Noticias FACH/FIDAE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Noticias FACH/FIDAE

#61 Mensagem por pafuncio » Qua Abr 02, 2008 6:11 pm

"Complexo de vira-latas" - Nelson Rodrigues, exorcizando nossos demônios, após a conquista da Copa de 58.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Noticias FACH/FIDAE

#62 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 02, 2008 8:35 pm

Eu concordo plenamente com sua mensagem, Orestes.

Skyway, somos cariocas sim. Sei o conceito mais amplo não só de esculachar, mas também de muitas outras palavras que aqui (Rio) damos outro sentido. Por isso perguntei o que você queria dizer, pois as pessoas que são de fora não necessariamente poderão entender gírias ou expressões regionais. Só que você usou o termo "esculachar a FAB" como se houvesse algo para ser esculachado entre duas opções doutrinárias, estratégicas e econômicas de duas Forças Aéreas distintas.

Eu acho que a FACh fez uma excelente escolha sim, por isso "mandou muito bem". Mas não acho que isso signifique que a FAB tenha "mandado mal". Se a opção da FAB se mostrar inadequada com o tempo, certamente um vetor como o adquirido pelo Chile será analisado e comprado. O fato é que, por enquanto, temos opções distintas que, a princípio, não podem ser julgadas.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Noticias FACH/FIDAE

#63 Mensagem por Skyway » Qua Abr 02, 2008 9:19 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Eu concordo plenamente com sua mensagem, Orestes.

Skyway, somos cariocas sim. Sei o conceito mais amplo não só de esculachar, mas também de muitas outras palavras que aqui (Rio) damos outro sentido. Por isso perguntei o que você queria dizer, pois as pessoas que são de fora não necessariamente poderão entender gírias ou expressões regionais. Só que você usou o termo "esculachar a FAB" como se houvesse algo para ser esculachado entre duas opções doutrinárias, estratégicas e econômicas de duas Forças Aéreas distintas.

Eu acho que a FACh fez uma excelente escolha sim, por isso "mandou muito bem". Mas não acho que isso signifique que a FAB tenha "mandado mal". Se a opção da FAB se mostrar inadequada com o tempo, certamente um vetor como o adquirido pelo Chile será analisado e comprado. O fato é que, por enquanto, temos opções distintas que, a princípio, não podem ser julgadas.
Isso aí, agora estamos entendidos. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Noticias FACH/FIDAE

#64 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 02, 2008 9:21 pm

Deixa eu entender uma coisa...

Acho que os Chilenos só assinaram um 'memorando industrial' e não de compra, mas até agora não compraram nada correto?

Desculpem... fiquei confuso :oops:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Noticias FACH/FIDAE

#65 Mensagem por Brasileiro » Qua Abr 02, 2008 9:29 pm

Alguma novidade (ou foto...) das nossas empresas (Embraer não vale) :?:

Me parece que a Abimde montou um estande lá...



abraços[




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Noticias FACH/FIDAE

#66 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 04, 2008 12:13 am

OMG! Vipers!

Imagem

Imagem

Imagem

A picture made available on 03 April 2008 shows F16 combat aircrafts of the Chilean Air Force in flight in the north of Chile, during a fuel supply operation from a U.S. Air Force KC-135R on 02 April 2008. The country doesn't have this kind of airplanes to supply on flight, and the operation is part of a Chilean pilots training during the International aerial and Space fair (FIDAE 2008), that begins this Monday in Santiago.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: Noticias FACH/FIDAE

#67 Mensagem por rcolistete » Sex Abr 04, 2008 11:59 pm

Sniper escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Em termos tecnológicos, o que o AT-29 deixa a dever em relação às necessidades da FAB? Que eu saiba a FAB nunca definiu a necessidade por um treinador a jato.

Então se amanhã ou depois a FAB anunciar 72 F-35 e mais um punhado de T/F-50 ela vai estar "esculachando" a FACh?
Convenhamos Vinicius. A própria FAB reconhece a necessidade de um treinador a reação, senão não teríam comprado os impalas na África do Sul.

Um piloto não estaría preparado para operar um Mirage ou um F-5 passando apenas por Turbohelices durante sua formação.
Não é o que o pessoal da FAB diz na transição para o AMX, saindo do A-29 direto para o AMX sem problemas. O F-5E é outra história, caça leve porém chato de pousar com alta velocidade de aproximação e usa muita pista. Um caça moderno (Gripen, etc) seria muito mais fácil de pilotar que um F-5E.

[]s, Roberto




Roberto Portella Bertazzo
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Set 25, 2006 9:36 am
Localização: Juiz de Fora - MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Noticias FACH/FIDAE

#68 Mensagem por Roberto Portella Bertazzo » Sáb Abr 05, 2008 10:45 am

Originalmente, se dizía que os Xavante seriam retirados de operação em 2005, com a chegada dos A-29.
Parece que quando se deu a entrada dos A-29 em serviço, se viu que os Xavante ainda seriam necessários para a formação dos pilotos de combate.
Eu estive com um funcionário da Pilatus na Fidae e ele me garntiu que o PC-21 dispensa o uso de um treinador a jato e ique nclusive a Força Aérea Suiça estaria retirando os BAe Hawk de operação...
Será certo?




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Noticias FACH/FIDAE

#69 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 05, 2008 12:56 pm

Roberto Portella Bertazzo escreveu:Originalmente, se dizía que os Xavante seriam retirados de operação em 2005, com a chegada dos A-29.
Parece que quando se deu a entrada dos A-29 em serviço, se viu que os Xavante ainda seriam necessários para a formação dos pilotos de combate.
Eu estive com um funcionário da Pilatus na Fidae e ele me garntiu que o PC-21 dispensa o uso de um treinador a jato e ique nclusive a Força Aérea Suiça estaria retirando os BAe Hawk de operação...
Será certo?
Boa!!!

E aí Roberto, ainda no Chile? Precisamos prosear sobre as novidades da Fidae. :D :D

Forte abraço,

Orestes


PS: a universidade não liberou, mas não consegui mais falar com você. :wink:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Noticias FACH/FIDAE

#70 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 05, 2008 3:19 pm

Roberto Portella Bertazzo escreveu:Originalmente, se dizía que os Xavante seriam retirados de operação em 2005, com a chegada dos A-29.
Parece que quando se deu a entrada dos A-29 em serviço, se viu que os Xavante ainda seriam necessários para a formação dos pilotos de combate.
Eu estive com um funcionário da Pilatus na Fidae e ele me garntiu que o PC-21 dispensa o uso de um treinador a jato e ique nclusive a Força Aérea Suiça estaria retirando os BAe Hawk de operação...
Será certo?
Quanto a parte do BAe Hawk, sim eles ja estao estocados e a venda faz algum tempo. Na verdade eles estao estocados desde antes da entrada do PC-21. Pelo visto os Suicos ja treinam sem aeronave a jato desde o PC-9.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: Noticias FACH/FIDAE

#71 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Abr 05, 2008 5:35 pm

cb_lima escreveu:
Quanto a parte do BAe Hawk, sim eles ja estao estocados e a venda faz algum tempo. Na verdade eles estao estocados desde antes da entrada do PC-21. Pelo visto os Suicos ja treinam sem aeronave a jato desde o PC-9.

[]s
CB_Lima
Estes Hawks suíços foram retirados de operação em 2002 e senão me engano, no ano passado, foram vendidos para FA finlandesa.... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

Re: Noticias FACH/FIDAE

#72 Mensagem por dbotura » Seg Abr 07, 2008 10:40 am

Alguem saberia me informar se ja foi confirmada a compra de M-346 pelo Chile e qual a quantidade.....

Brasil Acima de Tudo........




Avatar do usuário
SUT
Avançado
Avançado
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 5:59 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Noticias FACH/FIDAE

#73 Mensagem por SUT » Seg Abr 07, 2008 11:21 am

Lo que se firmo es un convenio entre Aermacchi y Enaer para desarrollo y cooperacion industrial, esto puede ser un acercamiento, pero ENAER es una empresa comercial, cuyos convenios NO implican necesariamente adopciones de modelos por la Fach. Hoy por hoy, de lo que se hablaba mucho en la FIDAE es de la seleccion de un turbohelice avanzado para LIFT , probablemente en cooperacion con los A36M Toqui . En ellos se hablaba que la competencia fuerte estaba entre el SuperTucano y el PC21, pero de M346, nada de nada...

Recuerden que los tiempos en las compras de defensa chilenas son muy extendidos, y tienen muchos ires y venires de evaluaciones, chequeos, analisis financieros, etc, etc, etc....

Dificilmente salga este año la firma del turbohelice ( si es posible la seleccion del tipo) , mucho menos algo sobre el M346

Saludos,

Sut




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Noticias FACH/FIDAE

#74 Mensagem por Sideshow » Seg Abr 07, 2008 12:19 pm

C-295 da FAB

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos do Spirit666 do ZM.




Avatar do usuário
Chile
Júnior
Júnior
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jul 20, 2005 6:52 pm
Localização: Santiago de Chile - Asunción del Paraguay
Agradeceram: 17 vezes

RFA N° 51: FACH 2008! A forca do Chile

#75 Mensagem por Chile » Sex Abr 11, 2008 10:46 am

Estimados:

Encargué la Revista Forca Aérea a amigos que viajan a Brasil a principios de la próxima semana. El artículo sobre la FACh ¿lo leyó algún forista?. Sería interesante para nosotros si nos pueden comentar algo de lo que aparece sobre el recorrido de las distintas bases aéreas. ¿Vieron AIM-120C?

Saludos




Responder