VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: VENEZUELA

#10066 Mensagem por prometheus » Ter Jan 02, 2024 12:24 pm





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#10067 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 02, 2024 8:39 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jan 02, 2024 7:13 am
Eu traria uma ideia diferente, transformar o 1º BIS em um Batalhão separado, de Operações Especiais, assim como elevar a 3ª Cia para Btl e até pensar num BAC na região.
A 3ª Cia de Operações Espaciais em MN vai acabar virando um Batalhão cedo ou tarde e o EB no PEEx 2024-27 vai criar o núcleo de Forças Especiais no CMO, um embrão de uma Cia ou Batalhão. E o EB vai transformar a Cia de Precursores PQD num Batalhão e criar um Cia de Precursores AMV. Nesses 3 anos a Força já vai estar bem ocupada ampliando unidades especiais.

A sua ideia é interessante, mas acho que seria algo para cogitar a implantação no fim da década em diante.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: VENEZUELA

#10068 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 03, 2024 2:13 pm

knigh7 escreveu: Ter Jan 02, 2024 8:39 pm A 3ª Cia de Operações Espaciais em MN vai acabar virando um Batalhão cedo ou tarde e o EB no PEEx 2024-27 vai criar o núcleo de Forças Especiais no CMO, um embrão de uma Cia ou Batalhão. E o EB vai transformar a Cia de Precursores PQD num Batalhão e criar um Cia de Precursores AMV. Nesses 3 anos a Força já vai estar bem ocupada ampliando unidades especiais.

A sua ideia é interessante, mas acho que seria algo para cogitar a implantação no fim da década em diante.
Sim, até porque não existe nada desse tipo, seria algo como Precursores de Selva, com capacidade Aeromóvel e Aerotransportada.

Mas a ideia de possuir três Unidades com características Especiais, só do EB, na região AM deveria ser prioridade, inclusive talvez uma da FAB e outra da MB, mesmo essas sendo ao menos SUs.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: VENEZUELA

#10069 Mensagem por Alfa BR » Qua Jan 03, 2024 5:36 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jan 03, 2024 2:13 pm
knigh7 escreveu: Ter Jan 02, 2024 8:39 pm A 3ª Cia de Operações Espaciais em MN vai acabar virando um Batalhão cedo ou tarde e o EB no PEEx 2024-27 vai criar o núcleo de Forças Especiais no CMO, um embrão de uma Cia ou Batalhão. E o EB vai transformar a Cia de Precursores PQD num Batalhão e criar um Cia de Precursores AMV. Nesses 3 anos a Força já vai estar bem ocupada ampliando unidades especiais.

A sua ideia é interessante, mas acho que seria algo para cogitar a implantação no fim da década em diante.
Sim, até porque não existe nada desse tipo, seria algo como Precursores de Selva, com capacidade Aeromóvel e Aerotransportada.

Mas a ideia de possuir três Unidades com características Especiais, só do EB, na região AM deveria ser prioridade, inclusive talvez uma da FAB e outra da MB, mesmo essas sendo ao menos SUs.
Transforma o 1° BIS em BAC logo, mas com a doutrina mais próxima dos Rangers americanos que geralmente não executam ações com força de valor inferior a pelotão diferente dos comados daqui.

Mas sinceramente não acho interessante perder uma unidade de infantaria tão bem adestrada. Ao meu ver o ideal seria transformar a 1a Bda Inf Sl em Amv e nela criar uma Cia Prec. Além disso, um Btl Op Esp com uma Cia de F Esp e uma Cia Comandos no CMA já seria excelente.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: VENEZUELA

#10070 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 03, 2024 5:40 pm

Alfa BR escreveu: Qua Jan 03, 2024 5:36 pm Transforma o 1° BIS em BAC logo, mas com a doutrina mais próxima dos Rangers americanos que geralmente não executam ações com força de valor inferior a pelotão diferente dos comados daqui.

Mas sinceramente não acho interessante perder uma unidade de infantaria tão bem adestrada. Ao meu ver o ideal seria transformar a 1a Bda Inf Sl em Amv e nela criar uma Cia Prec. Além disso, um Btl Op Esp com uma Cia de F Esp e uma Cia Comandos no CMA já seria excelente.
Também é uma boa ideia.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#10071 Mensagem por knigh7 » Qui Jan 04, 2024 6:16 pm

As Brigadas de Apoio (Sustain Brigade) das divisões do US Army vêm passando a ter batalhões de Forças Especiais. Considero bom para as DEs terem FEs, e em boa quantidade, subrdinadas a elas.

O EB está indo por um caminho parecido. Provavelmente nos próximos PEEx o CMS passe a ser também contemplado com alguma unidade de FE ou GAC.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#10072 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2024 6:30 pm

knigh7 escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:16 pm As Brigadas de Apoio (Sustain Brigade) das divisões do US Army vêm passando a ter batalhões de Forças Especiais. Considero bom para as DEs terem FEs, e em boa quantidade, subrdinadas a elas.

O EB está indo por um caminho parecido. Provavelmente nos próximos PEEx o CMS passe a ser também contemplado com alguma unidade de FE ou GAC.

GAC não falta aqui, tanto AR quanto AP, só ASTROS eu acho que não tem. [085]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#10073 Mensagem por knigh7 » Qui Jan 04, 2024 6:39 pm

Túlio escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:30 pm
knigh7 escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:16 pm As Brigadas de Apoio (Sustain Brigade) das divisões do US Army vêm passando a ter batalhões de Forças Especiais. Considero bom para as DEs terem FEs, e em boa quantidade, subrdinadas a elas.

O EB está indo por um caminho parecido. Provavelmente nos próximos PEEx o CMS passe a ser também contemplado com alguma unidade de FE ou GAC.

GAC não falta aqui, tanto AR quanto AP, só ASTROS eu acho que não tem. [085]
Grupo de Ações de Comandos ou unidades maiores como Cia de Ações de Comandos ou ainda um Batalhão de Ações de Comandos.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#10074 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2024 6:48 pm

knigh7 escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:39 pm
Túlio escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:30 pm


GAC não falta aqui, tanto AR quanto AP, só ASTROS eu acho que não tem. [085]
Grupo de Ação de Comandos ou unidades maiores como Cia de Ação de Comandos ou um Batalhão de Ação de Comandos.
Nem sabia que GAC não era mais Grupo de Artilharia de Campanha; mas fora isso não precisamos de mais do que uma fração do que já temos, por absoluta falta de ameaça. Uns anos atrás eu caí duro quando vi na página do EB no Twitter que eles botaram RBS70 na fronteira com... O URUGUAY! [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#10075 Mensagem por knigh7 » Qui Jan 04, 2024 6:56 pm

Túlio escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:48 pm
knigh7 escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:39 pm
Grupo de Ação de Comandos ou unidades maiores como Cia de Ação de Comandos ou um Batalhão de Ação de Comandos.
Nem sabia que GAC não era mais Grupo de Artilharia de Campanha; mas fora isso não precisamos de mais do que uma fração do que já temos, por absoluta falta de ameaça. Uns anos atrás eu caí duro quando vi na página do EB no Twitter que eles botaram RBS70 na fronteira com... O URUGUAY! [003] [003] [003] [003]
GAC não deixou de ser Grupo de Artilharia de Campanha. Mas eu estava falando sobre Forças Especiais e Comandos.

Continua com suas molecagens diárias pra cima do Cabeça de Martelo porque eu não estou aqui pra aturar isso.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#10076 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2024 7:16 pm

knigh7 escreveu: Qui Jan 04, 2024 6:56 pm
GAC não deixou de ser Grupo de Artilharia de Campanha. Mas eu estava falando sobre Forças Especiais e Comandos.

Continua com suas molecagens diárias pra cima do Cabeça de Martelo porque eu não estou aqui pra aturar isso.
Ata então agora é MOLECAGEM lembrar num Fórum DE DEFESA prestes a completar 21 anos que nomenclaturas existem por alguma razão? Falasses BAC ou pelo menos DAC eu entendia mas GAC e depois me vens com AINNN MIM OFENDI, PELAMOR né, vamo se respeitar rapá, tás falando com noob não.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10077 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 05, 2024 7:29 pm

A defesa do Estado de Roraima só pode ser feita efetivamente se houver um brigada de infantaria completa no mesmo. Menos que isso é continuar fazendo mais do mesmo. Ou seja, não funciona e ainda vai custar muito caro.

Defendo a tese da uma 1a Bda Inf Sl quaternária sediada na íntegra naquele estado, além de 1 bda cav mec com seus RCB e RCM. E está de bom tamanho. Se foram ambas aquinhoadas com tudo o que está nos manuais, claro.

O EB tende a desdobrar suas FE para as regiões de fronteira na medida em que isto for possível e dentro do orçamento disponibilizado. Como visto, vai demorar 4 anos para implementar um simples núcleo de FE no centro oeste, provavelmente em Campo Grande. Se a nível batalhão ou companhia, penso que nos seja indiferente. O exército está acostumado a chamar de Brigada e Divisão organizações que sequer tem metade das OM que tais GU possuem.

No mais, a questão fulcral que penso tem de ser resolvida antes de mais nada é a própria falta de recursos humanos e materiais - diria interesse\responsabilidade do EB - nas brigadas já instaladas no CMA\CMN , que como já repeti várias vezes, tem apenas 2 das 6 com dotação completa de SU. Isto por si só é um escárnio público e notório em relação à propalada defesa e "importância estratégica" da região amazônica e constitui uma das maiores e mais graves hipocrisias dos militares.

Se não tem nem para arrumar o pouco que se dispõe aqui, não adianta querer reinventar a roda ou quebrar o galho da defesa da região trazendo a cavalaria para cá "apenas quando e se necessário". Como se a região pudesse se dar o luxo de esperar pelas maravilhosas tropas do EB esquentando a bunda na areia da praia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10078 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 17, 2024 9:37 am

Esteve em Manaus esta última segunda feira, dia 15, um KC 30 da FAB levando mais um carregamento de material visando o reforço da 1a Bda Inf Slv.

Não foi informado o que se trata, mas os dois KC-30 da FAB tem frequentado mais assiduamente o aeroporto de Manaus. A política do "pagar pra ver" está em vigência no MD. Espera-se novos vôos nas próximas semanas.

Em se tratando de containers comuns levados nos porões de carga do avião, muito provavelmente o EB está enviando para cá itens de primeira necessidade e equipamentos individuais para suprir as demandas. Não tenho certeza mas deve estar havendo o provisionamento da área logística, principalmente, no que tange o apoio imediato das OM de combate da brigada.

A ver




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Jan 17, 2024 4:35 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VENEZUELA

#10079 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 17, 2024 4:33 pm

https://www.folhabv.com.br/crise-venezu ... -e-guiana/

Mais um comboio do exército para Roraima. Desta vez vindo de MS.
A quantidade de material mecanizado envolvido naquele TO até o momento parece irá ultrapassar a disposição de um RCM comum, considerando o que já havia em Boa Vista.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: VENEZUELA

#10080 Mensagem por gusmano » Qua Jan 17, 2024 6:34 pm

Pelo barulho que fizeram aqui e na midia a um tempo atras, a essa altura já era para estar rolando o desfile da vitoria Venezuelano em Boa Vista.

[]´s




Responder