Missilhouse do Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3391 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Nov 01, 2023 11:28 pm

FCarvalho escreveu: Seg Out 30, 2023 4:47 pm
Strike escreveu: Ter Mar 15, 2022 4:32 am Imagem
Imagem
Alguém aí sabe dizer que míssil é esse da Denel :?:

E outra. Ouvi rumores não confirmados de que a Akaer teria comprado vários projetos de armas desenvolvidas pela Denel. Procurei informações sobre isso mas não encontrei. Alguém mais ouviu falar disso?
Era um míssil ar-ar de longo alcance proposto pela (na época) Kentron. Coisa dos anos noventa.

https://www.flightglobal.com/kentron-sh ... 33.article




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3392 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 02, 2023 2:26 pm

Muito obrigado @Glauber Prestes pela informação.
Me revolta ainda a forma como perdemos tantas e tantas oportunidades de dispor aqui de sistemas made in Brazil através dos vários projetos da Denel, mesmo diante da derrocada da empresa.
Mas se tratamos a BIDS nacional do jeito que é aqui, não dava para esperar outra coisa.
Para nossa sorte, ainda bem que somos um gigante de pés de barro e um anão diplomático e militar irrelevante em um canto esquecido do mundo.
Por quanto tempo, não sabemos, mas tomara continuem nos ignorando. Para nosso próprio bem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3393 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 16, 2023 11:40 am

Já considerando aqui que deverá haver uma versão aerolançada do MANSUP-ER, propelido a turbina, trago este vídeo de um lançamento do Harpoon por um P-3C da USAF.

Reparem que o motor do míssil é iniciado segundos antes do lançamento. Diferentemente por exemplo do Exocet ar-superfície, em que há uma breve queda livre antes da ignição do motor foguete.

Essa sequência provavelmente deve valer também para o MICLA-BR. Informações mais antigas davam conta de que, mesmo sem o efetivo lançamento, foi possível fazer este teste de partida do motor com o míssil preso à aeronave (no caso, um F-5), incluindo um ensaio não-destrutivo do funcionamento do míssil.

Esperamos ver no futuro o mesmo ocorrendo com o MANSUP-ER.





----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3394 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2023 1:46 pm

Se bobear, é capaz da versão aero lançada do Mansup ER ficar pronta antes do MICLA da FAB.
Seria bom saber como fica o AV-MTC e eventuais desdobramentos para outras versões deste míssil da Avibras, que até agora não se sabe como ficou, mesmo com o dito investimento da empresa da Arábia Saudita.
Duvido que haja tantas vagas assim para mais de um míssil no Brasil nas três forças.
E o Mansup ER, pelo que se diz agora, terá versões até de ataque terrestre. E antes do que se pensa.
A ver se a Avibras resiste a essa surra de gestão e finanças dos árabes.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3395 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 16, 2023 2:43 pm

Eu não acho que a FAB vai querer abrir mão de um programa estratégico seu (MICLA-BR), deixando de receber e controlar a verba $$$ que receberia normalmente neste projeto.

Saindo do lado político e indo pro técnico, o MICLA tem vantagens grandes sobre o MANSUP, como alcance significativamente maior (pelo menos 300 contra 200 km) além da ogiva de 200 kg, contra 150 kg do MANSUP. São como Storm Shadow vs Harpoon.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3396 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 16, 2023 3:31 pm

Na moral, o Flávio viaja na maionese de uma maneira muito profissional. Não é qualquer um que consegue ser assim não, parabéns.

Qualquer míssil AN pode ser usado para ataques em terra, isso desde os anos 70, então não entendi qual é a novidade que, sem absolutamente nenhum sentido, vai supostamente ameaçar o MICLA.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3397 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2023 5:16 pm

A questão é que o orçamento é curto tanto para investimento quanto para custeio.

Se o projeto do Mansup conseguir dispor de variantes capazes de fazer o mesmo que o MICLA da FAB, e supostamente o AV-MTC do exército - nada diz que os árabes não possam mandar desenvolver uma versão compatível com o ASTROS para ataque terrestre - alguém em algum momento vai perguntar: porque três mísseis distintos se um só pode fazer tudo para todos e custando menos?

Para mim, para vocês e para muitos que acompanham o DB e a área de defesa do país pode até parecer uma pergunta capciosa, mas para quem não entende e não acompanha esse tipo de debate, como os nossos adoráveis engravatados de Brasília, sempre muito bem dispostos em relação a tudo que diz respeito à Defesa, é um questionamento natural e até lógico.

E se não houver resposta de pronto, não somente técnica e gabaritada, mas sobretudo que fale na língua dessa gente, é piscar o olho e adeus verba para MICLA, AV-MTC e viva o super hiper mega faz tudo Mansup.

Tem que pensar com a cabeça e a falta de raciocínio de quem assina o cheque e\ou de quem decide o que pode e o que não pode ter nas ffaa's, que no geral veem qualquer investimento no setor de Defesa como gasto ou despesa. Simples assim. E fácil de ser cortado. Porque ninguém vai reclamar mesmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 109 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3398 Mensagem por Lywis » Sex Nov 17, 2023 5:31 pm

Nunca vou superar que a FAB investiu 100 milhões de doletas no A-darter pra no final, quando o míssil tá pronto, decidir comprar os mísseis ar-ar Iris-T.
A marinha escolhe o Sea-ceptor, que é derivado do ASRAAM, também um concorrente...
E na defesa antiaérea do exército provavelmente receberemos a proposta do IRIS-T SL e CAMM...

Tudo isto demanda que poderia tá sendo atendida pelo mesmo sistema, fabricado aqui no Brasil. Mas preferimos jogar 100 milhões de dólares no lixo e depois comprarmos de outros...




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3399 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 17, 2023 7:19 pm

Lywis escreveu: Sex Nov 17, 2023 5:31 pm
E na defesa antiaérea do exército provavelmente receberemos a proposta do IRIS-T SL e CAMM...
O CAMM-ER não atende os nossos requisitos. Se bem que o Akashão menos ainda. Mas é provável que venha este. Guarde o choro para depois. Um míssil de 750kg que tem uma autonomia de 30km...




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3400 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 17, 2023 11:01 pm

É que os Indianos realmente querem empurrar o Akash, pois dava pra compensar a não aquisição dele em vários outros sistemas, como drones e mísseis.

Nisso abriria espaço pra outros sistemas, onde mísseis seriam intercambiáveis, como Iris-T ou Derby.

Mas duvido bastante que não seja o Akash-NG, esse deverá ser o ofertado. Os Indianos precisam colocá-lo em evidência e nada melhor do que isso.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3401 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 18, 2023 2:34 am

Os indianos tem projetos a perder de vista na área de defesa. Quase todos nos interessam. Inclusive mísseis BVR, entre outros. E questão de negociar o que nos é favorável em termos de parceria.

A FAB se quisesse poderia ter corrido atrás do prejuízo e fabricar o ADater aqui, já que seriam ao menos 72 mísseis a comprar a priori. Em qualquer lugar sério se encomendaria o dobro disso para começar, a fim de manter estoques estratégicos e a manutenção da operacionalidade dos pilotos, com exercícios de tiro real ao longo do ano. Mas, não fazemos nada disso.

Então não tem nem como manter e justificar uma linha de produção aberta de quase nada aqui na área de defesa que exija investimento em tecnologia.
Um lote do A Dater para 36 Gripen seria de pelo menos 108 unidades para manter o básico.

Se a FAB fizesse a "loucura" de disparar 36 mísseis por ano já dava para manter a linha de produção aberta. No entanto, acho que nem a FAB sabe qual foi a última vez que ela disparou um míssil de verdade.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3402 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 22, 2023 1:42 am

O envolvimento financeiro dos EAU e Arábia Saudita com empresas da BIDS, dentre outros potenciais financiadores endinheirados deveria ao menos ser motivo de revisão das decisões tomadas em relação a dois projetos:A Dater e MAR-1.
O MSS 1.2 finalmente vai sair, enquanto o Mansup levou apenas 6 meses para ter uma versão ER e com dois contratos de venda.
Se o problema sempre foi financeiro, deveríamos pensar em avaliar as condições de retomar os projetos de mísseis e outras armas inteligentes no campo aeronáutico.
Temos espertise aqui e capacidade de montar linhas de produção.
Até o Marlin e o Unkhonto poderiam ser comprado os projetos e tocar pra frente.
Mas para isso tem de haver vontade de nossa parte. Porque dinheiro os sheiks arrumam.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3403 Mensagem por Matheus » Qua Nov 22, 2023 8:42 am

FCarvalho escreveu: Qua Nov 22, 2023 1:42 am O envolvimento financeiro dos EAU e Arábia Saudita com empresas da BIDS, dentre outros potenciais financiadores endinheirados deveria ao menos ser motivo de revisão das decisões tomadas em relação a dois projetos:A Dater e MAR-1.
O MSS 1.2 finalmente vai sair, enquanto o Mansup levou apenas 6 meses para ter uma versão ER e com dois contratos de venda.
Se o problema sempre foi financeiro, deveríamos pensar em avaliar as condições de retomar os projetos de mísseis e outras armas inteligentes no campo aeronáutico.
Temos espertise aqui e capacidade de montar linhas de produção.
Até o Marlin e o Unkhonto poderiam ser comprado os projetos e tocar pra frente.
Mas para isso tem de haver vontade de nossa parte. Porque dinheiro os sheiks arrumam.
O ER é só mockup, não? Desses aí, acho que valeria a pena o MAR. O resto iria se tornar os piranha 3.0.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3404 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 22, 2023 10:55 am

Boa parte desses programas não são da SIATT, mas da antiga Mectron, a Edge terá que recomprar os direitos, que hoje devem estar com a Odebrecht.

Aliás, vejam a fala do CEO da SIATT sobre o MSS. Pelo o que ele disse, terão que reprojetar o míssil. Ele disse que boa parte dos componentes do míssil nem se quer são disponíveis no mercado, dizendo que terá que substituir por novos, o que exigirá um retrabalho no sistema, o que muito provavelmente será retrabalho no míssil.

Acho muito difícil a Edge aproveitar o míssil do MSS pra dar continuidade ao projeto, vejo que veremos um míssil novo, aproveitando o CLU modernizado.




Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: Missilhouse do Brasil

#3405 Mensagem por pewdiepie » Qua Nov 22, 2023 11:01 am

Uma coisa que pouca gente notou: A EDGE "Papa Armas" Group não levou o MSS 1.2 para a feira e nem fez questão de adicionar o ATGM ao seu portfólio.




Responder