Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4696 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 13, 2017 11:11 am

Embraer está perto de assinar contrato para venda de cargueiro KC-390 a Portugal, diz fonte
Reuters

https://extra.globo.com/noticias/econom ... 71694.html

A Embraer não dorme no ponto. Sabe que se depender da FAB ela venderia apenas 28 aeronaves e podia fechar a linha.

Mas o KC-390 não foi pensando para ser pequeno assim como a nossa força aérea e suas muito boas intenções e pouca capacidade de realização.

Ainda bem. :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4697 Mensagem por hotm » Ter Jun 13, 2017 6:28 pm





Editado pela última vez por hotm em Ter Jun 13, 2017 6:30 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4698 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 13, 2017 8:50 pm

hotm escreveu:
coloca o youtube e tira o s do http. :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4699 Mensagem por joao fernando » Qua Jun 14, 2017 10:22 am

FCarvalho escreveu:Embraer está perto de assinar contrato para venda de cargueiro KC-390 a Portugal, diz fonte
Reuters

https://extra.globo.com/noticias/econom ... 71694.html

A Embraer não dorme no ponto. Sabe que se depender da FAB ela venderia apenas 28 aeronaves e podia fechar a linha.

Mas o KC-390 não foi pensando para ser pequeno assim como a nossa força aérea e suas muito boas intenções e pouca capacidade de realização.

Ainda bem. :wink:

abs.
Deveria então ir buscar grana lá fora e não do GF. Certo?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4700 Mensagem por Penguin » Qua Jun 14, 2017 11:29 am

joao fernando escreveu:
FCarvalho escreveu:Embraer está perto de assinar contrato para venda de cargueiro KC-390 a Portugal, diz fonte
Reuters

https://extra.globo.com/noticias/econom ... 71694.html

A Embraer não dorme no ponto. Sabe que se depender da FAB ela venderia apenas 28 aeronaves e podia fechar a linha.

Mas o KC-390 não foi pensando para ser pequeno assim como a nossa força aérea e suas muito boas intenções e pouca capacidade de realização.

Ainda bem. :wink:

abs.
Deveria então ir buscar grana lá fora e não do GF. Certo?
@Carvalho:
Não é papel da FAB vender aeronaves. Esse é o papel da Embraer.
O apoio que a FAB/GF deu e importantíssimo, diga-se, foi financiar o desenvolvimento ou parte dele e encomendar a aeronave.

@JF:
Programas militares costumam ter o desenvolvimento ou parte dele financiado nacionalmente ou parcialmente por parceiros estrangeiros. Nos EUA, França, Alemanha, Russia, Índia e em quase toda o mundo é assim.
O GF/FAB são "parceiros de risco" e têm participação nos lucros (royalties).




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4701 Mensagem por joao fernando » Qua Jun 14, 2017 11:33 am

Penguin escreveu:
joao fernando escreveu: Deveria então ir buscar grana lá fora e não do GF. Certo?
@Carvalho:
Não é papel da FAB vender aeronaves. Esse é o papel da Embraer.
O apoio que a FAB/GF deu e importantíssimo, diga-se, foi financiar o desenvolvimento ou parte dele e encomendar a aeronave.

@JF:
Programas militares costumam ter o desenvolvimento ou parte dele financiado nacionalmente ou parcialmente por parceiros estrangeiros. Nos EUA, França, Alemanha, Russia, Índia e em quase toda o mundo é assim.
O GF/FAB são "parceiros de risco" e têm participação nos lucros (royalties).
No que não sou contra, mas a Cesar o que é de Cesar. KC existe por determinação da FAB e GF, sem eles não existiria o programa.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4702 Mensagem por Penguin » Qua Jun 14, 2017 12:38 pm

joao fernando escreveu:
Penguin escreveu: @Carvalho:
Não é papel da FAB vender aeronaves. Esse é o papel da Embraer.
O apoio que a FAB/GF deu e importantíssimo, diga-se, foi financiar o desenvolvimento ou parte dele e encomendar a aeronave.

@JF:
Programas militares costumam ter o desenvolvimento ou parte dele financiado nacionalmente ou parcialmente por parceiros estrangeiros. Nos EUA, França, Alemanha, Russia, Índia e em quase toda o mundo é assim.
O GF/FAB são "parceiros de risco" e têm participação nos lucros (royalties).
No que não sou contra, mas a Cesar o que é de Cesar. KC existe por determinação da FAB e GF, sem eles não existiria o programa.
Sim, foi isso mesmo.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4703 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 14, 2017 10:14 pm

Penguin escreveu:
joao fernando escreveu:No que não sou contra, mas a Cesar o que é de Cesar. KC existe por determinação da FAB e GF, sem eles não existiria o programa.
Sim, foi isso mesmo.
A ideia do KC-390 nasceu na Embraer, e foi digamos assim, encampada pela FAB/GF. Pois a empresa sabia, como sempre soube, que produtos militares que não vendem em casa, também não vendem lá fora.
O KC-390 foi feito, como de praxe na Embraer, para concorrer principalmente no mercado exterior, e nunca depender das encomendas da FAB para existir ou deixar de existir.
A parceria entre Embraer e FAB não é nenhuma novidade. A novidade aqui foi o GF ter apoiado a ideia desde o começo. Porque sequer havia, ou há demanda na FAB, para sustentar um projeto como este.
A Embraer pagou a sua parte e o governo a conta gostas, e quando quer, está pagando a dele.
O resto, a expertise da empresa em agregar valor ao seu nome e portfólio de produtos atestou a conquista de outros parceiros de risco.
Afinal, as 32 undes em opção de venda dos demais parceiros de risco é que vai tornar o projeto lucrativo e passível de sucesso no mercado. Porque no que depender só de vender para a FAB, o KC-390 seria mais uma pedra de tropeço na Embraer do que outra coisa.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4704 Mensagem por pmicchi » Qui Jun 15, 2017 11:28 am

a FAB deveria ao menos encomendar mais algumas unidades numa versão armada MPA/SAR, mantendo a capacidade de atuar em REVO e Transporte. Desconheço plataforma tão versátil, algo muito útil para pequenas forças aéreas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4705 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 16, 2017 11:54 am

pmicchi escreveu:a FAB deveria ao menos encomendar mais algumas unidades numa versão armada MPA/SAR, mantendo a capacidade de atuar em REVO e Transporte. Desconheço plataforma tão versátil, algo muito útil para pequenas forças aéreas.
a parte da patrulha naval da FAB inexoravelmente irá para a MB, que hoje tem várias outras prioridades.
será apenas questão de tempo ( muito tempo na verdade) para que surjam versões para uso em ambiente naval do KC-390.
Mas um passo de cada vez. Hoje a MB está tentando existir como uma marinha de guerra. Isto feito, mais adiante vai-se pensar em dar novas asas a aviação naval.
Já começamos bem com o KC-390 vendendo na Europa, que é na prática um quintal privativo dos USA em termos militares.
Embora a Embraer morra negando, o KC-390 nasceu para ser um cargo militar muito flexível e com mais vantagens em cima de seu principal concorrente, o onipresente C-130, que é o seu nicho de mercado.
Claro, ninguém na empresa espera que ele vá simplesmente derrubar o mito, mas com certeza ele se tornará e se afirmará nas próximas décadas como sendo uma referência muito forte/importante no seu setor de mercado. E qualquer coisa que voar depois dele já será considerando em bater ou igualar suas características
Já é um ótimo começo para um avião feito em um país que, diz-se, 'em desenvolvimento'. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37871
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2607 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4706 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 16, 2017 12:13 pm

FCarvalho escreveu:
pmicchi escreveu:a FAB deveria ao menos encomendar mais algumas unidades numa versão armada MPA/SAR, mantendo a capacidade de atuar em REVO e Transporte. Desconheço plataforma tão versátil, algo muito útil para pequenas forças aéreas.
Já é um ótimo começo para um avião feito em um país que, diz-se, 'em desenvolvimento'. :roll:

abs.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... muito_alto




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4707 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 16, 2017 12:28 pm

Sem querer entrar no mérito dos números, mas só quem vive aqui na merda que é este país, sabe o que significa dizer que somo um pseudo "país em desenvolvimento".

Desenvolvimento para uns pouquíssimos, e miséria, pobreza e descaso para a imensa maioria. Em todos os sentidos e setores da sociedade.

O Brasil não é só Rio e São Paulo. Aliás, o Brasil de verdade, sequer se parece com aquilo ali.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4708 Mensagem por pmicchi » Sáb Jun 17, 2017 2:13 pm

FCarvalho escreveu:
pmicchi escreveu:a FAB deveria ao menos encomendar mais algumas unidades numa versão armada MPA/SAR, mantendo a capacidade de atuar em REVO e Transporte. Desconheço plataforma tão versátil, algo muito útil para pequenas forças aéreas.
a parte da patrulha naval da FAB inexoravelmente irá para a MB, que hoje tem várias outras prioridades.
será apenas questão de tempo ( muito tempo na verdade) para que surjam versões para uso em ambiente naval do KC-390.
Mas um passo de cada vez. Hoje a MB está tentando existir como uma marinha de guerra. Isto feito, mais adiante vai-se pensar em dar novas asas a aviação naval.
Já começamos bem com o KC-390 vendendo na Europa, que é na prática um quintal privativo dos USA em termos militares.
Embora a Embraer morra negando, o KC-390 nasceu para ser um cargo militar muito flexível e com mais vantagens em cima de seu principal concorrente, o onipresente C-130, que é o seu nicho de mercado.
Claro, ninguém na empresa espera que ele vá simplesmente derrubar o mito, mas com certeza ele se tornará e se afirmará nas próximas décadas como sendo uma referência muito forte/importante no seu setor de mercado. E qualquer coisa que voar depois dele já será considerando em bater ou igualar suas características
Já é um ótimo começo para um avião feito em um país que, diz-se, 'em desenvolvimento'. :roll:

abs.
Se forem para MB, acho é motivo ainda maior para uma encomenda de uma versão MPA. Um KC-390 armado com dois MANs tem um raio de ação muito interessante, além da capacidade de transporte e reabastecimento. Seria uma ótima arma para MB.

Sonhando um pouco mais, poderia ser armado com um versao ar-mar/ar-terra do AV-TM 300 Matador da Avibras.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4709 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 17, 2017 3:48 pm

Eu tendo a crer que muito provavelmente se viermos a ter um Kc-390 na MB ele será cargo/revo e principalmente SAR.
A patrulha naval tende a ficar com os E-2.
Mas como estamos no Brasil, tudo pode acontecer. Ou simplesmente nada.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4710 Mensagem por pmicchi » Ter Jun 20, 2017 9:18 am

FCarvalho escreveu:Eu tendo a crer que muito provavelmente se viermos a ter um Kc-390 na MB ele será cargo/revo e principalmente SAR.
A patrulha naval tende a ficar com os E-2.
Mas como estamos no Brasil, tudo pode acontecer. Ou simplesmente nada.

abs
Não discordo dos argumentos sobre as vantagens de usar o E-2 como base para uma aeronave de patrulha ASW. Só tenho dúvidas do mercado para uma aeronave tão sofisticada e da capacidade da FAB/MB adquiri-la em quantidades adequadas.

Um KC-390 MPA/SAR tem um mercado bem maior (um E-2 MPA também mas creio que os custos de desenvolvimento seria mais altos e a aeronave menos versátil).




Responder