TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85606 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 17, 2024 6:00 pm

Olá @knigh7, grato pela indicação da matéria.

Bom, então parece que amarram de vez o boi ao chifre e vão insistir na troca de KC por caça.

Só acho que isso de "... vender até 4 KC-390" é pouco em termos de força aérea sueca. Mesmo que o avião custasse 150 milhões de dólares\euros a unidade, seriam apenas 600 milhões em aeronaves, o que acrescentando CLS e outros itens de praxe não chega a 800\900 milhões de dólares.

Diz-se que o Gripen E estaria custando por volta de 85 milhões de dólares. Um valor já distante dos 55 milhões que outro dia se falou ter custado cada unidade dos 36 unidades em 2014. Multiplicado pelas 14 unidades citadas na matéria dá em torno de US$ 1,19 bilhão.

Pelo menos nas minhas contas de padaria os números não estão batendo. Ou vão inflar o preço do KC-390 até equivaler os valores do negócio entre lá e cá ou o preço do Gripen E\F é ou será bem mais baixo que apontei. Por outro lado, talvez por agora vender apenas 4 KC seja algo positivo para nós, dado que abre espaço para futuras compras a fim de aumentar o número de aviões disponíveis. Ao menos é o que parece será feito, já que estes aviões não estariam limitados às missões primárias da força aérea sueca, pelo contrário.

Enfim, assim como os demais compradores, na Suécia existe a possibilidade de se vislumbrar novas aquisições no médio e longo prazo, dado que, invariavelmente, as quantidades vendidas até agora no velho continente tem sido a conta gotas. Ou seja, ainda vamos poder explorar este mercado com antigos e novos clientes por muito tempo.

Talvez seja nisto que Embraer, governo e FAB estejam apostando. Mal comparando, 1 KC-390 pode comprar 2 Gripen E, genericamente. Tomara que sim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85607 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 17, 2024 6:07 pm

Dedos cruzados para que os suecos tenham boas notícias este ano na Tailândia e Filipinas. As duas únicas "concorrências" em que o Gripen E de fato tem chances de vencer o F-16 block 70 e os espelhinhos norte americanos. Da vizinhança não sai nada tão cedo. No resto do mundo idem.

A meu ver, a Embraer, FAB e governo deveriam, na verdade devem estar se esforçando cada um no seu quadrado para vender o caça da SAAB em qualquer buraco do mundo que encontrar. Pode ser a salvação do projeto por aqui.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85608 Mensagem por mauri » Sáb Fev 17, 2024 8:45 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 17, 2024 6:07 pm Dedos cruzados para que os suecos tenham boas notícias este ano na Tailândia e Filipinas. As duas únicas "concorrências" em que o Gripen E de fato tem chances de vencer o F-16 block 70 e os espelhinhos norte americanos. Da vizinhança não sai nada tão cedo. No resto do mundo idem.

A meu ver, a Embraer, FAB e governo deveriam, na verdade devem estar se esforçando cada um no seu quadrado para vender o caça da SAAB em qualquer buraco do mundo que encontrar. Pode ser a salvação do projeto por aqui.
Nada a ver!!

O Gripen foi de longe a melhor escolha para o Brasil, e vamos ficar com eles um bom tempo, temos manutenção e montagem nacional, nenhum outro fabricante dava isso!!

A tecnologia embarcada e o custo de operação atende excepcionalmente a FAB, não vejo motivo para comprar outro caça de partileira.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85609 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Fev 17, 2024 10:14 pm

mauri escreveu: Sáb Fev 17, 2024 8:45 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Fev 17, 2024 6:07 pm Dedos cruzados para que os suecos tenham boas notícias este ano na Tailândia e Filipinas. As duas únicas "concorrências" em que o Gripen E de fato tem chances de vencer o F-16 block 70 e os espelhinhos norte americanos. Da vizinhança não sai nada tão cedo. No resto do mundo idem.

A meu ver, a Embraer, FAB e governo deveriam, na verdade devem estar se esforçando cada um no seu quadrado para vender o caça da SAAB em qualquer buraco do mundo que encontrar. Pode ser a salvação do projeto por aqui.
Nada a ver!!

O Gripen foi de longe a melhor escolha para o Brasil, e vamos ficar com eles um bom tempo, temos manutenção e montagem nacional, nenhum outro fabricante dava isso!!

A tecnologia embarcada e o custo de operação atende excepcionalmente a FAB, não vejo motivo para comprar outro caça de partileira.
Mas foi isso mesmo que o FCarvalho falou. Que o Brasil tem que se esforçar junto com a Suécia, a Embraer e a SAAB pra tentar emplacar mais vendas do Gripen pra garantir a longevidade da linha de montagem e de peças sobressalentes.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85610 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 18, 2024 12:05 am

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 17, 2024 6:00 pm Olá @knigh7, grato pela indicação da matéria.

Bom, então parece que amarram de vez o boi ao chifre e vão insistir na troca de KC por caça.

Só acho que isso de "... vender até 4 KC-390" é pouco em termos de força aérea sueca. Mesmo que o avião custasse 150 milhões de dólares\euros a unidade, seriam apenas 600 milhões em aeronaves, o que acrescentando CLS e outros itens de praxe não chega a 800\900 milhões de dólares.

A Força Aérea da Suécia faz parte do consórcio Heavy Airlift Wing, proprietário de alguns C-17. Ela tem necessidade de aeronaves de transporte tático da categoria de um C-130J (aliás, antes da decisão de adquirir aeronaves novas, havia optado por 4 C-130J usados da Força Aérea italiana).

Já a nossa necessidade de Gripens (ou um outro caça de alta performance como ele) seria de 66 aeronaves.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85611 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 18, 2024 5:26 pm

Viktor Reznov escreveu: Sáb Fev 17, 2024 10:14 pm
mauri escreveu: Sáb Fev 17, 2024 8:45 pm Nada a ver!!
O Gripen foi de longe a melhor escolha para o Brasil, e vamos ficar com eles um bom tempo, temos manutenção e montagem nacional, nenhum outro fabricante dava isso!!
A tecnologia embarcada e o custo de operação atende excepcionalmente a FAB, não vejo motivo para comprar outro caça de partileira.
Mas foi isso mesmo que o FCarvalho falou. Que o Brasil tem que se esforçar junto com a Suécia, a Embraer e a SAAB pra tentar emplacar mais vendas do Gripen pra garantir a longevidade da linha de montagem e de peças sobressalentes.
Falando em vendas do Gripen. Parece que agora vai. E com boas perspectivas para o futuro.

Filipinas próxima de fechar acordo para compra de 12 a 14 caças Gripen
https://www.cavok.com.br/filipinas-prox ... cas-gripen




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85612 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 19, 2024 1:08 pm

knigh7 escreveu: Dom Fev 18, 2024 12:05 am
FCarvalho escreveu: Sáb Fev 17, 2024 6:00 pm Olá @knigh7, grato pela indicação da matéria.
Bom, então parece que amarram de vez o boi ao chifre e vão insistir na troca de KC por caça.
Só acho que isso de "... vender até 4 KC-390" é pouco em termos de força aérea sueca. Mesmo que o avião custasse 150 milhões de dólares\euros a unidade, seriam apenas 600 milhões em aeronaves, o que acrescentando CLS e outros itens de praxe não chega a 800\900 milhões de dólares.
A Força Aérea da Suécia faz parte do consórcio Heavy Airlift Wing, proprietário de alguns C-17. Ela tem necessidade de aeronaves de transporte tático da categoria de um C-130J (aliás, antes da decisão de adquirir aeronaves novas, havia optado por 4 C-130J usados da Força Aérea italiana).
Já a nossa necessidade de Gripens (ou um outro caça de alta performance como ele) seria de 66 aeronaves.
Bom, o C-17 é de uma categoria acima do KC-390 e é usado por este consócio na ausência de modelo europeu para cobrir esta função. Tinham, e ainda tem na verdade, os Antonov 124, que por sua vez está acima do avião norte americano. E ambos são contados a dedo. E nem sempre estão disponíveis para todos ao mesmo tempo. Principalmente este último.
O A400M deveria preencher esta lacuna, mas é um avião muito problemático, e quase ninguém além dos países que lhe deram vida querem operá-lo.
F
O KC-390, neste aspecto, pela quantidade de países interessados, em negociação e, efetivamente compradores, hoje 5 países, tende a se tornar um referencial no velho continente para o nível tático, dado que, se todas as negociações que hoje sabemos se tornarem negócios de fato, e a possibilidade é muito grande, então o avião da Embraer vai acabar assumindo o papel do C-130 Hércules, e também, como já se fala por aí, de um vetor de transporte tático para mais um consórcio de países europeus.

Se os suecos comprarem o KC-390, mesmo que inicialmente apenas 4 unidades, ainda vai haver espaço de sobra para ele, não apenas para atender a Suécia, como outros países, e para isso, eles vão precisar no longo prazo de mais destes aviões. Ou podem simplesmente comprarem agora e quiçá serem o cabeça da iniciativa de um consórcio de KC-390 na Europa. Ou deixarem para outro fazer o papel. A escolha é deles.

De resto, creio que seja uma questão de as contas entre Gripen E\F bater com KC-390. E pelas minhas contas de padaria, há um desencontro entre os números e valores pretendidos por ambas as partes e disseminados à público. Como vão fazer para isso se encaixar é que ainda não sabemos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85613 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Fev 19, 2024 5:12 pm

Como a crise entre Brasil e Israel após discurso de Lula pode afetar os programas do caça Gripen e KC-390

A rápida deterioração diplomática entre Brasil e Israel causada por uma fala do Presidente Lula, que comparou a ação israelense em Gaza à dos nazistas no Holocausto, pode afetar dois grandes projetos da Força Aérea Brasileira.

https://aeroin.net/como-a-crise-entre-b ... e_vignette




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85614 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 20, 2024 12:16 am

Para ser bem honesto, o nosso mercado em termos de geopolítica abaixo da linha do equador é o maior e mais importante que existe. E eles não tem negócios conosco somente na área militar.
Governos, e seus políticos boquirrotos, passam assim como as oportunidades de assegurar-se bons negócios.
Os israelenses são bem pragmáticos e não chegaram no Brasil ontem.
Essa onda vai passar, e não vão arriscar tudo o que já conseguiram até aqui, e não foi pouca coisa, porque dois políticos erráticos e à caça de votos e de prestígio que não tem mais possam fazer.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85615 Mensagem por arcanjo » Seg Fev 26, 2024 1:32 pm

VÍDEO: Mais quatro pilotos brasileiros realizam primeiro voo solo no F-39E Gripen

Em janeiro, mais quatro pilotos da Força Aérea Brasileira decolaram pela primeira vez da Base Aérea de Anápolis comandando os caças F-39E Gripen.

Nesse primeiro voo solo, os profissionais, que fizeram parte da segunda turma de pilotos operacionais treinados na Suécia, exploraram as características básicas de pilotagem do caça e realizaram diversos exercícios, como velocidade reduzida e aproximação para pouso por instrumentos.

Confira no vídeo como foi esse momento especial.



abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85616 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mar 05, 2024 11:28 pm

Gripen da FAB com o novo perfil de asa, voando em Gavião Peixoto.



Obs: pular diretamente para 2:40.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85617 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 06, 2024 11:36 am

Esta é apenas uma das muitas vantagens de se fazer parte do processo de desenvolvimento de um caça, e não de uma simples compra de prateleira, mesmo pagando mais caro por isso.

Não me canso de parabenizar a FAB pela sábia e tempestiva decisão, com olhos no futuro e pensando grande, como este país sempre foi e é, e não como querem fazê-lo.

O Gripen E\F não é a rebimboca da parafuseta em termos de caças de última geração, mas para nós, entre os seus congêneres, ele é inegavelmente o melhor dentre os de 4,5a G. Não apenas pelo caça em si, mas pelo conceito por trás dele. Estamos aprendendo muito sobre como ser uma força aérea operacional de verdade com o smart fighter sueco.

E ainda temos muito a aprender. Bola para frente. Que venham muitos mais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85618 Mensagem por Viking » Qua Mar 06, 2024 10:49 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mar 06, 2024 11:36 am Esta é apenas uma das muitas vantagens de se fazer parte do processo de desenvolvimento de um caça, e não de uma simples compra de prateleira, mesmo pagando mais caro por isso.

Não me canso de parabenizar a FAB pela sábia e tempestiva decisão, com olhos no futuro e pensando grande, como este país sempre foi e é, e não como querem fazê-lo.

O Gripen E\F não é a rebimboca da parafuseta em termos de caças de última geração, mas para nós, entre os seus congêneres, ele é inegavelmente o melhor dentre os de 4,5a G. Não apenas pelo caça em si, mas pelo conceito por trás dele. Estamos aprendendo muito sobre como ser uma força aérea operacional de verdade com o smart fighter sueco.

E ainda temos muito a aprender. Bola para frente. Que venham muitos mais.

Voto com o relator.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85619 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 09, 2024 4:21 pm

FAB inicia estudo para ativação da segunda unidade de F-39 Gripen em Anápolis

https://tecnodefesa.com.br/fab-inicia-e ... -anapolis/

Pacau, a ressureição II :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85620 Mensagem por Túlio » Dom Mar 10, 2024 11:12 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Mar 05, 2024 11:28 pm Gripen da FAB com o novo perfil de asa, voando em Gavião Peixoto.



Obs: pular diretamente para 2:40.


Um abraço e t+ :)
Asa e canard; duvido que eu esteja errado ao dizer que a FAB jamais teve um caça state-of-the-art como este, incluindo atualizações e modernizações constantes, tipo "calhou no da Suécia? Bota no do Brasil também". [009]

Para quem viu os Mirage III esperarem quase 10 anos para ter uma simples sonda REVO e os F-5 mais de 30 para terem capacidade noturna, isto é algo notável, ainda por cima com uma vizinhança cada vez mais fraca.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder