Substituto do A12 São Paulo

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Substituto do A12 São Paulo

#1 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jul 26, 2007 8:53 pm

Prezados Senhores

Tendo em vista que observei no tópico referente aos novos NAes da Inglaterra otimas opiniões referentes a um novo NAe para o Brasil abri este tópico.
Peço a gentileza de transferir opiniões, caso concordem, para este tópico.
Na minha opinião o novo NAe da MB poderia ter como base o A12 naturalmente com o seu projeto sendo atualizado.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#2 Mensagem por alex » Qui Jul 26, 2007 10:12 pm

Acho que para pensar em um novo PA deve-se primeiro pensar qual o avião que ele vai transportar, sem isso pode esquecer o projeto.
O que vamos transportar?
Helicópteros de ataque com misseis anti-navios? Basta um PA entre 8.000
a 16.000 toneladas , dependendo de sua funções secundárias como ASW e ASuW.
Caças como o F-18/Mig-29 ? uns 32.000 a 36.000 ton para se ter uns 24 caças + alguns helis.
Caças como o F-35?uns 28.000 a 30.000 basta para 24 caças +helis.

Acho que sem saber o caça nem vale a pena continuar com este tópico.




PRMaia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 231
Registrado em: Qua Mai 09, 2007 6:39 pm

#3 Mensagem por PRMaia » Qui Jul 26, 2007 10:34 pm

alex escreveu:Acho que para pensar em um novo PA deve-se primeiro pensar qual o avião que ele vai transportar, sem isso pode esquecer o projeto.
O que vamos transportar?
Helicópteros de ataque com misseis anti-navios? Basta um PA entre 8.000
a 16.000 toneladas , dependendo de sua funções secundárias como ASW e ASuW.
Caças como o F-18/Mig-29 ? uns 32.000 a 36.000 ton para se ter uns 24 caças + alguns helis.
Caças como o F-35?uns 28.000 a 30.000 basta para 24 caças +helis.

Acho que sem saber o caça nem vale a pena continuar com este tópico.


Alex

Parece que a ideia deste tópico e agrupar as opiniões que foram realizadas no assunto referente aos NAes da Inglaterra, muito boas por sinal.
Qualquer tópico aberto tem sua validade. Todos nós podemos realizar exercicios de pensamentos a respeito da realidade de nossas Forças Armadas e apresentar sugestões que podem até serem consideradas pelas autoridades envolvidas.
Quanto ao novo NAe já temos uma definição: - será semelhante ao atual A12 (veja a entrevista do Almirante Frade). A opção já foi colocada será um NAe classico e não um porta-helicópteros o substituto do São Paulo. Quanto a nós cabe a discursão a respeito deste novo navio: quais poderão ser suas caracteristicas, seus aviões, daqui a 15 anos quais as aeronaves poderão ser utilizadas...etc.

Um Abraço

Maia




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jul 26, 2007 10:42 pm

Tamanho do A-12 é Ideal, Propulsao Diesel-Eletrica, Ctol, E preferencialmente usando Rafales, se a FAB for com ele, ou F-35

Ou se a verba encurtar mais ainda o projeto da Navantia




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#5 Mensagem por piratadabaixada » Qui Jul 26, 2007 10:57 pm

Senhores,

Como disse o Alex há de pensar primeiro na aviação embarcada, um PA do porte do A-12 teria de operar com helis para AEW, já li que a MB não deseja esta opção.

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#6 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jul 26, 2007 11:43 pm

O Charles de Gaulle é ligeiramente maior e opera E-3, acredito que o problema esteja nas catapultas do A-12 e nao no tamanho do navio em si




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#7 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 27, 2007 2:00 am

Einsamkeit escreveu:O Charles de Gaulle é ligeiramente maior e opera E-3, acredito que o problema esteja nas catapultas do A-12 e nao no tamanho do navio em si

Catapultas, elevadores e cabos de pouso.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

#8 Mensagem por old » Sex Jul 27, 2007 4:33 am

Uff un portaaviones no lo es todo y cualquier modelo de nueva factura no va a bajar de los 1.000 mill $.

Analizando la MB no creo que sea adecuado un PA nuevo sin Fragatas/Destructores/Logisticos/Caza Minas/Submarinos/Aviones de combate/Helicopteros ASW y AEW etc etc etc.


Se les palantea una renovacion total




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#9 Mensagem por piratadabaixada » Sex Jul 27, 2007 9:00 am

Senhores,

O problema está no tamanho da catapulta, assim tudo cresce proporcionalmente. Este é o problema de PA's como o Cavour (o qual tenho grande simpatia), terá de usar helis para realizar AEW, pessoalmente não tenho nada contra, mas a MB parece não gostar.

Aí encontramos um problema, não vejo a MB embarcando mais de 24 caças (aliás isto já seria um sonho). Construir um PA de 40 mil tn para embarcar 24 caças seria um desperdício.

Abraços,

Heronim




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#10 Mensagem por piratadabaixada » Sex Jul 27, 2007 9:01 am

old escreveu:Se les palantea una renovacion total


Que custaria muito mais e não seria tão eficiente quanto ter um PA.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#11 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 27, 2007 9:43 am

Einsamkeit escreveu:Tamanho do A-12 é Ideal, Propulsao Diesel-Eletrica, Ctol, E preferencialmente usando Rafales, se a FAB for com ele, ou F-35

Ou se a verba encurtar mais ainda o projeto da Navantia


Vc tocou em um ponto importante Eins. A MB/Gov federal, poderiam testar a paciência dos Franceses e tentar vincular a compra dos rafales a facilitação de um projeto by Thales/DCNS.

Nós compramos um projeto francês, mas vcs nos dão um desconto Obelix nos rafas F-3. :wink:

Algo desse tipo. Será um investimento maior que o SIVAM, então temos que botar banca mesmo.

Mas para operar um PA em sua plenitude, precisamos resolver a questão do Comando & Controle(seara do comandante Marino) tem de ser resolvida, comunicações via data link satélite geo estacionário, e aí entra em questão o programa espacial, além de outros sistemas de comunicação como as redes de comunicação VLF/ELF para os futuros SNA nacionais, que poderão(e irão) ser a escolta tipo SSNDSTF(SSN in direct support Task Force).

Olhando com calma todos estes fatores, vemos então que a composição de um grupo aéreo fica transformada quase em um detalhe.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#12 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 27, 2007 9:46 am

old escreveu:Uff un portaaviones no lo es todo y cualquier modelo de nueva factura no va a bajar de los 1.000 mill $.

Analizando la MB no creo que sea adecuado un PA nuevo sin Fragatas/Destructores/Logisticos/Caza Minas/Submarinos/Aviones de combate/Helicopteros ASW y AEW etc etc etc.


Se les palantea una renovacion total


A Implementação do PRM existe justamente para prover isso.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

#13 Mensagem por old » Sex Jul 27, 2007 12:10 pm

piratadabaixada escreveu:
old escreveu:Se les palantea una renovacion total


Que custaria muito mais e não seria tão eficiente quanto ter um PA.


Si pero un PA no sirve de nada sin otros medios. No tiene razon de ser.

Un ala de combate embarcada cuesta mas dinero que el propio Portaaviones.

Un ejemplo: F35, Rafale o SuperHornet a 100 mill la unidad (veremos si no es mas) x 20 aparatos= 2.000 mill $, aunque seguramente se puedan sacar F18 por la mitad de precio. En cualquier caso el precio debe ser similar al del PA

No puede sacar a navegar un precioso Portaaviones sin una escuadra AEW para el PA. Es necesaria la alerta temprana

3 Helicopteros Merlin o NH90 o V22 o similares AEW= 100 mill $ mas?

Necesita obligatoriamente buques capaces de escoltar y proteger al PA si no se quiere que sea una diana flotante . Al menos 3 Fragatas /Destructores modernos, a 1.000 mill de $ la unidad.

Helicopteros para esos barcos..

Y para rematar algun buque logistico de aprovisionamiento de combate.

Por eso les decia que se enfrentan a una renovacion total de su flota, pero para ello se tienen que marcar muy claros los objetivos para luego comenzar a comprar/fabricar




Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

#14 Mensagem por old » Sex Jul 27, 2007 12:11 pm

duplicado por error




Editado pela última vez por old em Sex Jul 27, 2007 12:21 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#15 Mensagem por talharim » Sex Jul 27, 2007 12:12 pm

Porta Aviões pequenos são para países que possuem aliados de 1° linha ou atuem sob guarda chuvas de tratados de assistência mútua.

O Brasil está sozinho,ainda mais hoje que nossa política externa suicida nos afastou de nossos tradicionais "colaboradores"

Numa guerra estaremos sozinhos,precisamos de porta aviões de grande porte para patrulharem uma enorme área.

Não somos uma França da vida que quando entra numa guerra tem uma Inglaterra e EUA para lutarem por eles.

A nossa MB terá que lutar sozinha contra inimigos muito superiores tipo EUA,Rússia,China,Índia e OTAN juntas precedida por um ataque devastador de Topol-M e Minuteman contra nossa esquadra.

Por isso aposto em P.As da classe Kitty Hawk num primeiro momento e em médio prazo em P.As do porte acima de 50.000 Ton.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder