Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7456 Mensagem por Túlio » Qua Fev 21, 2024 9:42 pm

Fico só a imaginar se o bicho deslancha de vez: linhas de montagem na América (BR), Ásia (Índia e/ou SK) e OM (provavelmente Arábia Saudita): quanto tempo pros ianques (USAF) levantarem a bandeira branca e abrirem uma lá? Teria onde abrir uma na África também (SNME o Egito andou fazendo Tucano)? Europa (Portugal e/ou Holanda) me parece apenas questão de tempo para começarem a fazer o C-47 da 3GM... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Embraer C-390 Millennium avança com possíveis novos pedidos e mais linhas de montagem

Redação Forças de Defesa 20 de fevereiro de 2024


Um contrato com um novo cliente para o Embraer C-390 Millennium pode ser assinado até o final de março e o programa abrirá pelo menos mais uma linha de montagem em um futuro próximo, informa o chefe do negócio de defesa da Embraer à Aviation Week.

Joao Bosco Costa Junior, presidente da Embraer Defesa & Segurança, não identificou o possível assinante do contrato. O pedido poderia marcar a finalização de termos com um dos três países—Áustria, República Tcheca e Holanda—que se comprometeram a comprar o avião-tanque-transporte desde junho de 2022.

“Estou muito otimista para anunciar um novo operador no primeiro trimestre de 2024,” disse Bosco em uma entrevista na véspera do Singapore Airshow.

A Embraer também está comercializando o transporte bimotor para vários outros países, incluindo pelo menos os governos de Colômbia, Egito, Índia, Nigéria, Ruanda, Arábia Saudita, África do Sul, Suécia e EUA. O C-390, que faz sua primeira aparição no Singapore Airshow, fez paradas na Nigéria, Arábia Saudita e Índia a caminho da região Ásia-Pacífico. E a aeronave voará em seguida para a Tailândia para mais demonstrações locais.

Enquanto a empresa faz campanha para grandes pedidos de frota pelos governos da Arábia Saudita e Índia, Bosco disse que a Embraer está aberta a estabelecer linhas de montagem adicionais para o C-390, que atualmente é entregue apenas de Gavião Peixoto, Brasil.

Os governos da Arábia Saudita e da Índia frequentemente exigem que os fabricantes estabeleçam uma linha de montagem local em troca da assinatura de grandes pedidos de frota.

“Eu acredito que no futuro—no futuro próximo—o KC-390 terá mais de uma linha de montagem no mundo,” diz Bosco.

Mais de duas linhas de montagem também não foram descartadas. Perguntado se a Embraer estaria aberta a gerenciar três linhas de montagem globalmente, Bosco respondeu: “Pode ser. Poderiam ser quatro!”

As observações de Bosco refletem uma mudança na emenda do programa desde que a Holanda se comprometeu a comprar até cinco aeronaves em junho de 2022. Desde então, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul assinaram compromissos de comprar C-390s adicionais, juntando-se aos quatro compradores atuais Brasil, Hungria, Portugal e Coreia do Sul.

FONTE: Aviation Week

https://www.aereo.jor.br/2024/02/20/emb ... -montagem/




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7457 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 22, 2024 2:09 pm

Li em algum lugar que a Embraer estaria levando todo o seu portfólio de defesa para uma feria nos USA por estes dias. Ser escolhido para reabastecedor tático da USAF seria uma mão na roda de todo o programa, e daria ao KC-390 o título de vez de cargo tático militar do século XXI.

Ainda sou de opinião que cedo ou tarde uma das ffaa's norte americanas irá comprar o KC-390, nem que seja como amostra, deixando muita gente em Washington, e outros lugares, p.. da vida; mas é assim que as coisas funcionam.
US Navy e Marines são os candidatos que vejo como sendo os mais indicados para essa aquisição antes da USAF.

Quando o Bosco fala em até 4 linhas, é porque ele está indicando, e confirmando de certa forma, o que a Embraer está negociando em termos de vendas do avião no curto e médio prazo, que sabemos são USA, Arábia Saudita, Índia e Brasil. Estas 4 linhas de produção são mais que suficiente para atender literalmente todo o mercado mundial de aviões táticos militares.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7458 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Fev 22, 2024 4:49 pm

Túlio escreveu: Qua Fev 21, 2024 9:42 pm
Fico só a imaginar se o bicho deslancha de vez: linhas de montagem na América (BR), Ásia (Índia e/ou SK) e OM (provavelmente Arábia Saudita): quanto tempo pros ianques (USAF) levantarem a bandeira branca e abrirem uma lá? Teria onde abrir uma na África também (SNME o Egito andou fazendo Tucano)? Europa (Portugal e/ou Holanda) me parece apenas questão de tempo para começarem a fazer o C-47 da 3GM... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Embraer C-390 Millennium avança com possíveis novos pedidos e mais linhas de montagem

Redação Forças de Defesa 20 de fevereiro de 2024


Um contrato com um novo cliente para o Embraer C-390 Millennium pode ser assinado até o final de março e o programa abrirá pelo menos mais uma linha de montagem em um futuro próximo, informa o chefe do negócio de defesa da Embraer à Aviation Week.

Joao Bosco Costa Junior, presidente da Embraer Defesa & Segurança, não identificou o possível assinante do contrato. O pedido poderia marcar a finalização de termos com um dos três países—Áustria, República Tcheca e Holanda—que se comprometeram a comprar o avião-tanque-transporte desde junho de 2022.

“Estou muito otimista para anunciar um novo operador no primeiro trimestre de 2024,” disse Bosco em uma entrevista na véspera do Singapore Airshow.

A Embraer também está comercializando o transporte bimotor para vários outros países, incluindo pelo menos os governos de Colômbia, Egito, Índia, Nigéria, Ruanda, Arábia Saudita, África do Sul, Suécia e EUA. O C-390, que faz sua primeira aparição no Singapore Airshow, fez paradas na Nigéria, Arábia Saudita e Índia a caminho da região Ásia-Pacífico. E a aeronave voará em seguida para a Tailândia para mais demonstrações locais.

Enquanto a empresa faz campanha para grandes pedidos de frota pelos governos da Arábia Saudita e Índia, Bosco disse que a Embraer está aberta a estabelecer linhas de montagem adicionais para o C-390, que atualmente é entregue apenas de Gavião Peixoto, Brasil.

Os governos da Arábia Saudita e da Índia frequentemente exigem que os fabricantes estabeleçam uma linha de montagem local em troca da assinatura de grandes pedidos de frota.

“Eu acredito que no futuro—no futuro próximo—o KC-390 terá mais de uma linha de montagem no mundo,” diz Bosco.

Mais de duas linhas de montagem também não foram descartadas. Perguntado se a Embraer estaria aberta a gerenciar três linhas de montagem globalmente, Bosco respondeu: “Pode ser. Poderiam ser quatro!”

As observações de Bosco refletem uma mudança na emenda do programa desde que a Holanda se comprometeu a comprar até cinco aeronaves em junho de 2022. Desde então, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul assinaram compromissos de comprar C-390s adicionais, juntando-se aos quatro compradores atuais Brasil, Hungria, Portugal e Coreia do Sul.

FONTE: Aviation Week

https://www.aereo.jor.br/2024/02/20/emb ... -montagem/
Se acontecer, podem ajoelhar e pedir desculpas para a FAB, que durante muito tempo foi criticada, pela alteração do projeto.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7459 Mensagem por Cassio » Qui Fev 22, 2024 5:56 pm

Interessante notar o repentino sumiço da Internet dos críticos ferrenhos do KC390.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7460 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 23, 2024 11:13 am

Fui chamado de doido quando falei que o cargueiro teria a mesma trajetória do Rafale e muitas FAs por ai se dariam conta que o KC-390 é outro mundo frente ao C-130J.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7461 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2024 11:39 am

Uma notícia que não fala sobre o KC-390, mas diz tudo sobre o futuro dele na Europa.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7462 Mensagem por prometheus » Sáb Fev 24, 2024 8:07 am

https://www.yahoo.com/news/embraer-sees ... 32381.html

Embraer sees strong demand for C-390 Millennium airlifter in Asia

SINGAPORE — After a successful bid in South Korea, Brazil aerospace company Embraer anticipates high market demand in Asia for its C-390 Millennium tactical airlifter.

South Korea’s Defense Acquisition Program Administration selected the C-390 in December under a $544 million Large Transport Tactical Aircraft II program. While the cargo plane had been raking in business from European and Middle Eastern countries in 2023, the order was the company’s first in Asia.

“The Korean decision was very important,” Embraer Chief Commercial Officer for International Business Federico Lemos told reporters during a security and defense briefing at the Singapore Airshow this week. “We are receiving a lot of interest and this is part of a greater opportunity.”

Embraer did not disclose target markets, but officials indicated that new customers may be revealed in the first quarter.

Officials said they plan to take the C-390 plane on display at the Singapore Airshow to other countries in the region before returning to Brazil.

Despite lacking a publicized order in Southeast Asia, the company signed a maintenance, repair and overhaul agreement with ST Engineering this week dedicated solely to the C-390.

Executives also said Embraer intends to leverage an existing partnership with Swedish firm Saab to explore new markets. The companies signed a production line deal for Saab’s Gripen fighters in Embraer’s Gaviao Pexioto plant in Brazil last May and ihave agreed to pitch the C-390 together to the Swedish Air Force.

Apart from the partnership with Saab, Embraer has engaged with domestic firms to offer the C-390.

Earlier this month, the company partnered with India’s Mahindra Defence Systems to offer the C-390 to the Indian Air Force. The IAF sought to replace aging AN32 planes and was reportedly planning to order 40 to 80 medium transport aircraft.

In December, the company signed a memorandum of understanding with state-owned Saudi Arabian Military Industries to pitch the C-390 to the Ministry of Defense and to establish a regional MRO hub and assembly line in the country.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7463 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 24, 2024 12:25 pm

A Embraer não se daria o trabalho de assinar um MOu com a ST Engeneer, maior empresa de Singapura na área de tecnologia e defesa, a não ser que estivesse cogitando negociações com a força aérea daquele país. E isto com certeza já estava acontecendo muito antes daquela feira. A assinatura daquele documento é apenas o coroamento da missão, de longo prazo, que é fixar o apoio logístico, tecnológico e comercial do avião na região. Com repercussão para o restante do portfólio comercial da empresa.

Onde os caças da SAAB estiverem sendo negociados na Ásia, pode apostar que a Embraer está por trás cogitando também o seu cargo. E o mercado asiático de fato é bem grande, considerando a possível encomenda indiana. A Coréia do Sul ter encomendado o C-390 e não dispor números a público diz muito sobre o futuro a médio e longo prazo deste negócio e seus possíveis desdobramentos na área comercial e tecnológica.

Vamos aguardar pela informação do próximo cliente, que creio, deve ser a Arábia Saudita, já que tudo o que ainda precisava ser aparado em termos de arestas deve ter sido feito até a feira de defesa em Riad. Os sauditas comprando o KC-390, as vendas vão deslanchar no oriente médio e norte da África, quiçá além.

Lamentavelmente a América Latina, e especialmente a América do Sul não é um mercado com o qual se possa contar no momento. Algo que pontua na hora de vender longe de casa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7464 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 05, 2024 1:37 pm

Embraer negocia venda do C-390 Millennium para a Arábia Saudita e quer maior presença na região

https://www.msn.com/pt-br/noticias/bras ... r-BB1jj2Df

Parece que agora é oficial.
Resta torcer para que este negócio encontre bom termo, o que penso será o caso.
A venda para os sauditas sendo fechada, a Índia é só questão de tempo e ajustes finos.
Duas tacadas em um só ano seria o melhor dos mundos para a Embraer e para o programa KC-390.
E muitos dividendos para a FAB.
O negócio saudita está estimado em 2 bilhões de dólares. Façam as contam para ver o que a FAB irá receber em royalties disto tudo.
UAE e Egito são os próximos clientes a seguir se o negócio for fechado este ano. E não é para pouca coisa, no caso deste último.
Vender mais de uma centena de KC-390 em apenas um ano seria o melhor dos mundos para a Embraer.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7465 Mensagem por Túlio » Dom Mar 10, 2024 10:51 pm

Alguém viu algum post sobre o 390 já estar operando em pistas da ANTÁRTIDA? Nunca tinha visto nada até poucos dias atrás e estava meio que na correria, nem salvei o link, mas achava que só largava carga lá de para-quedas, parecendo a mim q era sua única desvantagem em relação ao 130.

Achei de novo, nem sabia também essa de poder variar a pressão dos pneus, tipo o Guarani... 🤯

https://www.zona-militar.com/2024/02/29 ... antartida/




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7466 Mensagem por Cassio » Ter Mar 12, 2024 8:07 pm

Essa questão da variação do pressão dos pneus é velha e até o ST quando opera em pistas semi preparadas tem sua pressão dos pneus ajustada.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7467 Mensagem por Túlio » Qua Mar 13, 2024 4:39 pm

Bom, EU não sabia, e muito menos dessa outra de poder operar na Antártida, que é "meio diferente" do Alaska.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7468 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 14, 2024 1:31 pm

Particularmente eu nunca vi nenhuma propaganda oficial da FAB mostrando a operação em terra do KC-390 na Antártica.
O que ela já mostrou foi o lançamento de carga sobre a base brasileira por lá, mas aterrizar mesmo isso nunca vi. Mas posso estar enganado.

Neste momento, salvo erro, por lá é inverno, o que faz com que aterrizar por lá só na próxima campanha de verão, que deve começar agora no primeiro semestre deste ano. Se vão fazer isso ou não, temos que esperar a FAB dizer.

De resto, em programa sobre o cargo da Embraer, o Felipe Salles junto com o Galante no Base Militar Vídeo Magazine fizeram uma explanação sobre os países visitados pelo avião já em 2024, que se minha memória não me trai, são: Arábia Saudita, EAU, Nigéria, Gana, Cingapura e Tailândia até o momento.

Todas as rotas são planejadas de forma a permitir a demonstração do avião a maior quantidade de países potencialmente interessados no mesmo na mesma viagem.

No caso dos países africanos, na Nigéria o KC-390 está concorrendo com o Hércules -J, o Y-20 chinês e o A400M da Airbus. Não se sabe até o momento em que pé está este processo, apenas que o governo do país está interessado em um novo vetor para dotar a força aérea. Já Gana tem interesse desde há tempos, e pode se tornar efetivamente um cliente dele. Além de Gana, lembro que Uganda também estaria interessada em comprar 2 unidades do avião, salvo engano.

Estes países da África poderão no futuro ser atendidos pelas instalações que a Embraer está propondo na sua oferta para os sauditas, que pelo que se diz por aí, deve ter fechado o negócio da venda primeiro do que na Índia. Aliás, este negócio com sauditas irá trazer naturalmente para a órbita da Embraer os países onde ele tem influência direta na Ásia, África e Oriente Médio. A oferta seria de 33 aeronaves, mas o governo saudita ainda não respondeu sobre quantos aviões irá comprar de fato. Eles operam cerca de 42 Hercules C-130H, com encomendas do -J ainda por serem entregues.

Dedos cruzados para que tudo isso dê certo. Será um ano espetacular para o cargo da Embraer.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7469 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 14, 2024 1:51 pm

Interessante notar em 2024 a crescente lista de países da África que podem se tornar efetivamente clientes do KC-390, visto que o continente, não raras vezes, é subestimado como comprador e usuário de aeronaves modernas.

1. África do Sul
2. Argélia
3. Angola
4. Egito
5. Gana
6. Marrocos
5, Nigéria
6. Uganda

Estes são países onde o avião da Embraer já esteve em demonstração e\ou que as autoridades demonstraram interesse no mesmo.
No futuro médio e longo prazo outros países já usuários do Super Tucano podem também vir a se tornar clientes do KC-390 em função das relações com a Embraer.
Surpreendentemente a África pode vir a ser um dos maiores compradores, e usuários, do cargo militar brasileiro.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 182 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7470 Mensagem por LM » Sex Mar 15, 2024 9:15 pm



Bom teste - para piloto, máquina e... passageiros. :mrgreen:




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Responder