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F-5M X Mirage2000C (GDA)

Enviado: Seg Out 29, 2007 1:12 am
por MARCOS RIBEIRO
Em caso de um combate frontal entre os dois caças F-5M e o Mirage 2000c do GDA......quem levaria a melhor ?????, levando em conta a hipótese de não serem acessorados por awacs e nem por radares de terra.

Tenho serias dúvidas, bem eu colocaria os seguintes pesos pra cada lado:

F-5M:

-RADAR GRIFO
-RWR , CHAFF E FLARES
-PEQUENA ASSINATURA RADAR
-ALCANCE DE RADAR ENTRE 60 E 80 KM
-MISSEIS DERBY......ALCANCE DE MAIS OU MENOS 60 KM(fire and forget)
-PIRANHA(DOGFIGHT)
-PEQUENA CARGA DE ARMAMENTOS
-AGILIDADE REDUZIDA PELO TANQUE EXTERNO E MISSEIS

F-2000

-RADAR RDI (54 M.nauticas....ou aprox. 70 m. nauticas = 100 a 129 km)
-RWR , CHAFF E FLARES
-MAIOR ASSINATURA RADAR, PORÉM COM MAIS POTÊNCIA E VELOCIDADE DE ASCENÇÃO E FINAL MAIORES)
-MISSEIS S-530D.....ALCANCE DE 40 KM (necessitando iluminar o alvo)
veloc. final 4500 km/h
-CARGA DE ARMAMENTOS MAIORES
-MAGIC (DOGFIGHT)
-AGILIDADE (COM CARGA)MENOS REDUZIDA, POIS O MOTOR DE MAIOR EMPUXO EQUILIBRARIA MELHOR O PESO POTÊNCIA FINAL.

Dados acima , EM UM EMBATE HIPOTÉTICO, SEM AJUDA SOLO, QUEM LEVARIA A MELHOR.........O que enxerga antes?? O que tem míssel com mais alcance?? O que não precisa iluminar o alvo até o final??

Aguardo análises dos meus amigos foristas.......grato mais uma vez , desculpem se minha dúvida é muito imbecil.....porém eu a tenho.
GRATO......a quem puder opinar.
Marcos

Enviado: Seg Out 29, 2007 1:51 am
por ZeRo4
Na minha opinião o maior problema do F-5BR é o radar que em modo look-down, se não me engano, não chega a 40km de alcance, permitindo que o Mirage-2000C lance os S-530D. Mas mesmo assim aposto todas as minhas fichas no F-5BR... Basta disparar dois Derbys, dar meia-volta e fugir, mesmo que o Mirage-2000C consiga lançar o S-530D não será problema, pq o F-5BR pode ainda dar meia-volta e nem precisa se preocupar com o S-530D pq o Mirage-2000C não vai ser louco de ficar iluminando o alvo com dois Derbys vindo em sua direnção.

É claro que como missão primária do GDA o Mirage-2000C é mais indicado, já que é um interceptador nato, mas pela tecnologia ainda fico com o F-5BR.

Enviado: Seg Out 29, 2007 3:49 am
por Booz
Creio que o alcançe maior do RDI pode, junto com a maior performance total do M2000, fazer diferença.
"Vendo" antes, ele poderia situar-se taticamente em melhor condição (mais alto), explorando sua razão de subida mais elevada.
Porém, estou citando uma diferença até mínima entre alcançe radar. isto se passaria em meros minutos, ou segundos aliás. Essa diferença talvez nem fizesse efeito.
Ainda assim, pela maior performance, eu ficaria com o matuza (nesse caso).

Enviado: Seg Out 29, 2007 7:48 am
por AlbertoRJ
Gente, o Derby não tem 60 km de alcance.
Eu fico com o Matusa, depois explico.

[]'s

Enviado: Seg Out 29, 2007 8:09 am
por Thor
O alcance dos radares é praticamente o mesmo... o que definiria seria o posicionamento, principalmente a altitude e velocidade que elevaria o RMax e LL1. Mas não dá para comparar Fox3 com Fox1... ou seja, o F-5 acaba se saindo melhor na maioria das vezes... nem sempre, por favor.

Enviado: Seg Out 29, 2007 8:09 am
por Thor
O alcance dos radares é praticamente o mesmo... o que definiria seria o posicionamento, principalmente a altitude e velocidade que elevaria o RMax e LL1. Mas não dá para comparar Fox3 com Fox1... ou seja, o F-5 acaba se saindo melhor na maioria das vezes... nem sempre, por favor.

Enviado: Seg Out 29, 2007 8:09 am
por Thor
O alcance dos radares é praticamente o mesmo... o que definiria seria o posicionamento, principalmente a altitude e velocidade que elevaria o RMax e LL1. Mas não dá para comparar Fox3 com Fox1... ou seja, o F-5 acaba se saindo melhor na maioria das vezes... nem sempre, por favor.

Enviado: Seg Out 29, 2007 8:45 am
por Jacobs
Acredito que um piloto astuto tiraria maior vantagem da performance dos Matuzas.

Ele subiria mais rápido e lançaria um R-530 primeiro, colocando o F-5M em posição de defesa. Nisso o M-2000C ja estaria proximo e atacaria com R-530 ou Magic II, ambos com um PK bem maior.

Quem joga Lock On, e gosta de voar com o Su-27, sabe que essa é a tática mais eficiente pra vencer misseis ARH. Tem que explorer a performance de subida e lançar primeiro (a velha tática do truco... garanta a primeira, porque se melar, a vantagem é sua!!! :lol: ).

Agora num confronto 2x2, dou vantagem para o F-5M. Nessas horas o datalink do mesmo faz a difereça.

Enviado: Seg Out 29, 2007 9:17 am
por Túlio
Sei lá, os F5M entrariam em data-link, um transmitiria e vetoraria o outro(este em silêncio) até o Matusa, que tentaria perseguir e atingir o que estivesse com o radar ligado, daí tomaria um Derby no lombo e 'adeus, Tia Chica'...

Enviado: Seg Out 29, 2007 9:32 am
por Degan
Thor escreveu:O alcance dos radares é praticamente o mesmo... o que definiria seria o posicionamento, principalmente a altitude e velocidade que elevaria o RMax e LL1. Mas não dá para comparar Fox3 com Fox1... ou seja, o F-5 acaba se saindo melhor na maioria das vezes... nem sempre, por favor.


Igual alcance de radar...????.
Solo por tamaño de antea y potencia de transmisión, el RDI tiene que ser de mayor alcance.

Respecto a un combate, nada es absoluto, pero me quedo con el F-5 en el plano horizontal y al uso de misiles BVR activos y en el futuro cercano, DASH y Python..

Saludos,

Enviado: Seg Out 29, 2007 9:49 am
por Booz
Sem querer ser demasiado simplista e reduzindo tanto a pouco, mas lembro de um brigadeiro da FAB (acho que foi o Bueno msmo) que dizia: o que importava era uma plataforma que pudesse lançar um míssil BVR. O resto eram traquitanas e penduricalhos.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Mas a situação se similariza, pois fazemos suposições sobre um vetor do final dos anos 60 dando couro no matuzão dos anos 80.
Uma pena o M2000 é um senhor avião, pena que mal armado e equipado.

Então...
se já temos um F-Super5BR, e armarmos e equiparmos, via SinaiEmbraer, o M2000, teremos o HiperMatuzão.
Aí, pra que F-X?
Tremei AS!! :lol:

Enviado: Seg Out 29, 2007 10:25 am
por Plinio Jr
Tudo vai depender da natureza do combate, um Mirage 2000C em termos de desempenho é infinitamente superior a um F-5M e este, possui eletronica mais sofisticada devido as suas modernizações....

Não dá para especular muito não, com certeza vamos tirar estas dúvidas nos proximos exercicios entre ambos...

Enviado: Seg Out 29, 2007 10:45 am
por orestespf
Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes

Enviado: Seg Out 29, 2007 10:51 am
por Plinio Jr
orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.

Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.

Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs

Sds,

Orestes


Grande Orestes...

Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...

Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....

Enviado: Seg Out 29, 2007 10:56 am
por Ed SP
Estive ontem no PAMA SP e conversei com um tenente do Grupo de Caça que fez um exercício simulado com os M2000. E segundo o que ele me disse, os M2000 não tiveram a menor chance.