Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7531 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 07, 2024 2:49 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7532 Mensagem por gogogas » Sáb Mai 11, 2024 9:36 pm

A Embraer cedeu pra FAB um dos KC para demonstração ! Tem 5 KC operacionais na FAB neste momento




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7533 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 12, 2024 5:29 pm

Considerando o PT-ZNG, são 8 unidades do KC-390 no Brasil, com 7 unidades operando na FAB.
No momento existem apenas 4 unidades das 7 operacionais. As outras 3 estão indisponíveis por motivos técnicos, ou por simples e pura falta de verba para fazer o trabalho de revisão\manutenção.
Nem uma virgula sequer foi comentado até o momento na grande imprensa ou na especializada sobre o fato de o programa ter sido cortado em 9 unidades.
No governo, MD e FAB não respondem e nem tocam na questão. E ninguém está autorizado a falar no assunto.
Mesmo nas comissões de defesa da câmara e senado, o silêncio e omissão é a resposta para esta questão.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1434
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7534 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 12, 2024 7:13 pm

FCarvalho escreveu: Dom Mai 12, 2024 5:29 pm Considerando o PT-ZNG, são 8 unidades do KC-390 no Brasil, com 7 unidades operando na FAB.
No momento existem apenas 4 unidades das 7 operacionais. As outras 3 estão indisponíveis por motivos técnicos, ou por simples e pura falta de verba para fazer o trabalho de revisão\manutenção.
Nem uma virgula sequer foi comentado até o momento na grande imprensa ou na especializada sobre o fato de o programa ter sido cortado em 9 unidades.
No governo, MD e FAB não respondem e nem tocam na questão. E ninguém está autorizado a falar no assunto.
Mesmo nas comissões de defesa da câmara e senado, o silêncio e omissão é a resposta para esta questão.
O protótipo da EMBRAER foi cedido pra ajudar no transporte de mantimentos. Temos o avião 04 totalmente parado e sem previsão de retorno por conta do prejuízo ao entrar na nuvem de granizo. Os aviões 05 e 06 já foram atualizados e estão de volta à FAB. E o avião 07 está na EMBRAER para atualização de acordo com a certificação final. Será devolvido em 2 meses.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7535 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 13, 2024 1:01 pm

A minha pergunta incômoda é: quando a FAB vai parar de tapar o sol com a peneira e colocar na mesa suas reais necessidades, e capacidades, para atender não somente a si, como as demais forças armadas, e as onipresentes e ascendentes demandas por missões subsidiárias, que cresceram exponencialmente nos últimos 30 anos sem que qualquer medida efetiva para mitigar os recursos aéreos e logísticos da força tenham sido levados a efeito.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2401
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 681 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7536 Mensagem por EduClau » Seg Mai 13, 2024 1:10 pm

Me parece que a real necessidade já está sendo (mais ou menos) atendida: o seu custeio (como aliás acontece com o Estado como um todo).
Agora quanto às necessidades da sociedade, que seriam cobertas pelo operacional e investimentos isso fica com o que sobra, que nunca é muito.

Farinha pouca, meu pirão primeiro.

Sds.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7537 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 13, 2024 4:15 pm

Aí é que está o problema. As compras feitas nunca casam com o planejamento orçamentário das forças em nenhum prazo.
Os governos se habilitam a comprar e fazer marketing em benefício próprio, e sobra para os miliares se virar com o que lhes é dado a troco de pinga no orçamento. Nenhum político de fato está ou esteve preocupado com esta parte.
É mais fácil simplesmente cortar o orçamento e dizer "te vira" para o setor de defesa. Como ninguém vai reclamar mesmo. Então fica por isso.
Seria melhor começar a dizer não ao governo e à sociedade na hora de comprar coisas que, sabidamente, não terão suporte orçamentário e nem financeiro no longo prazo.
Porque é muito fácil qualquer governo botar dinheiro na Defesa apenas para tentar parecer bem na fita, mas o que vem depois, ninguém quer saber ou não está nem aí.
Se não cortar o mal pela raiz, vamos comer capim o resto da nossa existência.
Depois não dá para ficar reclamando do que não tem, ou que tem mas não consegue pagar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7538 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 13, 2024 5:50 pm

Bem ou mal, esta situação toda está servindo como mais uma excelente vitrine para o KC-390 se mostrar na prática a possíveis clientes de exportação.
Com apenas 5 aviões, incluindo o PT-ZNG que é da Embraer, a FAB está fazendo um baita esforço logístico com estes aviões, sem ter tido até agora qualquer problema de indisponibilidade com eles.
Mais um pouco e eles quebram o próprio recorde obtido anos atrás com o suporte a Manaus durante a pandemia.
O que, comercialmente, não deixa de ser muito importante.
Infelizmente estamos nos especializando em fazer marketing de produtos de defesa a base da nossa própria desgraça.
Os acionistas e mascates da Embraer devem estar felizes da vida neste momento.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7539 Mensagem por gogogas » Ter Mai 14, 2024 5:40 am

FCarvalho escreveu: Seg Mai 13, 2024 5:50 pm Bem ou mal, esta situação toda está servindo como mais uma excelente vitrine para o KC-390 se mostrar na prática a possíveis clientes de exportação.
Com apenas 5 aviões, incluindo o PT-ZNG que é da Embraer, a FAB está fazendo um baita esforço logístico com estes aviões, sem ter tido até agora qualquer problema de indisponibilidade com eles.
Mais um pouco e eles quebram o próprio recorde obtido anos atrás com o suporte a Manaus durante a pandemia.
O que, comercialmente, não deixa de ser muito importante.
Infelizmente estamos nos especializando em fazer marketing de produtos de defesa a base da nossa própria desgraça.
Os acionistas e mascates da Embraer devem estar felizes da vida neste momento.
Os 2 KC que estão com a Embraer pra demonstrações e testes , são da FAB , eles vão ser os últimos aparelhos a ser recebidos pela FAB e incluso no pedido de 19 ! O 3• aparelho acidentando foi desmontado e serviu como fonte de peças para outros aparelhos deu perca total ! Se caso ele tivesse operacional seria os 2 últimos em 2033 e não em 2034 como anunciado !




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7540 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 14, 2024 2:24 pm

Há o PT-ZNG, que é o segundo protótipo construído para testes, avaliação e demonstrações, e há também o FAB 2853 que era a primeira unidade de série produzida na Embraer e que a FAB deixou com a Embraer para substituir o modelo danificado no acidente de excursão de pista, com perda total. O 2853 deve ser incorporado à FAB cedo ou tarde. E espero que seja mais cedo do que tarde, vide as necessidades.

O PT-ZNG a FAB vai estudar se irá incorporar ou não o avião ao pacote de entregas. Mas isso só deve acontecer no final do processo, tendo em vista as demandas operacionais futuras e questões orçamentárias.

Os dois protótipos iniciais não são contados dentro das 28 unidades contratadas a priori. Se o modelo que sobrou na mão da Embraer for inserido no contrato, então serão 20 aeronaves e não 19 como consta no momento.

De minha parte, é urgente a FAB levantar a bola da retomada das 28 unidades contratadas. O momento propício é agora de pressionar congresso e governo. Se deixar passar esta infeliz oportunidade, não haverá outra tão cedo, a não ser que sejamos levados a nos engabelar em alguma rusga por causa de algum vizinho matreiro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7541 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 14, 2024 2:30 pm

O momento exige soluções rápidas e providentes. Seria uma boa hora para a FAB aludir a uma possível versão strech do KC-390 tendo em vista o aumento do volume de carga que o avião poderia levar.
Por mais que tenhamos quantidade, ainda assim, para cargas volumosas é sempre mais importante se ter espaço disponível do que peso transportado.
Os KC-390 estão sendo usados levando via de regra geral 14 ton por viagem, tendo em vista o volume das cargas em si, e não seu peso.
A versão esticada do avião da Emrbraer viria bem a calhar nestas horas.
E como as quantidades empenhadas neste momento no contrato não atendem totalmente as demandas das ffaa's e civis ao mesmo tempo, sem deixar alguém descoberto, é preciso argumentar junto ao poder público para que invista na capacitação das forças de modo a prevenir novas falhas e limitações como vistas agora no atendimento da tragédia no RS.
Inclusive, a aquisição de versões especializadas pela aviação naval não pode ser descartada.
Mas antes de tudo isso, temos que definir logo os tais 2% PIB para a defesa. Depois, a gente conversa sobre todo o resto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7542 Mensagem por gogogas » Ter Mai 14, 2024 5:02 pm

Esses 2 aviões de demonstração pertencem a FAB ! Nos slides mostram 2 KC sendo entregues em 2034 ! Justamente são elas , a mesma pertencem a FAB !




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7543 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 15, 2024 12:20 pm

gogogas escreveu: Ter Mai 14, 2024 5:02 pm Esses 2 aviões de demonstração pertencem a FAB ! Nos slides mostram 2 KC sendo entregues em 2034 ! Justamente são elas , a mesma pertencem a FAB !
Como disse, o 2853 é o primeiro avião produzido de série para a FAB, e que ficou na mão da Embraer para substituir o protótipo que deu perda total.
O PT-ZNG é da Embraer, e sua compra será ou não exercida ao final das entregas.
Claro, a FAB tem todo o interesse em ter este avião para si. O fato de estar nos gráficos apenas indica a intenção da FAB em dispor do mesmo ao final das entregas.
Os dois protótipos iniciais seriam entregues à FAB ao final do processo. Restou um, que deve, espero, ser entregue à FAB. Mas antes terão de pagar por ele.
Os dois protótipos não fazem parte do contrato das 28 aeronaves compradas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7544 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 18, 2024 8:28 pm

Acho que todos aqui já notaram que a FAB está praticamente negligenciando suas missões primárias em termos de transporte logístico militar em favor do apoio aos transporte de todo tipo de insumo para o RS. Com apenas 4 aviões disponíveis, praticamente tudo que a FAB faz hoje em matéria de transporte é carregar carga do país inteiro para o RS, seja usando os poucos KC-390 que tem, com os dois únicos KC-30.

Notar que nenhuma autoridade pública alardeou tal situação uma única vez desde que estas operações começaram. Nem congresso, governo, MD, ou FAB. Todos silenciaram. Mesmo da sociedade, nenhuma alusão ao fato da força aérea brasileira está praticamente empenhada em fazer a distribuição e suprir as necessidades materiais básicas dos gaúcho deixando na prática suas missões primárias de lado.

Não estou reclamando de nada, estão fazendo porque foram mandados fazer. Mas aqui cabe alguns questionamentos salutares que não vi em lugar algum:

1. o governo, em termos de logística, pode muito bem alocar aeronaves civis para fazer o transporte pesado de tudo que está sendo enviado para o RS por meio da alocação de empresas privadas, sejam elas cargueiras ou não, nacionais ou estrangeiras;

2. o uso intensivo dos aviões da FAB em missões que não são de sua alçada, e menos ainda prioritárias, em termos funcionais, está diminuindo em muito o tempo de uso operacional dos 4 a 6 KC-390 que possui, de modo que se continuarmos neste ritmo, brevemente estas unidades serão obrigadas a passar por manutenções mais pesadas, devido à alta demanda de seus voos; isto significa maiores custos, menor vida útil das células, maiores gastos com manutenção, e a consequente falta de substituição das células que forem sendo retiradas de linha;

3. em nenhum momento, ao menos de público, FAB ou governo foram em busca de soluções que complementem o esforço que hora a instituição está fazendo para manter a logística de abastecimento do estado do RS; assim, é mister impor questionamento ao governo pela falta da busca por opções que complementem o esforço da força aérea e ajudem, também, a minorar a carga de horas de voos em aviões e tripulações; qual o problema de pedir ajuda a outros países

4. a FAB praticamente está ignorando suas funções primárias de transporte militar nas últimas semanas com o apoio às atividades suprimento de bens e insumos ao RS, sem que, o cmdo da instituição, MD ou governo tenham qualquer preocupação com o fato dela não estar disponível para atender suas atividades primárias de força aérea;

5. até prova em contrário, FAB, MD e\ou governo não procuraram a Embraer para verificar a possibilidade de adiantar entregas de mais KC-390 a fim de aumentar sua capacidade de transporte e\ou diminuir a pressão sobre a frota existente; idem para aeronaves como os KC-30, que neste momento seriam de extrema importância para as operações de distribuição vindas do país e mesmo do exterior.

Enfim, mesmo que a maioria não considere que seja o momento para falar nestas coisas, em relação aos vários problemas de suprimentos e equipamentos das ffaa's, é nessas horas em que a realidade bate à porta, e joga na cara de todos, sociedade, imprensa, políticos, governos, militares que o que fazemos em Defesa nada mais é tentar disfarçar a realidade com compras sutis e perfumaria aqui e ali, a fim de tentar transparecer uma imagem que nem de longe representa nossas capacidades efetivas, e pior, resolvem os problemas reais que temos.

Até quando, ainda não sabemos. Talvez quando as águas do Guaíba resolverem abaixar. Aí a gente vê o que acontece. Se é que de fato queremos que algo aconteça neste país neste aspecto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7545 Mensagem por gogogas » Dom Mai 19, 2024 9:06 am

Mas nem tudo deve ser em volta da FAB , temos empresas no Brasil e pelo mundo que pode oferecer serviços com seus cargueiros ! Sem contar que temos transportadoras pelo Brasil




Gogogas !
Responder