Buran x Discovery, Atlantis ou Endeavour Diferenças?
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Buran x Discovery, Atlantis ou Endeavour Diferenças?
Buran Russo x Discovery, Atlantis ou Endeavour (EuA) quais as Diferenças? Parecem iguais no projeto externo... alguem teria dados infomaçoes?
- PQD
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Re: Buran x Discovery, Atlantis ou Endeavour Diferenças?
PQD escreveu:Buran Russo x Discovery, Atlantis ou Endeavour (EuA) quais as Diferenças? Parecem iguais no projeto externo... alguem teria dados infomaçoes?
achei pouca coisa
- P44
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Bem pessoal,
Eu já havia colocado algumas informações sobre esta questão do Buran x Space Shuttle há algum tempo, e estou repetindo abaixo para facilitar.
Abraços,
Leandro G. Card
Eu já havia colocado algumas informações sobre esta questão do Buran x Space Shuttle há algum tempo, e estou repetindo abaixo para facilitar.
Abraços,
Leandro G. Card
Leandro G. Card escreveu:
Oi pessoal,
Como parece ter mais gente interessada, vou tentar dar uma pincelada nas diferenças conceituais entre o Space Shuttle e o Buran. É claro que eu sou só um amador interessado nestes assuntos aeroespaciais, e a Koslova poderá explicar isto muito melhor depois.
Basicamente, a diferença entre os dois veículos é que o Shuttle é um lançador espacial, enquanto o Buran é uma espaçonave. Isto quer dizer que o Shuttle foi concebido principalmente como um substituto dos foguetes descartáveis para LEVAR cargas para o espaço, enquanto o Buran É UMA CARGA em si, que vai ao espaço carregada por um outro lançador (o Energia) para aí realizar suas missões.
A idéia básica por trás do Space Shuttle era permitir o reaproveitamento da maior parte do "hardware" do veículo lançador, reduzindo assim o custo dos lançamentos de cargas ao espaço. Por isto os motores principais estão instalados na própria nave, embora não tenham nenhuma utilidade após o lançamento. Eles são a parte mais sofisticada e cara do sistema, e o resto da nave meio que só existe para trazê-los de volta em segurança. Um imenso esforço de desenvolvimento foi feito também para permitir que os boosters de combustível sólido utilizados no lançamento fossem reaproveitáveis, fazendo com que a única parte perdida em todo o sistema (além dos combustíveis, é claro) fosse o tanque de combustível que o veículo leva na barriga ao ser lançado.
Acontece que além de um substituto para os foguetes lançadores descartáveis, alguém da NASA teve a brilhante idéia de aproveitar e utilizar o Shuttle também como nave espacial. Já que ele seria grande o suficiente para levar diversos astronautas e devido até a razões aerodinâmicas teria que ter um espaço onde caberia direitinho uma cabine, os projetos de naves espaciais que os americanos estavam imaginando na ocasião (como o Dyna-Soar) foram “fundidos” ao conceito do Shuttle, gerando a concepção que finalmente veio a ser escolhida para desenvolvimento (foram consideradas diversas outras diferentes; Sem asas, não tripuladas, etc...).
Assim, além de simplesmente transportar cargas para o espaço (e eventualmente trazê-las de volta), o Shuttle também foi empregado como plataforma para diversas missões científicas, militares, etc... . Esta flexibilidade foi sua grande vantagem, e em última análise também a causa do declínio do programa espacial americano após o início da sua operação. Mas este já é um outro assunto.
Já o Buran foi concebido como plataforma para atividades espaciais e veículo de recuperação de cargas colocadas em órbita por outros lançadores, uma capacidade que o Shuttle já tinha e que poderia ser muito interessante, dependendo de como o programa espacial de cada país tivesse evoluído. Ele jamais foi pensado como um substituto dos demais foguetes lançadores soviéticos (uma escolha que o tempo mostrou ser mais adequada), e deveria ser ele mesmo lançado como carga do super-poderoso foguete energia, um lançador descartável tipo padrão.
Embora visualmente o conjunto Buran-Energia lembre o Shuttle com seu tanque de combustível e boosters instalados, na verdade o foguete energia é um sistema totalmente diferente, separado do Buran e que pode realizar missões de forma completamente independente. Com o fim da URSS e a crise econômica russa que se seguiu, o Buran foi aposentado após apenas um vôo de qualificação, e o energia nunca foi lançado novamente, pois no programa espacial russo atual não existem cargas que justifiquem a construção de um foguete desta categoria.
Espero ter esclarecido um pouco as diferenças fundamentais entre os dois veículos. A Koslova certamente poderá complementar e enriquecer estas informações, e corrigir eventuais erros que eu tenha deixado passar.
Abraços a todos.
Leandro G. Card.
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Tigershark escreveu:
Obrigado,Amigo Gerson!
Tigershark,
Tem esse vídeo que achei muito bom também.
http://www.youtube.com/watch?v=dHrBpgoi9Ck
a partir deste, há outros que também poderão ser acessado no youtube sobre o Buran.
Abraços
Gerson
PS. tem um site em russo sobre o Buram que é um espetáculo...pelo menos as fotos são magníficas....em boa resolução e históricas...não consegui achar ainda...eu tenho todas as fotos no meu pc...se eu não achar o site vou postá-las aqui depois.
de volta a Campo Grande - MS.
Acho que o Shuttle separado é uma coisa a ser "esquecida". Os Americanos viajaram nesse conceito, os Russos foram mais expertos ao separar bem o Energya e o Buran. A Koslovan deu uma pincelada neste assunto e eu achei bem interessante.
Os Americanos voltaram atrás e agora estão projetando um sistema semelhante ao Apollo, ou seja, cápsulas... o projeto é bem interessante. Já os Russos com apoio dos Europeus estão projetando o Kliper que seria lançado no topo dos foguetes Zenit.
Façam suas apostas
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Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
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