GEOPOLÍTICA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6556 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 22, 2023 8:36 pm

Túlio escreveu: Seg Mai 22, 2023 8:28 pm
Não se trata de Russos nem Ucranianos apoiarem ou não o LulE, trata-se de ianques e UE só verem uma saída para esse freje todo: A DELES, como sempre! São os que querem sempre guerras e mais guerras, naquelas cabeças de pau a vida toda é sobre isso apenas, nada mais importa.

Bueno, que se matem aos milhões, com já enjoaram de fazer, mas que nos deixem quietos no nosso canto.
Sim, a OTAN quer quebrar as pernas da Rússia, que é adversária global (veja eles se pegando na Africa). Mas o Brasil propor as negociações de paz neste estado em que está serve aos interesses da Rússia.

O Brasil não deveria se meter nessa briga de cachorro grande. Mas está.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: GEOPOLÍTICA

#6557 Mensagem por Túlio » Seg Mai 22, 2023 8:46 pm

knigh7 escreveu: Seg Mai 22, 2023 8:36 pm
Sim, a OTAN quer quebrar as pernas da Rússia, que é adversária global (veja eles se pegando na Africa). Mas o Brasil propor as negociações de paz neste estado em que está serve aos interesses da Rússia.

O Brasil não deveria se meter nessa briga de cachorro grande. Mas está.
Mas não é irônico? O antecessor era X FAXIXTX MALVADX porque não falava nada sobre o tema, já este se tornou porque fala, mas só o que os outros não querem ouvir. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6558 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 22, 2023 8:55 pm

Túlio escreveu: Seg Mai 22, 2023 8:46 pm
knigh7 escreveu: Seg Mai 22, 2023 8:36 pm
Sim, a OTAN quer quebrar as pernas da Rússia, que é adversária global (veja eles se pegando na Africa). Mas o Brasil propor as negociações de paz neste estado em que está serve aos interesses da Rússia.

O Brasil não deveria se meter nessa briga de cachorro grande. Mas está.
Mas não é irônico? O antecessor era X FAXIXTX MALVADX porque não falava nada sobre o tema, já este se tornou porque fala, mas só o que os outros não querem ouvir. [003] [003] [003] [003]
Por parte de alguns sim, vejo. Mas eu sempre defendi que o Brasil não se metesse nessa briga.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: GEOPOLÍTICA

#6559 Mensagem por Túlio » Seg Mai 22, 2023 9:21 pm

knigh7 escreveu: Seg Mai 22, 2023 8:55 pm
Túlio escreveu: Seg Mai 22, 2023 8:46 pm

Mas não é irônico? O antecessor era X FAXIXTX MALVADX porque não falava nada sobre o tema, já este se tornou porque fala, mas só o que os outros não querem ouvir. [003] [003] [003] [003]
Por parte de alguns sim, vejo. Mas eu sempre defendi que o Brasil não se metesse nessa briga.

Na verdade não me referi a ninguém em especial e sim sobre a própria fuente (Foice).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Mazocam2
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Ter Jan 30, 2018 1:13 am
Agradeceram: 37 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6560 Mensagem por Mazocam2 » Ter Mai 23, 2023 3:25 pm

Fazendo um exercício:

Lula vai ao encontro do Biden - Este que promete 50M para o fundo amazônico. Algo que não consta na declaração final, mesmo que insignificante, em outros tempos seria algo a ser comemorado. E não, não to comentando do que bateu continência a bandeira americana.

Lula não segue a cartilha do Eixo Arco-Iris, declarado como um "não aliado" dos ucranianos. Ainda mais porque não correu atrás do "líder da liberdade" - Uma bela válvula de escape para os problemas internos do Eixo. "Culpa dos Russos" - Afim para fortalecer o lobby armamentista americano, o único vitorioso de fato até aqui.

Com a proposta de paz brasileira, acabamos sendo inseridos em algo que não é problema nosso, mas não como se estivéssemos seguindo a onda de um lado ou do outro. E ganhando relevância, mesmo sendo colocado no Eixo du MAU.

O problema da analise é que ela esta acontecendo AGORA, então é só suposição. Não sabemos o que acontecerá:

• Pode acontecer um embargo para os GRIPEN's de algum País europeu?
• SE acontecer, qual medida seria tomada?
• Essa aproximação dos BRICS (Claro que cada um com seus próprios interesses) poderá trazer algo para nossas FA's? E não é material russo, mas chinês?

Tantas variáveis... fico na torcida para em algum fórum, um jovem americano, com as devidas credenciais, esteja soltando mais relatórios dos EUA :twisted: :twisted: para ganhar alguma discussão.




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6561 Mensagem por prometheus » Ter Mai 23, 2023 3:54 pm

knigh7 escreveu: Seg Mai 22, 2023 8:36 pm
Sim, a OTAN quer quebrar as pernas da Rússia, que é adversária global (veja eles se pegando na Africa). Mas o Brasil propor as negociações de paz neste estado em que está serve aos interesses da Rússia.

O Brasil não deveria se meter nessa briga de cachorro grande. Mas está.
Não sei se entendi bem, mas nas entrelinhas parece que o Lula está "forçando" um diálogo de paz para abrir espaço para uma reformulação do conselho de segurança, visto que ele está enfatizando muito isso pelos últimos acontecimentos, tal para, segundo ele mesmo, "recuperar o protagonismo do Brasil"... Não é que ele queira beneficiar a Rússia, embora esteja indiretamente, de fato. Se reformulado, o G4 seria contrário aos interesses russos, por alcançar o Japão e a Alemanha, tal como já sinalizado aqui - https://www.dw.com/pt-br/lavrov-critica ... a-65364052
Mazocam2 escreveu: Seg Mai 22, 2023 7:19 pm Ele esta totalmente senil, olha o que ele disse também:

"Os membros do conselho de segurança é que fazem guerra. Estados Unidos e Iraque foram discutidos no conselho de segurança? Não! Inglaterra e a França quando invadiram a Líbia, não! Putin agora, foi discutido no conselho de segurança? Não!", declarou o petista em entrevista coletiva realizada antes de retornar ao Brasil.


https://www.em.com.br/app/noticia/polit ... erra.shtml

Não sei o que passa na cabeça dele ao afirmar isso :roll:
suponho que a única finalidade, na cabeça dele, para se "intrometer" nisso seja para o Brasil alcançar o tão almejado "protagonismo internacional" reformulando o conselho de segurança...




Avatar do usuário
Mazocam2
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Ter Jan 30, 2018 1:13 am
Agradeceram: 37 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6562 Mensagem por Mazocam2 » Ter Mai 23, 2023 4:28 pm

prometheus escreveu: Ter Mai 23, 2023 3:54 pm
knigh7 escreveu: Seg Mai 22, 2023 8:36 pm
Sim, a OTAN quer quebrar as pernas da Rússia, que é adversária global (veja eles se pegando na Africa). Mas o Brasil propor as negociações de paz neste estado em que está serve aos interesses da Rússia.

O Brasil não deveria se meter nessa briga de cachorro grande. Mas está.
Não sei se entendi bem, mas nas entrelinhas parece que o Lula está "forçando" um diálogo de paz para abrir espaço para uma reformulação do conselho de segurança, visto que ele está enfatizando muito isso pelos últimos acontecimentos, tal para, segundo ele mesmo, "recuperar o protagonismo do Brasil"... Não é que ele queira beneficiar a Rússia, embora esteja indiretamente, de fato. Se reformulado, o G4 seria contrário aos interesses russos, por alcançar o Japão e a Alemanha, tal como já sinalizado aqui - https://www.dw.com/pt-br/lavrov-critica ... a-65364052
Mazocam2 escreveu: Seg Mai 22, 2023 7:19 pm Ele esta totalmente senil, olha o que ele disse também:

"Os membros do conselho de segurança é que fazem guerra. Estados Unidos e Iraque foram discutidos no conselho de segurança? Não! Inglaterra e a França quando invadiram a Líbia, não! Putin agora, foi discutido no conselho de segurança? Não!", declarou o petista em entrevista coletiva realizada antes de retornar ao Brasil.


https://www.em.com.br/app/noticia/polit ... erra.shtml

Não sei o que passa na cabeça dele ao afirmar isso :roll:
suponho que a única finalidade, na cabeça dele, para se "intrometer" nisso seja para o Brasil alcançar o tão almejado "protagonismo internacional" reformulando o conselho de segurança...
Quando a poeira abaixar e os europeus não tiverem mais o seu bode expiatório, se essa discussão vingar, ou seja, o conselho de segurança da ONU, não serão eles próprios a irem contra a Alemanha? Eu acho que a busca na vaga de conselho de segurança na ONU esta em segundo plano, por mais que se venha batendo nessa tecla. Afinal já é algo desejado pelo Lula não é de agora e todos sabem de suas posições. Além da Alemanha terem os seus vizinhos, o Japão também tem a China.

Acho que ele esta navegando em águas que ele já conhece e sabe o resultado final. A projeção que ele esta almejando não deve ser só sobre a reformulação, mas projeção para o Brasil dentro do próprio BRICS. Por mais que não seja um bloco de fato ainda, caminha para ser e ter a adesão de mais Países. E se a cúpula de agosto não for só uma visita a África do Sul para tirar fotos e memorandos decorativos, pode ser que ai seja o real objetivo.

Resta aguardar.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8609
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 391 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6563 Mensagem por prp » Ter Mai 23, 2023 5:20 pm

Lula só está jogando a hipocrisia na cara desse bando de FDP, que estão, a todo tempo, tentando enquadrar o Brasil. O trouxa do Zelenski não entendeu que é ele que vai se foder nessa, e mais e mais.

Lula foi bem claro, a saída encontrada pelo ocidente vai lançar o mundo em uma terceira guerra, e nuclear.




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6564 Mensagem por prometheus » Ter Mai 23, 2023 8:29 pm

Mazocam2 escreveu: Ter Mai 23, 2023 4:28 pm [
Quando a poeira abaixar e os europeus não tiverem mais o seu bode expiatório, se essa discussão vingar, ou seja, o conselho de segurança da ONU, não serão eles próprios a irem contra a Alemanha? Eu acho que a busca na vaga de conselho de segurança na ONU esta em segundo plano, por mais que se venha batendo nessa tecla. Afinal já é algo desejado pelo Lula não é de agora e todos sabem de suas posições. Além da Alemanha terem os seus vizinhos, o Japão também tem a China.

Acho que ele esta navegando em águas que ele já conhece e sabe o resultado final. A projeção que ele esta almejando não deve ser só sobre a reformulação, mas projeção para o Brasil dentro do próprio BRICS. Por mais que não seja um bloco de fato ainda, caminha para ser e ter a adesão de mais Países. E se a cúpula de agosto não for só uma visita a África do Sul para tirar fotos e memorandos decorativos, pode ser que ai seja o real objetivo.

Resta aguardar.

De fato, pode ser que ele esteja "jogando" com os 2 lados p saber se o Brasil se projeta melhor, e onde levará a melhor, logo não vejo mal nele, nessa situação, posicionar-se para "chamar atenção" para quem dá mais, até porque, penso eu, que os BRICS e G7 agora - c as mudanças desencadeadas pela guerra da Ucrania - estão se "definindo" melhor em 2 polos antagônicos. Pelo pouco que vi das relações internacionais, o BRICS está sendo a "alternativa" frente a OTAN e o G7, com as políticas de desdolarizacao sendo adotadas, alguns países desejando ingressar nele p não depender muito do ocidente, a china intervindo no oriente médio p beneficiar o bloco em detrimento dos EUA (e ocidente) assim como Rússia e Índia e etc etc. Logo acho muito difícil o Brasil manter-se totalmente neutro nesse cenário, embora fosse o "melhor" a se fazer. Só imagino que, dos BRICS, somos um dos mais irrelevantes... não receberemos muito apoio, suponho, e acho muito difícil o Brasil liderar um projeto que se distancie tanto do BRICS quanto do G7, logo estamos fadados cada vez mais a co-dependencia de algum "bloco" se os posicionamentos pendurarem... P os EUA ou p Europa cada vez mais isolada de hoje, e c a China económicamente forte e a guerra na Ucrânia perpetrada pela Rússia, neutralidade significa "apoio" velado, logo difícil haver "sintonia" nesse sentido, necessariamente desagradaremos alguém... Não sei o que o Brasil poderia fazer frente a isso, talvez buscar apoiar ora um ora outro em busca de uma força regional ao invés de internacional??? Mas difícil visto que a própria França, que deseja o diálogo da paz, é a mesma que não quer o acordo mercosul UE... Então francamente não sei.




Avatar do usuário
Mazocam2
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Ter Jan 30, 2018 1:13 am
Agradeceram: 37 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6565 Mensagem por Mazocam2 » Ter Mai 23, 2023 10:29 pm

prometheus escreveu: Ter Mai 23, 2023 8:29 pm
Mazocam2 escreveu: Ter Mai 23, 2023 4:28 pm [
Quando a poeira abaixar e os europeus não tiverem mais o seu bode expiatório, se essa discussão vingar, ou seja, o conselho de segurança da ONU, não serão eles próprios a irem contra a Alemanha? Eu acho que a busca na vaga de conselho de segurança na ONU esta em segundo plano, por mais que se venha batendo nessa tecla. Afinal já é algo desejado pelo Lula não é de agora e todos sabem de suas posições. Além da Alemanha terem os seus vizinhos, o Japão também tem a China.

Acho que ele esta navegando em águas que ele já conhece e sabe o resultado final. A projeção que ele esta almejando não deve ser só sobre a reformulação, mas projeção para o Brasil dentro do próprio BRICS. Por mais que não seja um bloco de fato ainda, caminha para ser e ter a adesão de mais Países. E se a cúpula de agosto não for só uma visita a África do Sul para tirar fotos e memorandos decorativos, pode ser que ai seja o real objetivo.

Resta aguardar.

De fato, pode ser que ele esteja "jogando" com os 2 lados p saber se o Brasil se projeta melhor, e onde levará a melhor, logo não vejo mal nele, nessa situação, posicionar-se para "chamar atenção" para quem dá mais, até porque, penso eu, que os BRICS e G7 agora - c as mudanças desencadeadas pela guerra da Ucrania - estão se "definindo" melhor em 2 polos antagônicos. Pelo pouco que vi das relações internacionais, o BRICS está sendo a "alternativa" frente a OTAN e o G7, com as políticas de desdolarizacao sendo adotadas, alguns países desejando ingressar nele p não depender muito do ocidente, a china intervindo no oriente médio p beneficiar o bloco em detrimento dos EUA (e ocidente) assim como Rússia e Índia e etc etc. Logo acho muito difícil o Brasil manter-se totalmente neutro nesse cenário, embora fosse o "melhor" a se fazer. Só imagino que, dos BRICS, somos um dos mais irrelevantes... não receberemos muito apoio, suponho, e acho muito difícil o Brasil liderar um projeto que se distancie tanto do BRICS quanto do G7, logo estamos fadados cada vez mais a co-dependencia de algum "bloco" se os posicionamentos pendurarem... P os EUA ou p Europa cada vez mais isolada de hoje, e c a China económicamente forte e a guerra na Ucrânia perpetrada pela Rússia, neutralidade significa "apoio" velado, logo difícil haver "sintonia" nesse sentido, necessariamente desagradaremos alguém... Não sei o que o Brasil poderia fazer frente a isso, talvez buscar apoiar ora um ora outro em busca de uma força regional ao invés de internacional??? Mas difícil visto que a própria França, que deseja o diálogo da paz, é a mesma que não quer o acordo mercosul UE... Então francamente não sei.

E tem mais variáveis:

- Paquistão no BRICS - Junto com a Índia e a China, tem suas contentas a resolver.
- Mercosul - Uruguai, mesmo afirmando que esta a passos lentos, mas progredindo o acordo de livre comércio com a China, corre o risco de sair do Mercosul. Lula deve entender que aqui é a sua área de influência e deve ter levado ao conhecimento dos chineses seus descontentamento com tal arranjo.
- Superada essa fase e o acordo ou não com a UE, o Mercosul quer buscar um acordo similar com a China, onde o Paraguai reconhece a ilha rebelde e não tem relações com a China. Outro lugar que Lula deve se impor. O abacaxi é dele e do Itamaraty e se e quando ocorrer, já deve se preparar para as manchetes: "Imperialismo brasileiro". (Os "Pedros" poderiam ter resolvido isso tudo, mas :twisted: :twisted: :twisted: )

Provável que na órbita brasileira, vamos fazer o que? Obras de infraestrutura - provável que já tenha acenado para o Uruguai nesse sentido. Com a Argentina idem.

"Ainnnnnnnnnnnn, o lula ladrão ta dando o nosso dinheiro"

Tá, e se quer ser grande, uma das facetas é investir em menores. O correto é brigar para que seja o mais transparente possível e que tenhamos os meios de receber de volta estes recursos, como estão sendo estudados com a Argentina.

E na ótica chinesa, creio EU, é muito mais interessante, mas muito, um Brasil integrado economicamente com eles, com agendas similares, com sua autonomia defendida, assim como a sua esfera de influência, do que o contrário. Afinal, alguém, logo acima do México já deixou claro, historicamente, que a visão que tem daqui é um "quintal".

Óbvio que eles tem seus interesses, mas o Brasil pode fazer um papel que o Japão faz, com a vantagem territorial, ManPower e recursos que o Japão não tem.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6566 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 31, 2023 12:06 pm

Israel Confirms Former Mossad Agent Killed After Boat Capsizes in Italy
The body of the ex-Mossad agent, who was identified by European media outlets as Erez Shimoni, was flown to Israel

Israel confirmed on Wednesday that the Israeli killed in Italy when a boat capsized in Lake Maggiore was a former Mossad agent. The man's body was flown to Israel on Wednesday.

Prime Minister Benjamin Netanyahu’s office extended condolences to his family and said that because of the nature of the former agent's work, further details could not be disclosed.

European media outlets identified the former agent as 54-year-old Erez Shimoni.

"The Mossad lost a dear friend, a committed and professional employee who dedicated his life to the security of the State of Israel for decades, even after his retirement," read a statement from the Prime Minister's Office on behalf of the Mossad.

Two Italian intelligence agents and a Russian woman – part of the two-person crew – on the boat also died when the boat capsized in northern Italy. According to newspaper La Repubblica, ten more Israeli intelligence officers were also on board.

Following the capsizing of the boat, both the Israeli team and their Italian counterparts swam a short distance to reach the shore, where they were promptly rescued.

Public aviation records reveal the presence of an Israeli executive plane, typically employed for official missions by Israeli authorities, which departed from Israel on Monday morning. The aircraft took off from Milan, near the lake where the accident occurred, and returned to Tel Aviv's Ben-Gurion Airport late Monday afternoon.

:arrow: https://www.haaretz.com/israel-news/202 ... 7f444f0000




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6567 Mensagem por Suetham » Ter Jun 20, 2023 8:24 pm





























The other day, Kazakh President Kassym-Jomart Tokayev paid a visit to China, where he signed 47 interstate agreements with the Chinese government and companies on bilateral cooperation.

Against this background, it is extremely curious to see how the Ukrainian-patronized channel Basho, remembered for inciting last year's protests in Kazakhstan, now covers the activities of the authorities in Astana through the prism of relations with Russia and China.

The opposition resource called Kazakhstan a “Chinese-Russian colony” because of the sale of uranium deposits for the development of Russia and permits for the construction of a wind farm in Zhambyl and a copper smelter in Karaganda regions.

The main thesis of "Base" is based on the establishment of a visa-free regime with China and the alleged sale of the resources of Russia and China. At the same time, once again, emphasis was placed on the need for mass protests and demonstrations throughout the country.

The channel itself has been fully working on anti-Russian and anti-Chinese propaganda since its inception, and calls to fight for “democratic values” (those that they tried to achieve in January 2022) in Kazakhstan clearly demonstrate a course towards undermining the situation in the country.

Moreover, its authors use the same method as in Ukraine. In retrospect, the relationship of the Kyiv regime with the collective West, one can see what the result of complete connivance with the course of the United States and allies.

Now the interest in the Ukrainian conflict in the West is gradually becoming less obvious, and the views of the United States and its allies are increasingly directed towards the Middle Kingdom. Against this background, the importance of Central Asia as a zone of conflict of interests is inevitably growing.














Zelensky rebuked the Arab countries for indifference to the Ukrainian conflict

Speaking at the Arab League summit, the Ukrainian president noted that some Arab leaders do not pay attention to the conflict.

“Unfortunately, in the world and here among you there are some who turn a blind eye to the situation with illegal annexations. And I am here so that everyone can face the truth,” he said.












Ukraine plans to massively expand its diplomatic presence in Africa, the Middle East, and Asia, working with Western allies to reduce Russia's political influence and economic ties around the world.

Ukraine plans to reappoint many ambassadors and open brand new embassies in nearly two dozen countries, from Ghana to Malaysia, in an attempt to galvanize broader global support for its fight against Russia outside of Europe and North America. The plan provides for the opening by Ukraine of 10 new embassies in Africa, as well as one in Guatemala.

The initiative, first announced by Ukrainian Foreign Minister Dmytro Kuleba in March, is gaining momentum in the coming months and demonstrates Kiev's plans to counter Russia's claims that most of the world outside of NATO either supports or is indifferent to the SMO.

Kuleba, who traveled to Africa last October in an attempt to reduce Russian influence, said his efforts are aimed at making countries pro-Ukrainian, not anti-Russian.







https://www.politico.eu/article/south-a ... sia-china/














https://assets.seudinheiro.com/2023/cri ... ital-rens/
Adeus dólar, olá yuan digital: China testará pagamentos internacionais com criptomoeda própria para Nova Rota da Seda
https://www.seudinheiro.com/2023/cripto ... edas-rens/
Adeus, dólar! (parte2): Rússia fortalece yuan digital da China e cria sistema de pagamentos internacionais que abre espaço para uso de criptomoedas

https://contee.org.br/adeus-ao-dolar-de ... larizacao/
Adeus ao dólar: depois dos Brics, Oriente Médio avança na desdolarização








https://www.unz.com/runz/russia-china-i ... nt-5864544
Russia, China, Iran... and Saudi Arabia?

https://policytensor.substack.com/p/the ... a-tripolar
The Strategic Implications of a Tripolar Nuclear Order

https://www.nytimes.com/2023/04/19/us/p ... aties.html
3 Nuclear Superpowers, Rather Than 2, Usher In a New Strategic Era

















Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6568 Mensagem por prometheus » Ter Jun 27, 2023 11:59 am

Imagem

Aqui o crescimento em % anual do PIB de alguns países de 2001 a 2021. A Austrália é a única que se manteve estável ao longo desses anos somente exportando produtos primários, tendo somente uma queda de -0,1% em 2020. Os demais, como Rússia exportadora somente de petróleo basicamente, e a Espanha e o México de veículos, peças e equipamentos (mercadorias c mais valor agregado), sentiram os efeitos das crises ocasionadas em 2008-09 e 2020.
Imagem




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6569 Mensagem por prometheus » Qui Jun 29, 2023 6:28 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#6570 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jun 30, 2023 11:58 am

Incrível como Brasil não consegue ultrapassar o México, mesmo eles estando em uma verdadeira narcoguerracivil.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder