VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10081 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 18, 2024 10:35 am

Um RCM completo precisa de 45 LMV para compor os 3 esquadrões. Dos 32 recebidos pelo EB, ao menos 20 estão em Roraima ou a caminho.

São 18 VBTP Guarani e número igual de Cascavel ou Centauro II. Considerando as VBE, que não existem, tem-se mais 15 a 20 veículo bldos. Fora toda uma miríade de veículos de apoio e logística.

Dá pra ver que o EB está mais distante de realizar um desfile cívico em Boa Vista do que o exército venezuelano chegar e partir da capital roraimense.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#10082 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 20, 2024 5:41 am

Túlio escreveu: Qui Jan 04, 2024 7:16 pm
knigh7 escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:56 pm
GAC não deixou de ser Grupo de Artilharia de Campanha. Mas eu estava falando sobre Forças Especiais e Comandos.

Continua com suas molecagens diárias pra cima do Cabeça de Martelo porque eu não estou aqui pra aturar isso.
Ata então agora é MOLECAGEM lembrar num Fórum DE DEFESA prestes a completar 21 anos que nomenclaturas existem por alguma razão? Falasses BAC ou pelo menos DAC eu entendia mas GAC e depois me vens com AINNN MIM OFENDI, PELAMOR né, vamo se respeitar rapá, tás falando com noob não.
Ninguém estava comentando nada de artilharia. Mal voltei e já vi vc trolando no tópico do Gripen




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#10083 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 20, 2024 8:04 am

knigh7 escreveu: Sáb Jan 20, 2024 5:41 am
Túlio escreveu: Qui Jan 04, 2024 7:16 pm

Ata então agora é MOLECAGEM lembrar num Fórum DE DEFESA prestes a completar 21 anos que nomenclaturas existem por alguma razão? Falasses BAC ou pelo menos DAC eu entendia mas GAC e depois me vens com AINNN MIM OFENDI, PELAMOR né, vamo se respeitar rapá, tás falando com noob não.
Ninguém estava comentando nada de artilharia. Mal voltei e já vi vc trolando no tópico do Gripen
Cara, sugiro parar com essa criancice de querer ser o dono da verdade, a ponto de inventar sigla e os demais terem que aceitar e Deus nos livre de corrigir o Manuelzinho; mas se ele nos corrigir tudo bem, tem o Direito Divino porque é o filho da professora: santa infantilidade. 🤦‍♂️

E não importa o tema, GAC no EB se refere a Artilharia, se forem Comandos será BAC, DAC, etc: por que te custa tanto admitir que ATÉ TU és humano e também podes errar?

Aliás, se me chamares (ou a qualquer outro Colega) de TROLL outra vez, e sabes muito bem o que há no Regulamento a respeito, vai dar ruim; aprendas que aqui não é o Twitter nem seção de comments do YT, onde Ad Hominem é "argumento".

Sem mais




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10084 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 25, 2024 11:19 am

Algumas novidades políticas sobre o caso Venezuela x Guiana

Hoje os chanceleres de ambos países devem se reunir em Brasília como parte dos esforços do governo para um entendimento entre as partes.

O PR deve visitar Georgetown no final de fevereiro para a reunião da comunidade de países caribenhas.

Por fim, os PR dos dois lados devem se encontrar novamente agora no Brasil no primeiro semestre do ano.

Traduzindo em miúdos, nada que modifique o discurso venezuelano para consumo interno e demova a Guiana de simplesmente defender o que é seu.

Segue tudo como dantes na casa de Abrantes.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#10085 Mensagem por Túlio » Qui Jan 25, 2024 12:00 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jan 25, 2024 11:19 am Algumas novidades políticas sobre o caso Venezuela x Guiana

Hoje os chanceleres de ambos países devem se reunir em Brasília como parte dos esforços do governo para um entendimento entre as partes.

O PR deve visitar Georgetown no final de fevereiro para a reunião da comunidade de países caribenhas.

Por fim, os PR dos dois lados devem se encontrar novamente agora no Brasil no primeiro semestre do ano.

Traduzindo em miúdos, nada que modifique o discurso venezuelano para consumo interno e demova a Guiana de simplesmente defender o que é seu.

Segue tudo como dantes na casa de Abrantes.
Não, pelo menos UMA coisa nova há: agora a Venezuela sabe que o Brasil precisa de mais de um mês para mover pouco mais de uma dúzia de jipes blindados até Rio Branco.

É a típica info que os planejadores militares adoram, Tempo (e modo) de Resposta de um inimigo real ou potencial.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: VENEZUELA

#10086 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 25, 2024 12:24 pm

Fiquei sabendo de algo curioso, não sei se é verdade ou não: o Assis Brasil foi pressionado fortemente pela situação com a Venezuela e a demora no transporte dos Guaicurus teria sido proposital, além na demora para levar tropas.

A ideia foi pressionar para duas coisas: aquisição de MEM imediatos - provavelmente se referiram à EDA ou FMS - e os programas atuais, inclusive alguns foram acelerados, como o caso dos Centauros II. Outra é que há uma pressão enorme para a aprovação da PEC que eleva pra 2% e o milagre é que teriam requisitado que o dinheiro extra fosse exclusivamente para investimento.

A pressão teria vindo do CMA, CMN e CMO, os mais prejudicados pela situação atual.

Me parece haver um pouco de verdade nisso, inclusive a Edge ofereceu produção de vários equipamentos aqui no Brasil que teriam interessado o EB, entre eles drones e armamentos para drones, além de um novo MSS.

À ver...




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: VENEZUELA

#10087 Mensagem por gusmano » Sex Jan 26, 2024 9:41 am

Túlio escreveu: Qui Jan 25, 2024 12:00 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jan 25, 2024 11:19 am Algumas novidades políticas sobre o caso Venezuela x Guiana

Hoje os chanceleres de ambos países devem se reunir em Brasília como parte dos esforços do governo para um entendimento entre as partes.

O PR deve visitar Georgetown no final de fevereiro para a reunião da comunidade de países caribenhas.

Por fim, os PR dos dois lados devem se encontrar novamente agora no Brasil no primeiro semestre do ano.

Traduzindo em miúdos, nada que modifique o discurso venezuelano para consumo interno e demova a Guiana de simplesmente defender o que é seu.

Segue tudo como dantes na casa de Abrantes.
Não, pelo menos UMA coisa nova há: agora a Venezuela sabe que o Brasil precisa de mais de um mês para mover pouco mais de uma dúzia de jipes blindados até Rio Branco.

É a típica info que os planejadores militares adoram, Tempo (e modo) de Resposta de um inimigo real ou potencial.
Concordo.

Mas esses mesmos planejadores, se inteligentes, sabem que essa morosidade toda ocorreu (espero eu) pq a situação permitia. Em caso de necessidade tende a ser muito mais rápida (espero eu ).



É....já não sei se seria muito diferente não kkkkkk

[]´s




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: VENEZUELA

#10088 Mensagem por Poti » Sex Jan 26, 2024 12:20 pm

gusmano escreveu: Sex Jan 26, 2024 9:41 am
Túlio escreveu: Qui Jan 25, 2024 12:00 pm

Não, pelo menos UMA coisa nova há: agora a Venezuela sabe que o Brasil precisa de mais de um mês para mover pouco mais de uma dúzia de jipes blindados até Rio Branco.

É a típica info que os planejadores militares adoram, Tempo (e modo) de Resposta de um inimigo real ou potencial.
Concordo.

Mas esses mesmos planejadores, se inteligentes, sabem que essa morosidade toda ocorreu (espero eu) pq a situação permitia. Em caso de necessidade tende a ser muito mais rápida (espero eu ).



É....já não sei se seria muito diferente não kkkkkk

[]´s
Já postei aqui um TCC do EB indicando que levaria 4 meses para as brigadas blindadas e mecanizadas chegarem a Roraima.
Até lá o EB precisa contar com a 1ª Brigada de selva, com a 23ª de selva, Brigada Paraquedista, Aeromóvel e forças especiais.
Ou seja, teríamos menos de meia-dúzia de brigadas sendo que a Venezuela consegue por em menor tempo 12 brigadas na fronteira. O desafio logístico nosso é infinitamente maior que o deles.
Ou seja, é um local para se deixar tropas "fixas" pois se um conflito começa de forma extremamente rápida (como na Guerra do Paraguai) seremos pegos com as calças na mão.




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: VENEZUELA

#10089 Mensagem por prometheus » Sex Jan 26, 2024 7:16 pm

O cara nem disfarça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10090 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2024 3:00 pm

Túlio escreveu: Qui Jan 25, 2024 12:00 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jan 25, 2024 11:19 am Algumas novidades políticas sobre o caso Venezuela x Guiana
Hoje os chanceleres de ambos países devem se reunir em Brasília como parte dos esforços do governo para um entendimento entre as partes.
O PR deve visitar Georgetown no final de fevereiro para a reunião da comunidade de países caribenhas.
Por fim, os PR dos dois lados devem se encontrar novamente agora no Brasil no primeiro semestre do ano.
Traduzindo em miúdos, nada que modifique o discurso venezuelano para consumo interno e demova a Guiana de simplesmente defender o que é seu.
Segue tudo como dantes na casa de Abrantes.
Não, pelo menos UMA coisa nova há: agora a Venezuela sabe que o Brasil precisa de mais de um mês para mover pouco mais de uma dúzia de jipes blindados até Rio Branco.
É a típica info que os planejadores militares adoram, Tempo (e modo) de Resposta de um inimigo real ou potencial.
Acho que os militares venezuelanos não estão de fato preocupados com a capacidade logística brasileira, visto que entrar no nosso território não seja uma alternativa real para ele em relação à Guiana.
Por outro lado, sabe-se que o EB teria como enviar partes destes bldos via aérea também, caso fosse demandado, mas as limitações do KC-390 em termos de espaço e peso, além da quantidade existente na FAB, ilustram bem até onde os militares brasileiros estão dispostos a investir na defesa daquele estado.
Por outro lado, o susto que as ameaças do bigode do caribe deixaram muita gente em Brasília arrepiada, seja no Forte Apache, seja em outros lugares do poder civil nacional, pouco ou nada acostumados a notar questões de defesa em sua agenda, principalmente aquelas que chegam sem aviso, convite ou imprevistas.
De qualquer forma, tudo isso que está acontecendo serviu-nos de lição. Mais uma, de que defesa não é e nunca foi tratada com a seriedade e responsabilidade devidas. E que isso tem, e terá, um custo muito alto a ser pago por todos.
A ver se tiramos algo de bom de todo esse aperreio inoportuno.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10091 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2024 3:05 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jan 25, 2024 12:24 pm Fiquei sabendo de algo curioso, não sei se é verdade ou não: o Assis Brasil foi pressionado fortemente pela situação com a Venezuela e a demora no transporte dos Guaicurus teria sido proposital, além na demora para levar tropas.
A ideia foi pressionar para duas coisas: aquisição de MEM imediatos - provavelmente se referiram à EDA ou FMS - e os programas atuais, inclusive alguns foram acelerados, como o caso dos Centauros II. Outra é que há uma pressão enorme para a aprovação da PEC que eleva pra 2% e o milagre é que teriam requisitado que o dinheiro extra fosse exclusivamente para investimento.
A pressão teria vindo do CMA, CMN e CMO, os mais prejudicados pela situação atual.
Me parece haver um pouco de verdade nisso, inclusive a Edge ofereceu produção de vários equipamentos aqui no Brasil que teriam interessado o EB, entre eles drones e armamentos para drones, além de um novo MSS.
À ver...
Não deixa de ter a sua lógica. E não chego a duvidar que seja verdade.
O alto comando do EB sabe muito bem como a banda toca em Brasília em relação aos negócios da Defesa.
A ver se aproveitam o momento.
Mesmo com 2% do PIB e tudo o mais, vamos levar décadas para trazer a maior parte do EB para o século XXI, tal é o tamanho do descalabro material e organizacional da força terrestre.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10092 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2024 3:16 pm

gusmano escreveu: Sex Jan 26, 2024 9:41 am
Túlio escreveu: Qui Jan 25, 2024 12:00 pm
Não, pelo menos UMA coisa nova há: agora a Venezuela sabe que o Brasil precisa de mais de um mês para mover pouco mais de uma dúzia de jipes blindados até Rio Branco.
É a típica info que os planejadores militares adoram, Tempo (e modo) de Resposta de um inimigo real ou potencial.
Concordo.
Mas esses mesmos planejadores, se inteligentes, sabem que essa morosidade toda ocorreu (espero eu) pq a situação permitia. Em caso de necessidade tende a ser muito mais rápida (espero eu ).
É....já não sei se seria muito diferente não kkkkkk
[]´s
A rapidez das respostas da logística militar tupiniquim está mais ligada ao lugar(situação) e à política do que à necessidade.
Em outras oportunidades, em TO diferentes da região norte, o EB sempre foi tão mais assertivo, quanto célere, no que tange suas ações, sempre que esta se impôs.
E nós não temos hoje, e nem em prazo visível, condições de reunir as capacidades de mobilidade, presteza e operacionalidade em termos logísticos para as três forças segundo o que é apontado na END. E estamos muito longe disso na verdade.
O que vimos neste episódio, foi apenas o EB quebrando o galho e se rebolando como pôde para tentar transparecer o que não é e o que não tem em termos operacionais. Na internet e na tv ficou muito legal. Mas para por aí.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10093 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2024 3:29 pm

Poti escreveu: Sex Jan 26, 2024 12:20 pm Já postei aqui um TCC do EB indicando que levaria 4 meses para as brigadas blindadas e mecanizadas chegarem a Roraima.
Até lá o EB precisa contar com a 1ª Brigada de selva, com a 23ª de selva, Brigada Paraquedista, Aeromóvel e forças especiais.
Ou seja, teríamos menos de meia-dúzia de brigadas sendo que a Venezuela consegue por em menor tempo 12 brigadas na fronteira. O desafio logístico nosso é infinitamente maior que o deles.
Ou seja, é um local para se deixar tropas "fixas" pois se um conflito começa de forma extremamente rápida (como na Guerra do Paraguai) seremos pegos com as calças na mão.
Uma questão em aberto até hoje é o fato de que a concentração e distribuição das ffaa's pelo país diz muito mais respeito à concentração de poder político e financeiro do que propriamente algum critério militar estratégico. E nada indica que este quadro irá mudar em tempo visível. E nem há planos para isso.

Quanto à questão de mobilidade e defesa da região, como tenho questionado desde sempre, qual é a lógica de defender Roraima ou qualquer outro estado na dependência de tropas vindas de fora da região, quando as que estão aqui sequer existem em quantidade e qualidade necessárias. Simplesmente não há lógica nisso a não ser a política, que mantém a maioria do EB fora do CMA\CMN e longe das fronteiras em geral.

Por fim, como já citei inúmeras vezes, a defesa do estado de Roraima - e de toda a fronteira norte - é impossível a manter-se a 1a BdaInfSv tal como está hoje, com apenas um único BIS para cobrir todo o estado, sendo uma brigada com apenas dois batalhões, e ainda assim carente de várias OM de apoio que não existem e\ou não possuem suas dotações material e pessoal completas. Idem para 4 das 6 bridas existentes aqui.

Fica a pergunta: será que algum dia o EB realmente se esforçou ou quis na prática tornar a região amazônica tão estratégica quanto diz que ela seja no seu planejamento, e principalmente, no seu marketing?

Porque pelo visto nos últimos dois meses, o que se tem é a mais clara e inequívoca prova de que a região nunca foi e não é de fato uma prioridade como se costuma dizer dela.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10094 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 6:55 pm

O comboio que veio do Mato Grosso do Sul chegou ontem a Manaus. E já está se dirigindo à Boa Vista onde deve chegar dia 01 de fevereiro.
Tudo com direito à pompa, banda e cmte do EB passando a guarda.
Ele está em Roraima agora visitando as OM do estado.
Quando o comboio chegar lá, haverá também cerimônias e o tradicional beija mão dos oficiais generais.
Todas as OM de Roraima estão passando por readequação e restruturação em função nos novos bldos e pessoal chegando. Tudo precisa ser reformado. A começar pelo fato de que nenhuma unidade posta ali um dia teve todas as SU que lhe fazem jus.
O trabalho não é só de bater foto de LMV em balsa e Guarani para o marketing oficial. Vai muito além, e vai levar meses, também.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: VENEZUELA

#10095 Mensagem por mauri » Qui Fev 01, 2024 6:44 am

Ministério da Defesa revela incapacidades da Venezuela: papel na proteção do regime, pouca robustez, com 21 caças Su30 e 15 caças F16

https://www.sociedademilitar.com.br/202 ... s-f16.html

https://www.sociedademilitar.com.br/202 ... leiro.html




Responder