Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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joao fernando
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Re: Sobre o KC-390

#4966 Mensagem por joao fernando » Qui Out 19, 2017 9:19 am

O Xingu ta ai pra provar que estol é dose




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Sobre o KC-390

#4967 Mensagem por joao fernando » Qui Out 19, 2017 9:20 am

Alias em aviões com cauda em T, existe um certo angulo de ataque, mais velocidade, onde a esteira de turbulência da asa faz o profundor perder ação. Ai é troca de cueca




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Sobre o KC-390

#4968 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Out 19, 2017 4:45 pm

Creio que não houve incidente, pois "incidente" em estol com aeronave com cauda em "T" é crash!

Deviam, acredito, estar a testar os limites da aeronave para evitar que isto de dê e passar para os futuros operadores estes limites do envelope de voo bem definidos.

Não acredito que a descida repentina de 20.000 para 3.000 pés, ainda que não controlada e com carga de 4 G's possa ser classificada como incidente, pois papel de protótipo é passar por situações limítrofes. Mas, caso queiram tratar como incidente, que o façam...




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Re: Sobre o KC-390

#4969 Mensagem por Túlio » Qui Out 19, 2017 5:34 pm

Só é tratado como incidente porque, mesmo raspando, não virou ACIDENTE, e daqueles em que morre gente!

Se preferes acreditar que alguém despenca uns cinco quilômetros de propósito, tri... :roll: :roll: :roll: :roll:




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Re: Sobre o KC-390

#4970 Mensagem por hotm » Qui Out 19, 2017 5:45 pm

Mas alguma informação por parte da Embraer ??




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Re: Sobre o KC-390

#4971 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 19, 2017 5:57 pm

Túlio escreveu:Só é tratado como incidente porque, mesmo raspando, não virou ACIDENTE, e daqueles em que morre gente!

Se preferes acreditar que alguém despenca uns cinco quilômetros de propósito, tri... :roll: :roll: :roll: :roll:
Estou contigo nessa Tulio.

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Re: Sobre o KC-390

#4972 Mensagem por toncat » Qui Out 19, 2017 6:28 pm

Exclusivo - KC-390 – Testes ao Extremo

Teste de ESTOL (perda de sustentação) da aeronave cargueira multimissão KC-390 é para tripulação com "nervos de aço"

...
DefesaNet cumprimenta à equipe de projeto do KC-390 e a perícia da tripulação que é posta à grande pressão durante o teste. Como diz o documento sobre testes de ESTOL em aeronaves de grande porte.

“Patience is a virtue because several thousand
feet of altitude may need to be traded for airspeed.”

Ou simplesmente ter "nervos de aço".


...

http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... o-Extremo/
Comunicado EMBRAER
18 Outubro 2017

Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação.

Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.

A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo.




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Re: Sobre o KC-390

#4973 Mensagem por toncat » Qui Out 19, 2017 6:40 pm

Testes de estol do KC390: pouso não foi uma emergência.
Por Roberto Caiafa - out 18, 2017

http://tecnodefesa.com.br/testes-de-est ... mergencia/




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Re: Sobre o KC-390

#4974 Mensagem por Túlio » Qui Out 19, 2017 7:13 pm

Essa histeria toda na mídia está ficando com cara de ACOBERTAMENTO! Se não foi nada de mais, era só botar a aeronave pra voar de novo semana que vem e fim, ao invés dessa jogada estranha com a mídia de Defesa, da qual cada vez desconfio mais...




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Re: Sobre o KC-390

#4975 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Out 19, 2017 9:01 pm

Túlio escreveu:Só é tratado como incidente porque, mesmo raspando, não virou ACIDENTE, e daqueles em que morre gente!

Se preferes acreditar que alguém despenca uns cinco quilômetros de propósito, tri... :roll: :roll: :roll: :roll:
Imagino que estavam a 20.000 pés justamente devido a possibilidade de despencarem até os 3.000 pés.




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Re: Sobre o KC-390

#4976 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Out 19, 2017 9:05 pm

Túlio escreveu:Essa histeria toda na mídia está ficando com cara de ACOBERTAMENTO! Se não foi nada de mais, era só botar a aeronave pra voar de novo semana que vem e fim, ao invés dessa jogada estranha com a mídia de Defesa, da qual cada vez desconfio mais...
Não seguiram a modinha da empenagem em "T"? Agora aguentem o "tranco".
Pense no lado bom: se tem um limite bem estabelecido e uma atitude de voo que deve ser motivo de alerta os futuros operadores. isto é ótimo.




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Re: Sobre o KC-390

#4977 Mensagem por Túlio » Qui Out 19, 2017 9:27 pm

Ilya Ehrenburg escreveu: Não seguiram a modinha da empenagem em "T"? Agora aguentem o "tranco".
Pense no lado bom: se tem um limite bem estabelecido e uma atitude de voo que deve ser motivo de alerta os futuros operadores. isto é ótimo.
Ei, não me entendas mal, o histérico aqui não sou bem eu mas sim a EMBRAER, que saiu tacando fogo na mídia só porque um INCIDENTE que poderia acabar em tragédia mas NÃO acabou deixou todo mundo aparentemente aterrorizado. Não entendo a razão, protótipo vive caindo justamente porque são exigidos até limites que jamais serão forçados pelas aeronaves de série. E daí se tivesse se esborrachado, isso seria o fim do -390?

Brabo...




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Re: Sobre o KC-390

#4978 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Out 19, 2017 9:48 pm

Túlio escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: Não seguiram a modinha da empenagem em "T"? Agora aguentem o "tranco".
Pense no lado bom: se tem um limite bem estabelecido e uma atitude de voo que deve ser motivo de alerta os futuros operadores. isto é ótimo.
Ei, não me entendas mal, o histérico aqui não sou bem eu mas sim a EMBRAER, que saiu tacando fogo na mídia só porque um INCIDENTE que poderia acabar em tragédia mas NÃO acabou deixou todo mundo aparentemente aterrorizado. Não entendo a razão, protótipo vive caindo justamente porque são exigidos até limites que jamais serão forçados pelas aeronaves de série. E daí se tivesse se esborrachado, isso seria o fim do -390?

Brabo...
Taí, nossa perspectiva é convergente. Protótipos tem que ser exigidos nos seus limites.
Concordo também com o fato da Embraer está "pisando na bola" no tocante à comunicação midiática. Na minha opinião a Embraer perdeu uma oportunidade de ouro para ser didática e com isto trazer a mídia para si. Enfim, o mundo gira...
...




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Re: Sobre o KC-390

#4979 Mensagem por julio_cmb » Sex Out 20, 2017 1:15 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
Túlio escreveu:Essa histeria toda na mídia está ficando com cara de ACOBERTAMENTO! Se não foi nada de mais, era só botar a aeronave pra voar de novo semana que vem e fim, ao invés dessa jogada estranha com a mídia de Defesa, da qual cada vez desconfio mais...
Não seguiram a modinha da empenagem em "T"? Agora aguentem o "tranco".
Pense no lado bom: se tem um limite bem estabelecido e uma atitude de voo que deve ser motivo de alerta os futuros operadores. isto é ótimo.
Como assim modinha? Devem haver mais vantagens doque desvantagens pra ser desta maneira!




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Re: Sobre o KC-390

#4980 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Out 20, 2017 1:22 am

julio_cmb escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: Não seguiram a modinha da empenagem em "T"? Agora aguentem o "tranco".
Pense no lado bom: se tem um limite bem estabelecido e uma atitude de voo que deve ser motivo de alerta os futuros operadores. isto é ótimo.
Como assim modinha? Devem haver mais vantagens doque desvantagens pra ser desta maneira!
Vou esperar para você me apresentar uma vantagem, dormindo...

A montagem dos profundores no topo de um estabilizador apenas resulta numa empenagem mais pesada e complexa, que apresenta stall abrupto quando num ângulo de ataque elevando. Agora pergunto: do que adianta um transportador militar não poder decolar com elevado ângulo de ataque?
Bah!
Vão dizer:
- Melhor controle de arfagem;
- Voo mais suave;
- Melhor razão de planeio;
- Minimiza danos por detritos...
No campo real, no dia-dia prático, as vantagens são mínimas, quando não desprezíveis.
É por isso que a pergunta de muitos é por uma vantagem real de uma empenagem em "T" que compense os seus defeitos.

Modinha. O C-130 tem que tipo de empenagem? A Antonov escolheu uma empenagem convencional para o AN-70 por que?

https://eaglesky.files.wordpress.com/2011/10/deep_stall1.png




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