TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73456 Mensagem por kirk » Dom Dez 21, 2014 10:10 pm

Outra coisa Lima,

Mencionei o estudo de redução de RCS não para ser aplicado no Gripen, que já dispõe do melhor RCS dos aviões de 4ªG ... estava me referindo ao desenvolvimento da próxima geração de caças de FAB ... penso que não teremos parcerias com russos, nem americanos e nem chineses ... ou a Embraer fara o desenvolvimento solo, o que é muito improvável considerando custos e principalmente reduzida quantidade de aeronaves adquiridas pela FAB, ou, o mais provável é uma parceria com suécos e outro convidados como Turquia, Tailândia, Africa do Sul, outros operadores do Gripen, (talvez até mesmo a Índia) para que se garanta não somente o compartilhamento dos custos, mas vendas em quantidades acima de 250 unidades.

Esse é o caminho que a FAB está claramente traçando, na minha opinião!




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73457 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 21, 2014 10:16 pm

O problema é que na Ìndia reclamam já há um bom tempo (e de várias fontes, inclusive se referindo a oficiais da IAF)das restrições que os russos estão impondo aosindianos ao acesso da tecnologia do Pak Fa para o FGFA (e olha que eles estão financiando uma boa parte...)

Não precisa esperar nota oficial do MD indiano. Aliás, a ausência de nota oficial do MD indiano sobre o que vem saindo há um bom tempo na imprensa serve para consentir.

E os russófilos dizem "ah, mas os indianos continuam a comprar dos russos". Eu não vejo o porquê não comprar deles por causa disso.

O problema é que os russófilos tentam vender a imagem deles como se fossem a Madre Tereza de Calcutá. E isso eles não são, nunca foram e ninguém é.

Hoje eu estava lendo algumas declarações do vice premier russo, o Dmitry Rogozin, no Defesanet, no qual ele diz que quer transformar o Brasil no segundo maior construtor aeronáutico do Mundo. Ou seja, quer que sejamos melhor que o próprio país deles, que é há décadas um dos maiores construtores aeronáuticos. Obviamente, os russófilos vão acreditar e defender que os outros acreditem nisso. Logicamente isso não vai ocorrer, até porque nem os russos ou qq outra nação gostaria de passar uma outra nação para frente ficando para trás. Então os russófilos vão escamotear do mesmo modo que estão fazendo sobre essa mirabolante transf. de tecnologia do Pak Fa para a Índia, que não vai, nem nunca iria ocorrer.




Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73458 Mensagem por GIL » Dom Dez 21, 2014 10:55 pm

kirk escreveu:Outra coisa Lima,

Mencionei o estudo de redução de RCS não para ser aplicado no Gripen, que já dispõe do melhor RCS dos aviões de 4ªG ... estava me referindo ao desenvolvimento da próxima geração de caças de FAB ... penso que não teremos parcerias com russos, nem americanos e nem chineses ... ou a Embraer fara o desenvolvimento solo, o que é muito improvável considerando custos e principalmente reduzida quantidade de aeronaves adquiridas pela FAB, ou, o mais provável é uma parceria com suécos e outro convidados como Turquia, Tailândia, Africa do Sul, outros operadores do Gripen, (talvez até mesmo a Índia) para que se garanta não somente o compartilhamento dos custos, mas vendas em quantidades acima de 250 unidades.

Esse é o caminho que a FAB está claramente traçando, na minha opinião!

Essa também é a esperança que eu tenho.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73459 Mensagem por kirk » Seg Dez 22, 2014 2:23 am

knigh7 escreveu:O problema é que na Ìndia reclamam já há um bom tempo (e de várias fontes, inclusive se referindo a oficiais da IAF)das restrições que os russos estão impondo aosindianos ao acesso da tecnologia do Pak Fa para o FGFA (e olha que eles estão financiando uma boa parte...)

Não precisa esperar nota oficial do MD indiano. Aliás, a ausência de nota oficial do MD indiano sobre o que vem saindo há um bom tempo na imprensa serve para consentir.

E os russófilos dizem "ah, mas os indianos continuam a comprar dos russos". Eu não vejo o porquê não comprar deles por causa disso.

O problema é que os russófilos tentam vender a imagem deles como se fossem a Madre Tereza de Calcutá. E isso eles não são, nunca foram e ninguém é.

Hoje eu estava lendo algumas declarações do vice premier russo, o Dmitry Rogozin, no Defesanet, no qual ele diz que quer transformar o Brasil no segundo maior construtor aeronáutico do Mundo. Ou seja, quer que sejamos melhor que o próprio país deles, que é há décadas um dos maiores construtores aeronáuticos. Obviamente, os russófilos vão acreditar e defender que os outros acreditem nisso. Logicamente isso não vai ocorrer, até porque nem os russos ou qq outra nação gostaria de passar uma outra nação para frente ficando para trás. Então os russófilos vão escamotear do mesmo modo que estão fazendo sobre essa mirabolante transf. de tecnologia do Pak Fa para a Índia, que não vai, nem nunca iria ocorrer.
:lol:

Essa foi boa knigh !

Imagina uma conversa do Lula com o Dmitry Rogozin :

Lula : Ô companhero "RODOZIM" se tem esse poder todo de transformar o Brasil e 2º maior produtor de aviões atrás DUZAMERICANO porque sê nun tranforma a Rússia ????? [089]

Rogozin : :-? [085]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73460 Mensagem por mmatuso » Seg Dez 22, 2014 9:37 am

Comunistas gostam de compartilhar do dinheiro dos outros, não de suas tecnologias. [002]




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73461 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 22, 2014 4:05 pm

mmatuso escreveu:Comunistas gostam de compartilhar do dinheiro dos outros, não de suas tecnologias. [002]
Pensei que o comunismo tinha morrido em 1989. Eu gosto do DB por causa disso, aqui tem coisas que os livros de história não contam.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73462 Mensagem por kirk » Seg Dez 22, 2014 7:59 pm

Bolovo escreveu:
mmatuso escreveu:Comunistas gostam de compartilhar do dinheiro dos outros, não de suas tecnologias. [002]
Pensei que o comunismo tinha morrido em 1989. Eu gosto do DB por causa disso, aqui tem coisas que os livros de história não contam.
Não é o tópico adequado, mas, quem acredita que o comunismo acabou em 1989, não deve ter lido a CNV, além de ignorar todas as atitudes do Itamaraty orquestradas por MAG, ou as atitudes daquele Stalinista metido a teólogo do G. Carvalho ...

Bom ... se o comunismo de fato acabou em 1989, esqueceram de informar os petistas, os venezuelanos, cubanos ... e mais uma meia dúzia espalhados pelo mundo.

Nas buenas cara, pelo menos deviam assumir que são comunistas ... ou acha de que devemos chamá-los de que ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73463 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 22, 2014 8:16 pm

kirk escreveu:Outra coisa Lima,

Mencionei o estudo de redução de RCS não para ser aplicado no Gripen, que já dispõe do melhor RCS dos aviões de 4ªG ... estava me referindo ao desenvolvimento da próxima geração de caças de FAB ... penso que não teremos parcerias com russos, nem americanos e nem chineses ... ou a Embraer fara o desenvolvimento solo, o que é muito improvável considerando custos e principalmente reduzida quantidade de aeronaves adquiridas pela FAB, ou, o mais provável é uma parceria com suécos e outro convidados como Turquia, Tailândia, Africa do Sul, outros operadores do Gripen, (talvez até mesmo a Índia) para que se garanta não somente o compartilhamento dos custos, mas vendas em quantidades acima de 250 unidades.

Esse é o caminho que a FAB está claramente traçando, na minha opinião!
O que seria um avião ter o 'melhor RCS' dos aviões de """"""quarta-geração""""""?

Isso em qual configuração? Limpa? Todas? Com bombas, mísseis, foguetes, pods, tanques, sensores, antenas, tudo apontando para tudo o que é lado... como uma aeronave de 4 geração pode na prática ser 'considerada' "melhor"...

Alguém mediu? Alguém perguntou se poderia ser colocado todo mundo um do lado do outro, passar naqueles equipamentos de medição, tudo com carga pendurada e dizer... "esse é melhor"?

:lol:

Por favor Srs... 'Torcer tudo bem, mas não precisa querer se enganar.

Teremos um avião bom de 4 geração lá em 2024 e é isso aí.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73464 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 22, 2014 8:26 pm

knigh7 escreveu:O problema é que na Ìndia reclamam já há um bom tempo (e de várias fontes, inclusive se referindo a oficiais da IAF)das restrições que os russos estão impondo aosindianos ao acesso da tecnologia do Pak Fa para o FGFA (e olha que eles estão financiando uma boa parte...)

Não precisa esperar nota oficial do MD indiano. Aliás, a ausência de nota oficial do MD indiano sobre o que vem saindo há um bom tempo na imprensa serve para consentir.

E os russófilos dizem "ah, mas os indianos continuam a comprar dos russos". Eu não vejo o porquê não comprar deles por causa disso.

O problema é que os russófilos tentam vender a imagem deles como se fossem a Madre Tereza de Calcutá. E isso eles não são, nunca foram e ninguém é.

Hoje eu estava lendo algumas declarações do vice premier russo, o Dmitry Rogozin, no Defesanet, no qual ele diz que quer transformar o Brasil no segundo maior construtor aeronáutico do Mundo. Ou seja, quer que sejamos melhor que o próprio país deles, que é há décadas um dos maiores construtores aeronáuticos. Obviamente, os russófilos vão acreditar e defender que os outros acreditem nisso. Logicamente isso não vai ocorrer, até porque nem os russos ou qq outra nação gostaria de passar uma outra nação para frente ficando para trás. Então os russófilos vão escamotear do mesmo modo que estão fazendo sobre essa mirabolante transf. de tecnologia do Pak Fa para a Índia, que não vai, nem nunca iria ocorrer.
Bom... acho que não dá para confundir com um post a situação "Índia / Rússia" e "Russia / Brasil", pois por definição são dois sistemas planetários absolutamente distintos.

É claro que a nossa imprensa tem essa mania de aproximar as coisas embora não tenham nada a ver.

Na Índia o que não faltam são todo o tipo de boatos aparecerem todos os dias, inclusive existe uma piada local que diz que o único dia em que você tem que se preocupar com um 'ataque iminente' de paquistaneses e chineses é no dia em que algo sobre isso não seja divulgado em um dos milhares de jornais indianos... sendo assim... é uma fonte de festas. No fim, cada um escolhe no que quer acreditar... o que eu sempre ouvi de indianos é o que eu disse... não acredite se não sair nota oficial.

No mais da mesma forma que o "silêncio" dos caras pode significar "algo", que os comunistas estão bloqueando tudo, pode também significar que as negociações continuam e que o sigilo tem que ser observado...

E aí como provar que isso também não pode ser o que está ocorrendo? ;)

Com relação ao Brasil e Rússia... não tem como fugir... somos por definição afastados deles e se por um lado tem muita gente que acha que são os "comunistas" e que os seus equipamentos são isso e aquilo, por outro não dúvido se muita gente por lá nos ache os capachos naturais dos nossos "Irmãos do Norte" ... E aí? Quem está certo? Quem está errado?

O que não falta são atitudes que justificam ambos os pontos de vista... Como mudar isso? Vale a pena? ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73465 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 22, 2014 9:58 pm

kirk escreveu:
Bolovo escreveu: Pensei que o comunismo tinha morrido em 1989. Eu gosto do DB por causa disso, aqui tem coisas que os livros de história não contam.
Não é o tópico adequado, mas, quem acredita que o comunismo acabou em 1989, não deve ter lido a CNV, além de ignorar todas as atitudes do Itamaraty orquestradas por MAG, ou as atitudes daquele Stalinista metido a teólogo do G. Carvalho ...

Bom ... se o comunismo de fato acabou em 1989, esqueceram de informar os petistas, os venezuelanos, cubanos ... e mais uma meia dúzia espalhados pelo mundo.

Nas buenas cara, pelo menos deviam assumir que são comunistas ... ou acha de que devemos chamá-los de que ???
Larga de bobagem, meu caro. Meu deus, hahaha, não passe vergonha em público desse jeito. Estamos vivendo o neo-Macarthismo mesmo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

.

#73466 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 22, 2014 11:53 pm

Carlos Lima escreveu:
Bom... acho que não dá para confundir com um post a situação "Índia / Rússia" e "Russia / Brasil", pois por definição são dois sistemas planetários absolutamente distintos.



É claro que a nossa imprensa tem essa mania de aproximar as coisas embora não tenham nada a ver.
A questão dos problemas de transferência de tecnologia do PakFa para a India não tem a ver com a nossa imprensa e as bravatas do vice-premier russo não tem culpa dela também.
Carlos Lima escreveu:
Na Índia o que não faltam são todo o tipo de boatos aparecerem todos os dias, inclusive existe uma piada local que diz que o único dia em que você tem que se preocupar com um 'ataque iminente' de paquistaneses e chineses é no dia em que algo sobre isso não seja divulgado em um dos milhares de jornais indianos... sendo assim... é uma fonte de festas. No fim, cada um escolhe no que quer acreditar... o que eu sempre ouvi de indianos é o que eu disse... não acredite se não sair nota oficial.

Onde que se fala que os indianos estão satisfeitos com a transferência de tecnologia do Pak Fa? Se "há todo tipo de boato" gostaria de saber onde é que está.

Carlos Lima escreveu:
No mais da mesma forma que o "silêncio" dos caras pode significar "algo", que os comunistas estão bloqueando tudo, pode também significar que as negociações continuam e que o sigilo tem que ser observado...

E aí como provar que isso também não pode ser o que está ocorrendo? ;)

Bloquear "tudo" sobre transferência de tecnologia é um termo bastante exagerado, até porque os indianos estão bancando metade dos custos de desenvolvimento do FGFA.
Carlos Lima escreveu: Em relação ao Brasil e Rússia... não tem como fugir... somos por definição afastados deles e se por um lado tem muita gente que acha que são os "comunistas" e que os seus equipamentos são isso e aquilo, por outro não dúvido se muita gente por lá nos ache os capachos naturais dos nossos "Irmãos do Norte" ... E aí? Quem está certo? Quem está errado?

O que não falta são atitudes que justificam ambos os pontos de vista... Como mudar isso? Vale a pena? ;)

[]s
CB_Lima

Mesmo os espaços mais conservadores, como o Poder Aéreo, não dão declarações absolutas que "russos não transferem tecnologia".

O que ocorre é que não é essa panaceia que tentam colocar.

Existe um certo preconceito nas FFAA e elas tem uma dose de tradicionalismo. Mas isso não serve de justificativa.

Ficavam pregando que os russos "dariam a mãe" no FX2. Depois que eles foram desclassificados apareceram:

-O Comandante da FAB justificando que eles não concordaram com a transferência de tecnologia:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200905.htm

- O Min. da Defesa dizendo a mesma coisa:
http://www.aereo.jor.br/2010/05/15/tran ... s-do-f-x2/

-Funcionários da Rosoboronexport dizendo que as exigências de offset "foram irrealistas":

http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... d=blogDest

Ou seja, embora TODOS OS LADOS concorrência afirmando a mesma coisa, os russófilos não reconhecem.

Não reconhecem coisas desse tipo porque vai contra a imagem de Madre Tereza de Calcutá que eles tentam fazer com que os outros acreditem.

Tenta-se colocar uma imagem mítica, idealizada deles. Quando não se atinge, coloca-se os russos na posição de vítima (como alvos de preconceito), coloca-se a culpa na imprensa, surgem teorias conspiratórias, etc.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73467 Mensagem por LeandroGCard » Ter Dez 23, 2014 9:01 am

kirk escreveu:Bom ... se o comunismo de fato acabou em 1989, esqueceram de informar os petistas, os venezuelanos, cubanos ... e mais uma meia dúzia espalhados pelo mundo.
O comunismo acabou de fato em 1924. Quem não entendeu, que vá estudar história com mais cuidado :wink: .

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73468 Mensagem por Lucas Lasota » Ter Dez 23, 2014 10:58 am

Não reconhecem coisas desse tipo porque vai contra a imagem de Madre Tereza de Calcutá que eles tentam fazer com que os outros acreditem.

Tenta-se colocar uma imagem mítica, idealizada deles. Quando não se atinge, coloca-se os russos na posição de vítima (como alvos de preconceito), coloca-se a culpa na imprensa, surgem teorias conspiratórias, etc.
Essa abstração é fortíssima, tornando-se realidade irrefutável para seus idealizadores - na maioria não-russos. Os próprios russos não possuem uma auto-imagem tão utópica.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73469 Mensagem por joao fernando » Ter Dez 23, 2014 11:02 am

Como os russos fariam um caça com tempero ocidental?

Heim?

Onde?

Com quem?

Fabricacação, afinamento, aviônicos?

Eu procuraria um parceiro ocidental, com tradição e respeito no mundo ocidental, e faria uma parceria...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73470 Mensagem por kirk » Ter Dez 23, 2014 12:09 pm

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Bom ... se o comunismo de fato acabou em 1989, esqueceram de informar os petistas, os venezuelanos, cubanos ... e mais uma meia dúzia espalhados pelo mundo.
O comunismo acabou de fato em 1924. Quem não entendeu, que vá estudar história com mais cuidado :wink: .

Leandro G. Card
Vai me desculpar LeandroGCard, mas o amigo está se apegando a conceitos acadêmicos e fechando os olhos para os fatos concretos e para a vida real.

Chame do que quizer, comunismo, stalinismo, marxismo, lenilismo, bolchevique, socialismo do século XXI, chavismo, fidelismo, enfim, um sistema de governo que embora já tenha se provado totalmente impraticável, ineficiente e prejudicial às populações ainda conta com defensores ardentes mesmo aqui no FDB, mesmo não tendo dado certo em lugar nenhum de nosso planeta terra.

Mas, beleza, toca o barco, comunismo acabou em 1924 ... de lá pra cá o mundo todo é capitalista, quem sou eu para discutir com pessoas com tão alto nível acadêmico como o amigo.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder