TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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FCarvalho
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80266 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 27, 2017 8:31 pm

Eu respeito a tua opinião,mas saliento que não se deve fazer uma avaliação baseada tão somente em limítrofes físicos, lembrando que existem premissas para se chegar a este número que sempre atualizada a nível de EM.
Não fiz esta avaliação apenas baseado em geografia Juarez. Levei, e levo, com certeza outros parâmetros, talvez até os mesmos que o EM da FAB trata. Mas fato é que, por mais exigentes que sejam as nossas necessidades/parâmetros de defesa aérea, no que depender apenas da FAB, ou do GF, qualquer que seja, ela irá continuar sendo o que sempre foi: uma peneira. Mas para a nossa pacífica e bucólica realidade sul-americana isto já está mais que bom. Até prova em contrário.
Carvalho, ele foi pego aonde foi, em função de na época falta de cobertura radar na região norte/noroeste, hoje te garanto que a conversa era outra. Poderiam ter 100 caças na BAMN e ele passaria incólume da mesma forma.
Eu quero crer que se fosse hoje, e tívéssemos um simples esquadrão em Belém, ele no mínimo teria sido interceptado dentro da nossa ZEE. Mesmo se tratando de um voo comercial. Em qualquer país sério, um avião que voa sem a devida identificação em seu espaço aéreo é interceptado de pronto. Aqui parece que é diferente. Só não sei porque.
Mas Carvalho, normalmente este tipo de missão de combate é procedida de toda uma negociação pré conflito, como tempo necessário para se fazer mobilizações, e ainda podemos nos utilizar de REVO.
Não estou falando de CAP ou de conflitos abertos, mas de simples e cotidianas missões de policiamento aéreo e interceptação em tempos de paz. Tirando Santa Maria, a base aérea da FAB com caças mais próxima de nossas fronteiras é Anápolis. Não por acaso mais ou menos a uns mil kms de distância. Não vou nem falar de Manaus porque com 5/6 caças é no mínimo patético falar em defesa aérea aqui. E em caso de conflito, bem tirando as guianas, Paraguai, Uruguai e Bolívia, vamos ter problemas. Muitos problemas.
Desculpe, você está equivocado. Policiamento aéreo não é feito por caças em TOs pacíficos como o nosso, não temos nenhum rusga mal resolvida, ou conflito que justifique tal ação. Existiu isto até meado da década de 90 com a FAA, ação que vivenciei ao vivo e a cores, e que resolvíamos com o avança do 14 para BASM, Aeroporto de Santo Angelo, Aeroporto de Uruguaiana. Temos, pelo menos quatro bases aéreas próximas das fronteiras oeste/norte, a citar; BACG, BAPV, BASGC, BABV, todas elas com dotação de STs, a exceção da BASGC, mas que tem todo o suporte para receber anvs de caça e todo seu link de apoio para operação. Carvalho, as novas diretrizes da FAB determinam que cada Ala seja um força aérea independente com seu esquadrão de caças, de transporte, de apoio logístico, de C3I, em fim, para que possam em pelo menos 48 horas efetuar um deslocamento dentro de sua área de responsabilidade e cumprir a missão determinada por uma Orfrag.
A última vez que vi, as alas já passavam de 10. Será que algum dia vamos ter mais do que os 7 esquadrões que hoje dispomos? A ver.
Penso que tu desconhece a estratégia de posicionamento de OMs muito próximas a fronteira. Não tem radar que possa dar um alerta antecipado necessário, a exceção de se manter permanentemente no ar anv AWACS, o que é inviável.
O SICEAB possui capacidades que nos permitem "ver" o que está além de nossas fronteiras até cerca de 100/200 kms. Ponto. Isto para alvos em voo de média ou grande altitude. Para alvos voando em baixa altitude existem radares específicos que nem precisariam ser da FAB. Um M-60 em cada Pel Front já dava para fazer muita coisa. Além dos OTH, que já existem pesquisas e projetos por aqui em desenvolvimento. São soluções complementares. O SIGAAZ inclusive prevê o seu uso no litoral. Quanto aos AEW, com apenas 5 aeronaves é mesmo impossível. Já ouvir dizer que a FAB precisava de umas 15, pelo menos. Sem a necessidade de mantê-las permanentemente no ar. Bem, já tá difícil manter as que tem, imagina pensar em mais do que já temos.
Desculpe, esta tua proposta é inexequível, mesmo para uma USAF, não haveria condições de manter rum esquadrão de caças em cada OM, sem contar que como já te expliquei anteriormente, a nova doutrina prevê deslocamento em caso de inicio de conflitos com total apoio das unidades envolvidas.
Juarez, quando digo base operacional estou me referindo as 6 bases que a FAB dispôs na sua nova organização. O que não chega a ser muito diferente do que temos hoje. A única diferença seria que teríamos um esquadrão de caças no nordeste e outro no centro-oeste. 6 x 19 = 93 caças. Será que isso também é muito para a FAB? Aliás, não é mais fácil deslocar um esquadrão dentro da sua área de responsabilidade da ala quando a ala tem um esquadrão para fazer isso, o que não é o caso hoje de três das cinco regiões do país?
Como nós não pedimos, a tu afirmação tácita se transforma em suposição.
Juarez, no final dos anos 60's quando pediram o F-4 para formar o GDA nos deram um grande e sonoro não. Tínhamos verba naquela época para operar o Phantom por aqui?
Não, não havia este expediente, pelo simples fato que estávamos em default(talvez tu seja muito jovem e não te recorde) e os banco internacionais não aceitavam o aval do TN.
Eu vivi bem aqueles anos, Juarez. Apesar de não termos internet, laptop e a wikipedia...:mrgreen:

abs.

ps: espero que tenha ficado melhor. :wink:




Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Abr 27, 2017 9:59 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80267 Mensagem por Black Shaheen » Qui Abr 27, 2017 9:46 pm

Esse festival de cores está meio complicado acompanhar. Não tem como quotar?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80268 Mensagem por mmatuso » Sex Abr 28, 2017 9:44 am

Concordo com o knight, da uma melhorada ai no quote para ficar mais claro.




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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80269 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 28, 2017 12:27 pm

Do Bolovo...
Bolovo escreveu:Gripen contribuindo para o desemprego.

Therefore had high Saab chief sacked
LINKOPING Saab's CEO Håkan Buskhe comments now why he gave Ulf Nilsson, former head of Saab Aeronautics, fired. There were differences of opinion about how to lead the company that was behind the decision.
Fredrik Quist - 2017-04-26

On Wednesday Saab presented a strong interim report. Profit before tax landed at SEK 475 million, compared with profit of 291 million kronor for the corresponding period last year. Order intake more than doubled from 4.6 billion to over 9.7 billion a year later. The largest order was the United Arab Emirates. Arab country ordered an additional signals intelligence plane, called Global Eye, the Saab to a value of about 2 billion.

- There have been a good start this year. It is in line with the expectations we had, says Saab's CEO Håkan Buskhe newspaper.

In early March came the surprising news that Ulf Nilsson, head of Saab Aeronautics and thus responsible for the Gripen project, had to leave his post with immediate effect. He was replaced by Lennart Sindahl, who previously held the same post. Until now, the Saab does not publicly commented on the rapid reshuffling of management.

Why did Ulf Nilsson stop?

- It's no stranger than sometimes have different views on how to lead and manage a business. It has nothing to do with any project to do. Ulf works for the company. There is no more dramatic than that, says Håkan Buskhe.

The new version of the Gripen - Gripen E - premiered in Linköping in May last year, but so far it has not left the ground. The plan now is that the first flight will take place sometime during the second quarter of this year.

- The project is going according to plan. We are the only one in the Western world to construct a new fighter aircraft with new technology. We keep to our schedule. Since it is always the case that there is some adjustment back and forth, but it looks generally good. As I said earlier, our ambition is to conduct the first flight during this quarter and we are sticking to, say Håkan Buskhe and continues:

- We keep our delivery times. Then, it is always re-prioritization of a project.

In parallel with the development of the new fighter aircraft, ordered by Sweden and Brazil, Saab, together with Boeing developed the training aircraft TX. Companies have made two test aircraft now being test flown in the United States. The US Air Force is expected to order 350 training aircraft and a decision on which manufacturers receiving the order expected by the end of this year.

- Technically, the project is very good and we have a very good offer to the US Air Force. Testing were going well and we supply technical data. We have submitted our offer. There are still a number of vacancies within the US administration after the presidential booty. This means that there can be no delay. But overall, it is very good.

Do you expect a decision this year?

- It is prone to December. But one can note that the relevant authorities in the United States is quite strained. Within twelve months, we know enough, this land somewhere.

What does the competition that you have two test aircraft in the air?

- I think they are quite surprised. With our new approach, we get shorter lead times. I think the competitors have great respect for us, but at the same time, we have great respect for our competitors.

- If you underestimate their competitors have never any chance of winning, says Håkan Buskhe.

http://www.corren.se/nyheter/linkoping/ ... 15695.aspx
[]s
CB




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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80270 Mensagem por Luís Henrique » Sex Abr 28, 2017 2:12 pm

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu:Juarez,

Você diz que temos que analisar o que a FORÇA diz que precisa.
Para cumprir a missão, etc...

Pois a MB disse que precisava disso:

2 Navios Aeródromos
48 caças embarcados
4 Navios de Propósitos Múltiplos (Mistral)
30 Fragatas de 6.000 Toneladas
15 Submarinos Convencionais
6 Submarinos Nucleares

Pela primeira vez em décadas, uma força teve coragem de dizer o que PRECISA.
Qual foi seu posicionamento?
Chamou o Comandante de retardado que acreditou no Lula Putencia.

Para mim, a MB fez o dever de casa e o Brasil DEVERIA ter todas as condições de alcançar este objetivo.
Mas, claro, precisamos SUBSTITUIR os políticos atuais por gente SÉRIA para se chegar à isso.

E se a MB precisa de TUDO ISSO, é claro que a FAB também precisa se modernizar e mudar o QUANTITATIVO.
Não foi a força que disse, foi o IMperador e seus séquito de miquinhos amestrados, pergunte agora ao Com leal o que ele acha destas viagens na maionese, porque???

Porque ninguém disse exatamente porque precisavam de dois PAs, 30 escoltas de 6.000(kakakakaka, nem os Eurobambis aguentaram e aguentarão manter um número que é a metade disto com orçamentos muito maiores) e demais viagens, sobre seis subs nuks e nem vou falar, pode me dar um surto de peidos depois.....

LH, de novo:

1 Qual é a missão?
2. De que meios precisamos para cumpri-la?
3. Porque precisamos destes meios para cumpri-la?
4. qual o valor para aquisição e manutenção destes meios?
5. DE ONDE SAIRÁ O DINHEIROS PARA COMPRAR, MANTER E OPERAR ESTES MEIOS

come por aqui, é um bom começo e depois é aquela minha sugestão de sempre para ti:

Curva a esquerda 90 graus na perna do vento, flapeia, pendura e pousa a tua anv.

G abraço
1) Proteger o Brasil, os brasileiros e os nossos interesses em qualquer parte do mundo.
2) Não precisamos inventar a roda. Dos mesmos meios que TODOS os países precisam. Caças, com certeza fazem parte.
3) Cancela essa. Na pergunta 2 já foi dito que precisamos dos meios PARA CUMPRIR A MISSÃO.
4) Se deixarmos a alergia e preconceito de lado, alguns equipamentos podem vir da Rússia ou China e o valor de aquisição pode ser BEM MENOR que os análogos europeus.
O ideal seria uma política de nacionalização, que faria crescer nossas indústrias de defesa, que seriam as fornecedoras das nossas forças armadas, gerariam dezenas de milhares de empregos, muitos empregos de alta qualificação e salário e ajudaria também nas exportações, etc.
5) Dos impostos. De uma política SÉRIA com gente SÉRIA, reduzindo de forma significativa a CORRUPÇÃO e colocando o Brasil NA MÉDIA MUNDIAL de 2,2% do PIB investido em defesa.
E, de preferência, removendo o pagamento de INATIVOS do orçamento. Apenas fazendo a lição de casa, como a MÉDIA MUNDIAL de 2,2% do PIB para defesa, já teríamos DINHEIRO SUFICIENTE para tudo o que a MB queria e muito mais. Não precisa alocar 4%, 5% do PIB como fazem EUA e Rússia, nem fazer esforços maiores do que eles, como faz Israel e de forma mais extrema a Coreia do Norte, devido ao caldeirão em que vivem. Não peço isso. Muito menos colocar o país em estado de guerra e direcionar um esforço gigantesco para o setor. Nada disso.
BASTA fazer o feijão com arroz, seguir a MÉDIA MUNDIAL que temos PIB e DINHEIRO para tudo aquilo que a MB queria e muito mais.

O Brasil é grande. Muito grande. Falta gente séria.
Os 6 submarinos nucleares, é só pegar Lula, Cabral, Eike Batista e mais uns 3 que ROUBARAM, prender todo mundo, confiscar o patrimônio deles, dos familiares e dos laranjas, que SOBRA dinheiro para os submarinos.




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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80271 Mensagem por Luís Henrique » Sex Abr 28, 2017 2:19 pm

Em 2016 o Brasil arrecadou mais de R$ 2 TRILHÕES em impostos.

Sendo 66% na esfera federal, ou seja, R$ 1,320 TRILHÕES.

Mesmo com o real valorizado, isso da U$ 420 bi.

Dinheiro não é o problema.

6 Submarinos Nucleares para um prazo de 30 anos (de vida útil), mesmo que cada submarino nuclear custe U$ 2 bi (chute alto) daria U$ 400 mi por ano.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80272 Mensagem por pmicchi » Sex Abr 28, 2017 2:34 pm

Black Shaheen escreveu:
juarez castro escreveu:
4. qual o valor para aquisição e manutenção destes meios?
5. DE ONDE SAIRÁ O DINHEIROS PARA COMPRAR, MANTER E OPERAR ESTES MEIOS
São essas perguntas chatas cujas respostas te fazem prender ao chão...
O ponto é que temos o 12o orçamento do mundo mas nossas forças armadas estao muito aquém disso (47o em nr de caças, por exemplo).

Verba para defesa temos até demais, mas são gastas no lugar errado.

A solução passa pela transferência de atividades não-relacionadas a defesa para outros setores públicos (avião da FAB não é pra levar remédio na Amazônia), revisão do regime previdenciário para militares e redução de efetivos.

Me pergunto se a criação de uma Guarda Nacional facilitaria essa transição.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80273 Mensagem por J.Ricardo » Sex Abr 28, 2017 4:22 pm

A criação de uma guarda nacional passaria pelo mesmo problema de uma guarda costeira.

Já que não privatizaremos o monstrengo da ECT, esta poderia agregar um grupamento aéreo para assumir o CAN e fazer essa social que acaba ficando com a FAB, cobrando pelos serviços dos Ministérios que solicitassem os serviços.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80274 Mensagem por pmicchi » Sex Abr 28, 2017 5:03 pm

J.Ricardo escreveu:A criação de uma guarda nacional passaria pelo mesmo problema de uma guarda costeira.

Já que não privatizaremos o monstrengo da ECT, esta poderia agregar um grupamento aéreo para assumir o CAN e fazer essa social que acaba ficando com a FAB, cobrando pelos serviços dos Ministérios que solicitassem os serviços.
Bom, se ganhar o João Doria para presidente ano que vem, ele privatiza até o Corpo de Bombeiros ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80275 Mensagem por J.Ricardo » Sex Abr 28, 2017 5:45 pm

O Joãozinho vai demorar pra encarar uma dessas, ele vai ter amassar muito barro na prefeitura antes de furar a fila do PSDB.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80276 Mensagem por Penguin » Sex Abr 28, 2017 6:02 pm

Luís Henrique escreveu:Em 2016 o Brasil arrecadou mais de R$ 2 TRILHÕES em impostos.

Sendo 66% na esfera federal, ou seja, R$ 1,320 TRILHÕES.

Mesmo com o real valorizado, isso da U$ 420 bi.

Dinheiro não é o problema.

6 Submarinos Nucleares para um prazo de 30 anos (de vida útil), mesmo que cada submarino nuclear custe U$ 2 bi (chute alto) daria U$ 400 mi por ano.
Ahhh isso é problema na medida em que temos um deficit público beirando os R$200bi/ano.
Ou seja, os gastos públicos chegam a mais de R$ 2,2 TRILHÕES.
Remanejar as despesas não obrigatórias em um cenário de escassez de recursos não é tarefa fácil.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80277 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Abr 28, 2017 10:20 pm

Pergunta: o protótipo do Gripen E já fez o se primeiro voo?




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80278 Mensagem por Diupa » Sex Abr 28, 2017 10:58 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:Pergunta: o protótipo do Gripen E já fez o se primeiro voo?
Você não gosta de sites de busca ou dos sites brasileiros que acompanham aviação militar pra perguntar uma coisa dessas, né?

Notícia de anteontem de sites suecos deram a estimativa mais recente e tratam como terceiro trimestre o voo do primeiro protótipo:
A nova versão do Gripen - E Gripen - estreou em Linköping em maio do ano passado, mas até agora não saiu do chão. O plano agora é que o primeiro vôo terá lugar em algum momento durante o segundo trimestre deste ano.
Traduzido pelo google daqui:
Den nya versionen av Gripen – Gripen E – premiärvisades i Linköping i maj förra året, men ännu så länge har det inte lämnat marken. Planen är nu att premiärflygningen kommer att ske någon gång under det andra kvartalet i år.
http://www.corren.se/nyheter/linkoping/ ... 15695.aspx




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80279 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Abr 28, 2017 11:41 pm

Diupa escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Pergunta: o protótipo do Gripen E já fez o se primeiro voo?
Você não gosta de sites de busca ou dos sites brasileiros que acompanham aviação militar pra perguntar uma coisa dessas, né?

Notícia de anteontem de sites suecos deram a estimativa mais recente e tratam como terceiro trimestre o voo do primeiro protótipo:
A nova versão do Gripen - E Gripen - estreou em Linköping em maio do ano passado, mas até agora não saiu do chão. O plano agora é que o primeiro vôo terá lugar em algum momento durante o segundo trimestre deste ano.
Traduzido pelo google daqui:
Den nya versionen av Gripen – Gripen E – premiärvisades i Linköping i maj förra året, men ännu så länge har det inte lämnat marken. Planen är nu att premiärflygningen kommer att ske någon gång under det andra kvartalet i år.
http://www.corren.se/nyheter/linkoping/ ... 15695.aspx

Terceiro trimestre deste ano!
:shock:
Mais um atraso, sim, pois era para ter voado no ano passado, teve adiado para o primeiro trimestre deste ano e agora a previsão ganha novo adiamento...

Não era o desenvolvimento do Gripen E algo perfeito, sem sustos, sem problemas, pois os suecos dominavam o projeto e os sistemas já haviam sido testados no Gripen DEMO?

:twisted:

Pois é, né? A minha experiência sempre me disse que não se tem real controle sobre projeto algum, mas as doutas vozes diziam o contrário: aí estão os atrasos.

De cá...
[003]




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80280 Mensagem por Black Shaheen » Sáb Abr 29, 2017 4:13 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
Diupa escreveu: Traduzido pelo google daqui:
Terceiro trimestre deste ano!
:shock:
Mais um atraso, sim, pois era para ter voado no ano passado, teve adiado para o primeiro trimestre deste ano e agora a previsão ganha novo adiamento...

Não era o desenvolvimento do Gripen E algo perfeito, sem sustos, sem problemas, pois os suecos dominavam o projeto e os sistemas já haviam sido testados no Gripen DEMO?

:twisted:

Pois é, né? A minha experiência sempre me disse que não se tem real controle sobre projeto algum, mas as doutas vozes diziam o contrário: aí estão os atrasos.

De cá...
[003]
andra= segundo
kvartalet=trimestre

Não houve alteração. Releia a noticia. O primeiro vôo será no segundo trimestre.

Entrou para desancar o Gripen NG, perdeu tempo.




Editado pela última vez por Black Shaheen em Sáb Abr 29, 2017 12:14 pm, em um total de 1 vez.
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