitados para esse tipo de aproximacao permite tambem decolagens com visibilidade reduzida entre 125m e 150m dependendo da categoria da aeronave .
Na Europa , USA , Asia , Australia existe varias pistas com sistemas de app CAT II / CAT III A / B , pois de acordo com o tamanho do trafego aereo e condicoes climaticas e bem valido o investimento .
Valeu !!!!!
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Seg Abr 28, 2008 2:03 pm
por alcmartin
cicloneprojekt escreveu:alcmartin escreveu:
Fala, Bolovo, Beleza?
Ó, dando um chute, talvez nem seje tanto pelos custos diretos, da compra e mais pelo de manutenção, de equipamento e equipe, da "tralha"!
Só como um exemplo, para a execução de procedimento ILS CAT II ou III, o aeroporto deve adotar uma série de procedimentos específicos, além de claro, possuir os equipamentos minimos, para assegurar que durante a aproximação não haja ninguém, de pessoas a veiculos, proximo a cabeceira. Não pode ter nenhum veiculo se movimentando, ou um simples transeunte c/aparelho portatil que possa causar interferencia. Isso porque grande parte dessas aproximações são feitas c/autoland, ou seja, pouso full automatico.
O tempo entre avistar os auxilios visuais (um ALS, PAPI, porque a pista voce nem vê!) e o flare (arredondamento) é muito curto, na casa do segundo...isso na CAT II e III A e B. No CAT III C, não se avista nada, toca no chão e pronto!
Guarulhos até tem CAT II, mas a gente sente que o povo evita o uso, talvez para evitar essa mobilização ou até para não inviabilizar as cias. que não tem avião e tripulação homologada. Mas quando tá feio mesmo, aí eles usam. E ninguem é bobo de arriscar...
Então, de repente é por causa dessa mobilização toda é que se pesa o custo-beneficio. E se lembrarmos que a INFRAERO, em Congonhas, media a espessura da lamina d´água no olhometro...
Abraço!
Boa noite Mestre.
Olha eu estou acompanhando esta novela do Salgado Filho já a algum tempo. Um problema sério na instalação dos equipamentos ILS é a sua homologação que não é nada simples( e barata).
Acredito que exista algum fato que nósnão conhecemos ainda para não instalação(no momento) de ILS CAT II no Salgadão.
É, mestre...são aqueles "mistérios" do nosso país...
abs!
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Seg Abr 28, 2008 2:07 pm
por alcmartin
Valdemort escreveu:alcmartin escreveu:
Fala, Bolovo, Beleza?
Ó, dando um chute, talvez nem seje tanto pelos custos diretos, da compra e mais pelo de manutenção, de equipamento e equipe, da "tralha"!
Só como um exemplo, para a execução de procedimento ILS CAT II ou III, o aeroporto deve adotar uma série de procedimentos específicos, além de claro, possuir os equipamentos minimos, para assegurar que durante a aproximação não haja ninguém, de pessoas a veiculos, proximo a cabeceira. Não pode ter nenhum veiculo se movimentando, ou um simples transeunte c/aparelho portatil que possa causar interferencia. Isso porque grande parte dessas aproximações são feitas c/autoland, ou seja, pouso full automatico.
O tempo entre avistar os auxilios visuais (um ALS, PAPI, porque a pista voce nem vê!) e o flare (arredondamento) é muito curto, na casa do segundo...isso na CAT II e III A e B. No CAT III C, não se avista nada, toca no chão e pronto!
Guarulhos até tem CAT II, mas a gente sente que o povo evita o uso, talvez para evitar essa mobilização ou até para não inviabilizar as cias. que não tem avião e tripulação homologada. Mas quando tá feio mesmo, aí eles usam. E ninguem é bobo de arriscar...
Então, de repente é por causa dessa mobilização toda é que se pesa o custo-beneficio. E se lembrarmos que a INFRAERO, em Congonhas, media a espessura da lamina d´água no olhometro...
Abraço!
Bela esplicacao .
So complementando , nao adianta simplismente instalar o sistema de aproximcao de precisao CAT II / CAT III A ou B .
Tambem e necessario que as empresas aereas invistam em treinamento e homologacao de seus pilotos e aeronaveis o que nao e barato , tambem terao que manter um procedimento de manutencao mais custoso . Se nao me engano 1 grupo de empresarios a alguns anos atras se propos a financiar a instalacao de app CATIII A em Curitima , mas desistiram quando se deram conta que seria inutil pois as empresas nao se interessaram a investir no treinamento e homologacao de sua s aeronaveis.
Espplicado ILS e um sistema de aproximacao de precisao composto de 5 categorias , sendo
CAT I : Teto 200' RVR 550m
CAT II : Teto de 100' RVR 300m
CAT IIIA Teto 50' RVR 200m - 75m - 75m
CAT IIIB Teto nao requerido RVR 75m - 75m - 75m
CAT IIIC 0 RVR 0 somente utilizado em operacoes militares .
Tambem aerodromos capacitados para esse tipo de aproximacao permite tambem decolagens com visibilidade reduzida entre 125m e 150m dependendo da categoria da aeronave .
Na Europa , USA , Asia , Australia existe varias pistas com sistemas de app CAT II / CAT III A / B , pois de acordo com o tamanho do trafego aereo e condicoes climaticas e bem valido o investimento .
Valeu !!!!!
Show de bola!
Desculpe a pergunta, responda só se der (sem problema
), mas...voas por onde, especificamente?
abs e bons vôos!
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Seg Abr 28, 2008 3:21 pm
por Brigadeiro
Aproveitar o tópico para uma pergunta:
A VarigLog tinha apresentado uma proposta de expansão da pista de POA, para operar direto POA-MIA non-stop. Esse projeto foi levado a sério ou só passou de um planejamento?
Até mais!
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Ter Abr 29, 2008 1:40 am
por alcmartin
Boas noites, Brigadeiro!
Essa bola é só com os gauchos mesmo...vamos aguardar p/ver se alguem sabe!
Abs!
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Ter Abr 29, 2008 7:22 am
por Valdemort
alcmartin escreveu:Boas noites, Brigadeiro!
Essa bola é só com os gauchos mesmo...vamos aguardar p/ver se alguem sabe!
Abs!
Qatar Airways A330
Ex Varig B 777
Re: POA nao terah sistema anti-neblina (ILS, para os intimos)
Enviado: Ter Abr 29, 2008 9:19 am
por alcmartin
Aviação chique!
Abs!!