Anac: Diretores abusam nas passagens cortesia

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Anac: Diretores abusam nas passagens cortesia

#1 Mensagem por jambockrs » Seg Ago 06, 2007 1:58 am

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Mordomia nas alturas
Diretores da Anac abusam de viagens de cortesia oferecidas pelas empresas que deveriam fiscalizar
Diego Escosteguy
Nos últimos dez meses, os brasileiros conheceram o inferno nos aeroportos. Filas, atrasos e cancelamentos de vôo viraram rotina. Tumultos, desrespeito e humilhação de passageiros transformaram uma simples viagem em aventura deletéria. Na semana passada, o presidente Lula disse que o governo não sabia da gravidade dos problemas do setor aéreo. Descobriu isso, ao que tudo indica, somente depois do acidente com o avião da TAM que matou 199 pessoas. Com algum esforço, pode-se entender por quê. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o órgão federal criado para fiscalizar o setor, não deve ter contado nada ao presidente. E nem poderia. Os diretores da Anac não enfrentam filas, não precisam fazer check-in, nunca têm o nome incluído em overbooking e o mais interessante: apesar do tratamento vip, eles também não desembolsam um único tostão para viajar. Isso mesmo: os diretores da Anac, que são pagos pelo contribuinte para fiscalizar as companhias aéreas, viajam de graça – e viajam muito. Levantamento feito pela agência entre julho de 2006 e fevereiro deste ano revela que apenas o presidente da Anac e seus quatro diretores voaram nada menos que 288 vezes usando bilhetes de cortesia oferecidos pelas empresas que deveriam fiscalizar. A mordomia aérea, oficialmente, é toda usada para o cumprimento do dever profissional. Os diretores teriam cruzado os céus do Brasil, a fim de fiscalizar aeroportos e participar de reuniões de trabalho. Seria mesmo?
O campeão de viagens é o diretor baiano Leur Lomanto. Sozinho, ele requisitou 98 passagens às companhias para realizar "inspeções" nos aeroportos – registrando uma incrível média de três vôos por semana. O curioso é que a maioria das "inspeções" do diretor ocorreu no aeroporto de Salvador, para onde ele solicitou nada menos que 39 bilhetes. Diligente, Lomanto, ao que parece, não se importava nem com as dificuldades de calendário. Uma de suas "inspeções" em Salvador foi agendada para o dia 29 de dezembro, uma sexta-feira, às vésperas do feriado de Ano-Novo. Nesse período, os passageiros comuns enfrentavam um dos piores momentos do caos. Lomanto não. Ele não precisou enfrentar fila nem teve, ao que se sabe, problema algum para pegar seu cartão de embarque. Nem mesmo no retorno que ocorreu, é claro, depois de uma esticadinha nas comemorações. Afinal de contas, ninguém é de ferro.
O presidente da agência, o gaúcho Milton Zuanazzi, é outro que literalmente bota a mão na massa. Criticado por entender mais de turismo, sua especialidade, do que de aviação, ele requisitou às companhias aéreas 69 passagens para "inspeções e reuniões", quinze delas ocorridas em Porto Alegre. Indagado pelos parlamentares da CPI do caos aéreo, Zuanazzi justificou a parceria como uma necessidade, já que a Anac não tinha orçamento para comprar as passagens. Já o paulista Josef Barat – aquele diretor que foi dar uma palestra nos Estados Unidos à custa da TAM e que antes de assumir o cargo na Anac também comandava uma empresa que prestava serviços de consultoria às companhias aéreas – é realmente um viajante nato. Incluindo o passeio americano, ele voou 51 vezes nas asas da companhia, a maioria, 28 trechos, para São Paulo. Barat não vê nada de mais nessa relação amistosa entre fiscais e fiscalizados. Chegou a dizer que é assim que funciona em outros órgãos do governo, como o Ministério da Fazenda e o Banco Central. Os dois órgãos desmentiram o diretor.
A diretora paulista Denise Abreu, aquela que tem um irmão que presta serviços à TAM, é um caso que merece atenção. Ela requisitou 69 passagens no período de oito meses. Embora também não faça parte de suas atribuições profissionais, a maioria das viagens da diretora foi justificada como realização de "inspeções". Denise Abreu não recusa uma mordomia oferecida pela turma que ela deveria estar empenhada em fiscalizar. No ano passado, foi convidada pela Gol para participar de uma festa em Seattle, nos Estados Unidos, para comemorar a incorporação pela empresa de um novo modelo de avião. Era um vôo literalmente para poucos convidados. O Boeing da Gol decolou do Brasil com apenas cinco pessoas a bordo: Denise Abreu mais quatro diretores da Gol. A volta também foi bancada pela empresa. Jorge Luiz Velozo é o único dos diretores da Anac com perfil técnico. Porém, se observado apenas o critério dos seus colegas da Anac, ele é o que menos trabalhou. Usou os serviços gratuitos das empresas uma única vez. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, aguardou durante toda a semana a renúncia voluntária dos diretores da Anac. Em pé.

Fonte: Veja
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Resumindo:
Leur Lomanto: 98 viagens
Milton Zuanazzi: 69 viagens
Denise Abreu: 69 viagens
Josef Barat: 51 viagens
Jorge Luiz Velozo (único que destoa da caterva, por ter perfil técnico): 1 viagem
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Farra das passagens grátis para a ANArC. Até para exterior

#2 Mensagem por jambockrs » Dom Set 02, 2007 1:32 pm

Meus prezados:
Eis uma reportagem sobre a farra das passagens grátis para os servidores da ANArC:
http://www.clicrbs.com.br/jornais/zeroh ... odovisual=
fonte: jornal "Zero Hora" 2 set 2007
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ANAC reage à reportagem publicada no dia 2/9/2007.

#3 Mensagem por jambockrs » Qui Set 06, 2007 11:21 am

Meus prezados:
ANAC tentou justificar, por carta, informações reveladas por Zero Hora
ANAC reage à reportagem, publicada no dia 2/9/2007.
http://www.clicrbs.com.br/jornais/zeroh ... odovisual=
fonte: jornal "Zero Hora" 6 set 2007
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CPI sugere fim dos passes livres aos funcionários ANAC

#4 Mensagem por jambockrs » Ter Set 18, 2007 3:26 pm

Meus prezados:
Relator da CPI vai sugerir o fim dos passes livres para funcionários da ANAC
O relator da CPI da Crise Aérea da Câmara, Marco Maia (PT-RS), vai sugerir o fim dos passes livres para funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no relatório final que será apresentado entre hoje e quinta-feira. Só no primeiro semestre, foram usados mais de 5,5 mil passes livres pelos funcionários. A regra autoriza funcionários em serviços de inspeção e fiscalização a voarem de graça em qualquer empresa aérea. Os parlamentares crêem que os vôos eram usados sem critério. Outra sugestão prevê que a legislação sobre o sistema aéreo proíba vôos de aviões com um dos reversos (freios nas turbinas do avião) travado, como era o caso do A320 da TAM que explodiu no dia 17 de julho, matando 199 pessoas. Maia vai pedir a construção de um terceiro aeroporto de grande porte em São Paulo.
“O fiscalizador não pode usar a estrutura do fiscalizado”, disse Maia, ao justificar a proposta do fim dos passes livres. Em depoimento nas CPIs da Câmara e do Senado, o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, disse que os passes livres foram herdados do Departamento de Aviação Civil (DAC), instituição subordinada à Aeronáutica que antecedeu a Anac.
A Anac será um dos principais alvos do relatório final. O relator negocia com os companheiros petistas o pedido de indiciamento da ex-diretora Denise Abreu e deverá apontar omissão e ineficiência da agência na fiscalização do setor aéreo, além de “conivência” com as companhias. Maia vai sugerir abertura de processo administrativo para investigar a atuação dos diretores. O problema nesse caso é que três deles já pediram demissão e ficaram apenas Zuanazzi e o diretor Josef Barat. A oposição cobra que Denise Abreu também seja responsabilizada pela ineficiência e pelo uso de um documento sem valor legal em processo judicial. Ao contrário de Marco Maia, os outros petistas da CPI acreditam que não há elementos suficientes para pedir o indiciamento de Denise.
Hoje, Maia lerá o capítulo de Infra-Estrutura Aeroportuária do relatório final, mas deixará as conclusões para quinta-feira, quando lerá os capítulos sobre o acidente da TAM e sobre o marco regulatório da aviação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
fonte: 18/09/2007 - 08h25m Agencia Estado - G1
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Carlos Mathias

#5 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 18, 2007 4:25 pm

Todo mundo que trabalha na aviação sabe que a ANAC é um puteiro governado pelas empresas aéreas. Foi criado exatamente com esta intenção.

E tinha gente que reclamava do bom e velho DAC... [063]




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19.071 passagens gratis

#6 Mensagem por jambockrs » Qua Mar 05, 2008 10:53 am

Meus prezados:
19.071 passagens gratis
A Comissaum de Etica da Presidencia condenou, por unanimidade, tres ex-diretores da ANAC por ma conduta etica. A pena foi aplicada a Milton Zuanazzi, Leur Lomanto e Joseph Barat. O relator do caso, Roberto Caldas, descobriu que a diretoria da agencia pegou 19.071 passagens aereas gratuitas das companhias privadas em 17 meses. Barat foi a Nova Yorque ajudar a TAM a valorizar suas açoes na Bolsa, acusa o relatorio. Denise Abreu ainda vai ser julgada.
fonte: revista IstoE 5 mar 2008
Um abraço e ateh mais...




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