Buran x Discovery, Atlantis ou Endeavour Diferenças?

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

Buran x Discovery, Atlantis ou Endeavour Diferenças?

#1 Mensagem por PQD » Seg Nov 19, 2007 11:28 am

Buran Russo x Discovery, Atlantis ou Endeavour (EuA) quais as Diferenças? Parecem iguais no projeto externo... alguem teria dados infomaçoes?

PQD
Sênior
Sênior
Agradeceram: 6 vezes

Re: Buran x Discovery, Atlantis ou Endeavour Diferenças?

#2 Mensagem por PQD » Seg Nov 19, 2007 11:30 am

PQD escreveu:Buran Russo x Discovery, Atlantis ou Endeavour (EuA) quais as Diferenças? Parecem iguais no projeto externo... alguem teria dados infomaçoes?

achei pouca coisa

Imagem

Jacobs
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por Jacobs » Seg Nov 19, 2007 11:41 am

Acho que buzão espacial russo nem chegou a ir pro espaço... :roll:

Imagem
thicogo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes

#4 Mensagem por thicogo » Seg Nov 19, 2007 12:14 pm

Jacobs escreveu:Acho que buzão espacial russo nem chegou a ir pro espaço... :roll:

Foi sim.Eu acho que ele o foi o primeiro e unico onibus a ir ao espaço em piloto automático.Ele foi voltou e pousou sem tripulação.VALEU :wink:

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2751 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

#5 Mensagem por P44 » Seg Nov 19, 2007 2:21 pm

A Koslova tinha colocado em tempos um post Muito bom acerca do Buran, é procurar

Triste sina ter nascido português 👎
Carlos Mathias

#6 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 19, 2007 7:01 pm

Exatamente, fez um vôo completamente automático.

Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#7 Mensagem por Tigershark » Ter Nov 20, 2007 10:37 am

P44 escreveu:A Koslova tinha colocado em tempos um post Muito bom acerca do Buran, é procurar

Está difícil de encontrar,amigo P44..... :(

Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#8 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Nov 20, 2007 3:12 pm

de volta a Campo Grande - MS.
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#9 Mensagem por Tigershark » Ter Nov 20, 2007 3:17 pm

GERSON VICTORIO escreveu:sobre o Buran.

http://www.friends-partners.org/partner ... /buran.htm

Obrigado,Amigo Gerson! [009]

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2846 vezes

#10 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Nov 20, 2007 3:22 pm

É pena que não tenha chegado ao serviço activo, seria um projecto muito interessante (como de resto são por norma os projectos Russos).

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#11 Mensagem por LeandroGCard » Ter Nov 20, 2007 7:38 pm

Bem pessoal,

Eu já havia colocado algumas informações sobre esta questão do Buran x Space Shuttle há algum tempo, e estou repetindo abaixo para facilitar.

Abraços,

Leandro G. Card

Leandro G. Card escreveu:
Oi pessoal,

Como parece ter mais gente interessada, vou tentar dar uma pincelada nas diferenças conceituais entre o Space Shuttle e o Buran. É claro que eu sou só um amador interessado nestes assuntos aeroespaciais, e a Koslova poderá explicar isto muito melhor depois.

Basicamente, a diferença entre os dois veículos é que o Shuttle é um lançador espacial, enquanto o Buran é uma espaçonave. Isto quer dizer que o Shuttle foi concebido principalmente como um substituto dos foguetes descartáveis para LEVAR cargas para o espaço, enquanto o Buran É UMA CARGA em si, que vai ao espaço carregada por um outro lançador (o Energia) para aí realizar suas missões.

A idéia básica por trás do Space Shuttle era permitir o reaproveitamento da maior parte do "hardware" do veículo lançador, reduzindo assim o custo dos lançamentos de cargas ao espaço. Por isto os motores principais estão instalados na própria nave, embora não tenham nenhuma utilidade após o lançamento. Eles são a parte mais sofisticada e cara do sistema, e o resto da nave meio que só existe para trazê-los de volta em segurança. Um imenso esforço de desenvolvimento foi feito também para permitir que os boosters de combustível sólido utilizados no lançamento fossem reaproveitáveis, fazendo com que a única parte perdida em todo o sistema (além dos combustíveis, é claro) fosse o tanque de combustível que o veículo leva na barriga ao ser lançado.

Acontece que além de um substituto para os foguetes lançadores descartáveis, alguém da NASA teve a brilhante idéia de aproveitar e utilizar o Shuttle também como nave espacial. Já que ele seria grande o suficiente para levar diversos astronautas e devido até a razões aerodinâmicas teria que ter um espaço onde caberia direitinho uma cabine, os projetos de naves espaciais que os americanos estavam imaginando na ocasião (como o Dyna-Soar) foram “fundidos” ao conceito do Shuttle, gerando a concepção que finalmente veio a ser escolhida para desenvolvimento (foram consideradas diversas outras diferentes; Sem asas, não tripuladas, etc...).

Assim, além de simplesmente transportar cargas para o espaço (e eventualmente trazê-las de volta), o Shuttle também foi empregado como plataforma para diversas missões científicas, militares, etc... . Esta flexibilidade foi sua grande vantagem, e em última análise também a causa do declínio do programa espacial americano após o início da sua operação. Mas este já é um outro assunto.

Já o Buran foi concebido como plataforma para atividades espaciais e veículo de recuperação de cargas colocadas em órbita por outros lançadores, uma capacidade que o Shuttle já tinha e que poderia ser muito interessante, dependendo de como o programa espacial de cada país tivesse evoluído. Ele jamais foi pensado como um substituto dos demais foguetes lançadores soviéticos (uma escolha que o tempo mostrou ser mais adequada), e deveria ser ele mesmo lançado como carga do super-poderoso foguete energia, um lançador descartável tipo padrão.

Embora visualmente o conjunto Buran-Energia lembre o Shuttle com seu tanque de combustível e boosters instalados, na verdade o foguete energia é um sistema totalmente diferente, separado do Buran e que pode realizar missões de forma completamente independente. Com o fim da URSS e a crise econômica russa que se seguiu, o Buran foi aposentado após apenas um vôo de qualificação, e o energia nunca foi lançado novamente, pois no programa espacial russo atual não existem cargas que justifiquem a construção de um foguete desta categoria.

Espero ter esclarecido um pouco as diferenças fundamentais entre os dois veículos. A Koslova certamente poderá complementar e enriquecer estas informações, e corrigir eventuais erros que eu tenha deixado passar.

Abraços a todos.

Leandro G. Card.

Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#12 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Nov 20, 2007 11:27 pm

Tigershark escreveu:
GERSON VICTORIO escreveu:sobre o Buran.

http://www.friends-partners.org/partner ... /buran.htm

Obrigado,Amigo Gerson! [009]

Tigershark,

Tem esse vídeo que achei muito bom também.

http://www.youtube.com/watch?v=dHrBpgoi9Ck

a partir deste, há outros que também poderão ser acessado no youtube sobre o Buran.

Abraços

Gerson

PS. tem um site em russo sobre o Buram que é um espetáculo...pelo menos as fotos são magníficas....em boa resolução e históricas...não consegui achar ainda...eu tenho todas as fotos no meu pc...se eu não achar o site vou postá-las aqui depois.

de volta a Campo Grande - MS.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por ZeRo4 » Ter Nov 20, 2007 11:52 pm

Acho que o Shuttle separado é uma coisa a ser "esquecida". Os Americanos viajaram nesse conceito, os Russos foram mais expertos ao separar bem o Energya e o Buran. A Koslovan deu uma pincelada neste assunto e eu achei bem interessante.

Os Americanos voltaram atrás e agora estão projetando um sistema semelhante ao Apollo, ou seja, cápsulas... o projeto é bem interessante. Já os Russos com apoio dos Europeus estão projetando o Kliper que seria lançado no topo dos foguetes Zenit.

Façam suas apostas ;)

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2751 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

#14 Mensagem por P44 » Qua Nov 21, 2007 10:03 am

Triste sina ter nascido português 👎
Responder