EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6601 Mensagem por arcanjo » Qua Set 27, 2023 7:17 pm

Alemanha levanta o embargo para os Guarani filipinos

Imagem

Por Paulo Roberto Bastos Jr.

https://tecnodefesa.com.br/alemanha-lev ... filipinos/

[009]

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6602 Mensagem por knigh7 » Qua Set 27, 2023 7:20 pm

erro.




Editado pela última vez por knigh7 em Sex Set 29, 2023 3:26 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6603 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 28, 2023 1:56 pm

Faz uma década que o Guarani entrou em serviço no EB e ainda não conseguimos alternativas locais viáveis em termos econômicos e produtivos que possibilitem fomentar a indústria nacional adicionar seus insumos ao bldo do exército.
Não é por acaso que ninguém por aqui quis se meter nesse projeto desde o começo.
A realidade do mesmo hoje em dia mostra, e prova, que a decisão de ficar bem longe dele foi acertada e coerente.
Azar o nosso quando precisarmos, ou sermos forçados a precisar, de logística nacional para mantê-los.
Os tempos dos bldos com peças e partes em qualquer birosca de esquina pelo país terminaram há muito. E não temos opções nas mãos para mais este grave problema na indústria e logística tupiniquim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6604 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 29, 2023 5:11 pm

Distribuição das família Guarani já aprovadas ou com indicação de desenvolvimento pelo EB dentro da organização de uma brigada infantaria mecanizada.

Cmdo

Estado Maior

1. Cia Cmdo Ap
1.1 VBE PC
1.2 VBE Com
1.3 VBE OT
1.4 VBE AMB
1.5 VBC Mrt
1.6 VBMT AC
1.7 VBMT LSR

2. Btl Inf Mec
2.1 VBE PC
2.2 VBE Com
2.3 VBE OT
2.4 VBE AMB
2.5 VBC Mrt
2.6 VBC AAe
2.7 VBMT LSR
2.8 VBMT AC :?:

3. GAC AP SR
3.1 VBE PC
3.2 VBE Com
3.3 VBE OT
3.4 VBE AMB
3.5 VBC OAP SR
3.7 VBMT LSR

* as VBE Guarani podem eventualmente ser substituídas por versões especializadas da viatura Guaicurus.

*haverá espaço no futuro a longo prazo para Viatura Radar de Vigilância Terrestre e Viatura Radar Contrabateria hora em desenvolvimento pela Embraer.

4. Bia AAe
4.1 VBE PC
4.2 VBE Com
4.3 VBE AMB
4.4 VBC RDT :?:
4.5 VBC AAe (canhão e\ou míssil)
4.6 VBMT LSR

* as VBE Guarani podem eventualmente ser substituídas por versões especializadas da viatura Guaicurus.

* existe a possiblidade, talvez, desta SU ser equipada com os novos radares M-200 Vigilante e Multimissão. A depender de qual será a opção do EB pela configuração da sua VBC AAe.

5. EsqCavMec
5.1 VBE PC
5.2 VBE Com
5.3 VBE AMB
5.4 VBE Mrt
5.5 VBC CAV
5.6 VBMT AC
5.7 VBMT LSR

6. Btl Logístico
6.1 VBE PC
6.2 VBE Com
6.3 VBE AMB
6.4 VBMT LSR

7. Cia Eng Mec
7.1 VBE PC
7.2 VBE Com
7.3 VBE AMB
7.4 VBE Eng :?:
7.5 VBMT LSR

* ainda não estão definidos quais e quantos modelos da VBE Guarani Engenharia serão empregados nesta SU com esta versão somente este ano retomando os testes de avaliação dos implementos da Engeener Pearson que foram comprados pelo EB.

8. Cia Com Mec
5.1 VBE PC
5.2 VBE Com
5.3 VBE AMB
5.4 VBE EW :?:
5.5 VBMT LSR

* versão proposta mais ainda não solicitado desenvolvimento pelo EB.

9. Pel PE
9.1 VBMT LSR

À propósito da organização das OM artilharia, consultando o site da Avibras, nota-se que a empresa afirma não mais comercializar a versão AV-VBL. Por outro lado, apesar de não constar absolutamente nada no site da empresa sobre o Guará 4WS, a mesma continua sendo oferecido ao EB, agora como parte das soluções para a bateria de busca de alvos e também para os subsistemas do ASTROS no lugar das AV-VBL.

Se esta oferta tiver procedência, é possível vislumbrar que as OM de artilharia da brigada inf mec possam ser equipadas também com o bldo da Avibras caso ele seja escolhido para compor a bia busca de alvos dos GMF, e por conseguinte, dos vários GAC em diversos níveis, inclusive nas OM mec.

Da mesma forma, penso que os VBMT LMV podem eventualmente substituir as VBE Guarani nas OM de artilharia destas brigadas, uma vez que o veículo italiano é flexível e pode ser adaptado para diversas plataformas e chassis, acomodando diversas funções sobre o mesmo. E seria quiçá uma solução muito mais barata do que utilizar os Guarani.

Para ficar claro, refiro-me as versões PC, Comunicações, Orientação de Tiro e Ambulância. É possível também casar ambos veículos com versões tipo porta radar, a depender do modelo e missão a ser utilizado.

Enfim, pelo que se pode verificar acima, ainda temos um longo caminho a percorrer antes de que as 4 brigadas previstas para mecanização atinjam seus objetivos materiais na íntegra com todos os insumos que lhe fazem jus.

Boa sorte para nós. Vamos precisar, e muito.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6605 Mensagem por knigh7 » Sex Set 29, 2023 10:37 pm

Imagem
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6606 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 30, 2023 4:20 pm

A ver se esta compra de traduz em aquisições da Remax, porque do jeito que a linha de produção da ARES está, fica até difícil explicar como é que este produto ainda existe.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6607 Mensagem por gusmano » Sáb Set 30, 2023 6:40 pm

arcanjo escreveu: Qua Set 27, 2023 7:17 pm Alemanha levanta o embargo para os Guarani filipinos

Imagem

Por Paulo Roberto Bastos Jr.

https://tecnodefesa.com.br/alemanha-lev ... filipinos/

[009]

abs.

arcanjo
O que justifica o levantamento do embargo? Trocou o governo "pró-russia" e ninguem nos avisou?

[]´s




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6608 Mensagem por EduClau » Sáb Set 30, 2023 6:45 pm

Vai ver é porque o Lula saiu na foto junto ao Zelensky, sei lá, todo o caso o recado já foi dado, mostraram quem pode manda, quem não pode, obedece.


Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6609 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 01, 2023 3:17 pm

Negócios são negócios. E nós temos muitos com os alemães. Inclusive no campo da defesa.
E eles não são tão burros de fechar todas as portas para eles por aqui, ainda mais nesta área, onde eles possuem muita influência sobre o EB.
Lembre-se, os chineses estão logo ali. E o cmte do EB deve ter deixado isso bem claro aos parceiros industriais e militares alemães em sua viagem ao país.
Tio Sam ficaria muito aborrecido com eles se resolvêssemos trocar os chucrute alemão no exército pelo macarrão chinês.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6610 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 17, 2023 8:03 pm

Com as emendas parlamentares da CREDN hoje, o EB conseguiu manter o planejado para 2024: aquisição de 7 Centauros, 60 VBTP-MR Guaranis e 32 Linces.

Foi suado, pois pela PLOA enviada pelo Governo só garantia a aquisição 37 viaturas.

O Orçamento do Executivo foi enviado R$380 milhões a menos do que neste ano. Vários projetos seriam prejudicados. O Congresso conseguiu reverter e, até agora, aumentar. Mas teremos de esperar até janeiro para ver se o Executivo fará vetos nas rubricas do MD.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6611 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 18, 2023 1:26 am

São 32 LMV adicionais?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6612 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 18, 2023 2:02 am

FCarvalho escreveu: Sáb Nov 18, 2023 1:26 am São 32 LMV adicionais?
Sei que o EB quer trocar 150 Guaranis por 420 Linces. A notícia foi dada neste ano. Mas leva um tempo para adequar as estruturas (na IVECO os valores contratuais foram projetados a uma cadêcia minima de 60 unidades/ano e a fábrica dimensionada também para a produção do VBTP). Isso tudo leva tempo. E a nossa necesssidade de é 1.500 LMVs.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6613 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 18, 2023 12:40 pm

150 Guaranis por 420 Guaicurus é um puta negócio.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6614 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 18, 2023 4:24 pm

Presumo que vai levar pelo menos um ano até conseguirem adaptar tudo para montar aqui os LMV, e os Centauro 2. Parte dos atuais 32 veículos foi montada via CKD em Minas Gerais. Se confirmar estas supostas 32 adicionais, e para não atrasar entregas, pode-se sem maiores problemas seguir montando os veículos da mesma forma até que se tenha linhas de produção adequada aos três veículos bldos que a empresa irá produzir\montar aqui.

O EB queria 186 LMV com dois lotes adicionais de 77 veículos. Na impossibilidade de conseguir 77, compra o que dá e vai empurrando com a barriga até conseguir aquele número, ou 420 deles, como bem falastes. Modificar novamente o escopo do contrato dos Guarani deve dar mais outra dor de cabeça para o EB e para Iveco, pois será a terceira ou quarta modificação, não lembro, no caso de trocar Guarani por LMV.

De cabeça, são 48 Guarani por BIMec, apenas da versão básica para as CiaInfMec. As 4 brigadas que se diz querer mecanizar precisam de 576 blindados. O restante é formado por VBE que até agora não saíram do papel. Ainda tem os RCM e EsqCavMec espalhados por aí. Isso dá mais ou menos uns 100 a 150 VBTP, se muito. A Iveco já deve estar perto da marca dos 700 bldos produzidos, ou mesmo já ultrapassou este número. O EB lançou mão da versão da versão básica para quebrar o galho de várias OM que não de infantaria e cavalaria das bdas mec na falta de versões especializadas.

Abrir mão de 150 VBTP pode sugerir que o EB vai focar nas versões VBE e limitar, mais ainda, o número de bdas a serem mecanizadas. E não me surpreenderia que seja isso mesmo, pois as versões especiais serão muito mais caras que as de transporte, e o exército não tem como encampar isso junto com as VBTP, ou abrir mão das LMV. O orçamento continua sendo a pedra no sapato de todos os projetos da defesa. E ninguém parece se importar se cada vez mais seguimos enterrando a cabeça em um buraco, junto com eles.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 173
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6615 Mensagem por pewdiepie » Ter Dez 19, 2023 6:18 pm

Atenção amigos! Trago boas novas!

Os argentinos estão querendo fabricar os Guaranis na variante ambulância para vender para a Ucrânia, tudo isso com aprovação da IVECO e um chute na bunda do Brasil. A informação é "quente", como disse Caiafa da Argentina.

Vamos rir, vamos rir!





Responder