Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

#46 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 26, 2007 12:04 pm

O Tiger é melhor em quê? especificamente, por favor. Não vale dizer que é mais bonito e europeu.

Voa mais alto, mais rápido, leva mais carga, armas mais efetivas, mais blindagem, mais alcançe? Enfim, é melhor em quê resumidamente?

Não cai no caso do Rafale? Muito bom, mas de preço e custos operacionais proibitivos para um país duro?

Idem o outro heli.

E aí? Quem faz o super-trunfo?

E, o preço, não esqueçam o preço.




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Wolfgang
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#47 Mensagem por Wolfgang » Sex Out 26, 2007 12:07 pm

Tigre
Fabricante: Eurocopter
País: Alemanha/França/Espanha
Tripulantes : 2
Turbinas: 2 MTR390
Armamento: Várias combinações- Canhão 30mm Nexter (GIAT), mísseis ar-terra (Trigat, Hot) ,foguetes 68mm e mísseis ar-ar (Mistral)
Autonomia: 800 km (s/ tanques extras)


Mi-35
Fabricante: Rostvertol
País: Rússia
Tripulantes: 3
Turbinas: 2 x VK-2500
Armamento: um canhão lateral 30mm, uma metralhadora 12,7mm no nariz, foguetes e mísseis terra-ar e ar-ar(Igla)
Autonomia: 415 km (s/ tanques extras)



Tirei do defesanet.




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Wolfgang
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#48 Mensagem por Wolfgang » Sex Out 26, 2007 12:08 pm

O Mi-171V
Fabricante – Mil ULAN
País: Rússia
Velocidade Máx.: 250 km/h
Turbina:2 x TV3-117VM / 2,200 SHP
Peso Máximo Take-Off: 13.000kg
Capacidade de carga: 4.000kg ou 36 soldados
Autonomia: 650 km


EC-725
Fabricante: Eurocopter
País: Alemanha/França
Turbina: 2 x TURBOMECA MAKILA 2A
Cap. de carga: 28 soldados




PRick

#49 Mensagem por PRick » Sex Out 26, 2007 12:11 pm

Carlos Mathias escreveu:O Tiger é melhor em quê? especificamente, por favor. Não vale dizer que é mais bonito e europeu.

Voa mais alto, mais rápido, leva mais carga, armas mais efetivas, mais blindagem, mais alcançe? Enfim, é melhor em quê resumidamente?

Não cai no caso do Rafale? Muito bom, mas de preço e custos operacionais proibitivos para um país duro?

Idem o outro heli.

E aí? Quem faz o super-trunfo?

E, o preço, não esqueçam o preço.


Concordo que o preço seja algo muito importante para os Helos, mas os MI-35M não são helos de ataque, são algo híbridos, os russos podiam ter oferecido os MI-28. Comparar os MI-35M com os Tiger é impossível, como podemos ver na foto, um tem capacidade de manobra de um avião, já o outro é um híbrido, entre helo de transporte e apoio de fogo.

Quanto a disputa entre MI-171 e os Cougar, os MI-171 levavam vantagem, mas a Eurocopter ofereceu os EC-725, trata-se um avanço enorme sobre os Cougar de 04 pás. Somente sabendo o que foi oferecido nos pacotes, para dizer algo de mais concreto.

Mas é certo de que se os Rafales forem escolhidos, os Russos devem levar os helos como prêmio de consolação. :twisted: :twisted:

[ ]´s




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#50 Mensagem por Sniper » Sex Out 26, 2007 12:38 pm

Só uma pergunta, caso os Russos vençam e ofereçam transferência de tecnologia em helicópteros, quem irá absorver tal tecnologia?

Fora a Helibrás, existe outra empresa do ramo habilitada para tal? :roll:




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#51 Mensagem por Plinio Jr » Sex Out 26, 2007 12:40 pm

orestespf escreveu:PRick:
Sinceramente,

Entre os EC-725 e Tiger e os MI-171V e os MI-35M, só se tiverem bêbados escolhem os russos. A Helibras pode montar aqui os 02 helos, e o Tiger é muito mais helo de ataque que os MI-35M. E os EC-725 poderia ser escolhido para equipar toda as nossa FA`s, o Cougar já está em serviço no EB e na MB, o Super-Puma na FAB.

Preferia que escolhessem os SU-35BM, são muito melhor produto que eos helos russos.


Já que usou o termo "bêbado"... :twisted: :twisted: :twisted:

Provavelmente os SU-35 só estarão disponíveis pra venda depois que a Rússia comprar uma quantidade razoável do mesmo. Dizem as más línguas que os russos não vão colocá-lo à venda antes de comprar um bom lote, não querem cometer erros do passado.

Abs,

Orestes


Aí que está o problema, até o presente momento, a FA russa não manifestou interesse em adquiri-lo... :idea: :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#52 Mensagem por Pablo Maica » Sex Out 26, 2007 12:40 pm

Deus nos ajude!!!

Mas é um ótima sabre que pelomenos teremos um heli especializado em ataque e não mais sapos e esquilos com SBAT 70 fazendo a frente no ataque.


Um abraço e t+ :D




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#54 Mensagem por Plinio Jr » Sex Out 26, 2007 12:46 pm

Wolfgang escreveu:Tigre
Fabricante: Eurocopter
País: Alemanha/França/Espanha
Tripulantes : 2
Turbinas: 2 MTR390
Armamento: Várias combinações- Canhão 30mm Nexter (GIAT), mísseis ar-terra (Trigat, Hot) ,foguetes 68mm e mísseis ar-ar (Mistral)
Autonomia: 800 km (s/ tanques extras)


Mi-35
Fabricante: Rostvertol
País: Rússia
Tripulantes: 3
Turbinas: 2 x VK-2500
Armamento: um canhão lateral 30mm, uma metralhadora 12,7mm no nariz, foguetes e mísseis terra-ar e ar-ar(Igla)
Autonomia: 415 km (s/ tanques extras)



Tirei do defesanet.


Como vetor de ataque, o Tiger é muito superior ao Mi-35, é mais recente, um produto novo, pode custar caro agora, mas tem uma longa vida útil operacional, algo que nao ocorrerá com o Mi-35.

Os russos deveriam ter entrado nesta jogada com o Mi-28....mas algo me diz que SE ocorrer esta compra, vão de MI-17 e Mi-35..




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#55 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 1:06 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:PRick:
Sinceramente,

Entre os EC-725 e Tiger e os MI-171V e os MI-35M, só se tiverem bêbados escolhem os russos. A Helibras pode montar aqui os 02 helos, e o Tiger é muito mais helo de ataque que os MI-35M. E os EC-725 poderia ser escolhido para equipar toda as nossa FA`s, o Cougar já está em serviço no EB e na MB, o Super-Puma na FAB.

Preferia que escolhessem os SU-35BM, são muito melhor produto que eos helos russos.


Já que usou o termo "bêbado"... :twisted: :twisted: :twisted:

Provavelmente os SU-35 só estarão disponíveis pra venda depois que a Rússia comprar uma quantidade razoável do mesmo. Dizem as más línguas que os russos não vão colocá-lo à venda antes de comprar um bom lote, não querem cometer erros do passado.

Abs,

Orestes


Aí que está o problema, até o presente momento, a FA russa não manifestou interesse em adquiri-lo... :idea: :idea:


Será? rsrs Garanto que sim! rsrs Fontes? Não estou sem tempo para procurar na Internet, mas a coisa já oficial, com data para recebimento pelos russos e data para venda externa.

Abraços,

Orestes




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Kratos
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#56 Mensagem por Kratos » Sex Out 26, 2007 1:07 pm

Sniper escreveu:Quase tive um infarto quando lí ! :shock: :D

Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte

Nelson During

O governo abriu uma licitação para a aquisição de dois lotes de helicópteros: um de transporte e outro de ataque. Esperado para o fim do ano de 2006 a licitação saiu agora. Os documentos do RFP (Request for Proposal) foram entregues pelos competidores à FAB, no dia 15 de Outubro.

Essa licitação que vinha gerando uma surda batalha, desde os primeiros movimentos, no final de 2006, atrai os holofotes não somente pela compra em si, mas pelo que sinalizará para as demais licitações dentro dos diversos Programas de Modernização da Forças Armadas, prometido para o segundo mandato do Governo Luiz Inácio.

Após o fiasco internacional do Programa F-X, o Comando da Aeronáutica, o Ministério da Defesa e em especial o terceiro andar do Palácio do Planalto devem levar a um porto seguro o processo, que está em curso.

A Licitação

A presente licitação segue um caminho diferente até então adotada pela FAB ao colocar como órgão que a gerenciará o Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG),sediado em São Paulo, ligado ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP), e não a um órgão como a COPAG ligado ao DEPED..

Com as saídas do Ministro Luiz Furlan, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, grande incentivador de uma compra direta de helicópteros russos, em troca por carne de frango, e do Comandante da Aeronáutica Brigadeiro Silva Bueno acreditava-se como morta a presente licitação.

Porém no segundo semestre de 2007 ela ressurgiu via o COMGAP e em tempo recorde foi lançado o RFI (Request for Information) e o RFP (Request for Proposal).

No dia 15 de Outubro foram entregues as propostas de três fabricantes estrangeiros às duas licitações.

Os Modelos

Os modelos oferecidos pelas empresas que responderam ao RFP foram: Eurocopter (Alemanha-França), AgustaWestland (Itália) e Rosoboronexport (Rússia), e os modelos são os seguintes:

Helicóptero de Transporte
Fabricante País Modelo
AgustaWestland Itália EH101 Merlin [009]
Eurocopter França/Alemanha EC-725
Rosoboronexport Rússia Mi-171V


Aqui a vantagem aparente é da Rosoboronexport que oferece um modelo de custo mais baixo do que seus concorrentes. Em especial a Eurocopter que teve de oferecer um modelo de maior capacidade de carga e mais avançado, o EC-725 é a última versão do Cougar, e a versão C-SAR, chamada Caracal, está operando no Afeganistão com as Forças Especiais Francesas. O Cougar está em operação pelo Exército Brasileiro.

Outro ponto é que a versão civil do Mi-171V já está certificado para operar no país desde Junho de 2005 em operações off-shore.


Helicóptero de Ataque
Fabricante País Modelo
AgustaWestland Itália AW 109LUH
AW 129
Eurocopter França/Alemanha Tigre
[009]

Rosoboronexport Rússia Mi-35M

A AgustaWestland propôs um mix de modelos o leve AW109LUH, de menor custo, com um sistema de armas flexível e o conhecido AW129 (anteriormente conhecido como Mangusta), mais caro, em operação no Exército Italiano. A oferta pode ser um mix dos dois helicópteros ou um modelo somente.

A Rússia apresentou o conhecido Mi-35M.

A Eurocopter apresentou o mais caro de todos os modelos de helicópteros de ataque oferecidos, o Tigre/Tiger, que está sendo fornecido para vários países europeus (Alemanha, França e Espanha) e a Austrália.

Detalhes

Uma análise preliminar sobre os possíveis custos dos modelos oferecidos indica um vencedor, a Rosoboronexport. Porém os outros dois fabricantes mostram confiança no seu conjunto de propostas industriais.

Podermos ter finalmente uma presença mais atuante do Grupo italiano Finmeccanica que é a Holding da AgustaWestland.

O mesmo para a Eurocopter, que tem uma fábrica no Brasil, a Helibrás, em Itajubá (MG) e a EADS, sua Holding, já atua no Brasil já há bastante tempo.

Os representantes das empresas foram módicos nas palavras. Alexey Garin o representante da Rosoboronexport no Brasil não quis dar detalhes da oferta, nem confirmar os modelos oferecidos pela sua empresa.

O representante da AgustaWestland, Comandante (R1) Roberto Duhá, mencionou a presença forte do modelo leve biturbina AW109, que deverá ter 85 unidades operando no mercado civil do Brasil, até 2010. O helicóptero EH101 Merlin já foi demonstrado para a Marinha do Brasil em anos recentes.

Eduardo Marson, Gerente Geral da EADS no Brasil , lembra a forte presença do grupo no Brasil, a Helibras e a próxima transferência da produção de estruturas de material composto para o país. As rês forças militares usam modelos de helicópteros produzidos pela Eurocopter, sendo alguns produzidos no Brasil.

O Futuro

As perspectivas da licitação estão em uma zona cinza já que o Ministro da Defesa menciona de que qualquer compra militar o item de "Transferência de Tecnologia" será fundamental e que nenhuma aquisição da área de defesa será feita antes de apresentado o Plano Nacional Estratégico de Defesa, previsto para Setembro de 2008.

A quantidade de helicópteros a ser adquirida é de 10-12 unidades em cada modelo (ataque e transporte), porém pode ser reduzido se o custo for maior do que o esperado. A verba disponível é de 300-400 milhões de dólares. Não há notícias sobre os meios de financiamento dessas licitações.

A definição de a FAB adquirir um helicóptero de ataque, e não tradicionalmente o Exército como ocorre na maioria dos países está nas palavras do então Comandante-Geral do Ar, Brigadeiro J. Carlos em entrevista a Defesa@Net, em 2003, ao detalhar o perfil de operações futuras da FAB.

A definição das licitações de ambos os modelos de helicópteros está prevista para Março de 2008.




:shock: :shock: :shock:
Choquei, vou voltar aqui pra ler isso com mais atenção.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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#57 Mensagem por orestespf » Sex Out 26, 2007 1:08 pm

Plinio Jr escreveu:
Wolfgang escreveu:Tigre
Fabricante: Eurocopter
País: Alemanha/França/Espanha
Tripulantes : 2
Turbinas: 2 MTR390
Armamento: Várias combinações- Canhão 30mm Nexter (GIAT), mísseis ar-terra (Trigat, Hot) ,foguetes 68mm e mísseis ar-ar (Mistral)
Autonomia: 800 km (s/ tanques extras)


Mi-35
Fabricante: Rostvertol
País: Rússia
Tripulantes: 3
Turbinas: 2 x VK-2500
Armamento: um canhão lateral 30mm, uma metralhadora 12,7mm no nariz, foguetes e mísseis terra-ar e ar-ar(Igla)
Autonomia: 415 km (s/ tanques extras)



Tirei do defesanet.


Como vetor de ataque, o Tiger é muito superior ao Mi-35, é mais recente, um produto novo, pode custar caro agora, mas tem uma longa vida útil operacional, algo que nao ocorrerá com o Mi-35.

Os russos deveriam ter entrado nesta jogada com o Mi-28....mas algo me diz que SE ocorrer esta compra, vão de MI-17 e Mi-35..


Sua última frase é muito óbvia, Plínio. rsrs Os russos só ofereceram estes dois hélis no tal edital recente. rsrsrs

Viagem minha: o povo do DB questiona a validade de hélis de ataque para a FAB. Se a proposta russa for vencedora, por que não esperar o Mi-28 para o EB?


Abraços,

Orestes




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#58 Mensagem por Beronha » Sex Out 26, 2007 1:15 pm

Mi 28 no EB seria o Ó DO BOROGODÓ




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#59 Mensagem por ThomasDWeiss » Sex Out 26, 2007 1:34 pm

Se os EUA vierem a vencer o FX2 - os franceses levam , dificilmente os Russos ganham esta, vejam que os EUA estao propondo transferencias a Marinha, eu acredito que uma encomenda da Russia nao traria vantagem.

É claro que com o Lula tudo é possivel.




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#60 Mensagem por Plinio Jr » Sex Out 26, 2007 1:37 pm

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Wolfgang escreveu:Tigre
Fabricante: Eurocopter
País: Alemanha/França/Espanha
Tripulantes : 2
Turbinas: 2 MTR390
Armamento: Várias combinações- Canhão 30mm Nexter (GIAT), mísseis ar-terra (Trigat, Hot) ,foguetes 68mm e mísseis ar-ar (Mistral)
Autonomia: 800 km (s/ tanques extras)


Mi-35
Fabricante: Rostvertol
País: Rússia
Tripulantes: 3
Turbinas: 2 x VK-2500
Armamento: um canhão lateral 30mm, uma metralhadora 12,7mm no nariz, foguetes e mísseis terra-ar e ar-ar(Igla)
Autonomia: 415 km (s/ tanques extras)



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Como vetor de ataque, o Tiger é muito superior ao Mi-35, é mais recente, um produto novo, pode custar caro agora, mas tem uma longa vida útil operacional, algo que nao ocorrerá com o Mi-35.

Os russos deveriam ter entrado nesta jogada com o Mi-28....mas algo me diz que SE ocorrer esta compra, vão de MI-17 e Mi-35..


Sua última frase é muito óbvia, Plínio. rsrs Os russos só ofereceram estes dois hélis no tal edital recente. rsrsrs

Viagem minha: o povo do DB questiona a validade de hélis de ataque para a FAB. Se a proposta russa for vencedora, por que não esperar o Mi-28 para o EB?


Abraços,

Orestes


Ia virar salada...como já está....




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