Aviação Civil no Ministério dos Transportes

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Aviação Civil no Ministério dos Transportes

#1 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jul 18, 2007 12:49 am

Prezados Senhores


Acredito que poderiamos capitanear uma discursão que poderia ser ampliada para a sociedade civil. Tenho convicção que chegou o momento da FAB deixar o controle da aviação civil para o Ministério dos Transportes e se preocupar somente com as missões tipicamente militares. Temos que discutir de forma desapaixonada esta possibilidade.


Sds


Lord Nauta




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Aviação Civil no Ministério dos Transportes

#2 Mensagem por Jacobs » Qua Jul 18, 2007 12:52 am

Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores


Acredito que poderiamos capitanear uma discursão que poderia ser ampliada para a sociedade civil. Tenho convicção que chegou o momento da FAB deixar o controle da aviação civil para o Ministério dos Transportes e se preocupar somente com as missões tipicamente militares. Temos que discutir de forma desapaixonada esta possibilidade.


Sds


Lord Nauta


Sei que é meio dificil dar uma opinião neste momento, depois que a desgraça ocorreu, mas em minha visão, o Acidente ocorreu justamente poque o controle da aviação civil saiu das mãos dos militares (altamente tecnicos e profissionais) e foi parar na mão de pessoas que não tem nada a ver com aviação. Resumindo, o orgão que controla a aviação civil virou mais um cabide eleitoral...

Quanto mais eu vivo nesse pais, mais vergonha eu sinto... ESSE É MEU BRASIL!!!




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

Re: Aviação Civil no Ministério dos Transportes

#3 Mensagem por Kratos » Qua Jul 18, 2007 1:36 am

Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores


Acredito que poderiamos capitanear uma discursão que poderia ser ampliada para a sociedade civil. Tenho convicção que chegou o momento da FAB deixar o controle da aviação civil para o Ministério dos Transportes e se preocupar somente com as missões tipicamente militares. Temos que discutir de forma desapaixonada esta possibilidade.


Sds


Lord Nauta


De certo modo eu concordo com você.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#4 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 18, 2007 2:17 am

A FAb não tem culpa nesse acidente. A INFRAERO e a ANAC tem. Porque estao pensando na $$. Nao querem parar Congonhas porque o movimento é grande.

A INFRAERO cobra taxas das empresas por uso de auxilios radios dela que nem funcionam. Os auxilios que sustentam o trafego aereo sao todos do DCEA (FAB).
Obras de fachada, granito, essas belezas p/passageiros, tem. Uma recapagem, melhores auxilios...nada... :?

Como usuario e aviador civil, quero que a FAB deixe a aviação civil p/se dedicar a aviação militar. Focando em sua atividade fim, ele melhorará.
Para a aviação civil, piorará. Tememos um novo DETRAN. Mas essa briga tem que ser comprada. Só apanhando, brigando c/os politicos, melhoraremos...
Só espero que não seja a custa de acidentes.




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#5 Mensagem por Jacobs » Qua Jul 18, 2007 11:11 am

alcmartin escreveu:A FAb não tem culpa nesse acidente. A INFRAERO e a ANAC tem. Porque estao pensando na $$. Nao querem parar Congonhas porque o movimento é grande.

A INFRAERO cobra taxas das empresas por uso de auxilios radios dela que nem funcionam. Os auxilios que sustentam o trafego aereo sao todos do DCEA (FAB).
Obras de fachada, granito, essas belezas p/passageiros, tem. Uma recapagem, melhores auxilios...nada... :?

Como usuario e aviador civil, quero que a FAB deixe a aviação civil p/se dedicar a aviação militar. Focando em sua atividade fim, ele melhorará.
Para a aviação civil, piorará. Tememos um novo DETRAN. Mas essa briga tem que ser comprada. Só apanhando, brigando c/os politicos, melhoraremos...
Só espero que não seja a custa de acidentes.


Se a Aviação Civil for realmente tirada das mãos da FAB, que seja colocada na mão de pessoas competentes e que entendam de aviação... Coisa que não ocorre atualmente.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#6 Mensagem por helio » Qua Jul 18, 2007 11:24 am

Senohres
não há como deixar na mão de civis a parte operacional da aviação civil. Desculpe mas é muita irresponsabilidade.

Hélio




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

#7 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 18, 2007 12:45 pm

Depois da criação da ANAC tudo virou bagunça, primeiro porque o governo ta usando esta agencia como barganha política para empregar seus aliados em troca de favores políticos, muita gente não especializada tão indo trabalhar lá, sendo uma agencia altamente especializada!
Na epoca que estava no controle do Comando da Aeronaltica, as coisas eram diferentes, geralmente os cargos eram ocupados por brigadeiros da reserva, que apesar de tambem serem cargos politicos mas tinham conhecimento da função que ocupava. A prova da bagunça geral foi o motim feito pelos controladores que não aceitam mais o julgo do militarismo sobre suas costas, tambem não é pra menos, depois da criação da ANAC eles passaram a trabalhar ao lado de civis que tiveram seus salarios bastante aumentado nos ultimos anos, além de todas as regalias do funcionalismo público, como por exemplo, chegar na hora que quer(praticamente é isso que acontece), não deve satisfação a quase ninguem e etc. Sem contar que civil em caserna manda mais que general! Digo isso porque sei do que estou falando.... quem ja foi militar e ja teve um civil trabalhando junto sabe do que eu estou dizendo.... com isso os controladores queriam sua "libertação"!




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação Civil no Ministério dos Transportes

#8 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 18, 2007 12:46 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores


Acredito que poderiamos capitanear uma discursão que poderia ser ampliada para a sociedade civil. Tenho convicção que chegou o momento da FAB deixar o controle da aviação civil para o Ministério dos Transportes e se preocupar somente com as missões tipicamente militares. Temos que discutir de forma desapaixonada esta possibilidade.


Sds


Lord Nauta


SEm chance.

A ANAC foiu loteada e entregue a um profissional de.....turismo(nada contra profissionais dessa área) mas porque então não entregamos o ministério da saúde para um analista de sistemas de informática?

Não tem jeito. Na PETROBRAS acontece o mesmo, boa parte da diretoria está entregue a sindicalistas que só estão lá porque são amiguinhos dos PTistas, qdo. não o são PTistas eles mesmo. Jornalista exercendo cargo que deveria pertencer a engenheiro com mestrado?

A Aviação civil tem, que voltar ao controle EFETIVO da FAB. Hierarquia e disciplina não são privativos de militares, mas tb não são características encontradas em sindicalistas e apadrinhados políticos.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Aviação Civil no Ministério dos Transportes

#9 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 18, 2007 12:51 pm

cicloneprojekt escreveu:
Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores


Acredito que poderiamos capitanear uma discursão que poderia ser ampliada para a sociedade civil. Tenho convicção que chegou o momento da FAB deixar o controle da aviação civil para o Ministério dos Transportes e se preocupar somente com as missões tipicamente militares. Temos que discutir de forma desapaixonada esta possibilidade.


Sds


Lord Nauta


SEm chance.

A ANAC foiu loteada e entregue a um profissional de.....turismo(nada contra profissionais dessa área) mas porque então não entregamos o ministério da saúde para um analista de sistemas de informática?

Não tem jeito. Na PETROBRAS acontece o mesmo, boa parte da diretoria está entregue a sindicalistas que só estão lá porque são amiguinhos dos PTistas, qdo. não o são PTistas eles mesmo. Jornalista exercendo cargo que deveria pertencer a engenheiro com mestrado?

A Aviação civil tem, que voltar ao controle EFETIVO da FAB. Hierarquia e disciplina não são privativos de militares, mas tb não são características encontradas em sindicalistas e apadrinhados políticos.

sds

Walter


Exatamente!!!!
A Aviação Civil do Brasil era reconhecidamente como uma das mais eficientes do mundo!! Tambem era considerada uma das mais seguras, pouquissimos acidentes aconteceram antes da criação da ANAC!
Quem lembra da epoca dos atentados do WTC quando o mundo inteiro colocou seus olhos no sistema usado no Brasil de controle do trafego civil e militar integrados? O Brasil foi usado como exemplo, inclusive passou um documentario na Discovery falando disso. De uma hora pra outra tudo virou insegurança....atrasos....motins....e ainda nao acabou.....




Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

Re: Aviação Civil no Ministério dos Transportes

#10 Mensagem por trabuco » Qua Jul 18, 2007 3:12 pm

henriquejr escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores


Acredito que poderiamos capitanear uma discursão que poderia ser ampliada para a sociedade civil. Tenho convicção que chegou o momento da FAB deixar o controle da aviação civil para o Ministério dos Transportes e se preocupar somente com as missões tipicamente militares. Temos que discutir de forma desapaixonada esta possibilidade.


Sds


Lord Nauta


SEm chance.

A ANAC foiu loteada e entregue a um profissional de.....turismo(nada contra profissionais dessa área) mas porque então não entregamos o ministério da saúde para um analista de sistemas de informática?

Não tem jeito. Na PETROBRAS acontece o mesmo, boa parte da diretoria está entregue a sindicalistas que só estão lá porque são amiguinhos dos PTistas, qdo. não o são PTistas eles mesmo. Jornalista exercendo cargo que deveria pertencer a engenheiro com mestrado?

A Aviação civil tem, que voltar ao controle EFETIVO da FAB. Hierarquia e disciplina não são privativos de militares, mas tb não são características encontradas em sindicalistas e apadrinhados políticos.

sds

Walter


Exatamente!!!!
A Aviação Civil do Brasil era reconhecidamente como uma das mais eficientes do mundo!! Tambem era considerada uma das mais seguras, pouquissimos acidentes aconteceram antes da criação da ANAC!
Quem lembra da epoca dos atentados do WTC quando o mundo inteiro colocou seus olhos no sistema usado no Brasil de controle do trafego civil e militar integrados? O Brasil foi usado como exemplo, inclusive passou um documentario na Discovery falando disso. De uma hora pra outra tudo virou insegurança....atrasos....motins....e ainda nao acabou.....


Muito bem lembrado!

As pessoas esquecem muito facilmente as coisas!




Avatar do usuário
AMX
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Qui Ago 04, 2005 1:01 pm

#11 Mensagem por AMX » Qua Jul 18, 2007 3:18 pm

henriquejr escreveu:Depois da criação da ANAC tudo virou bagunça, primeiro porque o governo ta usando esta agencia como barganha política para empregar seus aliados em troca de favores políticos, muita gente não especializada tão indo trabalhar lá, sendo uma agencia altamente especializada!
Na epoca que estava no controle do Comando da Aeronaltica, as coisas eram diferentes, geralmente os cargos eram ocupados por brigadeiros da reserva, que apesar de tambem serem cargos politicos mas tinham conhecimento da função que ocupava. A prova da bagunça geral foi o motim feito pelos controladores que não aceitam mais o julgo do militarismo sobre suas costas, tambem não é pra menos, depois da criação da ANAC eles passaram a trabalhar ao lado de civis que tiveram seus salarios bastante aumentado nos ultimos anos, além de todas as regalias do funcionalismo público, como por exemplo, chegar na hora que quer(praticamente é isso que acontece), não deve satisfação a quase ninguem e etc. Sem contar que civil em caserna manda mais que general! Digo isso porque sei do que estou falando.... quem ja foi militar e ja teve um civil trabalhando junto sabe do que eu estou dizendo.... com isso os controladores queriam sua "libertação"!



O problema não está a concepção da ANAC, está no que estão (Lula Babá e os 40.000 ladrões) fazendo dela, assim como fazem com todas as agência reguladoras e com a Administração em geral.

Quanto a sua opinião acerca dos servidores públicos, afirmo que há gente ruim em todos os lugares. Há distorções em todos os lugares. As Forças Armadas não estão isentas. Nem um pouco.

Sei que os militares se chateiam em dividir funções com novatos que ganham mais que eles, mas fazer o quê?




ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#12 Mensagem por ademir » Qua Jul 18, 2007 3:20 pm

Quais os pontos negativos dos militares controlarem a aviação civil?

Pode ser uma analise completamente equivocada da minha parte, mas acretido que o problema esta em falta de investimentos da parte do governo e não o controle estar nas mãos dos militares.




Avatar do usuário
AMX
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Qui Ago 04, 2005 1:01 pm

#13 Mensagem por AMX » Qua Jul 18, 2007 3:43 pm

Sabem quem indicou Denise Abreu para uma das diretorias da ANAC?

José Dirceu.

Sabem quem é que confere esse poder ao Dirceu?

Vaias para ele!




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#14 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jul 18, 2007 6:05 pm

ademir escreveu:Quais os pontos negativos dos militares controlarem a aviação civil?

Pode ser uma analise completamente equivocada da minha parte, mas acretido que o problema esta em falta de investimentos da parte do governo e não o controle estar nas mãos dos militares.



Prezado Amigo


A questão não e controlar a Aviação Civil simplesmente, a questão e definir novas missões entre elas a proposta e seguinte:
- Aeroportos (construção, manutenção, ampliação..etc) coisa para paisano realizar - Ministério dos Transportes
- Controle de trafego Civil - coloca na mão de paisano - Ministério dos Transportes
- Controle de defesa aérea - Militar
- Fiscalização de manutenção de aeronaves, capacitação de pilotos..etc- Militar a exemplo do ex-DAC da FAB.
Ou seja retiramos atividades que não necessárias na estrutura da FAB que fica concentrada na fiscalização dos aspectos voltados únicamente relacionado as aeronaves e pilotos através de um Departamento especifico. Para comparar a MB não constroi, amplia e moderniza os portos. O EB não e responsavel pela construção de hidroeletricas..etc. Devemos parar um pouco desta história de que tudo relacionado a aviação tem que esta com a FAB. A FAB tem que estar preparada para a guerra em primeiro lugar. Porque não voltamos os olhos para a Europa e os Estados Unidos e analisamos os modelos que eles aplicam em relação a aviação civil. Com certeza eles tem uma situação melhor do que aqui na república de bananas.

Sds




Avatar do usuário
AMX
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Qui Ago 04, 2005 1:01 pm

#15 Mensagem por AMX » Qua Jul 18, 2007 7:02 pm

Lord Nauta escreveu:
ademir escreveu:Quais os pontos negativos dos militares controlarem a aviação civil?

Pode ser uma analise completamente equivocada da minha parte, mas acretido que o problema esta em falta de investimentos da parte do governo e não o controle estar nas mãos dos militares.



Prezado Amigo


A questão não e controlar a Aviação Civil simplesmente, a questão e definir novas missões entre elas a proposta e seguinte:
- Aeroportos (construção, manutenção, ampliação..etc) coisa para paisano realizar - Ministério dos Transportes
- Controle de trafego Civil - coloca na mão de paisano - Ministério dos Transportes
- Controle de defesa aérea - Militar
- Fiscalização de manutenção de aeronaves, capacitação de pilotos..etc- Militar a exemplo do ex-DAC da FAB.
Ou seja retiramos atividades que não necessárias na estrutura da FAB que fica concentrada na fiscalização dos aspectos voltados únicamente relacionado as aeronaves e pilotos através de um Departamento especifico. Para comparar a MB não constroi, amplia e moderniza os portos. O EB não e responsavel pela construção de hidroeletricas..etc. Devemos parar um pouco desta história de que tudo relacionado a aviação tem que esta com a FAB. A FAB tem que estar preparada para a guerra em primeiro lugar. Porque não voltamos os olhos para a Europa e os Estados Unidos e analisamos os modelos que eles aplicam em relação a aviação civil. Com certeza eles tem uma situação melhor do que aqui na república de bananas.

Sds


Creio que o ideal seria concentrar o controle da aviação civil na ANAC. Ministério dos Transportes está sujeito ao governo. O ministro é indicado pelo Presidente e pode ser demitido se desagradá-lo.

Com a criação das agências reguladoras, como a ANAC, buscou-se criar orgãos "de Estado", ou seja, que não estivessem tão sujeitos às marés de humor do governo de plantão. É por isso que os diretores das agências têm mandato fixo. A intenção era a de que, com as agências, a regulação de um setor da economia não fosse alterado de uma hora para outra em razão da mudança de governo. Além, esperava-se uma condução mais técnica, e não tão política, dos setores.

Infelizmente, o atual governo é contra as agências, contingenciando verbas ao máximo e deixando, propositadamente, de indicar seus diretores, para que as elas não pudessem aprovar ato algum. Por quê?

Porque o atual governo quer tudo em suas mãos, quer tudo decidido pelos ministros, que se sujeitam inteiramente ao Presidente...

Ademais, o (des)governo indica sindicalistas - sim, sindicalistas, não se trata de figura de linguagem - para a direção das agências. Entre eles, amigos pessoais de nosso digníssimo Presidente.

O Estado está aparelhado. O Brasil, na merda.




Responder