Voar, é seguro ou não?

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

É seguro voar no Brasil?

Sim.
13
50%
Não.
7
27%
Talvez.
6
23%
 
Total de votos: 26

Mensagem
Autor
guigo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Nov 06, 2005 1:32 pm
Localização: Osório, RS, Brasil
Agradeceram: 4 vezes

Voar, é seguro ou não?

#1 Mensagem por guigo » Qua Jul 25, 2007 11:41 am

Bom, queria saber a opnião de vocês sobre isso.

É seguro ou não voar?

Pois, atualmente os acidentes aéreos vem causando sérios problemas aqui no Brasil, exemplo o avião da TAM, também queria saber a opnião de vocês, pra saber quem tem a "culpa", o piloto ou a torre?

Não sei muito isso, por esse motivo coloquei o assunto em votação, na opnião de vocês é seguro ou não voar dentro do Brasil?




Se não tentar, nunca vai chegar onde deseja.
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Voar, é seguro ou não?

#2 Mensagem por Brigadeiro » Qua Jul 25, 2007 1:12 pm

guigo escreveu:Bom, queria saber a opnião de vocês sobre isso.

É seguro ou não voar?

Pois, atualmente os acidentes aéreos vem causando sérios problemas aqui no Brasil, exemplo o avião da TAM, também queria saber a opnião de vocês, pra saber quem tem a "culpa", o piloto ou a torre?

Não sei muito isso, por esse motivo coloquei o assunto em votação, na opnião de vocês é seguro ou não voar dentro do Brasil?


Guigo, não é legal apontar culpados para esse tipo de tragédia, mesmo porque, ninguém na Infraero ou TAM estava trabalhando para fabricar a tragédia. Eu nem culpo os funcionários da Infraero porque o problema não está nos trabalhadores e sim nos gestores. Sabe, esse problema mora mesmo é nas altas esferas do governo brasileiro que gosta de"colocar a tranca depois que a casa foi arrombada". Foi assim na crise do petróleo na década de 70, nas crises em toda década de 80, no apagão de 2000, no apagão aéreo (GLO1907) e em tantas outras oportunidades em que já se sabia que uma coisa ruim iria acontecer, que uma desordem em nível nacional estava se desenhando em um prazo estabelecido e isso foi tratado como algo não prioritário e nós, cidadãos, acabamos pagando por isso (alguns, com a própria vida).
Vou te ensinar o que eu aprendi fazendo essa pergunta certa vez, sobre o acidente dos Mamonas Assassinas: todo mundo que trabalha na aviação é apaixonado pelo que faz, seja ele controlador de vôo, técnico, piloto, comissário, despachante e fazem de tudo para manter o padrão e a operacionalidade. O cara pode ganhar mal, mas ele tá lá assim mesmo porque não se vê fazendo outra coisa. Quem tá lá, faz de tudo para a coisa andar porque sabe que isso é bom, não para somente para a empresa, mas para o país, mas quem está na ponta não manda e toda essa desordem que nós vemos na televisão acaba indo para o ouvido deles.
Ninguém acorda de manhã achando que vai morrer de desastre aéreo, senão nem saíam de casa. Nenhum piloto voa uma aeronave como um motorista de carro que, sabendo que a velocidade máxima permitida é de 60km/h, anda a 120! Ele é treinado e reciclado todos os anos e já está incutido na cabeça dele a padronização da operação e a segurança no seu trabalho e, apesar de ser um porre passar horas num simulador com um instrutor que testa o cara até o limite, ele faz isso com todo gosto do mundo. Só para você ter uma idéia, um dos pilotos da TAM tinha 19 anos de casa! Isso significa que ele tava voando Bandeirante e Fokker 27 numa empresa que, a título de compração, era do tamanho da TRIP, META ou Pantanal. Quando ele entrou lá, o Rolim ainda era taxado de louco quando falava que a TAM iria ser a maior empresa aérea do Brasil, ultrapassando a poderosa, magestosa, salve, salve VARIG. O cara cresceu com a empresa e voou 19 anos com histórico impecável. Os controladores da TWR Congonhas tem anos de casa... Se fosse tão chato ficar todo dia ouvindo chiado de rádio pirata e aguentando a pressão de operar aproximadamente 50 aviões por hora, ele já teria jogado a toalha a muito tempo. Problemas na aderência em Congonhas eu ouço falar desde que eu entendo por gente e o acidente como o do JJ3054 já estava previsto a muito tempo. O BRA ficou a quase um metro do barranco, um Gol também ficou pertinho o Pantanal parou na grama pelo mesmo problema (e olha que pousaram normalmente e estava com os DOIS reversos funcionando). Falha dos pilotos... Não sei, pode ser, mas esse não seria o único fator contribuinte, não é verdade?

Não acho inseguro voar no Brasil, o que eu acho inseguro são os gestores deste país. :wink:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
PRick

#3 Mensagem por PRick » Qua Jul 25, 2007 2:03 pm

Olha,

Nada é 100% seguro, a vida não vem com certificado de garantia. Mas todos os dados apontam que o avião, no Brasil, é o meio de transporte mais seguro que temos. Quem anda de carro, não pode ter medo de viajar de avião. É claro não estou falando de quem tem medo de avião. :lol:

Agora, eu evitaria usar Congonhas, se tivesse outras alternativas. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#4 Mensagem por Brigadeiro » Qua Jul 25, 2007 2:48 pm

PRick escreveu:Olha,

Nada é 100% seguro, a vida não vem com certificado de garantia. Mas todos os dados apontam que o avião, no Brasil, é o meio de transporte mais seguro que temos. Quem anda de carro, não pode ter medo de viajar de avião. É claro não estou falando de quem tem medo de avião. :lol:

Agora, eu evitaria usar Congonhas, se tivesse outras alternativas. :wink:

[ ]´s


Concordo, nada é 100% seguro... hehe

Mas eu não evitaria necessariamente Congonhas. Os aviões podem operar lá, a pista, apesar de problemática é operacional... Por que não?

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#5 Mensagem por rodrigo » Qua Jul 25, 2007 3:53 pm

Há muito tempo as estatísticas apontam o elevador como o meio de transporte mais seguro. Mesmo assim ainda morrem usuários.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#6 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jul 25, 2007 7:50 pm

rodrigo escreveu:Há muito tempo as estatísticas apontam o elevador como o meio de transporte mais seguro. Mesmo assim ainda morrem usuários.

As estatísticas apontam o que você quiser...
Comparando elevadores, carros e aviões, qual o mais seguro:
Por passageiro? Um número muito grande de pessoas usam o elevador, mas passam poucos segundos nele, uma estatística com base no número de usuários vai mostrar números distorcidos a favor do elevador.

Então, por hora de viagem? Ok, mas a mesma viagem que é feita com um avião em 1 hora é feita com um carro em 10 horas, uma estatística assim favoreceria os meios de transporte mais lentos.

Distância percorrida? Mas 90% dos acidentes aéreos ocorrem no pouso e decolagem, assim um avião em um rota de 10000 kilômetros seria mais seguro (pelas estatísticas) do que o mesmo avião em uma rota de 1000km.

E ai, qual sera o critério usado?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#7 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Jul 25, 2007 9:46 pm

Marechal-do-ar escreveu:
rodrigo escreveu:Há muito tempo as estatísticas apontam o elevador como o meio de transporte mais seguro. Mesmo assim ainda morrem usuários.

As estatísticas apontam o que você quiser...
Comparando elevadores, carros e aviões, qual o mais seguro:
Por passageiro? Um número muito grande de pessoas usam o elevador, mas passam poucos segundos nele, uma estatística com base no número de usuários vai mostrar números distorcidos a favor do elevador.

Então, por hora de viagem? Ok, mas a mesma viagem que é feita com um avião em 1 hora é feita com um carro em 10 horas, uma estatística assim favoreceria os meios de transporte mais lentos.

Distância percorrida? Mas 90% dos acidentes aéreos ocorrem no pouso e decolagem, assim um avião em um rota de 10000 kilômetros seria mais seguro (pelas estatísticas) do que o mesmo avião em uma rota de 1000km.

E ai, qual sera o critério usado?


Se não estiver enganado o critério nesse caso é calcular o nº de vítimas por nº de usuarios em cada modal.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Responder