Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7501 Mensagem por Cassio » Sex Abr 12, 2024 4:31 pm

Acho que em nenhum momento a Embraer falou em E2 para os correios. Mas imagem da matéria está um E190 convertido. Acho que isso é devaneio de foristas daqui.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37843
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7502 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 13, 2024 7:13 am

Em Tancos:





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7503 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 13, 2024 4:00 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Abr 11, 2024 10:28 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 11, 2024 6:25 pm Para a ECT ainda penso que os E-2 cargo fazem muito mais sentido, para um (re)começo de potencial empresa de aviação. Depois, muito depois, pode-se pensar na viabilidade do cargo militar da Embraer ter alguma serventia de fato no mercado civil.
Para o mercado de carga o E-2 é muito caro, para esse mercado se utilizam aeronaves usadas e reformadas para tal, é o que a Embraer esta fazendo com os 190/195.
Pelo que a própria Embraer deu a saber de público, ela trabalhará e duas vias: a conversão de aeronaves usadas da versão E-1, e para quem quiser gastar mais um pouco, E-2 cargueiros de fábrica.
Pelo menos isso é o que soube.
Se vai haver mercado para ambos, mais um C-390F de lambuja, só o tempo dirá.
Mas estás certo no que tange a questão econômica. Porém, atentes que a Embraer em momento nenhum aludiu que a versão cargo dos EJet iria bater de frente com 737 e A320. O negócio é trabalhar entre os ATR e estes aviões, criando um novo nicho onde eles podem ter boas perspectivas de emprego.
No caso do Brasil, várias empresas, das poucas que existem no mercado de carga nacional, estão começando a migrar para o 737-800BCT, como a Boeing os chama.
Até agora nenhum A320\321 convertido apareceu por aqui. Talvez com o tempo isso possa acontecer. Ou não.
Os EJet cargo irão naturalmente encontrar o seu caminho e seu espaço no mercado. E eles tem. Caso contrário a Emrbraer sequer estaria investindo neles.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7504 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 13, 2024 4:04 pm

Entrega do primeiro KC-390 para a Hungria. O avião ainda deve retornar para a Embraer, visto que nesta fase ele irá receber os sistemas padrão OTAN. A entrega definitiva está marcada para o segundo semestre do ano.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7505 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 13, 2024 4:05 pm

Chegada na Hungria, em Budapeste.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 182 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7506 Mensagem por LM » Sáb Abr 13, 2024 4:30 pm





Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7507 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 7:27 pm

Ministérios da Defesa da Áustria e da Holanda assinam MoU para a cooperação na aquisição do Embraer C-390M

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2024/01/C-390M-Netherland-Flying-2-2048x1153.jpg

O acordo de princípio assinado, de 39 páginas, estabelece a necessidade urgente de substituir a aeronave de transporte C-130, bem como a aquisição conjunta e os efeitos de sinergia nas áreas de treinamento e manutenção.

https://www.aereo.jor.br/2024/04/20/min ... er-c-390m/

Mais dois clientes para a carteira. [009]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7508 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 7:57 pm

Imagem

Da apresentação do cmte da FAB sobre a atual situação do programa KC-390 na CREDN esta semana.
Os países da primeira linha já são contratos firmados e com vendas geradas.
Os da segunda linha são países com os quais a Embraer ainda está em campanha de vendas.
Arábia Saudita e Índia são as perspectiva mais próximas de gerar novos contratos, visto os passos concretos dados até o momento neste sentido.
A África do Sul está negociando cerca de 4 unidades do KC-390, enquanto Ruanda seriam 2 unidades.
O Egito pouco se sabe sobre o status das negociações, mas o país é um dos maiores operadores de Hércules na África e Oriente Médio.
O caso sueco depende da disposição do governo de plantão em fechar um acordo para a compra de Gripen E\F que os suecos querem como moeda de troca pelos KC-390, com 4 unidades a priori.
Juntando as demandas que a priori estão sendo demandadas, estão em jogo vender cerca de 123 KC-390, sem considerar o que ainda poderá ser negociado junto à Força Aérea Egípcia, que via de regra, pelo histórico do país, não costuma comprar pouca coisa quando vai ao mercado.
Somados as vendas da primeira linha, temos 21aviões exportados, com mais 19 vendidos da FAB, totalizando 40 aviões.
A fala do cmte da FAB também deu a saber que a Embraer se prepara para dobrar a linha de produção do avião a partir de 2025. E não é para menos.
Na Europa, continuam conversações não oficiais com Suíça, Croácia, Grécia e Finlândia, países já visitados pelo avião da empresa. No leste europeu também se espera novidades para o curto e médio prazo, com a Bulgária mostrando interesse, o que pode atrair outros países da região. A Sérvia é uma potencial candidata, visto que o país está em meio a um extenso programa de modernização de suas forças. A Turquia pode ser a grande sacada da Embraer na Europa, pois o país também opera Hércules muito antigos, embora em pouca quantidade.
A visita do PR francês na última semana também lançou algumas expectativas, visto os países terem assinado vários documentos em relação o aumento das parcerias entre as BIDS, também, no setor aeroespacial e aeronáutico.
Na África, a Nigéria também recebeu a visita do KC-390, em meio ao lançamento do processo de escolha de um novo avião para substituir os antigos vetores soviéticos e Hércules. A concorrência segue pesada, com os chineses oferecendo a nova versão do seu cargueiro a jato, com motores chineses, o Y-20B.
Angola também está entre os países africanos que estariam em negociação para adquirir até 4 aviões da Embraer.
Na semana passada a ENAER e a Embraer assinaram um Mou para assinalar uma nova fase de envolvimento industrial e tecnológico entre ambas, com a perspectiva de venda de mais ST para a FACh e, também, do KC-390. Em tempo, os PR de Brasil e Colômbia se reuniram durante esta semana e também assinaram Mou para a integração e desenvolvimento entre as duas BIDS de seus países, aludindo-se à possível negociação com a FAC para o KC-390 e Gripen E\F produzidos na Embraer.
Pelo visto até aqui, antes do final desta década, a Embraer tem perspectivas de vender até 200 KC-390, se todos os contratos e campanhas de vendas conhecidas até o momento se tornarem negócios concretos.
Para quem esperava vender cerca de 300 unidades em 20 e poucos anos, vender 200, ou até mais, em uma década é um feito e tanto.
A USAF começou a olhar para o KC-390. O avião foi demonstrado formalmente para autoridades civis e militares norte americanas, tendo sido levado pela Embraer para lá a fim de mostrar in loco o avião aos estadunidenses.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60595
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6346 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7509 Mensagem por Túlio » Qua Abr 24, 2024 5:08 pm

O Y-20B talvez seja concorrente para o C-17, não pro 390, e não levo muita fé naqueles quatro motores de baixo bypass ratio, isso não deve ser nada benéfico ao CPFH.


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7510 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 25, 2024 4:53 pm

Os chineses já tem em mãos ao menos um protótipo com os motores WS-20 para o cargo deles. Se há mais, difícil saber qual a situação real do modelo.
Em todo caso, diz-se que já passam de cem unidades os Y-20 sendo empregados na força aérea chinesa. Dados que não podem ser comprovados. Mas o avião está homologado há pelo menos uns 3 anos segundo a mídia estatal.
O Y-20B deve estar em vias de conseguir a sua homologação também, ou pelo menos próximo disso. Entregas, creio, só daqui uns dois a três anos, até que eles tenham certeza que o avião não os faça passar vergonha em mãos alheias de clientes externos.
Duvido muito que eles estejam, neste momento, preocupados de fato com os custos dos motores WS-20, ao contrário, a necessidade que se impõe, segundo informações liberadas na internet, é com a qualidade e capacidades objetivas do motor. A questão custo será vista ao longo do processo de introdução e desenvolvimento do mesmo. Demorou, mas o motor está entrando em fase final de certificação. Salvo engano, ele será usado também no Comac C-919. Mas antes, eles vão se certificar de que não irão ocorrer falhas por causa de erros de projeto e\ou avaliação e desenvolvimento. O Y-20B parece ser a bancada de testes deles. E não é para menos.
Eu não sei porque eles estão oferecendo agora o Y-20B, visto que ele ainda não estaria sequer em operação na China. Não ao menos oficialmente e de público.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7511 Mensagem por Cassio » Qui Abr 25, 2024 8:23 pm

Acho que o tópico é do KC390, ou estou enganado??

Amanhã botaremos mais uns aviões na nossa carteira de encomendas... pena não serem KC´s.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8372
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 242 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7512 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Abr 26, 2024 1:27 am

Cassio escreveu: Qui Abr 25, 2024 8:23 pm Acho que o tópico é do KC390, ou estou enganado??

Amanhã botaremos mais uns aviões na nossa carteira de encomendas... pena não serem KC´s.
[005] [009]




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60595
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6346 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7513 Mensagem por Túlio » Sex Abr 26, 2024 11:21 am

Não entendi: mencionei o dos chinas por ter sido citado como concorrente direto do 390 (mas tá, foi o @FCarvalho :twisted: ) e as razões, só isso; atrapalhei a divulgação de alguma novidade?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7514 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 26, 2024 1:35 pm

A novidade é a compra de mais E-195 E-2 pela Azul. Só isso. A empresa opera E-1 e E-2 e vai comprar mais.
O PR vai estar na Embraer para fazer o marketing do negócio.
Quanto ao Y-20B, cedo ou tarde os chineses vão colocar ele nas mesmas concorrências do KC -390. Goste-se ou não. É o que aconteceu na Nigéria.
Se vai funcionar, o tempo irá dizer




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8372
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 242 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7515 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Abr 26, 2024 10:06 pm

Túlio escreveu: Sex Abr 26, 2024 11:21 am
Não entendi: mencionei o dos chinas por ter sido citado como concorrente direto do 390 (mas tá, foi o @FCarvalho :twisted: ) e as razões, só isso; atrapalhei a divulgação de alguma novidade?
Foram só algumas mensagens, nada que atrapalhasse o bom andamento do tópico na minha opinião. Mas gostei da parte onde a carteira da Embraer aumenta.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder