TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85591 Mensagem por gabriel219 » Ter Fev 13, 2024 8:06 pm

Toda declaração que podemos adquirir outro caça além do Gripen é extremamente bem-vinda, principalmente por esse acordo político que a Lockheed Money fez, pra jogar pressão em cima dos Suecos pelo KC-390. Eu até faria um negócio um pouco maior em troca dos KC-390, o que incluiria CG4 e fabricação nacional, inclusive das munições, talvez até o míssil do Bill 2 ajudasse no MSS.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85592 Mensagem por Pablo Maica » Ter Fev 13, 2024 9:02 pm

gabriel219 escreveu: Ter Fev 13, 2024 9:53 am Pablo, acho impossível, pois muitos dizem que a própria LM que amarra a KAI pra não fazer upgrades suficientes no F/A-50 pois é um concorrente direto do F-16V. Acho que quando sair as compras dos F-16V para clientes que não possuem F-16, ai a LM vai liberar os upgrades, pois o recheio do F/A-50 seria todo Israelense.

Na minha opinião, se não sair Gripen é KF-X, duvido que seja ainda mais caro do que o F-16, que está sendo ofertado quase mais caro que um F-35.
Uma pena que um avião com todo o potencial que o F/A-50 tem, ainda esteja sendo oferecido apenas na versão mais básica possível devido a parcerias complicadas. Tomara que ele não acabe recebendo a eletrônica que merece apenas tarde de mais.

E sobre o KF-X seria realmente interessante a FAB ter essas cartas na mesa, já pensando em um KF-X II, pois com a entrada da Suécia na OTAN e o fraco desempenho de vendas do Gripen NG, sabe-se lá o que atualmente se passa na cabeça dos suecos a respeito do projeto de caça de 5ª geração.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85593 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 14, 2024 9:49 pm

Na cabeça dos suecos está um possível caça de 5a G... sueco.

É o que o governo por lá está pagando a Saab pra fazer os estudos iniciais.

Um país com a tradição de independência industrial e tecnológica como a Suécia não vai simplesmente jogar no lixo mais de 70 anos de investimento por uma posição subalterna e mesquinha na Otan.

Simplesmente não está no script deles. Já o Brasil...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85594 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 14, 2024 10:03 pm

knigh7 escreveu: Ter Fev 13, 2024 5:17 pm O comandante da FAB estava falando sobre caças:
A única lógica que vejo sobre essa resposta é a FAB entrar no projeto do KF-21 block II, que só deve começar a voar na próxima década.

Juntando as linhas, em dezembro a Embraer anuncia a venda do KC-390 para a Coreia do Sul, sem a KAI (KF-21) no negócio. E não informa a quantidade de aviões a serem comprados. A única venda até agora que não fez isso.

Apesar disso os sul coreanos ainda mantém o projeto do seu próprio cargo a jato (KAI).

Está semana sai a notícia de que três engenheiros indonésios foram presos tentando negociar dados secretos do KF-21, e a indonésia continua em dívida com o projeto.

UAE oferece participação,($$$) no projeto, mas não deu em nada até agora.

Aí, menos de 3 meses depois do negócio da Embraer, o cmte da FAB solta uma pérola dessas.

Sobre este aspecto, ao menos pra mim está tudo explicado.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85595 Mensagem por Energys » Qua Fev 14, 2024 10:36 pm

FCarvalho escreveu: Qua Fev 14, 2024 10:03 pm
knigh7 escreveu: Ter Fev 13, 2024 5:17 pm O comandante da FAB estava falando sobre caças:
A única lógica que vejo sobre essa resposta é a FAB entrar no projeto do KF-21 block II, que só deve começar a voar na próxima década.

Juntando as linhas, em dezembro a Embraer anuncia a venda do KC-390 para a Coreia do Sul, sem a KAI (KF-21) no negócio. E não informa a quantidade de aviões a serem comprados. A única venda até agora que não fez isso.

Apesar disso os sul coreanos ainda mantém o projeto do seu próprio cargo a jato (KAI).

Está semana sai a notícia de que três engenheiros indonésios foram presos tentando negociar dados secretos do KF-21, e a indonésia continua em dívida com o projeto.

UAE oferece participação,($$$) no projeto, mas não deu em nada até agora.

Aí, menos de 3 meses depois do negócio da Embraer, o cmte da FAB solta uma pérola dessas.

Sobre este aspecto, ao menos pra mim está tudo explicado.
Uau!!! Impressionante essa misturar assuntos!

A questão de ter ou não novo modelo de caça vem sendo discutido desde meados de 2023, não tem nada a ver com KF-21, KC-390, Coreia, nada disso.

Att.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85596 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 14, 2024 10:41 pm

Sim, claro. Desde que o conceito do KF-21 foi lançado e a Suécia resolveu que não dá mais conta sozinha da própria vida. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85597 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 15, 2024 4:37 pm

Uma questão importante e que até agora não foi notada, é como esta fala do cmte da FAB irá ressoar na vizinhança e os impactos sobre possíveis vendas do Gripen E\F na América Latina.
Tudo o que se faz aqui em termos de defesa influencia as discussões, e decisões, sobre o assunto no resto do continente americano.
Só os USA e Canadá que estão fora deste círculo de reflexão.
Os executivos da SAAB devem estar sem sono desde ontem com esta entrevista.
As consequências para a FAB, o MD, governo e relações bilaterais comerciais ainda estão por serem sentidas mais à frente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85598 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 15, 2024 6:04 pm

Uma outra questão posta e já conhecida de todos sobre este assunto Gripen E\F, é que a FAB, mesmo sem comentar ou dar publicidade, já recebeu, e tem em mãos, várias propostas de participação no desenvolvimento e\ou aquisição de caças de 5a G, mesmo sem ter emitido oficialmente um pedido para tanto.

E os suecos são sabedores dos planos da força aérea quanto a este aspecto, tanto que a SAAB se uniu mais proximamente à Embraer no sentido de dispor suas soluções junto com a empresa brasileira no médio e longo prazo, visto que esta decisão só será tomada na próxima década visando os anos 2040, quando será uma jovem senhora centenária.

Assim, temos em mãos já faz tempo propostas russas para o Su-57 e Su-75, turcas com o KAAN, sul coreanas apostando no KF-21, e claro, a menção ao eventual caça sueco-brasileiro de 5a G que a SAAB está começando os estudos, conforme financiamento governamental recebido. E a Embraer com certeza não é estranha a tais estudos. Pelo contrário.

Os projetos europeus não nos oferecem nada, e mesmo não apresentam quaisquer perspectivas de participação, apenas de mero comprador de um produto pronto e acabado, tipo caixa fechada. Nem Bae System e menos ainda Airbus e Dassault irão nos oferecer nada quanto a desenvolvimento e parceria em conjunto.

Assim, resta-nos a decisão sobre desenvolvimento em conjunto, a sós, o menos provável, e compra pura e simples de prateleira. A FAB em seu planejamento estratégico cogita hoje a primeira opção como sendo a mais viável, mas dependente de um nível decisório superior reconhecidamente indiferente a tal tipo de investimento de Estado em Defesa. Se este viés não se concretizar, a compra direta será objeto de análise e decisão sobre as melhores alternativas.

De qualquer forma, a introdução de um caça de 5a G na FAB parece ser algo que pode ser captada pelas condições do momento. E se a pressa ou urgência de querer mostrar serviço na defesa aérea não atrapalhar, as negociações com os suecos podem nos trazer os melhores resultados em termos comerciais, industriais e tecnológicos.

O que aparentemente se está diante por agora o alto comando da FAB é se começa a produzir um FX-3 desde agora, de forma a cobrir uma necessidade identificada em relação à organização da nossa defesa aérea, ou se apostamos em uma aliança de longo prazo com base no Gripen E\F e determinamos o que será o futuro caça de 5a G tupiniquim já nos anos de 2030.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85599 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 16, 2024 2:26 pm

Vou deixar aqui também neste tópico uma questão levantada de notícias da FAB.

Quantos KC-390 e Gripen E\F cabem nos 25% do contrato com a SAAB assinado em dezembro de 2014:?:

A depender dos números e correções cambiais de praxe, podemos saber o tamanho do problema que o governo não está lá muito interessado em resolver neste momento e\ou mais para frente.

E mais para frente entenda-se como 2027, último ano orçamentário da atual gestão.

Os suecos possuem 6 C-130H em uso. Uma troca 1x1 com o avião da Embraer variando entre 130 a 150 milhões de euros\dólares (contrato Áustria) dá uma perspectiva de contrato para além de 1(um) bilhão de euros\dólares, com tudo incluso.

A dúvida que fica no entanto é: quantos KC-390 de fato eles podem, ou querem, comprar de nós :?:

Ou melhor dizendo, quantos eles precisam.

No lançamento da linha do Gripen E em Gavião Peixto havia representantes do MD sueco e, curiosamente, de outras pastas não ligadas à Defesa.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85600 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 16, 2024 2:31 pm

Alguém aí faz ideia de quanto está custando o Gripen E, e qual seria o valor aproximado do Gripen F :?:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85601 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 16, 2024 2:52 pm

FCarvalho escreveu: Qui Fev 15, 2024 4:37 pm Uma questão importante e que até agora não foi notada, é como esta fala do cmte da FAB irá ressoar na vizinhança e os impactos sobre possíveis vendas do Gripen E\F na América Latina.
Tudo o que se faz aqui em termos de defesa influencia as discussões, e decisões, sobre o assunto no resto do continente americano.
Só os USA e Canadá que estão fora deste círculo de reflexão.
Os executivos da SAAB devem estar sem sono desde ontem com esta entrevista.
As consequências para a FAB, o MD, governo e relações bilaterais comerciais ainda estão por serem sentidas mais à frente.
Um acréscimo. Publicamente, a SAAB está em negociações oferecendo, oficialmente, Gripen E\F e\ou Gripen C\D para as forças aéreas de Colômbia, México e Peru. Extra oficialmente existem conversas com a FACh, FAU e FAE.

Decisões aguardadas para este ano apenas na Colômbia, já que a FAC está ralando o tacho para manter os Kfir voando.

México e Peru não tem previsão no curto prazo para indicar qual vetor será adotado. Mas os processos de substituição foram autorizados e se encontram em diversas fases de estudos\análise nas respectivas forças aéreas.

Um mercado, por baixo, que pode nos oferecer a possibilidade de produção de ao menos 5 dezenas de caças, dependendo dos pedidos de cada país.

Como referência:

FAC \ Colômbia: 12 A 15 Kfir;
FAM \ México: 5 ou 6 F-5E\F;
FAP \ Peru: 10 a 12 Mig-29, 12 Mirage 2000 e 10 a 12 Su-25;
FACh \ Chile: 10 a 12 F-5E\F
FAU \ Uruguai: 4 a 6 T-37
FAE \ Equador: Kfir C2 e Atlas Cheetah fora de serviço.

Independente da situação orçamentária e fiscal do governo de plantão, que não é característica apenas da atual gestão, mas é uma "tradição" no Brasil em relação a qualquer tipo de investimento na área de defesa, Embraer e SAAB tem à sua frente um mercado interessante e que não pode ser negligenciado.

Esta dado, com certeza deve fazer parte dos argumentos das empresas em relação à manutenção do projeto Gripen E\F no país, vislumbrando o longo prazo. Sempre bom notar o exemplo do Rafale.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85602 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 16, 2024 2:56 pm

Mais uma perguntinha.

A fala do cmte da FAB alardeando a possibilidade da aquisição de um suposto caça usado para complementar o Gripen E\F é de fato um problema de falta de recursos da instituição para honrar os custos do investimento, ou é simplesmente a falta de vontade política sobre o assunto defesa aérea no Brasil :?:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85603 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Fev 16, 2024 6:48 pm

@FCarvalho por favor, condense as suas ideias em uma, no máximo duas mensagens.
O DB não é o Twitter.
Hoje é dia 16, e desde o dia 14 você soltou 7 mensagens que poderiam ser apenas uma, só nesse tópico.
E ninguém te respondeu ainda. Tenha mais paciência por favor, o ritmo aqui as vezes é mais lento.

Dê aos outros foristas a oportunidade de responder a uma mensagem completa e formatada.

[]´s.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85604 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 16, 2024 7:45 pm

FCarvalho escreveu: Sex Fev 16, 2024 2:26 pm Vou deixar aqui também neste tópico uma questão levantada de notícias da FAB.

Quantos KC-390 e Gripen E\F cabem nos 25% do contrato com a SAAB assinado em dezembro de 2014:?:

A depender dos números e correções cambiais de praxe, podemos saber o tamanho do problema que o governo não está lá muito interessado em resolver neste momento e\ou mais para frente.
Imagem

https://www1.folha.uol.com.br/poder/202 ... ecia.shtml




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85605 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 17, 2024 5:29 pm

Glauber Prestes escreveu: Sex Fev 16, 2024 6:48 pm @FCarvalho por favor, condense as suas ideias em uma, no máximo duas mensagens.
O DB não é o Twitter.
Hoje é dia 16, e desde o dia 14 você soltou 7 mensagens que poderiam ser apenas uma, só nesse tópico.
E ninguém te respondeu ainda. Tenha mais paciência por favor, o ritmo aqui as vezes é mais lento.
Dê aos outros foristas a oportunidade de responder a uma mensagem completa e formatada.
[]´s.
Olá Glauber.

Sinto muito, mas, não tenho e não tive a intensão de colocar tantos post; e não é questão de condensação de ideias, mas apenas o espaço de tempo que tenho entre uma e outra. E preciso escrever para não esquecer.
Lamento que o DB esteja mais lento que o meu salário para sair entre um mês e outro em termos de debate.
Mas vou procurar me controlar mais e anotar os pensamentos em outros espaços para depois colocar aqui, se me lembrar.
E que bom que o DB não é o Twitter, nem outras ditas mídias sociais. Somos um fórum de debate, embora esta característica esteja desbotada há tempos por aqui.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder