EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5221 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 11, 2017 10:35 pm

porra, nisso que dá esse pessoal dirigir sem carteira. :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5222 Mensagem por Clermont » Dom Nov 12, 2017 10:06 am

Alguém sabe quantos morteiros 81 mm autopropulsados estão previstos para a companhia de fuzileiros mecanizados?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13487
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2301 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5223 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 12, 2017 4:26 pm

knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu:Li na mídia que seria R$ 8,99 Bi, no novo plano do governo, mas...

Até que dá pra dar uma adiantada.
Eu estou procurando no site Min. do Planejamento mas não estou encontrando. Tem o link da notícia, Gabriel?
Vou tentar achar, li isso semana passada que o Temer colocou pra frente um novo plano, acho que o nome era avanço.

Saiu no G1 até.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5224 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 12, 2017 5:27 pm

Achei Gabriel, com o nome que vc deu (Avançar, para ser mais preciso).

Ele usa os orçamentos de 2017 (que ainda resta) e 2018:
http://www.planejamento.gov.br/apresent ... o.pdf/view

É por isso que o valor para a Defesa é maior do que os R$6,68 bilhões.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13487
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2301 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5225 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 12, 2017 5:44 pm

Isso! Dei uma lida rápida na matéria e vim comentar. Provavelmente um erro na mesma, pois lembro que li sobre 8.99 Bi neste ano.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13487
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2301 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5226 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 13, 2017 2:19 pm

FCarvalho escreveu:Aliás, só para deixar claro o que eu entendo como a melhor opção da CMI para o EB no caso da VBR-MR:

Inf Mec: Guarani 6x6 com torre 90mm;
Cav Mec: Guarani 6x6 ou 8x8 com torre 105;
Cav Mec das Bgda Bldas: Guarani 8x8 com torre 120.

Simples e nem precisaria mexer na atual organização da maior parte da cavalaria. E ainda renderia alguma comunalidade logística entre as versões.

Mas isso agora é só um lapso nervoso que de vem em quando eu tenho... :roll:

abs
Acabei nem respondendo essa parte porque não vi.

Bem, eu não acho que a solução seria adotar 3 calibres de canhões diferentes, o que eu imagino que poderia ser uma Brigada Guarani:

Eu não gosto da ideia da UT-30 fazer parte da companhia de apoio de fogo, apesar de ter um belo poder de fogo, ainda sim é insuficiente. Não criaria RCM nessas Brigadas, ao invés disso eu deslocaria os VBR (que se tornariam VBC) Guarani para as Companhias de Apoio de fogo, dotado do canhão 120 mm e uma blindagem extra para apoio de fogo direto, junto com os Guaranis com a TORC-30 fazendo tanto missão de Rec quanto apoio de fogo.

Deslocaria os Guaranis com as UT-30 para dentro dos Pelotões de Fuzileiros Mecanizados, contanto com 5 Grupos (3 GC's, 1 GApFg e 1 GAnti-Carro), sendo 2 com UT-30 (GAnti-carro e GApoio de Fogo), os demais com Remax.

É mais ou menos minha linha de raciocínio seguindo a linha da Stryker Brigade (agora sendo dotados com o Stryker Dragoon) com algumas modificações.

Quando ao canhão 105 mm, deixaria para os VBR Guarani nos RCM's das Bda Cav Blind, com requisito desejável de serem anfíbios.




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5227 Mensagem por wagnerm25 » Seg Nov 13, 2017 2:36 pm

P H escreveu:Blindado do Exército sai de pista no trevo de Panambi

Por volta das 8h de hoje, um comboio do Exército Brasileiro, que seguia pela BR 158, sentido Cruz Alta/Palmeira das Missões, passou pelo trevo da Iriapira, KM 150, e uma das viaturas acabou saindo fora da pista e tombando ao lado direito que seguia. Não houve feridos. O trânsito ficou interrompido nos dois sentidos. A própria equipe de militares, com outras máquinas e equipamentos, retirou o blindado do local e a pista foi liberada. Na sequência o comboio seguiu o trajeto.


Imagem


Fonte: http://panambinews.com/publicacao-7064- ... nambi.fire
Imagina no dia em que tiverem que dirigir em situações de stress intenso.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5228 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 13, 2017 8:56 pm

gabriel219 escreveu:
FCarvalho escreveu:Aliás, só para deixar claro o que eu entendo como a melhor opção da CMI para o EB no caso da VBR-MR:
Inf Mec: Guarani 6x6 com torre 90mm;
Cav Mec: Guarani 6x6 ou 8x8 com torre 105;
Cav Mec das Bgda Bldas: Guarani 8x8 com torre 120...
Acabei nem respondendo essa parte porque não vi.
Bem, eu não acho que a solução seria adotar 3 calibres de canhões diferentes, o que eu imagino que poderia ser uma Brigada Guarani:
Eu não gosto da ideia da UT-30 fazer parte da companhia de apoio de fogo, apesar de ter um belo poder de fogo, ainda sim é insuficiente. Não criaria RCM nessas Brigadas, ao invés disso eu deslocaria os VBR (que se tornariam VBC) Guarani para as Companhias de Apoio de fogo, dotado do canhão 120 mm e uma blindagem extra para apoio de fogo direto, junto com os Guaranis com a TORC-30 fazendo tanto missão de Rec quanto apoio de fogo.
Deslocaria os Guaranis com as UT-30 para dentro dos Pelotões de Fuzileiros Mecanizados, contanto com 5 Grupos (3 GC's, 1 GApFg e 1 GAnti-Carro), sendo 2 com UT-30 (GAnti-carro e GApoio de Fogo), os demais com Remax.
É mais ou menos minha linha de raciocínio seguindo a linha da Stryker Brigade (agora sendo dotados com o Stryker Dragoon) com algumas modificações.
Quando ao canhão 105 mm, deixaria para os VBR Guarani nos RCM's das Bda Cav Blind, com requisito desejável de serem anfíbios.
Gabriel, o pouco que sei sobre a organização dessas bgdas inf mec é que as mesmas continuam tal como antes, com a diferença de que agora os caminhões serão substituidos pelos VBTP Guarani nos Btl de inf e e seus derivados nas OM's de apoio.

O problema é que até agora não existe uma formação definitiva, pois o EB ainda está em fase de experimentação doutrinária - diria de adaptação - a esta nova realidade para a qual ele sequer se preparou.

Nestas bgdas, supostamente, iriam coabitar todas as variantes do Guarani, do 4x4 ao 8x8, mas sem uma definição ainda muito clara de / como cada um iria se encaixar. Isto abre espaço para muitas ideias e experimentações. A minha proposta acima foi no sentido de adaptar os bldos às bgdas, e não o contrário.

De qualquer forma, penso que a oferta da CMI poderia ser bem mais fácil de deglutir na organização das bgdas mec do que a italiana, além de prover uma maior flexibilidade operacional, e porque não dizer comercial.

A questão logística é pouco impactante tendo em conta que o bldo em si seriam padrão no que compete o conjunto motriz, chassi e carroceria e duas torres com similaridades acima de 80%, além de munições, que independente de 90, 105 ou 120, também podem ser comunalizadas dependendo das necessidades de cada força, variando apenas o calibre.

Enfim, é uma ideia que visa facilitar a introdução do Guarani nas bgdas do EB, começando por algo mais simples como uma VBR 6x6 com canhão 90mm até se chegar com o tempo a uma VBR 8x8 com canhão 120mm, nas bgdas bldas. E assim vamos.

Não seria nenhuma novidade ou complexidade. Possível? Acho que sim. Viável? Bem, o tempo e o EB iriam dizer.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13487
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2301 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5229 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 15, 2017 3:13 am

FCarvalho escreveu:Gabriel, o pouco que sei sobre a organização dessas bgdas inf mec é que as mesmas continuam tal como antes, com a diferença de que agora os caminhões serão substituidos pelos VBTP Guarani nos Btl de inf e e seus derivados nas OM's de apoio.

O problema é que até agora não existe uma formação definitiva, pois o EB ainda está em fase de experimentação doutrinária - diria de adaptação - a esta nova realidade para a qual ele sequer se preparou.

Nestas bgdas, supostamente, iriam coabitar todas as variantes do Guarani, do 4x4 ao 8x8, mas sem uma definição ainda muito clara de / como cada um iria se encaixar. Isto abre espaço para muitas ideias e experimentações. A minha proposta acima foi no sentido de adaptar os bldos às bgdas, e não o contrário.

De qualquer forma, penso que a oferta da CMI poderia ser bem mais fácil de deglutir na organização das bgdas mec do que a italiana, além de prover uma maior flexibilidade operacional, e porque não dizer comercial.

A questão logística é pouco impactante tendo em conta que o bldo em si seriam padrão no que compete o conjunto motriz, chassi e carroceria e duas torres com similaridades acima de 80%, além de munições, que independente de 90, 105 ou 120, também podem ser comunalizadas dependendo das necessidades de cada força, variando apenas o calibre.

Enfim, é uma ideia que visa facilitar a introdução do Guarani nas bgdas do EB, começando por algo mais simples como uma VBR 6x6 com canhão 90mm até se chegar com o tempo a uma VBR 8x8 com canhão 120mm, nas bgdas bldas. E assim vamos.

Não seria nenhuma novidade ou complexidade. Possível? Acho que sim. Viável? Bem, o tempo e o EB iriam dizer.

abs
Não, se forem copiar a Brigada Stryker como querem, a organização é bem diferente da Inf Mtz. Na Brigada Stryker, os MGS estão dentro das unidades de Inf Mec e não fora dela, num RCM ou RCC-SR como o EB propõe. Não faz sentido algum separar a viatura de apoio de fogo direto de quem vai apoiar, é bem diferente do que acontece com MBT's nas Bda Blind.

Aliás não entendi VBR 8X8 na Bda Blind...

Não adiantar ter uma viatura do século XXI com doutrina de II GM.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5230 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2017 10:51 pm

Bom, se é para copiar a organização alheia deixando para trás décadas de operação de EE-9/11, então é melhor deixar pra lá.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5231 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Nov 16, 2017 2:18 am

gabriel219 escreveu:Não, se forem copiar a Brigada Stryker como querem, a organização é bem diferente da Inf Mtz. Na Brigada Stryker, os MGS estão dentro das unidades de Inf Mec e não fora dela, num RCM ou RCC-SR como o EB propõe. Não faz sentido algum separar a viatura de apoio de fogo direto de quem vai apoiar, é bem diferente do que acontece com MBT's nas Bda Blind.

Aliás não entendi VBR 8X8 na Bda Blind...
Nas brigadas Stryker os MGS ficam subordinados ao "esquadrão de reconhecimento" (Reconnaissance squadron), dentro da "tropa de armas" (Weapons troop) junto com os mísseis anti-tanque, são 12 MGS e 9 ATGW.

Nas brigadas blindadas há também um "esquadrão de reconhecimento", mas no caso americano sem veículos sobre rodas, no EB e no exército italiano esses esquadrões são equipados com veículos sobre rodas (Centauro, no caso italiano).




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5232 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Nov 16, 2017 9:09 am

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Não, se forem copiar a Brigada Stryker como querem, a organização é bem diferente da Inf Mtz. Na Brigada Stryker, os MGS estão dentro das unidades de Inf Mec e não fora dela, num RCM ou RCC-SR como o EB propõe. Não faz sentido algum separar a viatura de apoio de fogo direto de quem vai apoiar, é bem diferente do que acontece com MBT's nas Bda Blind.

Aliás não entendi VBR 8X8 na Bda Blind...
Nas brigadas Stryker os MGS ficam subordinados ao "esquadrão de reconhecimento" (Reconnaissance squadron), dentro da "tropa de armas" (Weapons troop) junto com os mísseis anti-tanque, são 12 MGS e 9 ATGW.

Nas brigadas blindadas há também um "esquadrão de reconhecimento", mas no caso americano sem veículos sobre rodas, no EB e no exército italiano esses esquadrões são equipados com veículos sobre rodas (Centauro, no caso italiano).
Só para deixar claro, os esquadrões de reconhecimento (ou de cavalaria) do US Army não são uma subunidade como os nossos, mas uma unidade dos porte dos nossos RCM.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60610
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5233 Mensagem por Túlio » Qui Nov 16, 2017 12:21 pm

FCarvalho escreveu:Bom, se é para copiar a organização alheia deixando para trás décadas de operação de EE-9/11, então é melhor deixar pra lá.

abs

Não se trata de copiar nada, o pessoal vai lá para ver uma Brigada Mecanizada em ação e compreender o que ela é, como funciona e para que serve.

Depois disso, os conhecimentos obtidos são usados para criar o nosso modelo. Necas de cópias.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5234 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Nov 16, 2017 12:25 pm

E qualquer semelhança é mera coincidência :twisted:




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5235 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2017 12:29 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu:Bom, se é para copiar a organização alheia deixando para trás décadas de operação de EE-9/11, então é melhor deixar pra lá.
abs
Não se trata de copiar nada, o pessoal vai lá para ver uma Brigada Mecanizada em ação e compreender o que ela é, como funciona e para que serve.
Depois disso, os conhecimentos obtidos são usados para criar o nosso modelo. Necas de cópias.
Em sendo assim, fica comprovada a minha tese de que um Guarani 6x6 com um can 90 seria o melhor começo para nós, até que um dia a evolução da doutrina junto as experiência práticas trouxessem subsídios mais que suficientes para alterar a organização atual das bgdas. E desta forma, também subsidiar outros modelos para uma VBR-SR que o EB propõem.

No meu ponto de vista, nada impede que tenhamos VBR 6x6 na inf mec e 8x8 na cav mec.

Continuo crendo aqui com os meus botões que um VBTP 8x8 do Guarani é só questão de tempo. E com ele, todo o resto da família.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder