EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6556 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 13, 2023 1:42 pm

knigh7 escreveu: Dom Ago 13, 2023 12:05 am Da palestra do EB aos adidos militares nessa última semana:
https://caiafamaster.com.br/exercito-br ... s-no-pais/
-Versão Comunicação, Comando, Ambulância: entregas de 2024 a 2028
Engenharia: ~2024...
Antiaérea: 2028 a 2037
Morteiro 120mm: 2029 a 2033.
O EB precisa, com certa urgência, diria, das versões PC, COM e AMB, que junto com a de Orientação de Tiro - ainda sem prazo para sair do papel - pois fazem parte da organização básica, no manual, dos BIMec, RCM, EsqCavMec e outras SU que fazem parte de todas as bdas mecanizadas. É questão fulcral tendo em vista o complemento necessário, diria impositivo, para a plena capacitação destas organizações em termos de comando, controle e comunicações. Em todo caso, o modelo de Orientação de Tiro tem ou pode ter lastro de desenvolvimento a partir do sistema Astros, onde as VBL 4X4 fazem parte da bateria de tiro e comando de cada GMF exercendo, ainda que parcialmente, este papel.

No caso das VBE Eng é questão de disponibilização de recursos para comprar as VBTP básicas e os implementos que o EB julgue adequados ao que se pretende com as mesmas. Diria que cada BEngCmbMec deve ter por volta de 16 unidades especializadas destas versões a fim de dispor das capacidades orientadas para elas. Isto possibilitaria dispor ao menos 1 PelEngMec no apoio de cada Bimec ou RCM dentro da brigada. A versão lança-pontes chegou a ser aventada, mas não saiu do papel. E não se falou mais nela. Conquanto, ainda é uma possibilidade, já que existem diversos fornecedores para ela. Ainda falta definir uma séria de implementos e capacidades que estão faltando, vide que os modelos apresentados são apenas uma parte mínima de tudo o que se pode dispor neste modelo, como a varredoras de minas, etc.

A versão lança morteiro deve ter encontrado percalços não apenas financeiros para ser lançada para o fim desta década. Verdade seja dita, o números de alternativas cresceu exponencialmente desde o lançamento deste projeto. E como se sabe, esta versão, além de exigir mudanças significativas na carroceria do bldo, exigirá também maiores recursos para a sua aquisição, dependendo do sistema que for adquirido. Parece que o EB resolveu investir o que tem por agora nos KIT engendrados pelo AGSP do morteiro 81mm, que podem aproveitar as viaturas existentes nas OM. A ver como será a previsão de recursos para a sua adequação via PAC no orçamento do EB para o curto prazo. Em todo caso, os pel morteiro dos Bimec e RCM podem ser equipados ainda com o modelo nacional e serem usados da maneira tradicional, sendo rebocados por viaturas Marruá ou caminhões leves até que se tenha uma solução definitiva para eles. Talvez, uma opção mais em conta e leve possa ter causado maiores reflexões no EB sobre esta versão do Guarnai no que tange a oferta de muitos veículos bldos 4x4 equipados com plataformas de morteiro 120mm. É uma possibilidade a ser pensada embora saia fora do escopo da organização que hora se pretende para as bgdas mec. Mas não deixa de ser plausível.

Passar a versão AAe para o final da década a mim me parece uma solução de bom senso e razoável, já que o RO atual praticamente direciona esta versão para o sistema sueco, que foi o único que apresentou proposta para o mesmo, dispondo na LAAD'23 até mockup e tudo o mais, como se viu. Creio que ficou feio para o EB e claro demais para não entender como o processo estava sendo orientado de forma passional. E isso independe das várias alternativas existentes no mercado, que não por acaso não se apresentaram de público ou junto ao EB a fim de tecer eventuais propostas. Creio que poderemos, e teremos, novidades sobre este sistema, já que nos próximos anos espera-se o aparecimento de mais informações e novidades sobre diversos sistemas AAe passíveis de serem usados no Guarani, ou outro veículo que por ventura possa ser escolhido pelo EB, já que as alternativas vem se multiplicando rapidamente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6557 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 13, 2023 9:48 pm

Quando o EME atualizou há 2 anos e meio o subprograma Guarani, notei 2 mudanças: a viatura lançadora de misseis (AC) passou a ser a 4x4 VBMT-LR, ou seja o Lince (eu me recuso a escrever e a pronunciar o novo nome que o EB deu para ela), bem como a viatura diretora de tiro desapareceu do subprorama. Provavelmente será da Avibras ou de alguma outra inserida dentro do programa da VBCOAP SR 155mm.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6558 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 15, 2023 2:10 pm

knigh7 escreveu: Dom Ago 13, 2023 9:48 pm Quando o EME atualizou há 2 anos e meio o subprograma Guarani, notei 2 mudanças: a viatura lançadora de misseis (AC) passou a ser a 4x4 VBMT-LR, ou seja o Lince (eu me recuso a escrever e a pronunciar o novo nome que o EB deu para ela), bem como a viatura diretora de tiro desapareceu do subprorama. Provavelmente será da Avibras ou de alguma outra inserida dentro do programa da VBCOAP SR 155mm.
Eu presumo que se aquele RD do chassi Tatra na VBOAC SR for mesmo o que penso que é, basicamente já temos uma solução comum para toda a artilharia de campanha, à exceção dos GAC leves que devem possuir material adequado às suas características. Mas de qualquer forma, o sistema em si pode ser o mesmo, operando de forma flexível e adaptável à tropa.
A Avibras possui o conhecimento, e quiçá produto, já conformado para operar viaturas diretoras de tiro. É questão de tirar do papel, como as soluções da empresa para as baterias de observação.

De qualquer forma, mesmo que passe por um sistema importado, o que desconfio não será o caso, já que o RO\RDTI da artilharia SR são bem restritivos, e específicos, sobre a parte de sistemas C4ISR em termos de nacionalização e\ou produtos nacionais, prontos ou em desenvolvimento, talvez o máximo que se possa fazer neste aspecto é adaptar o produto às soluções veiculares, e empresas, apontadas pelo EB. No caso, penso isso não fugirá da Avibras, seja ela a matriz do negócio ou parte integrante do mesmo.

E como já temos os LMV, também, nas bdas mecanizadas, adaptar este modelo não é problema. O mais sensato, contudo, seria adotar as AV-VBL já em uso. Não duvido que a Avibras também possa oferecer o Guará 4WS como solução para a função, já que a empresa também o oferece agora para as soluções das baterias de observação dos GAC e GMF do exército.

No caso dos VBC AC, creio que esta solução 4x4 é a mais indicada, uma vez que é possível hoje encaixar diversos tipos de sistemas nestas plataformas, a depender do modelo, inclusive as LMV, que não por acaso são modulares desde a sua concepção. Resta saber quando e quais sistemas o EB irá dispor a si, e os requisitos que empregará. Pelo menos já teremos opções de veículos base no país disponíveis para serem produzidas aqui mesmo e com logística estabelecida.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6559 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Ago 24, 2023 4:18 pm

PORTARIA – EME/C Ex Nº 1.126, DE 15 DE AGOSTO DE 2023

Constitui o grupo de trabalho para elaboração de contrato de obtenção da VBMT LSR 4x4 GUAICURUS e de aditivo no contrato de aquisição de VBTP MSR 6x6 GUARANI.
...................
V - considerações gerais:
...................
c) o GT tem por objetivo apresentar ao COLOG a minuta de termo aditivo ao Contrato nº 120/D Mat, de 2016, que trata da aquisição das VBTP MSR 6x6 GUARANI, reduzindo o quantitativo total em até 150 (cento e cinquenta) plataformas e ao DCT a minuta de contrato para obtenção de até 420 (quatrocentas e vinte) VBTMT LSR 4x4 GUAICURUS.




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 654
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 140 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6560 Mensagem por Duka » Qui Ago 24, 2023 5:01 pm

Pra GLO e proteção do "establishment" contra possíveis insurreições do povo (que no fundo é a razão de existir do EB para classe política brasileira) é uma ótima troca.




Abraços
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6561 Mensagem por EduClau » Qui Ago 24, 2023 6:52 pm

Duka escreveu: Qui Ago 24, 2023 5:01 pm Pra GLO e proteção do "establishment" contra possíveis insurreições do povo (que no fundo é a razão de existir do EB para classe política brasileira) é uma ótima troca.
Braço forte para uns e mão amiga para outros.

:mrgreen:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6562 Mensagem por knigh7 » Qui Ago 24, 2023 7:00 pm

Duka escreveu: Qui Ago 24, 2023 5:01 pm Pra GLO e proteção do "establishment" contra possíveis insurreições do povo (que no fundo é a razão de existir do EB para classe política brasileira) é uma ótima troca.
Precisava readequar a quantidade de viaturas 6x6. Considerei ótimo terem desistido da viatura diretora de tiro do chassis do Guarani pois provavelmente irão empregar a da Avibrás. O projeto da viatura lançadora de misseis anticarro deixou de ser 6x6 para utilizarem o Lince. Na minha opinião este é mais adequado. Com 420 unidades, o EB está aumentando 218 unidades do inicialmente previsto. E com isso será possível também que a grande maioria dos pelotões e grupos de exploradores (cada um é dotado com 5 viaturas) vinculados às unidades mecanizadas e blindadas sejam de viaturas Lince.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6563 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 25, 2023 8:25 am

Porém, vendo a Guerra na Ucrânia, eu adicionaria uma nova versão do Guarani, a de EW. Os Russos tem tirado BTR-70 de estoques e equipado eles com Jammers, sendo bastante efetivos nisso, com uma blindagem relativamente boa o suficiente para esse equipamento operar o mais próximo possível da linha de contato.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6564 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 25, 2023 10:28 am

Só para equipar todas as OM de cavalaria e infantaria mecanizados existentes e previstas, 4 + 4 brigadas, são necessários mais de 600 LMV da versão básica.
Essas 420 são um acréscimo necessário, diria obrigatório, caso o EB realmente queira dotar todas as unidades com estes veículos. Mas ainda não são suficientes para arrumar a vida da unidades mecanizadas do exército. Vai quebrar o galho, mas não resolver o problema.
Os LMV podem ser adaptados como veículos PC, Comunicações, diretora de tiro e Ambulância, caso o EB queria, pois estas versões existem em todas as OM mecanizadas a nível GU, Unidade e Subunidade, dependendo de onde estiver situada.
O requisito para os LMV estabelecido e de mais de 1500 viaturas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6565 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 25, 2023 12:43 pm

Com 468 unidades (lembrar que o EB já recebeu 48 unidades, sendo 16 pertencentes ao 15ºReg vinculado à 9ª Bda, 31 distribuídos inicialmente à 15ª Bda de Inf. Mec +1 no CIBLD) será possível equipar os 16 esquadrões de Cavalaria que receberão os Centauros (são prioritários para o EB)-256 viaturas, os 3 esquadrões de Cavalaria das Bdas de Infantaria Mecanizadas (48 viaturas o ligado a 9ºBda como já escrito já recebeu por ocasião da GLO no Rio em 2018) todos os pelotões de exploradores dos batalhões daquelas brigadas bem como os grupos de exploradores das 2 Bdas Blindadas (ao todo 100 unidades). Até aí somou-se 404 unidades. Sobram 48 que podem equipar os 2 esquadrões de Cav Mecanizadas das Bdas Blindadas ou equipar os 8 pelotões anticarro das 4 Bdas Mecanizadas. Se o EB equipar 1 pelotão anticarro dos 2 previstos com o LMV, então será possível atender estes e, ao mesmo tempo, dotar os 2 esquadrões de Cav das Bdas Blindadas com ele.

Essa decisão do EB foi ótima. Vai garantir pelo menos o essencial. Em termos de grupos de exploradores, vai faltar para aqueles esquadrões que não serão contemplados neste contrato com os 96 Centauros, que, portanto, não são prioritários para o EB e já será possível formar pelotões AC com o LMV.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6566 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 25, 2023 1:55 pm

Pelo que temos então, a ideia básica continua sendo obter a versão básica de reconhecimento, que até o presente momento devem ser equipadas, suponho, com alguma versão da Remax, a torre manual da ARES ou as PLATT. Ficamos no aguardo de saber se haverá disposição do EB em ampliar a carga de armas deste sistema, já que ele está homologado apenas para .50 e 7,62.

Talvez seja possível verificar a possibilidade de equipar a Remax com algum sistema AC israelense, o que não seria um problema para a ARES, já que teremos aqui os Spike LR. E um sistema leve e que caberia sem maior complicação naquela torre da empresa. E seria uma alternativa mais em conta para o EB também do que comprar um sistema completamente diferente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6567 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 25, 2023 2:11 pm

gabriel219 escreveu: Sex Ago 25, 2023 8:25 am Porém, vendo a Guerra na Ucrânia, eu adicionaria uma nova versão do Guarani, a de EW. Os Russos tem tirado BTR-70 de estoques e equipado eles com Jammers, sendo bastante efetivos nisso, com uma blindagem relativamente boa o suficiente para esse equipamento operar o mais próximo possível da linha de contato.
Não é oficial, mas fazia parte dos planos uma versão para EW do Guarani.
A mim me parece ser mais útil, barato e rápido utilizar a plataforma das AV-VBL 4x4 para esta missão.
É questão de alocar os sistemas necessários que disponha a esta versão.
Esta VBE atuaria essencialmente nas OM de comunicação das brigadas, grupos, batalhões, Cia e\ou DE ou superior, que poderiam ser equipadas com aquelas viaturas da Avibras a fim de homogeinizar a logística.
Ao menos nos tiraria o peso de ter que gastar mais dinheiro ainda desenvolvendo mais uma versão do Guarani.
O veículo da Avibras pode ser equipado tanto com o chassi Tatra 815-7 na versão 4x4 como 6x6.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6568 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 25, 2023 4:37 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 25, 2023 2:11 pm Não é oficial, mas fazia parte dos planos uma versão para EW do Guarani.
A mim me parece ser mais útil, barato e rápido utilizar a plataforma das AV-VBL 4x4 para esta missão.
É questão de alocar os sistemas necessários que disponha a esta versão.
Esta VBE atuaria essencialmente nas OM de comunicação das brigadas, grupos, batalhões, Cia e\ou DE ou superior, que poderiam ser equipadas com aquelas viaturas da Avibras a fim de homogeinizar a logística.
Ao menos nos tiraria o peso de ter que gastar mais dinheiro ainda desenvolvendo mais uma versão do Guarani.
O veículo da Avibras pode ser equipado tanto com o chassi Tatra 815-7 na versão 4x4 como 6x6.
AV-VBL tem a mesma proteção antiminas e a mesma mobilidade do Guarani, considerando que necessitará de um grande APU, o que aumentará seu peso sobre eixo, que são distribuídas em 4 rodas e não em 6 rodas? Acho que não. Quanto ao Tatra, a mesma coisa, só muda quanto a pressão em versão 6x6.

Os Russos usam BTRs por motivo óbvio: ter a mesma capacidade que as outras viaturas blindadas que participam do combate naquele T.O limitado. Por isso não vemos os Kamaz de EW na linha de frente.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6569 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 25, 2023 6:10 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 25, 2023 12:43 pm Com 468 unidades (lembrar que o EB já recebeu 48 unidades, sendo 16 pertencentes ao 15ºReg vinculado à 9ª Bda, 31 distribuídos inicialmente à 15ª Bda de Inf. Mec +1 no CIBLD) será possível equipar os 16 esquadrões de Cavalaria que receberão os Centauros (são prioritários para o EB)-256 viaturas, os 3 esquadrões de Cavalaria das Bdas de Infantaria Mecanizadas (48 viaturas o ligado a 9ºBda como já escrito já recebeu por ocasião da GLO no Rio em 2018) todos os pelotões de exploradores dos batalhões daquelas brigadas bem como os grupos de exploradores das 2 Bdas Blindadas (ao todo 100 unidades). Até aí somou-se 404 unidades. Sobram 48 que podem equipar os 2 esquadrões de Cav Mecanizadas das Bdas Blindadas ou equipar os 8 pelotões anticarro das 4 Bdas Mecanizadas. Se o EB equipar 1 pelotão anticarro dos 2 previstos com o LMV, então será possível atender estes e, ao mesmo tempo, dotar os 2 esquadrões de Cav das Bdas Blindadas com ele.

Essa decisão do EB foi ótima. Vai garantir pelo menos o essencial. Em termos de grupos de exploradores, vai faltar para aqueles esquadrões que não serão contemplados neste contrato com os 96 Centauros, que, portanto, não são prioritários para o EB e já será possível formar pelotões AC com o LMV.
Vale ressaltar que isso acima é especulação minha. Mas ela tem uma lógica de continuar equipando os pelotões e grupos de exploradores e os futuros pelotões AC.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6570 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 25, 2023 10:34 pm

gabriel219 escreveu: Sex Ago 25, 2023 4:37 pm AV-VBL tem a mesma proteção antiminas e a mesma mobilidade do Guarani, considerando que necessitará de um grande APU, o que aumentará seu peso sobre eixo, que são distribuídas em 4 rodas e não em 6 rodas? Acho que não. Quanto ao Tatra, a mesma coisa, só muda quanto a pressão em versão 6x6.
Os Russos usam BTRs por motivo óbvio: ter a mesma capacidade que as outras viaturas blindadas que participam do combate naquele T.O limitado. Por isso não vemos os Kamaz de EW na linha de frente.
Estava procurando informações sobre as AV-VBL mas não encontrei nada que pudesse ser fiável.
No site da Avibras estranhamente é dito que estas viaturas não fazem mais parte do catálogo de vendas da empresa.
Em todo caso, os dados dos chassis Tatra 4x4 relativos as últimas versões entregues ao EB possuem peso total combinado de até 19 ton com o payload variando de acordo com a versão do veículo. O novo chassi do modelo 6x6, usado no blindado francês Titus pode chegar até 28 ton de peso combinado, com o payload podendo chegar até 12,9 ton.
Me parece neste sentido que peso não é necessariamente um problema. O que não há como saber é se a Avibras de fato retirou estes veículos do seu catálogo de produtos. Como a empresa não vende nenhum sistema Astros para o exterior faz alguns anos, e os últimos veículos vendidos para o EB eram na versão 6x6, fica a dúvida.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder