FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5761 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2023 7:34 pm

ISR é para substituir os E\R-99. Nem tanto pelos sensores daquele primeiro, modernizados que foram, mas pelo fato de que as células dos ERJ-145 já estão beirando os 30 anos de uso na FAB e o avião também está em declínio paulatinamente em termos de aeronaves em serviço operacional no mercado internacional.

Nos próximos 10 anos vai ser cada vez mais difícil ver este tipo de avião por aí, e a FAB precisa pensar realmente em um substituto para eles, principalmente se estiver visando um dos modelos futuros de aviões projetados pela Embraer.

Resta saber se a ideia é aproveitar os E-2 ou se vamos apelar para os modelos executivos da empresa. E se há espaço para dois modelos de ISR como é hoje, ou vamos partir para o uso de uma única aeronave.

Enfim, o que será que a FAB está pesando em termos de avião ISR para o futuro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: FAB NEWS

#5762 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 19, 2023 10:41 pm

Vale ressaltar que FAB não modernizou os R-99. Deve ter vislumbrado com a Embraer algo mais inovador, que tenha mercado e decidido então financiar.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5763 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2023 11:58 pm

Hoje o P-600 baseado no Praetor consegue fazer as duas missões dos E/R-99 segundo a Embraer.

A miniaturização da eletrônica dos sistemas junto às suas maiores capacidades de processamento e fusão de dados permite hoje que se consiga dispor em aviões menores que os ERJ de multiplas missões em um único vetor. Os E-7 da Boeing que o digam.

Por outro lado é necessário verificar a conveniência de se apor numa única plataforma as missões de duas aeronaves muito especializadas. Penso aqui com os meus botões que para a realidade orçamentária da FAB é até condizente. Mas, e operacionalmente?

Já não temos a quantidade necessária destes dois aviões, se diminuir ainda mais para um único vetor. Por outro lado, cabe pensar em como o uso de VANT pode nos propiciar maiores e melhores capacidades nesta área sem precisar falir o Brasil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: FAB NEWS

#5764 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Mai 20, 2023 12:10 am

knigh7 escreveu: Qui Mai 18, 2023 9:04 pm
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Mai 06, 2023 5:52 pm

Fico pensando se seria um momento oportuno, tendo em vista os atrasos do KC-390.

Abraços,

Wesley
O Comandante da FAB na CREDN desta ultima quarta-feira especificou qual é o projeto que a FAB vai financiar a Embraer: de uma aeronave para a função ISR.

Obs: coloquei a audiência na íntegra no tópico Ministério da Defesa.
Praetor ISR?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5765 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 20, 2023 12:14 am

A título de ilustração, o preço de tabela do E-195 E-2 está em 65 milhões de dólares, enquanto o Praetor 600 ronda os 24 milhões de dólares.

Se bem me lembro, está na agenda do planejamento estratégico da FAB até 2027 o desenvolvimento de um radar AEW, dentre outros tipos aventados.

Suponho que o M-200 multimissao da Embraer como AESA que é deve vir a ser, serve de ponto de partida natural para aquele projeto da FAB. Ou não, podem adotar uma solução pronta como é o caso dos sistemas sueco e israelense usados nos aviões da FAB e Embraer.

Um E-195 E-2 AEW&C não deve sair por menos de cem milhões de dólares a unidade. Só o radar deve valer quase o valor do avião inteiro. O P-600 AEW&C deve beirar este valor dependendo dos sistemas adotados.

Aí fica a pergunta. Se o orçamento atual mal comporta um único Kc-390 por ano, como fazer para caber um novo AEW&C baseado em plataformas muito maiores e mais caras que os atuais ERJ?

É bom lembrar que as entregas do cargo da Embraer seguem até 2034. Um novo ISR só para depois de 2040 então?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: FAB NEWS

#5766 Mensagem por knigh7 » Sáb Mai 20, 2023 8:44 pm

Glauber Prestes escreveu: Sáb Mai 20, 2023 12:10 am
knigh7 escreveu: Qui Mai 18, 2023 9:04 pm

O Comandante da FAB na CREDN desta ultima quarta-feira especificou qual é o projeto que a FAB vai financiar a Embraer: de uma aeronave para a função ISR.

Obs: coloquei a audiência na íntegra no tópico Ministério da Defesa.
Praetor ISR?
Não citou qual seria a aeronave mas certamente vai ser uma das versões do Praetor pois é um jato com uma excelente autonomia (o que é importante para a função) sem ser desnecessariamente grande.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5767 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 21, 2023 5:21 pm

Fica a dúvida se a FAB irá querer abrir mãos dos Erieye da SAAB, plenamente conhecido e dominado operacionalmente e com logística no país há mais de vinte anos, para colocar no lugar outro fornecedor que forçaria recomeçar do zero todo o processo de dominança do sistemas.

O padrão mais atual para qual foram modernizados os cinco radares que se dispõe hoje são muito mais prolíficos e eficientes do que aqueles, de primeira geração AEW da SAAB. E até o momento eu nunca vi nenhum tipo de reclamação ou fala em contra o Erieye. Muito pelo contrário. O pouco que se sabe dele na FAB é só elogio, inclusive para o apoio pós venda. E isso conta bastante.

Mas o radar israelense, modular, cabe no Praetor, assim como cabe em qualquer plataforma que for aventada a si, dependendo dos requisitos do cliente. No caso, a Embraer jogou no mercado uma opção de menor custo mas com as mesmas qualidades e capacidades que outras plataformas maiores e antigas oferecem. Preço, custos e logística são fatores a serem analisados.

Como deve se tratar de um projeto para depois de 2030, já que os E-99 ficam por mais 15 anos, pelo menos, em serviço, dá tempo de analisar as várias opções que a Embraer poderá dispor até o final desta década, de forma a encontrar a melhor solução custo x benefício.

Com eu disse antes, há de se saber o que a FAB anda pensando sobre plataformas ISR hoje em dia. Já faz muito tempo que a instituição não pensa nisso a nível prático e operacional. Projetar um novo vetor para esta missão não será exatamente uma tarefa simples, do tipo qual avião que tem aí e bota um radar em cima dele e segue o trem.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5768 Mensagem por arcanjo » Qua Mai 31, 2023 12:47 pm

FAB participa de conferência sobre o Poder Aeroespacial
Evento destacou a importância do desenvolvimento de capacidades para a proteção, defesa e integração do domínio aeroespacial

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoF0jAL4vnFsCENVzFEyvTzYTDGsAI4IBAFzIiexI0-_qwiJpXv_Qj2ranCl7y8DcCj8wuLLTrtBnPRasqBUe6EZ-_2E6cSl2CKr_my9UWQXDiVYt2rWgAI2cmemQJOKX1PAWiXzhxABcOuCQOIhUol_7qRT6aCWFH1Aix_7zGADsVC5H-aYu20zYD9Q/s800/Imagem1.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... bre-o.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 319
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

Re: FAB NEWS

#5769 Mensagem por angelogalvao » Qui Jun 01, 2023 9:19 am

Ninguém tem alguma fofoca do almoço do Lula com os comandantes da FAB? Alguma coisa interessante saiu de lá?




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: FAB NEWS

#5770 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 01, 2023 9:37 am

De certo a criação do AeroJanja. :lol: :lol: :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5771 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 01, 2023 3:40 pm

angelogalvao escreveu: Qui Jun 01, 2023 9:19 am Ninguém tem alguma fofoca do almoço do Lula com os comandantes da FAB? Alguma coisa interessante saiu de lá?
Com certeza ninguém passou mal, visto que nenhuma ambulância ou resgate aéreo foi chamado.
O camarão devia estar muito bom.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: FAB NEWS

#5772 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Jun 01, 2023 7:04 pm

angelogalvao escreveu: Qui Jun 01, 2023 9:19 am Ninguém tem alguma fofoca do almoço do Lula com os comandantes da FAB? Alguma coisa interessante saiu de lá?
Conhecendo o governo do PT algo me diz que os oficiais do GTE devem ter ficados muito felizes com qualquer assunto que tenha sido discutido lá.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: FAB NEWS

#5773 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 02, 2023 1:43 am

O que vai ter de Oficial ficando rico não é brincadeira, até o FHC se cansar do Lula e mandar derrubar ele.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5774 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 15, 2023 2:46 pm

FAB inicia Exercício Conjunto Tápio 2023
Treinamento é realizado até o fim de agosto, convergindo esforços para o incremento a capacidade das Forças Armadas Brasileiras

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... pio%202023

Mais um exercício Tápio.
Virou tradição. E com melhoras a cada ano.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5775 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 15, 2023 2:47 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder