Redução de efetivo

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Redução de efetivo

#1 Mensagem por Brasileiro » Ter Nov 27, 2007 10:31 pm

Olá,

Foi mencionada em (bem oportuna) reportagem da Veja a possibilidade de reduzirmos nossos efetivos do Exército para um número em torno de 100 mil, porém, com incremento de poder.
Segundo a revista, apenas 5 mil militares podem se deslocar imdiatamente (pqd e especiais), a proposta da revista seria aumentar esse número para 20 mil.

Bom, na minha opinião, a melhor alternativa seria transferir mais unidades (e criar outras) na Amazônia e fechar TG's de regiões menos 'estratégicas' como no interior da região sudeste e criar outros nas regiões de fronteira e Amazônia.
Alguns batalhões 'sem sentido' também deveriam ser fechados.
A FAB também deveria entrar na dança.

O que acham?



abraços]




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Sniper » Ter Nov 27, 2007 10:35 pm

Os TG's não podem ser fechados enquanto houver o SMO no Brasil.

Sou contra a redução do efetivo do EB, aliás, sou até favorável a um aumento dos efetivos!

Já a FAB é um caso a parte... 70 mil homens e uma operacionalidade ridícula... :oops:




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#3 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 27, 2007 10:36 pm

Eu acho que se não fizerem isso, pode vir o MBT que quiser, o fuzil mais moderno do mundo, o melhor caça do planeta, o melhor submarino do Atlântico, vai continuar a MESMA COISA. Eu acho excelente, sou o primeiro a apoiar uma redução dos efetivos e a profissionalização das FAs.

Abs.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
betoordie
Júnior
Júnior
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Ago 07, 2006 10:24 pm

Re: Redução de efetivo

#4 Mensagem por betoordie » Ter Nov 27, 2007 11:18 pm

Brasileiro escreveu:Olá,

Foi mencionada em (bem oportuna) reportagem da Veja a possibilidade de reduzirmos nossos efetivos do Exército para um número em torno de 100 mil, porém, com incremento de poder.
Segundo a revista, apenas 5 mil militares podem se deslocar imdiatamente (pqd e especiais), a proposta da revista seria aumentar esse número para 20 mil.

Bom, na minha opinião, a melhor alternativa seria transferir mais unidades (e criar outras) na Amazônia e fechar TG's de regiões menos 'estratégicas' como no interior da região sudeste e criar outros nas regiões de fronteira e Amazônia.
Alguns batalhões 'sem sentido' também deveriam ser fechados.
A FAB também deveria entrar na dança.

O que acham?

abraços]


A veja nao falou isso amigo!!

Pelo contrário, falou que o contigente de nossas forças armadas (considerando a nossa área e população) é uma das menores!

O nosso contigente tem que aumentar, nao diminuir!!

quem acha que o efetivo do eb é grande da uma lida aqui:

http://www.segurancaedefesa.com/Tamanho.html




Avatar do usuário
betoordie
Júnior
Júnior
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Ago 07, 2006 10:24 pm

#5 Mensagem por betoordie » Ter Nov 27, 2007 11:26 pm

Só pra complementar com dados atuais da própria veja (da revista -28 de novembro de 2007) com o título:

"Faltando Gente"

número de militares por grupo de 1 milhao de habitantes (do maior para o menor):

Chile 5500
EUA 4800
Cuba 4000
Colômbia 3600
Venezuela 2350
México 1900
Argentina 1850
BRASIL 1650




RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

#6 Mensagem por RenaN » Qua Nov 28, 2007 12:20 am

Caramba, estranho a China ganhar dos EUA... :lol: :lol: :lol: :lol:




[<o>]
Petrovski
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Sex Dez 22, 2006 12:04 am

#7 Mensagem por Petrovski » Qua Nov 28, 2007 2:01 am

Seria uma boa ironia Renan, se o país fosse a China, e não Chile. :wink:




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#8 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 4:11 am

Sniper escreveu:Os TG's não podem ser fechados enquanto houver o SMO no Brasil.

Sou contra a redução do efetivo do EB, aliás, sou até favorável a um aumento dos efetivos!

Já a FAB é um caso a parte... 70 mil homens e uma operacionalidade ridícula... :oops:
Concordo , temos necessidade para 220-230 mil homens no EB---SÓ A AMAZÔNIA precisa de mais 25 mil homens , no mínimo. Se somos a metade da América do Sul , ao menos nosso exército tem que ter a metade do efetivo do continente . Dá pra remanejar mais uns 3 ou 4 mil homens e só , precisamos aumentar o efetivo . Essa coisa de reduzir efetivo é pra país que não precisa de infantaria presente em suas fronteiras , que no Brasil são enormes e desertas . É URGENTE mais três brigadas de selva , Roraima , Rondônia-Acre e Amazonas , uma brigada de cavalaria mecanizada em Roraima , um batalhão de helicópteros de ataque em Manaus e outro em Campo Grande , fora os de transporte que tanto se precisa , mais uma brigada de infantaria motorizada no MS , unidades de artilharia de campanha e anti-aérea , isso em quase todos os comandos , além de precisarmos mais uma brigada completa de forças especiais em Manaus. Além de tudo isso , acho que tá na hora do exército ter seus próprios aviões , dos C-27J aos Caravan . O QUE HÁ DE SER FEITO É AUMENTAR O ORÇAMENTO DO EB .




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8845
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 439 vezes

#9 Mensagem por Pablo Maica » Qua Nov 28, 2007 12:12 pm

O problema é que o efetivo atual não é exorbitante, e ja beira a capacidade minima... o numero atual de 200 mil seria perfeito para a profissionalização, pq 200 mil para um país do tamanho do Brasil ja é pouco.

Se o EB dispusesse de mais recursos poderia dar inicio a este processo, mas...


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#10 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 28, 2007 8:59 pm

Não precisamos reduzir o efetivo, precisamos aumentar a verba.

3% ou 3,5% do PIB e conseguimos deixar a tropa atual com um salário digno e muito bem armada.

Depois de uns 10 anos pensariamos em aumentar essa tropa e continuar mantendo-a bem equipada, treinada e paga.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

#11 Mensagem por RenaN » Qua Nov 28, 2007 9:35 pm

Petrovski escreveu:Seria uma boa ironia Renan, se o país fosse a China, e não Chile. :wink:


Ops, é verdade Petrovski... :oops: :oops:

Fui na ânsia e nem li direito. :lol:




[<o>]
Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

#12 Mensagem por BrasileiroBR » Qua Nov 28, 2007 9:44 pm

temos é que profissionalizar todos e comprar meios para deslocar todos..

e não diminuir o efetivo.. que ja é extremamente baixo comparado com o tamanho do nosso território e população...

o certo seriam 500 mil....




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#13 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 9:51 pm

Amigos,

Concordo que não se deva reduzir o efetivo,e sim profissionalizá-lo ao extremo.Aumento de verbas,novos efetivos na Amazonia,novas forças de deslocamento rápido tudo isto é imprescindível.Acho que a situação atual vai mudar radicalmente com o futuro que se aproxima.

Abs,

Tigershark




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Redução em regiões

#14 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 28, 2007 11:01 pm

Derveria haver um aumento de efetivos na Amazônia, claro. Você pode colocar um soldado que está lotado numa organização de lá para combater em qualquer lugar do país, mas o inverso é mais difícil, é um estrangeiro em próprio território.
Mas no Sudeste e Sul deveria haver um enchugamento do num. total de tropas e unidades militares.
Por que?
Porque o cobertor é curto, os recursos são escaços. E também, vamos ser realistas, não há perspectiva de aumento da verba para as forças de modo sustentável, perene. E não há uma cultura de gastos militares expressivos. Eles não dão tantos votos...
Poderia redirecionar a verba economizada com o enxugamento para a compra de materiais.
Isto não é o ideal, mas é o possível.

Knight7




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Nov 29, 2007 8:26 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#15 Mensagem por Moccelin » Qui Nov 29, 2007 12:46 am

Vamos ser sinceros, aquela reportagem da Veja teve muitos pontos interessantes, PORÉM eu achei que teve muita coisa meio sem nexo escrito alí...
Começamos com a concentração de tropas no RJ de janeiro, lá é um ponto extremamente vulnerável, porém não acho que a concentração de tropas em sí seja um erro (a ver os Fortes americanos), afinal as tropas necessitam de campos de instrução, etc... Duas cidades que eu acho bem interessante nesse ponto são Campinas e Juiz de Fora (junto com Santos Dumont), e estou citando só duas que eu conheço. Porém eu acho que a altíssima concentração de tropas na cidade do Rio de Janeiro não é muito interessante do ponto de vista estratégico... É MUITO vulnerável...
Outra coisa que é falado na reportagem, o número de Generais 'por militar'... Compararam com países em guerra, o que é, no mínimo, ridículo... Tem que comparar com outros países em paz... Se entrássemos em guerra com alguém iríamos ligar o botão de "Reservistas, venham pra cá", e aí veríamos o efetivo duplicar rapidinho, e o que cresce em uma situação assim é o efetivo de oficiais subalternos, talvez alguns Capitães, e Soldados, Cabos e Sargentos modernos, e não o de Generais...

Na minha humilde opinião um efetivo de uns 250mil (um pouco maior que o atual), mas com um índice maior de profissionalização seria ideal, com mais batalhões em Minas e São Paulo (estes sim, 'migrados' do Rio de Janeiro), e mais batalhões no norte, nordeste e a parte 'molhada' do centro-oeste, sendo estes criados, e não 'migrados do RJ e RS.
Também sou favorável à criação de mais brigadas especializadas, como uma Brigada de Infantaria de Montanha, Caatinga, Pantanal.
Além de uma Aviação do Exército mais completa, com mais helicópteros utilitarios, helis de ataque puro, aviões de transporte e até aviões de ataque leve, como o ALX! Deixando para a FAB a missão de defender o espaço aéreo e realizar ataques estratégicos, com o apoio aéreo estando a cargo do próprio exército. Ah, claro... Treinamento DECENTE pra TODOS esses 250k militares... Não aquela idéia de um soldado passando todo o ano de instrução dele com menos de 100 tiros!

Ou seja, um Exército só um pouco maior em efetivo (de 200k pra 250k), porém com um custo operacional bem mais alto que os 25% de aumento de efetivo que eu citei...




The cake is a lie...
Responder