Sarkozy: Brasil no CS da ONU e no G-8

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Sarkozy: Brasil no CS da ONU e no G-8

#1 Mensagem por Wolfgang » Seg Ago 27, 2007 6:55 pm

Acho que ele joga para a platéia. Há muitos interesses sendo disputados atualmente e os países desenvolvidos vêem demonstrando isso ao disputar 'a tapa' os mercados emergentes...
O que acham?

Sarkozy quer Brasil no G8 e no Conselho de Segurança da ONU

Países emergentes formariam o G-13; Itamaraty viu proposta com bons olhos, mas quer saber como será aplicada

Jamil Chade, enviado especial

Presidente apresenta propostas de política externa

Presidente apresenta propostas de política externa
PARIS - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, quer o Brasil tanto no Conselho de Segurança da ONU como em uma ampliação do G-8 (grupo dos países industrializados). No domingo, 26, em Paris, o novo presidente francês apresentou a seu corpo diplomático suas idéias de política externa e deixou claro que o G-8 terá de se transformar em um G-13 (com os países emergentes).

Leia mais na edição de terça-feira, 28, de O Estado de S.Paulo.

O Itamaraty viu com bons olhos o discurso, mas quer saber como tal postura irá se traduzir na prática já que a realidade ainda está distante das propostas do francês. O Brasil se queixa da forma pela qual é tratado no G-8 e acusa os países ricos de ditar a agenda dos encontros.

Tanto a ampliação do G-8 como do Conselho de Segurança são pontos considerados como prioritários na agenda da política externa brasileira. No caso do G-8, o Brasil vem sendo convidado às cúpulas do grupo. Mas as reuniões são sempre curtas ou mesmo se limitam a um almoço e uma foto com os líderes mundiais.

Um incidente diplomático ainda ocorreu em junho em Heiligendamm, na última cúpula do G-8. A Alemanha, como anfitriã, já havia produzido e distribuído a declaração final do encontro entre o G-8 e os países emergentes (China, Índia, Brasil, África do Sul e México) antes mesmo da reunião ocorrer. Berlim foi obrigado a enviar suas desculpas oficiais aos países, mas ainda assim irritou os convidados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu na Alemanha que os países emergentes precisavam ter voz nas decisões mundiais, posição tomada também por Pequim e pelos demais governos convidados. Diante da demanda, Berlim inaugurou um novo modelo de participação dos emergentes, com o anúncio de que os cinco governos convidados e o G-8 debateriam temas específicos e um plano de ação seria criado nos próximos dois ano.

Mesmo assim, fontes do alto escalão da diplomacia brasileira afirmam que o País ainda não está satisfeito. Diplomatas alertam ao Estado que a agenda do grupo ainda é elaborada pelo G-8, definindo praticamente quais são os temas que poderão ser tratados com os países emergentes. Duas reuniões entre os emergentes e o G-8 já estão marcadas para ocorrer neste ano. Uma será em setembro em Nova Iorque e outra em Outubro, em Paris.

Discursando para seus embaixadores, Sarkozy sugeriu a transformação do G-8 em G-13, principalmente para lutar contra a degradação ambiental. Para o francês, China, Índia, Brasil, México e África do Sul devem se consolidar como membros do grupo e o processo iniciado nas cúpulas anteriores precisa ser "institucionalizado". Em sua avaliação, um dia inteiro deve ser reservado ao encontro do G-13, e não apenas algumas horas.

Segundo o francês, o motivo dessa institucionalização seria a necessidade de uma "cooperação estreita entre os países mais industrializados e os grandes países emergentes para lutar contra as mudanças climáticas, disse.

O G-8 precisa seguir sua lenta transformação, afirmou Sarkozy. Mas a ampliação do G8 também não é um consenso. A Alemanha aceita a ampliação do, mas apenas para temas específicos e negociados com antecedência. Estados Unidos e Japão resistem ainda mais à idéia de uma ampliação. "Nem todos dentro do G-8 devem estar satisfeitos com o que escutaram de Paris", confessa um diplomata alemão.

Sarkozy, tentando desenhar sua imagem do mundo, ainda defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU para incluir Brasil, Japão, Índia, Alemanha e um país africano. As reformas iniciadas em 2005 no sistema das Nações Unidas vão em uma boa direção. O que tem faltado até agora é a vontade política de concluir (a reforma)", afirmou.

Edu Lopes
Sênior
Sênior

Re: Sarkozy: Brasil no CS da ONU e no G-8

#2 Mensagem por Edu Lopes » Seg Ago 27, 2007 7:39 pm

Wolfgang escreveu:O Itamaraty viu com bons olhos o discurso, mas quer saber como tal postura irá se traduzir na prática já que a realidade ainda está distante das propostas do francês. O Brasil se queixa da forma pela qual é tratado no G-8 e acusa os países ricos de ditar a agenda dos encontros.

Será que os países do G-8 aceitarão diminuir as barreiras protecionistas? Sem isso não dá pra conversar e a postura do Itamaraty, nesse caso, está certa. Acho eu.

Wolfgang escreveu:Mas as reuniões são sempre curtas ou mesmo se limitam a um almoço e uma foto com os líderes mundiais.

E isso agrada muito a nossos líderes. Acham que aparecendo nessas fotos significa que são tratados como iguais pelos mais ricos. Ledo engano.

Wolfgang escreveu:O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu na Alemanha que os países emergentes precisavam ter voz nas decisões mundiais, posição tomada também por Pequim...

Mas a China tem nukes, nós não. Daí a importância do Projeto Nuclear Brasileiro. Mais uma vez, acho eu.

Wolfgang escreveu:...Duas reuniões entre os emergentes e o G-8 já estão marcadas para ocorrer neste ano. Uma será em setembro em Nova Iorque e outra em Outubro, em Paris.

Por que não em Brasília? Ou na Cidade do Cabo? Ou Nova Déli? Ou na Cidade do México?

Conversinha pra boi dormir.

Wolfgang escreveu:Discursando para seus embaixadores, Sarkozy sugeriu a transformação do G-8 em G-13, principalmente para lutar contra a degradação ambiental...

Degradação ambiental que no caso do Brasil significaria o quê? Gerência internacional da Amazônia? Aceitação de normas do FMI e BIRD? Vão...

Wolfgang escreveu:O G-8 precisa seguir sua lenta transformação, afirmou Sarkozy. Mas a ampliação do G8 também não é um consenso. A Alemanha aceita a ampliação do, mas apenas para temas específicos e negociados com antecedência. Estados Unidos e Japão resistem ainda mais à idéia de uma ampliação. "Nem todos dentro do G-8 devem estar satisfeitos com o que escutaram de Paris", confessa um diplomata alemão.

Por quê antecedência? Quais são os “temas específicos”? Os alemães exigem isso dos americanos? E o Japão, qual é a dos amarelos? Enlouqueceram? Será que pensam ter mais recursos naturais que o Brasil? Que a África do Sul? Que a Índia? Que a China? Será que pensam que o tempo vai congelar nesse momento? Que a água potável vai continuar farta? Ou eles vão criar guelras?

Pô, essa do Japão eu não esperava. Justo eles que não tem muito mais recursos que peixes irem contra a ampliação do G-8. Eu sei, eu sei que eles dominam tecnologia avançada, mas são dependentes de matéria-prima externa, ou vocês acham que lava vulcânica é material sensível?

Wolfgang escreveu:Sarkozy, tentando desenhar sua imagem do mundo, ainda defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU para incluir Brasil, Japão, Índia, Alemanha e um país africano. As reformas iniciadas em 2005 no sistema das Nações Unidas vão em uma boa direção. O que tem faltado até agora é a vontade política de concluir (a reforma)", afirmou.

Seria bem melhor que fizesse esse discurso no Plenário da ONU. Na reunião do G-8 é mole fazer gracinha, parece que fez curso com o PT.

ImagemImagem
Kratos
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por Kratos » Ter Ago 28, 2007 12:37 am

Opa, olha aí alguem fazendo lobby pra vender Rafale.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Sniper » Ter Ago 28, 2007 9:52 am

Kratos escreveu:Opa, olha aí alguem fazendo lobby pra vender Rafale.

Tá parecendo o morcego Kratos... Cheio de teorías da conspiração... :lol: :mrgreen:

Nem tudo no mundo gira em torno do Rafale e do nosso FX, estão em jogo valores muito maiores e muito mais importantes, sem falar no peso político e histórico para a França (e para o próprio Sarkozy) de lançar essas duas reformas que mais cedo ou mais tarde terão que acontecer.

Abraços!

Imagem
Kratos
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Kratos » Ter Ago 28, 2007 10:19 am

Sniper escreveu:

Tá parecendo o morcego Kratos... Cheio de teorías da conspiração... :lol: :mrgreen:

Nem tudo no mundo gira em torno do Rafale e do nosso FX, estão em jogo valores muito maiores e muito mais importantes, sem falar no peso político e histórico para a França (e para o próprio Sarkozy) de lançar essas duas reformas que mais cedo ou mais tarde terão que acontecer.

Abraços!

Tem também a reforma dos equipamentos dos Cindactas...... :twisted:

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
PRick

#6 Mensagem por PRick » Ter Ago 28, 2007 10:21 am

Esta notícia poderia ser colocada no Tópico sobre o Brasil na OTAN, e num outro que estava aqui sobre a emergência dos BRIC´s.

Acho incrível como boa parte da Classe Média brasileira sofre deste complexo de vira-latas, ou de inferioridade extrema. Mas vou repetir de novo. Nós como Índia, China e Rússia somos as economias, as sociedades que representa o futuro do planeta, nossas economias estão crescendo a taxas muito superiores as do G-7. Sei que é díficil o pessoal teleguiado de nosso mídia, colonizada, estrangeira, elitista e leviana, aceitar a realidade dos fatos, mas nas duas próximas semanas, saíra alguns dados de nosso crescimento econômico. Aí quero ver nossa querida mídia falar. O crescimento Pífio da Economia dos EUA, deverá ser 1/3 de nossa economia este ano.

[ ]s

manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#7 Mensagem por manuel.liste » Ter Ago 28, 2007 10:47 am

En el Consejo de Seguridad de la ONU que esté quien desee, pues yo no guardo un buen recuerdo del paso de España por ese organismo. Para poco ha servido en toda su historia, ni servirá en los años que le queden

Pero en el G7 tiene que estar España mucho antes de Brasil, India o Rusia, pues el G7 es un organismo económico-financiero y economicamente España está antes que esos paises por tamaño de su economía y por su importancia financiera a nivel internacional. No es opinión, son hechos.

Si Francia quiere reformar el G7, lo correcto es que se dé entrada a España o a la UE como órgano común, en cuyo caso la misma presencia de Francia no sería necesaria.

Sarkozy, como tantos dirigentes franceses antes que él, es insolidario con sus socios y con los intereses europeos.

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Sniper » Ter Ago 28, 2007 11:33 am

manuel.liste escreveu:Pero en el G7 tiene que estar España mucho antes de Brasil, India o Rusia, pues el G7 es un organismo económico-financiero y economicamente España está antes que esos paises por tamaño de su economía y por su importancia financiera a nivel internacional. No es opinión, son hechos.

Há controvérsias amigo Manuel... há controvérsias... :D

Se formos analisar hoje, eu diría que ambos os países tem um peso muito parecido. Porém, a médio praso é nítido que o Brasil será um player muito mais importante que a Espanha, não só pelo tamanho da economia, que se mantendo o atual cenário, será maior que a Espanhola com folga, mas também pelas comodities brasileiras fundamentais para a economia Chinesa, mercado consumidor e posição geográfica.

Abraços!

Imagem
manuel.liste
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por manuel.liste » Ter Ago 28, 2007 12:58 pm

Sniper escreveu:
manuel.liste escreveu:Pero en el G7 tiene que estar España mucho antes de Brasil, India o Rusia, pues el G7 es un organismo económico-financiero y economicamente España está antes que esos paises por tamaño de su economía y por su importancia financiera a nivel internacional. No es opinión, son hechos.

Se formos analisar hoje, eu diría que ambos os países tem um peso muito parecido. Porém, a médio praso é nítido que o Brasil será um player muito mais importante que a Espanha, não só pelo tamanho da economia, que se mantendo o atual cenário, será maior que a Espanhola com folga, mas também pelas comodities brasileiras fundamentais para a economia Chinesa, mercado consumidor e posição geográfica.

Abraços!

Hay muchos paises que tienen commodities y gran población, pero no están en el G7

En cuanto a que la economía de Brasil será mucho más importante, eso quiero verlo. Se mantendo o atual cenário, no va ser cierto.

En la última década la economía española creció un 1% más que Brasil cada año, de media. No es mi opinión, lo dice la página de estadísticas del FMI.

Que entre Brasil en el G7, por mí bien. Pero junto a España.

El señor Sarkozy está casado con una prima del alcalde de Madrid, igual por eso le caemos mal (creo que los esposos no se llevan muito bem) :D

amx2000
Avançado
Avançado

#10 Mensagem por amx2000 » Ter Ago 28, 2007 2:45 pm

Foi isso mesmo que eu achei, lah vem Rafale e Scorpene?

Ate+

Imagem
Centurião
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#11 Mensagem por Centurião » Ter Ago 28, 2007 2:54 pm

manuel.liste escreveu:
Sniper escreveu:

Abraços!

Hay muchos paises que tienen commodities y gran población, pero no están en el G7

En cuanto a que la economía de Brasil será mucho más importante, eso quiero verlo. Se mantendo o atual cenário, no va ser cierto.

En la última década la economía española creció un 1% más que Brasil cada año, de media. No es mi opinión, lo dice la página de estadísticas del FMI.

Que entre Brasil en el G7, por mí bien. Pero junto a España.

El señor Sarkozy está casado con una prima del alcalde de Madrid, igual por eso le caemos mal (creo que los esposos no se llevan muito bem) :D

O mais irônico é que talvez essa falta de capacidade de enxergar o papel e o potencial de outros países, pode estar levando vocês a serem deixados de lado no caso do CS e do G-8. Já pararam para pensar nisso?

Não me leva a mal, é só uma percepção que eu tenho da situação. Por exemplo, eu não vejo os franceses negando as mudanças. Eles aceitam e tentam tirar um proveito disso.

Se bem que algumas instituições privadas na Espanha já identificaram oportunidades de ouro no Brasil.

manuel.liste
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por manuel.liste » Ter Ago 28, 2007 5:00 pm

Centurião escreveu:
O mais irônico é que talvez essa falta de capacidade de enxergar o papel e o potencial de outros países, pode estar levando vocês a serem deixados de lado no caso do CS e do G-8. Já pararam para pensar nisso?

Não me leva a mal, é só uma percepção que eu tenho da situação. Por exemplo, eu não vejo os franceses negando as mudanças. Eles aceitam e tentam tirar um proveito disso.

Se bem que algumas instituições privadas na Espanha já identificaram oportunidades de ouro no Brasil.

Yo no niego el potencial de nadie, me limito a constatar que Sarkozy prefiere a su lado a la India antes que a uno de sus socios más importantes tanto desde el punto de vista comercial como político.

Parece ser que las relaciones del gobierno español con Sarkozy no van a ser fáciles..

soultrain
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por soultrain » Ter Ago 28, 2007 7:55 pm

G-8: Rússia apoia proposta de Sarkozy
2007/08/28 | 22:48
França quer que o G8 passe a ter 13 membros permanentes

MAIS:
Onde está o pneu de Sarkozy?
Portugueses satisfeitos com Sarkozy

A Rússia apoiou hoje a proposta do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de que o Grupo dos Oito Países Mais Industrializados (G-8) seja ampliado para 13 membros permanentes, com a inclusão do Brasil, China, Índia, México e África do Sul.

«É evidente que os problemas globais não podem resolver-se com êxito sem a participação dos grandes estados da Ásia, África e América Latina que se desenvolvem de forma dinâmica», declarou o Ministério russo dos Negócios Estrangeiros.

Adiantou que Moscovo, que presidiu no ano passado ao G-8 (integrado pela Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia), apoiou por todos os meios o diálogo com os cinco países cuja entrada no Grupo foi proposta por Sarkozy, bem como o seu convite para as cimeiras anuais do grupo.

«O G-8, como importante elemento do mecanismo informal de liderança colectiva dos estados mais desenvolvidos, deve ser mais representativo do ponto de vista geográfico e cultural», disse o porta-voz daquele Ministério, Mijaíl Kaminin.

Acrescentou que o trabalho do G-8 já evolui de facto sob o «crescente impacto dos factores da globalização», o que leva «à necessidade de uma maior abertura e democratização».

«A Rússia sempre partiu da premissa de que a sua participação no G-8 contribui para consolidar os enfoques multilaterais nas relações internacionais e uma acção colectiva da comunidade mundial a níveis regionais e global», sublinhou o porta-voz.

Kaminin não comentou outra iniciativa de Sarkozy, para que o novo Conselho de Segurança da ONU passe a contar entre os seus membros permanentes com a Alemanha, Brasil, Índia, Japão e «uma justa representação de África». A Rússia foi admitida no G-8 em 1997, como um apoio às reformas políticas e económicas implantadas pelo presidene da Federação Russa, Boris Yeltsin.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=847885&div_id=291

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#14 Mensagem por Lord Nauta » Qua Ago 29, 2007 12:14 am

Kratos escreveu:
Sniper escreveu:

Abraços!

Tem também a reforma dos equipamentos dos Cindactas...... :twisted:

Meu Amigo

Achei de tão bom humor a sua frase referente a ''reforma dos equipamentos dos Cindactas'' que após um dia longo e pessímo ...fiquei a sorrir por um bom e fui dormir me sentindo melhor. Muito espirituosa sua frase.

Obrigado e um abraço.

Lord Nauta

Responder