Carlos Mathias escreveu:Acho que não foi o Saito não...
"No momento em que a aeronave que me trouxe a essas paragens cruzava os céus desta saudosa Terra, foi inevitável impedir que a nostalgia invadisse meu coração e tantas recordações envolvessem meus pensamentos.
Por um momento, olhei pela janela e minhas lembranças tomaram vida: vi o jovem piloto de caça JUNITI SAITO sobre a lagoa 3 (falando de si mesmo), antes do último fechamento de uma missão de interceptação, refazendo as contas do COCOMI.
Olhei para baixo e as linhas do relevo, tais quais um mapa traçado, me lembraram uma missão de N.B.A., para emprego de armamento. Pude ouvir TABA anunciando que a pista em uso era a 12 e que o procedimento seria o P.A.R..
Deixei, inconscientemente, que meus pensamentos continuassem fluindo e, numa rápida viagem no tempo, tracei um paralelo comparando meu querido F-5 ao hoje moderno F-5M do acervo do 1º/14º. Então, um sorriso logo me surgiu nos lábios.
Naquela época, e não faz tanto tempo, "RELÓGIO / MAPA / TERRENO" eram essenciais para se cravar o H.S.O. Hoje, o computador mostra no T.S.D. o quão precisa está a navegação. Diferente do passado, COCOMI agora é mostrado na página do "BINGO FUEL", e o piloto pode ficar um pouco mais tranqüilo. Mesmo o emprego evoluiu sobre maneira, e o lançamento "STAND OFF" ou o uso do C.C.R.P. permitiram alcançar resultados muito mais precisos, vide o brilhante desempenho da unidade aérea no último TORNEIO DA AVIAÇÃO DE CAÇA. O novo radar permite locar vários alvos para o letal emprego dos mísseis B.V.R.
QUANTA EVOLUÇÃO DESSA MARAVILHOSA MÁQUINA!
Minha divagação foi repentinamente interrompida pelo toque da aeronave no sagrado solo gaúcho.
Ao desembarcar, nova viagem no tempo. Por uma fração de segundos, enquanto descia as escadas e contemplava o pátio, a linha de vôo, o hangar e o velho ZÉ GAÚCHO, pude sentir as manetes desse eterno coração caçador avançando."(um sonho.. )
Em 60 anos de História, a tecnologia superou-se e colocou sob esses hangares diversas aeronaves, passando pelos P-40, os inesquecíveis F-8, TF-33 e, finalmente, os imponentes F-5, hoje modernizados. Só uma coisa não mudou nessas seis décadas: os valores e as tradições deste formidável ESQUADRÃO.
Voltar a esta casa encontrar amigos, presenciar a integração de diferentes gerações de "PAMPAS" e verificar que o mesmo espírito vibrante e aguerrido continua vivo em cada um é, de fato, uma enorme satisfação.
INTEGRANTES DO 1º/14º GRUPO DE AVIAÇÃO!
Parabéns pelos 60 anos de incansável dedicação e irretocável trabalho.
Que as mesmas glórias vivenciadas desde sempre continuem a fazer parte do presente e do futuro, e que DEUS os abençoe no cumprimento de sua relevante missão em prol da soberania do Brasil.
À la chasse tchê!
“Deves Sentir Contigo a Glória de Voar Neste Esquadrão!”