Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7411 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 11:58 am

Se for para o KC-390 operar vez em quando como base de apoio a alguma operação eventual, creio que ele leva de boa, mas, admito que a FAP deverá fazer algumas adaptações e\ou modernizações se quiser operar o avião da Embraer e outros nela, mesmo que temporariamente.
O avião pode funcionar sem maiores problemas em pistas curtas pavimentadas, mas, tem de ver o que realmente há de fato lá que restrinja a operação dele.
Como bem dissestes, foi ativada recentemente. Suponho que deva haver algum planejamento para que ela seja melhor aquinhoada com recursos a fim de receber melhor seus futuros visitantes, dando-lhes hospedagem mais receptiva.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 182 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7412 Mensagem por LM » Qui Dez 07, 2023 12:21 pm

A pista deve ter uns 2400 metros; de notar que foi recentemente promovido ao estatuto de Base Aérea (BA8), era Aeródromo de Manobra nº 1.

Mais "desafiante" :mrgreen: é o aeroporto da Madeira (Aeroporto da Madeira Internacional Cristiano Ronaldo) - onde o KC-390 já operou, até treinando "borregar" - civil (no arquipélago a base militar é na ilha de Porto Santo):



PS - entretanto já o CdM respondeu... e eu não reparei. :roll:




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7413 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 12:42 pm

Não tenho certeza, tenho que conferir no site da Embraer, mas, o KC-390 pode operar em pistas de até 1200 metros, com capacidade de operações de decolagem e aterrisagem em espaços menores que este.
Então, operar nesta nova base com uma pista deste tamanho com certeza não será problema para ele.
Na verdade, dependendo da carga e peso, ter 2400 metros para aterrissar é sempre melhor do que ter de calcular a dedo o uso da pista.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7414 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 1:24 pm



Muitas informações relevantes, e questões geopolíticas e geoestratégicas neste mais que interessante debate.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7415 Mensagem por hotm » Sex Dez 08, 2023 1:18 pm

Como portugues e que trabalhou no Ceiia estou orgulhoso deste projecto. ´
Algum pais da america do sul vai comprar isto?




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7416 Mensagem por EduClau » Sex Dez 08, 2023 1:31 pm

Nada, só Hercs de segunda mão e de preferência donados.

8-]




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7417 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Dez 08, 2023 4:36 pm

Ou quem sabe quando algum operador der baixa nos KC-390... daqui uns 20 anos...

Abraços,

Wesley




Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Sex Dez 08, 2023 6:47 pm, em um total de 1 vez.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7418 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 08, 2023 5:40 pm

O potencial aumento da escala de produção do KC-390 com três linhas ativas no futuro a médio prazo pode trazer melhores condições financeiras para que a vizinhança consiga arrumar os seus aviões, uma vez que os custos com o seu desenvolvimento já estarão todos pagos e a Embraer estará apenas embolsando o lucro com sua venda. Isto deve levar o preço unitário a valores mais atraentes para a América Latina, além dos custos gerais de manutenção e operação para baixo.

Mas esta é uma realidade que só se tornará palpável na próxima década para eles. Até lá, vão se virar com o Hércules que ainda mantém com ajuda norte americana.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7419 Mensagem por Guilherme » Sáb Dez 09, 2023 2:58 am

LM escreveu: Qui Dez 07, 2023 12:21 pmMais "desafiante" :mrgreen: é o aeroporto da Madeira (Aeroporto da Madeira Internacional Cristiano Ronaldo) - onde o KC-390 já operou, até treinando "borregar" - civil (no arquipélago a base militar é na ilha de Porto Santo)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7420 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 02, 2024 1:40 pm

Arabia Saudí negocia con Embraer la compra de 33 aviones de transporte C-390 Millennium
Los saudíes y los brasileños pretenden construir un centro regional de mantenimiento, reparación y revisión (MRO) y una línea de montaje final (FAL).
Imagem
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... millennium




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7421 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 03, 2024 12:04 pm

Como vão as negociações com os Indianos?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7422 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 08, 2024 1:55 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Jan 03, 2024 12:04 pm Como vão as negociações com os Indianos?
Segundo notícias vinculadas pela imprensa indiana, espera-se que o RFI\RFQ para o inicio do processo de seleção oficial seja posto este ano, com os concorrentes já sabidos.
Além disto, o que se sabe até agora é o de sempre. A Embraer esteve na Índia, e conversou com várias empresas e com a IAF, além de demonstrar o KC-390.
A licitação deve trazer, como esperado, uma lista de off set bem pesada, além da transferência de tecnologia. O make in India deve dar o tom do processo.
Se a Embraer tem de fato alguma vantagem com o seu cargo e a proposta a ser posta, ficamos a ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 182 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7423 Mensagem por LM » Sáb Jan 20, 2024 7:26 am





Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7424 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 24, 2024 11:38 am

Embraer recebe equipe da Hungria para treinamento no KC-390

https://www.airway.com.br/embraer-receb ... no-kc-390/

A Hungria deve receber o seu primeiro avião ainda este ano.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Diupa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 135
Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
Agradeceram: 30 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7425 Mensagem por Diupa » Ter Fev 06, 2024 3:35 pm

Concorrente do KC-390, C-130J ganha reforço para conquistar venda para a Suécia

As negociações do Brasil com a Suécia para uma possível exportação do KC-390 Millenium, eventualmente como uma compensação pela compra de mais caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira, ganharam uma concorrência de peso. A norte-americana Lockheed Martin anunciou ter assinado um Memorando de Entendimento com a empresa sueca MilDef a fim de fortalecer a oferta do cargueiro C-130J-30 Super Hercules para a força aérea do país nórdico.

“Alinhar nossa experiência com a MilDef fortalece a Lockheed Martin à medida que expandimos nossos relacionamentos com a indústria sueca para gerar empregos e benefícios econômicos, ao mesmo tempo que apoiamos a missão de energia aérea da Suécia por meio de nossa oferta C-130J-30 Super Hercules”, afirma o executivo Tony Frese, da Lockheed Martin, em comunicado da empresa. A MilDef é uma empresa integradora de sistemas civis e militares, fundada em 1997.

A Lockheed Martin destacou que a força aérea da Suécia já conta com uma frota de cargueiros C-130H, helicópteros UH-60M Black Hawk e mísseis antiaéreos Patriot, todos do grupo empresarial. Além disso, a fabricante norte-americana lembrou que Dinamarca e Noruega já contam com o C-130J, bem como as demais 26 instituições operadoras em 22 países.

Outro argumento de venda utilizado pela Lockheed é o de que já são 540 C-130J entregues do mundo, já tendo acumulado mais de três milhões de horas de voo.

https://www.edrotacultural.com.br/conco ... -a-suecia/




Responder