Página 1 de 5

'Counter-Strike' tem venda suspensa no país

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 10:44 am
por Edu Lopes
Justiça de Minas suspende a venda dos games 'Counter-Strike' e 'Everquest' no Brasil


RIO - O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Goiás (Procon-GO) começou a recolher nesta sexta-feira, no Estado, cópias dos jogos de computador "Counter-Strike" e "Everquest". A medida é o resultado de uma determinação judicial expedida esta semana pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, em cumprimento ao decreto do juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz, datado de junho de 2007.

A sentença, válida em território nacional, é o resultado de uma ação civil (n° 2002.38.00.046529-6) movida pelo Ministério Público Federal (MPF) para que a União fosse condenada a suspender e proibir a distribuição e comercialização dos games citados em todo o território nacional. Segundo o site do Procon-GO, o jogo de tiros em primeira pessoa (FPS, da sigla em inglês) "Counter-Strike" e o game do tipo RPG online Everquest foram considerados impróprios para o consumo, "na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores, em ofensa ao disposto nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor".

O game "Counter-strike", criado nos Estados Unidos, tem sido citado na mídia nacional pelas adaptações feitas para o Brasil e que reproduzem imagens simuladas de troca de tiros entre bandidos, traficantes e policiais do Rio de Janeiro, em cenas que lembram favelas da cidade fluminense. No decreto, divulgado pela assessoria da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, o juiz alega que estes jogos "incitam à violência, propugnam pela idéia de que o mais fraco deve sucumbir ao mais forte, disseminam o prazer pela dor, pelo ódio e pela morte". Segundo ele, o destaque para a violência se agrava "à medida que o jogo (...), 'virtualiza' uma cena de embate entre a Polícia do Estado do Rio de janeiro e traficantes entrincheirados nas favelas, tendo por fundo musical um funk proibido. Na visão de especialistas, esse jogo ensina técnica de guerra, uma vez que o jogador deve ter conhecimento sobre táticas de esconderijo, como se estivesse numa guerrilha (...).

No decreto, o juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz determina ainda que unidades dos jogos sejam recolhidas e aplicadas multas diárias de R$ 5 mil para lojas e estabelecimentos que insistam em comercializar os produtos citados, bem como importem unidades dos games.

Na determinação que julga procedente a ação do MPF, o juiz respalda uma análise prévia, realizada pela juíza federal Cláudia Maria Rezende Neves, da 3ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais. A magistrada reconheceu como procedente as acusações da ação pública que questionava ainda as cenas de violência contidas nos jogos "Mortal Kombat", "Duke Nuken", "Blood", "Réquiem", "Doom" e "Postal", recomendando a suspensão da comercialização destes títulos no Estado de Minas Gerais.


Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/ ... 091782.asp

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 10:58 am
por Túlio
Grande josta, qualquer camelô tem, e isso se se quiser PAGAR, pois tá cheio de site e P2P pra piratear...

Em vez de ficar processando vago, ficam aí de frescuragem... :roll: :roll: :roll: :roll:

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 11:05 am
por Edu Lopes
É o que chamo de "Política de Tirar o Sofá da Sala". É mais fácil tomar uma atitude dessas que encarar o problema, principalmente na origem. Mais uma babaquice.

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 11:09 am
por Túlio
Juíza de josta... :evil: :evil: :evil: :evil:

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 12:11 pm
por Plinio Jr
Tanta coisa mais importante que estes juizes poderiam fazer para sociedade ao inves destas frescuras.... :roll: :roll: :roll:

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 12:13 pm
por Vinicius Pimenta
Decisão absolutamente lamentável, imbecil e ignorante.

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 12:28 pm
por gral
Túlio escreveu:Grande josta, qualquer camelô tem, e isso se se quiser PAGAR, pois tá cheio de site e P2P pra piratear...


Pois é, a primeira coisa que eu pensei quando eu vi o título foi "Alguém ainda compra jogo de computador?"

Quanto à decisão, é pura idiotice, mas nada que me surpreendesse.

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 12:41 pm
por Morcego
Sabe que eu gostei desta noticia, lembrou que eu não joguei CS HOJE AINDA.

vou carregar o server, volto depois um abraço gente.

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 3:02 pm
por Cabral
Eu só queria saber como o juíz chegou à conclusão que os jogos "incitam à violência, propugnam pela idéia de que o mais fraco deve sucumbir ao mais forte, disseminam o prazer pela dor, pelo ódio e pela morte". Ele jogou e sentiu vontade de sair atirando feito um louco nas ruas?
Falta do que fazer é ****


P.S.: jogas em quais servidores morcego?

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 3:11 pm
por Tripeiro
Este tipo de medidas tem o efeito contrário ao desejado. Para além disso não acho o counter-strike nada de especial em relação a violência.

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 4:03 pm
por Junker
E quem foi que pediu ao MPF? O Ministério da Aeronáutica.

Violência digital
Justiça manda apreender videogames considerados violentos

Os jogos para computador Counter Strike e Everquest estão proibidos em todo o território nacional por uma decisão da 17ª Vara Federal de Minas Gerais. Para o juiz Elísio Nascimento Batista Júnior, os jogos são impróprios para o consumo porque nocivos à saúde. A decisão foi dada em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal em Belo Horizonte, tendo como requerente o ministério da Aeronáutica. Em Goiás, o Procon já começou operação para apreender os jogos nos locais de distribuição e venda.

O Counter Strike reproduz uma guerra entre bandidos e policiais, com reféns, bombas, fuga, assassinato, armas, técnicas de guerra, táticas de guerrilha, nada que não se veja em filmes da sessão da tarde na televisão. O jogo foi criado nos Estados Unidos e adaptado para o Brasil. Na versão tropical, traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da ONU. A polícia invade o local e é recebida a tiros. Cena comum também no Jornal Nacional.

O participante pode escolher o lado do crime: virar bandido para defender a favela sob seu domínio. Quanto mais policiais militares matar, mais pontos. A trilha sonora é a música Funk Proibido. Cada um escolhe suas armas: pistolas, fuzis e granadas. Os melhores jogadores são os que têm conhecimento sobre técnicas de guerra.

No Everquest, o jogador pode receber tarefas boas ou más. As más vão de mentiras, subornos e até assassinatos, estas coisas que os brasileiros se acostumaram a ver em sessões de CPIs transmitidas em rede nacional. Muitas vezes depois de executadas as tarefas, o jogador fica sabendo que era apenas uma armadilha para ser testado para entrar em um clã (grupo).

“Os jogos violentos ou que tragam a tônica da violência são capazes de formar indivíduos agressivos, sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais”, ensina o Procon de Goiás, em seu site.

Na verdade, não existe consenso sobre a influência que violência difundida por diferentes meios tem sobre o comportamento dos humanos. Falar sobre prejuízos à saúde parece um tanto forçado. Neste caso, os jogos são realmente violentos, mas seu poder de condicionar as pessoas não difere daquele do noticiário da imprensa ou da ficção do cinema.

O advogado Omar Kaminski, especialista em Direito de Informática, lembra que, até agora, nenhum estudo logrou êxito em comprovar ligação entre aumento da violência e jogos de videogame. O advogado duvida também da eficácia de se fazer leis para enfrentar situações deste tipo: “Nos Estados Unidos, por exemplo, as leis estaduais que tentaram adicionar limites à violência nos videogames além de inócuas foram consideradas inconstitucionais.”

O Procon de São Paulo ainda está analisando o que vai fazer, diante da decisão da Justiça Federal de Minas Gerais.

Ação Civil Pública 2002.38.00.046529-6

Revista Consultor Jurídico, 18 de janeiro de 2008


para quem duvida, é só colocar procurar pelo numero do processo:
http://www.trf1.gov.br/Processos/Proces ... 2&SECAO=MG

Partes
Tipo Nome
REQDO UNIAO FEDERAL
REQTE MINISTERIO DA AERONAUTICA
Procurador PROCURADOR DA REPUBLICA
Procurador AERTON MIRANDA DA PAIXAO

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 4:13 pm
por Metal_777
morcego escreveu:Sabe que eu gostei desta noticia, lembrou que eu não joguei CS HOJE AINDA.

vou carregar o server, volto depois um abraço gente.


idem!!! :lol: :lol: :lol:

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 4:28 pm
por Morcego
Metal_777 escreveu:
morcego escreveu:Sabe que eu gostei desta noticia, lembrou que eu não joguei CS HOJE AINDA.

vou carregar o server, volto depois um abraço gente.


idem!!! :lol: :lol: :lol:


AI AI, que maravilha que é jogar de AWP. heheah.

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 4:53 pm
por Bolovo
Sempre a culpa é do jogo. CS eu me enjoei de jogar já e nem por isso saio por aí matando os outros ou atacando os PM!! :roll:

Enviado: Sáb Jan 19, 2008 7:50 pm
por scyther
[...] esse jogo ensina técnica de guerra, uma vez que o jogador deve ter conhecimento sobre táticas de esconderijo, como se estivesse numa guerrilha [...]

Muito cuidado com os guerreiros de lan house! [041] :lol: :lol: :lol:

Agora, acerca das incitações contra a moral pública, teríamos que interromper também as transmissões da Rede Globo, associados etc. Tendo em vista de que a maioria do transmitido em televisão aberta apela para a sexualidade, práticas desonestas e a citada violência.

Mas essa medida afeta o mercado sim, na medida em que somente o jogo original possui chave de registro válida para jogar no modo multijogador.