Brasil produzirá helicópteros militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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BrasileiroBR
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Brasil produzirá helicópteros militares

#1 Mensagem por BrasileiroBR » Seg Jul 09, 2007 8:12 pm

Brasil produzirá helicópteros Dauphin-2 e versão militar Pantera

Modelo é sucesso, com 850 unidades colocadas no mercado internacional

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O governo brasileiro e a EADS, controladora da Eurocopter - principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro

SÃO PAULO - O Brasil vai produzir em Itajubá, na fábrica da Helibrás, o helicóptero Dauphin-2, francês, e também a sua poderosa versão militar, Pantera. O modelo é um sucesso de vendas, com 850 unidades colocadas no mercado internacional.

O governo brasileiro e a European Aeronautic Defence and Space Company (EADS), controladora da Eurocopter - por sua vez a principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro. De acordo com o diretor geral da EADS no País, Eduardo Marson Ferreira, “a produção local dessa aeronave, com exclusividade, faz parte da plataforma de negociações do grupo”.

A Eurocopter negociou 55 Dauphin/Pantera no Brasil. Só a Aviação do Exército mantém uma frota de 33 helicópteros, que atuam combinadamente com ao menos outras 17, do modelo Esquilo, menor, produzido regularmente em Itajubá. A Helibrás é responsável pela entrega de 500 helicópteros, no valor acumulado de US$ 1 bilhão, desde que entrou em operação, em 1978.

Há mais. A Helibrás, a Eurocopter francesa e a sul-africana ATE, assinaram em junho um acordo de cooperação técnica no campo militar, para o desenvolvimento de programas avançados de revitalização de aeronaves de asa rotativa, engenharia de equipamentos de bordo, sistemas de armas e integração de plataformas operacionais.

Segundo Marson, na prática isso vai significar facilidade de acesso a conhecimento especializado, rapidez na execução dos empreendimentos de modernização dos esquadrões do Exército, e a criação de um helicóptero de projeto próprio, destinado a múltiplo emprego, com peso máximo entre 4,3 toneladas e 9,7 toneladas.

http://www.estadao.com.br/ultimas/econo ... 09/256.htm

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Koslova
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Re: Brasil produzirá helicópteros militares

#2 Mensagem por Koslova » Seg Jul 09, 2007 10:52 pm

Corre francesada, "adubar" a fabrica de bravatas e desinformação que vocês tem no Brasil, porque os Black Hawk podem tomar parte do seu mercado.

Outra chance de compensação comercial como foram os Xingu e Tucano no passado, que permitiu dotar as FA´s brasileiras de um monte de helicopteros franceses de capacidades questionaveis não deve acontecer tão cedo.

Vamos ter um Pantera na capa da Revista Força Aerea agora na proxima edição?



BrasileiroBR escreveu:Brasil produzirá helicópteros Dauphin-2 e versão militar Pantera

Modelo é sucesso, com 850 unidades colocadas no mercado internacional

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O governo brasileiro e a EADS, controladora da Eurocopter - principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro

SÃO PAULO - O Brasil vai produzir em Itajubá, na fábrica da Helibrás, o helicóptero Dauphin-2, francês, e também a sua poderosa versão militar, Pantera. O modelo é um sucesso de vendas, com 850 unidades colocadas no mercado internacional.

O governo brasileiro e a European Aeronautic Defence and Space Company (EADS), controladora da Eurocopter - por sua vez a principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro. De acordo com o diretor geral da EADS no País, Eduardo Marson Ferreira, “a produção local dessa aeronave, com exclusividade, faz parte da plataforma de negociações do grupo”.

A Eurocopter negociou 55 Dauphin/Pantera no Brasil. Só a Aviação do Exército mantém uma frota de 33 helicópteros, que atuam combinadamente com ao menos outras 17, do modelo Esquilo, menor, produzido regularmente em Itajubá. A Helibrás é responsável pela entrega de 500 helicópteros, no valor acumulado de US$ 1 bilhão, desde que entrou em operação, em 1978.

Há mais. A Helibrás, a Eurocopter francesa e a sul-africana ATE, assinaram em junho um acordo de cooperação técnica no campo militar, para o desenvolvimento de programas avançados de revitalização de aeronaves de asa rotativa, engenharia de equipamentos de bordo, sistemas de armas e integração de plataformas operacionais.

Segundo Marson, na prática isso vai significar facilidade de acesso a conhecimento especializado, rapidez na execução dos empreendimentos de modernização dos esquadrões do Exército, e a criação de um helicóptero de projeto próprio, destinado a múltiplo emprego, com peso máximo entre 4,3 toneladas e 9,7 toneladas.

http://www.estadao.com.br/ultimas/econo ... 09/256.htm

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Kratos
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#3 Mensagem por Kratos » Ter Jul 10, 2007 12:54 am

Um helicóptero que não carrega ninguem pra quê? :?




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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Dieneces
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Re: Brasil produzirá helicópteros militares

#4 Mensagem por Dieneces » Ter Jul 10, 2007 12:57 am

Koslova escreveu:Corre francesada, "adubar" a fabrica de bravatas e desinformação que vocês tem no Brasil, porque os Black Hawk podem tomar parte do seu mercado.

Outra chance de compensação comercial como foram os Xingu e Tucano no passado, que permitiu dotar as FA´s brasileiras de um monte de helicopteros franceses de capacidades questionaveis não deve acontecer tão cedo.

Vamos ter um Pantera na capa da Revista Força Aerea agora na proxima edição?



BrasileiroBR escreveu:Brasil produzirá helicópteros Dauphin-2 e versão militar Pantera

Modelo é sucesso, com 850 unidades colocadas no mercado internacional

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O governo brasileiro e a EADS, controladora da Eurocopter - principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro

SÃO PAULO - O Brasil vai produzir em Itajubá, na fábrica da Helibrás, o helicóptero Dauphin-2, francês, e também a sua poderosa versão militar, Pantera. O modelo é um sucesso de vendas, com 850 unidades colocadas no mercado internacional.

O governo brasileiro e a European Aeronautic Defence and Space Company (EADS), controladora da Eurocopter - por sua vez a principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro. De acordo com o diretor geral da EADS no País, Eduardo Marson Ferreira, “a produção local dessa aeronave, com exclusividade, faz parte da plataforma de negociações do grupo”.

A Eurocopter negociou 55 Dauphin/Pantera no Brasil. Só a Aviação do Exército mantém uma frota de 33 helicópteros, que atuam combinadamente com ao menos outras 17, do modelo Esquilo, menor, produzido regularmente em Itajubá. A Helibrás é responsável pela entrega de 500 helicópteros, no valor acumulado de US$ 1 bilhão, desde que entrou em operação, em 1978.

Há mais. A Helibrás, a Eurocopter francesa e a sul-africana ATE, assinaram em junho um acordo de cooperação técnica no campo militar, para o desenvolvimento de programas avançados de revitalização de aeronaves de asa rotativa, engenharia de equipamentos de bordo, sistemas de armas e integração de plataformas operacionais.

Segundo Marson, na prática isso vai significar facilidade de acesso a conhecimento especializado, rapidez na execução dos empreendimentos de modernização dos esquadrões do Exército, e a criação de um helicóptero de projeto próprio, destinado a múltiplo emprego, com peso máximo entre 4,3 toneladas e 9,7 toneladas.

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Koslova , pegaste pesado , guria . Gostei. :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#5 Mensagem por Poti Camarão » Ter Jul 10, 2007 1:54 am

O problema é que EMPREGOS e INVESTIMENTOS são colocados sempre primeiro lugar. F... se o equipamento presta ou não para nossas FA's... :evil:




Sniper
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#6 Mensagem por Sniper » Ter Jul 10, 2007 1:04 pm

A esmagadora maioria dos helicópteros no Brasil é de origem Francesa, incluindo a aviação civíl e forças policiais( essas creio que 100%).Longe de mim querer discordar de você Koslova, mas acredito que se os helicópteros franceses fossem tão ruins como alguns pintam, não faríam o enorme sucesso que fazem no Brasil.

Obviamente o fator politico contribui em muito para sua adoção principalmente nas Forças Armadas, mas acredito que apesar dos problemas enfrentados (como disponibilidade e tempo de entrega de peças e serviços) eles tem seu valor na aviação Brasileira.

A propósito da notícia, fico muito feliz, todo investimento (principalmente com transferência de tecnologia) é muito bem vindo!

Abraços!




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Koslova
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#7 Mensagem por Koslova » Ter Jul 10, 2007 2:17 pm

Sniper escreveu:A esmagadora maioria dos helicópteros no Brasil é de origem Francesa, incluindo a aviação civíl e forças policiais( essas creio que 100%).Longe de mim querer discordar de você Koslova, mas acredito que se os helicópteros franceses fossem tão ruins como alguns pintam, não faríam o enorme sucesso que fazem no Brasil.

Obviamente o fator politico contribui em muito para sua adoção principalmente nas Forças Armadas, mas acredito que apesar dos problemas enfrentados (como disponibilidade e tempo de entrega de peças e serviços) eles tem seu valor na aviação Brasileira.

A propósito da notícia, fico muito feliz, todo investimento (principalmente com transferência de tecnologia) é muito bem vindo!

Abraços!








Completando o que você escreveu Sniper

Os helicópteros franceses obviamente não são ruins, provavelmente são tão bons quanto seus pares americanos, ingleses, russos, italianos etc.

A questão não esta na qualidade dos helicópteros franceses, mas no cerceamento de liberdade de escolha em alguns momentos por condicionantes políticas.

É obvio que a questão política é fundamental, não é só no Brasil, é também fundamental nos EUA, na Inglaterra, no Paraguai e em qualquer lugar onde se realize uma compra com dinheiro publico.

Porem quando os EUA compram um míssil de caracteristicas questionaveis como o Sea Sparrow da Raytheon, eles estão comprando um míssil DE UMA EMPRESA AMERICANA.

Quando o Brasil compra um caça de custo beneficio questionavel ou um helicoptero de uma qualidade questionavel para a função, e estes hardwares são vendidos por uma empresa européia que tem um testa de ferro no Brasil, a compra ajuda UMA EMPRESA EUROPÉIA.

Uma questão que você colocou em sua mensagem, e colocou em negrito inclusive, se chama “Transferência de Tecnologia”, que se fala tanto no Brasil, tanto mesmo, que poucas pessoas tem uma verdadeira idéia do que significa.

Basicamente tecnologia é um meio para se obter um resultado. Tecnologia é meio e não fim por si só.

Um helicóptero pode ser montado no Brasil e não trazer tecnologia alguma ao país, em compensação um segundo modelo pode ser montado na Índia, chegar ao porto de Santos de Navio e trazer ganhos tecnológicos aos seus operadores.

A questão passa a ser, qual tecnologia queremos e para que finalidade.

Existem varias tecnologias.

A primeira delas é a de projeto de uma plataforma, por exemplo.

Isto quase nenhuma empresa transfere, a Embraer pode transferir a ENAER por exemplo toda a tecnologia para montar a empenagem de um ERJ-145, mas não vai transferir conhecimento sobre como se projeta um ERJ-145. Se assim o fizer, será mediante um acordo financeiro muito vantajoso.

A Boeing pode ensinar a VEM como se transforma um 767 em um avião cargueiro, mas dificilmente vai ensinar como se seleciona materiais compostos que irão fazer parte da estrutura do seu novo 787.

Depois podemos selecionar tecnologias ligadas a montagem dos helicópteros.

A Helibras obviamente forneceu a dezenas de engenheiros brasileiros uma experiência razoável sobre como se montam os kits de helicópteros fabricados na França. Esta tecnologia efetivamente interessa ao Brasil?

E por fim existem tecnologias associadas a operação do vetor, estas é claro são as menos "glamurosas" de se obter, mas seguramente são as mais importantes.

Agora eu proponho a seguinte abstração.

Existe no Brasil uma empresa que não monta um helicóptero sequer. Também não projeta nenhum modelo de asas rotativas. É uma empresa brasileira, parceira da FAB, como são também tantas outras fornecedoras nacionais.

Esta empresa tem apenas duas áreas de expertise.

Revisa motores, células e sistemas de uma dúzia de modelos de helicópteros seja ele Americano, Europeu ou Russo.

Realizar pequenas modificações de engenharia como blindagem, instalação de armamentos, modificação de sistemas eletrônicos, em meia dúzia de modelos de helicópteros, seja ele Americano, Europeu ou Russo.

Com qual destas soluções as FA´s brasileiras estariam melhor servidas?

Uma empresa estrangeira que monta no Brasil kits de helicópteros, ganha politicamente as concorrências pela sua presença em solo nacional, mas depois mantem preços de serviços de pos vendas questionáveis já que detem grande parcela de mercado.

Uma empresa brasileira que não monta modelos no Brasil, mas mantem em operação, e tem capacidade de realização de modificações nos modelos selecionados pelas FA´s de acordo com critérios mais técnicos e econômicos?

Tomem cuidado quando ficarem repetindo o termo: Transferência de tecnologia, sem entender seu real significado.

Pagamos alto preço em termos operacionais por tomarmos decisões sobre temas militares sem uma analise pragmática de que tecnologia queremos e para que finalidade.




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Luís Henrique
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#8 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 10, 2007 2:59 pm

Ótimo texto Koslova....

Também acho que esse negócio de montar kit não agrega tanto assim.

O ideal é aprender a fazer alguma coisa. Mas como vc mesmo disse, temos que saber o que queremos fazer...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Guerra
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#9 Mensagem por Guerra » Ter Jul 10, 2007 3:16 pm

Koslova escreveu:
Sniper escreveu:A esmagadora maioria dos helicópteros no Brasil é de origem Francesa, incluindo a aviação civíl e forças policiais( essas creio que 100%).Longe de mim querer discordar de você Koslova, mas acredito que se os helicópteros franceses fossem tão ruins como alguns pintam, não faríam o enorme sucesso que fazem no Brasil.

Obviamente o fator politico contribui em muito para sua adoção principalmente nas Forças Armadas, mas acredito que apesar dos problemas enfrentados (como disponibilidade e tempo de entrega de peças e serviços) eles tem seu valor na aviação Brasileira.

A propósito da notícia, fico muito feliz, todo investimento (principalmente com transferência de tecnologia) é muito bem vindo!

Abraços!








Completando o que você escreveu Sniper

Os helicópteros franceses obviamente não são ruins, provavelmente são tão bons quanto seus pares americanos, ingleses, russos, italianos etc.

A questão não esta na qualidade dos helicópteros franceses, mas no cerceamento de liberdade de escolha em alguns momentos por condicionantes políticas.

É obvio que a questão política é fundamental, não é só no Brasil, é também fundamental nos EUA, na Inglaterra, no Paraguai e em qualquer lugar onde se realize uma compra com dinheiro publico.

Porem quando os EUA compram um míssil de caracteristicas questionaveis como o Sea Sparrow da Raytheon, eles estão comprando um míssil DE UMA EMPRESA AMERICANA.

Quando o Brasil compra um caça de custo beneficio questionavel ou um helicoptero de uma qualidade questionavel para a função, e estes hardwares são vendidos por uma empresa européia que tem um testa de ferro no Brasil, a compra ajuda UMA EMPRESA EUROPÉIA.

Uma questão que você colocou em sua mensagem, e colocou em negrito inclusive, se chama “Transferência de Tecnologia”, que se fala tanto no Brasil, tanto mesmo, que poucas pessoas tem uma verdadeira idéia do que significa.

Basicamente tecnologia é um meio para se obter um resultado. Tecnologia é meio e não fim por si só.

Um helicóptero pode ser montado no Brasil e não trazer tecnologia alguma ao país, em compensação um segundo modelo pode ser montado na Índia, chegar ao porto de Santos de Navio e trazer ganhos tecnológicos aos seus operadores.

A questão passa a ser, qual tecnologia queremos e para que finalidade.

Existem varias tecnologias.

A primeira delas é a de projeto de uma plataforma, por exemplo.

Isto quase nenhuma empresa transfere, a Embraer pode transferir a ENAER por exemplo toda a tecnologia para montar a empenagem de um ERJ-145, mas não vai transferir conhecimento sobre como se projeta um ERJ-145. Se assim o fizer, será mediante um acordo financeiro muito vantajoso.

A Boeing pode ensinar a VEM como se transforma um 767 em um avião cargueiro, mas dificilmente vai ensinar como se seleciona materiais compostos que irão fazer parte da estrutura do seu novo 787.

Depois podemos selecionar tecnologias ligadas a montagem dos helicópteros.

A Helibras obviamente forneceu a dezenas de engenheiros brasileiros uma experiência razoável sobre como se montam os kits de helicópteros fabricados na França. Esta tecnologia efetivamente interessa ao Brasil?

E por fim existem tecnologias associadas a operação do vetor, estas é claro são as menos "glamurosas" de se obter, mas seguramente são as mais importantes.

Agora eu proponho a seguinte abstração.

Existe no Brasil uma empresa que não monta um helicóptero sequer. Também não projeta nenhum modelo de asas rotativas. É uma empresa brasileira, parceira da FAB, como são também tantas outras fornecedoras nacionais.

Esta empresa tem apenas duas áreas de expertise.

Revisa motores, células e sistemas de uma dúzia de modelos de helicópteros seja ele Americano, Europeu ou Russo.

Realizar pequenas modificações de engenharia como blindagem, instalação de armamentos, modificação de sistemas eletrônicos, em meia dúzia de modelos de helicópteros, seja ele Americano, Europeu ou Russo.

Com qual destas soluções as FA´s brasileiras estariam melhor servidas?

Uma empresa estrangeira que monta no Brasil kits de helicópteros, ganha politicamente as concorrências pela sua presença em solo nacional, mas depois mantem preços de serviços de pos vendas questionáveis já que detem grande parcela de mercado.

Uma empresa brasileira que não monta modelos no Brasil, mas mantem em operação, e tem capacidade de realização de modificações nos modelos selecionados pelas FA´s de acordo com critérios mais técnicos e econômicos?

Tomem cuidado quando ficarem repetindo o termo: Transferência de tecnologia, sem entender seu real significado.

Pagamos alto preço em termos operacionais por tomarmos decisões sobre temas militares sem uma analise pragmática de que tecnologia queremos e para que finalidade.


Koslova, na epoca que o BRasil comprou os heli franceses os americanos queriam vender para o BRasil?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Morcego
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#10 Mensagem por Morcego » Ter Jul 10, 2007 3:41 pm

Os americanos estão tomando mercado dos franceses, que chutaram as chances dos russos que vão chupar o DEDO.




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#11 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Jul 10, 2007 5:09 pm

Parece ser um desdobramento de uma noticia que postei a algum tempo. 8-]

http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=6367&highlight=dauphin

Saiu no Defesanet à epoca

http://www.defesanet.com.br/eads/eads_br.htm

Mas será que vingou a parceira EADS-EMBRAER nessa empreitada ou será através do "know-how" da Helibras como os demais modelos?

Como a nota não menciona a EMBRAER deduzo que seja a segunda opção. Teremos certeza mais a frente.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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Re: Brasil produzirá helicópteros militares

#12 Mensagem por juarez castro » Ter Jul 10, 2007 6:31 pm

Koslova escreveu:Corre francesada, "adubar" a fabrica de bravatas e desinformação que vocês tem no Brasil, porque os Black Hawk podem tomar parte do seu mercado.

Outra chance de compensação comercial como foram os Xingu e Tucano no passado, que permitiu dotar as FA´s brasileiras de um monte de helicopteros franceses de capacidades questionaveis não deve acontecer tão cedo.

Vamos ter um Pantera na capa da Revista Força Aerea agora na proxima edição?


BrasileiroBR escreveu:Brasil produzirá helicópteros Dauphin-2 e versão militar Pantera

Modelo é sucesso, com 850 unidades colocadas no mercado internacional

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O governo brasileiro e a EADS, controladora da Eurocopter - principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro

SÃO PAULO - O Brasil vai produzir em Itajubá, na fábrica da Helibrás, o helicóptero Dauphin-2, francês, e também a sua poderosa versão militar, Pantera. O modelo é um sucesso de vendas, com 850 unidades colocadas no mercado internacional.

O governo brasileiro e a European Aeronautic Defence and Space Company (EADS), controladora da Eurocopter - por sua vez a principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro. De acordo com o diretor geral da EADS no País, Eduardo Marson Ferreira, “a produção local dessa aeronave, com exclusividade, faz parte da plataforma de negociações do grupo”.

A Eurocopter negociou 55 Dauphin/Pantera no Brasil. Só a Aviação do Exército mantém uma frota de 33 helicópteros, que atuam combinadamente com ao menos outras 17, do modelo Esquilo, menor, produzido regularmente em Itajubá. A Helibrás é responsável pela entrega de 500 helicópteros, no valor acumulado de US$ 1 bilhão, desde que entrou em operação, em 1978.

Há mais. A Helibrás, a Eurocopter francesa e a sul-africana ATE, assinaram em junho um acordo de cooperação técnica no campo militar, para o desenvolvimento de programas avançados de revitalização de aeronaves de asa rotativa, engenharia de equipamentos de bordo, sistemas de armas e integração de plataformas operacionais.

Segundo Marson, na prática isso vai significar facilidade de acesso a conhecimento especializado, rapidez na execução dos empreendimentos de modernização dos esquadrões do Exército, e a criação de um helicóptero de projeto próprio, destinado a múltiplo emprego, com peso máximo entre 4,3 toneladas e 9,7 toneladas.

http://www.estadao.com.br/ultimas/econo ... 09/256.htm

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Não, teremos op Rafale.......

grande abraço




PRick

Re: Brasil produzirá helicópteros militares

#13 Mensagem por PRick » Ter Jul 10, 2007 6:37 pm

juarez castro escreveu:
Koslova escreveu:Corre francesada, "adubar" a fabrica de bravatas e desinformação que vocês tem no Brasil, porque os Black Hawk podem tomar parte do seu mercado.

Outra chance de compensação comercial como foram os Xingu e Tucano no passado, que permitiu dotar as FA´s brasileiras de um monte de helicopteros franceses de capacidades questionaveis não deve acontecer tão cedo.

Vamos ter um Pantera na capa da Revista Força Aerea agora na proxima edição?


BrasileiroBR escreveu:Brasil produzirá helicópteros Dauphin-2 e versão militar Pantera

Modelo é sucesso, com 850 unidades colocadas no mercado internacional

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SÃO PAULO - O Brasil vai produzir em Itajubá, na fábrica da Helibrás, o helicóptero Dauphin-2, francês, e também a sua poderosa versão militar, Pantera. O modelo é um sucesso de vendas, com 850 unidades colocadas no mercado internacional.

O governo brasileiro e a European Aeronautic Defence and Space Company (EADS), controladora da Eurocopter - por sua vez a principal acionista da empresa nacional - já estão discutindo o processo que deve entrar na fase executiva até dezembro. De acordo com o diretor geral da EADS no País, Eduardo Marson Ferreira, “a produção local dessa aeronave, com exclusividade, faz parte da plataforma de negociações do grupo”.

A Eurocopter negociou 55 Dauphin/Pantera no Brasil. Só a Aviação do Exército mantém uma frota de 33 helicópteros, que atuam combinadamente com ao menos outras 17, do modelo Esquilo, menor, produzido regularmente em Itajubá. A Helibrás é responsável pela entrega de 500 helicópteros, no valor acumulado de US$ 1 bilhão, desde que entrou em operação, em 1978.

Há mais. A Helibrás, a Eurocopter francesa e a sul-africana ATE, assinaram em junho um acordo de cooperação técnica no campo militar, para o desenvolvimento de programas avançados de revitalização de aeronaves de asa rotativa, engenharia de equipamentos de bordo, sistemas de armas e integração de plataformas operacionais.

Segundo Marson, na prática isso vai significar facilidade de acesso a conhecimento especializado, rapidez na execução dos empreendimentos de modernização dos esquadrões do Exército, e a criação de um helicóptero de projeto próprio, destinado a múltiplo emprego, com peso máximo entre 4,3 toneladas e 9,7 toneladas.

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Não, teremos op Rafale.......

grande abraço


Deixa ver se eu entendi.

Embraer+LM= FAB e caças.
Helibras+Eurcopter+EADS=MB+EB e helos

Estou certo? :lol: :lol:

[ ]´s




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#14 Mensagem por Koslova » Ter Jul 10, 2007 6:45 pm

SGT GUERRA escreveu:
Koslova, na epoca que o BRasil comprou os heli franceses os americanos queriam vender para o BRasil?



Depende do modelo que se quisesse comprar.

Se nos anos de 1980 o Brasil quisesse comprar um modelo de ataque sofisticado como o Apache, então jóia da coroa dos helicópteros americanos, provavelmente a resposta fosse uma negativa do governo americano.

Mesmo se hoje o Brasil quiser um Apache, arrisco a dizer que existiria muita negociação, e alguns itens seguramente não seriam liberados.

Porem para helicópteros mais simples em sistemas e armamentos, normalmente de duplo (civil e militar) emprego, como são o grosso dos helicópteros militares em operação no Brasil, não existe nenhuma restrição quanto a sua exportação.

Como disse na primeira mensagem. O que introduziu os helicopteros franceses no Brasil foram em boa parte compencações comerciais, algumas delas importantes como a compra de Tucanos e Xingus pela força aérea francesa.

Se estivessemos por hipotese em um forum Francês debatendo o assunto, provavelmente poderíamos estar fazendo criticas aos aviões brasileiros na França, dizendo que o King Air é “mais avião” que o Xingu ou que os Tucanos não “underpowered” em relação ao desejável.

Tal qual fazemos criticas aqui com a capacidade de transporte do Pantera ou a “delicadeza” do Esquilo como vetor armado.

Olhando no contexto dos anos de 1980 não foi um absurdo a introdução dos helicópteros franceses no Brasil, espero deixar isto claro nas minhas mensagens.

O que seria um absurdo, é no momento atual perdermos a chance de introduzirmos novos helicópteros por critérios técnicos no Brasil, nos apegando a uma retórica de “transferência de tecnologia” que não condiz com nenhuma necessidade das FA´s.




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Benke
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#15 Mensagem por Benke » Ter Jul 10, 2007 8:17 pm

Koslova,
Concordo com tudo que vc disse. A Eurocopter, até pouco tempo atrás, só permitia vendas da Helibras (sua montadora local) para o Brasil. A AL era mercado cativo da matriz! A EADS fala muito em offset para os mais de USD 1 Bi que o Governo já comprou dela, só nos últimos 10 anos. Mas o que significa esse offset para a indústria nacional?

Existem empresas brasileiras que desenvolvem tecnologia de mísseis, radares, etc que têm condições de crescer desde que o Governo compre/invista, mas não conseguem avançar por causa de impostos estaduais (que produtos importados para as FAs são isentos de pagar) e outras razões mais.

Talvez o PAC militar irá incentivar mais investimentos na indústria nacional.




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