Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17611 Mensagem por Viking » Qua Dez 06, 2023 3:15 am

FABIO escreveu: Ter Dez 05, 2023 2:59 pm Boa tarde amigo viking a emgepron já tem 13.2bi de reais o que daria para construir a quinta Tamandaré.

Fabio, saudações

Esta e uma decisão, caso aconteça, que deve ter tomada provavelmente na entrega do segundo navio. Vamos aguardar. :mrgreen:


Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17612 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 06, 2023 4:52 pm

Uma estimativa do quanto a MB irá ter de despender em relação à compra de novos NaPaOc conforme os preços relativos no mercado atual.

US$ 110 x 5 = 550
US$ 120 x 5 = 600
US$ 130 x 5 = 650
US$ 140 x 5 = 700
US$ 150 x 5 = 750

Admitindo que cada navio seja cotado com os valores máximo e mínimo acima descritos.
A demora em definir um modelo para construção no Brasil, conforme previsto, só estimula o encarecimento do negócio e torna cada vez mais complexa a seleção do navio, já que os projetos atuais estão variando muito em termos de custos e preços.
O modelo projetado pela MB com as características já emanadas de público, apontam para os valores acima.
Notar que além do custo unitário dos navios, caso o processo obrigue a construção dos navios no Brasil com a correspondente off set e transferência de tecnologia, pode-se acrescentar, pelo menos, de 20% a 40% a mais nos valor final pago no contrato.
A expectativa de cada NaPa 500BR custar por volta de 50 milhões de dólares a unidade, dá a entender que o navio maior possa mais que dobrar de preço visto as mesmas condições impostas ao projeto daqueles patrulhas.
Talvez, e bota talvez nisso, se o TKMS oferecer a Meko A100 OPV, os valores sejam mais acessíveis na perspectiva de off set e tot, já determinadas dentro do programa das fragatas Tamandaré.
A ver. Os modelos de OPV no mercado não são muitos, e estão cada vez mais caros.
Buscar a maior homogenidade possível com os NaPa 500BR talvez force para baixo os preços do OPV, mas isto não é certo, dado que os números da produção destes são pífios e não equilibram as contas em termos de ganhos quantitativos.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17613 Mensagem por FABIO » Qua Dez 06, 2023 5:17 pm

Boa tarde amigo Carvalho a MB vai comprar o projeto do navio patrulha oceanico
mas customizaçao sera´feita pelo CPN centro de projetos de navios.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17614 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 06, 2023 5:33 pm

FABIO escreveu: Qua Dez 06, 2023 5:17 pm Boa tarde amigo Carvalho a MB vai comprar o projeto do navio patrulha oceanico
mas customizaçao sera´feita pelo CPN centro de projetos de navios.
Pois é Fábio. AÍ é que mora o perigo ($$$). :|




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17615 Mensagem por Viking » Qui Dez 07, 2023 12:39 am

FCarvalho escreveu: Qua Dez 06, 2023 5:33 pm
FABIO escreveu: Qua Dez 06, 2023 5:17 pm Boa tarde amigo Carvalho a MB vai comprar o projeto do navio patrulha oceanico
mas customizaçao sera´feita pelo CPN centro de projetos de navios.
Pois é Fábio. AÍ é que mora o perigo ($$$). :|

Prezados colegas, saudações

Em relação ao Programa de Reaparelhamento da Marinha o que esta planejado até 2030 e o seguinte:

a) Construção de navios/embarcações:

1. Receber os SSK's Humaitá, Tonelero e Angostura.
2. Etapas de construção do SNA 10, até aonde não sei :mrgreen:
3. Construção das 4 FCT.
4. Construção do NPo Almirante Saldanha.
5. Conclusão do NaPa 500 Mangaratiba.
6. Construção de mais um NaPa 500 da classe Macaé.
7. Construção de 4 NaPa 500MB.
8. Construção de Avisos de Instrução EN.

b) Meios aéreos:

1. Conclusão da modernização do Wind Lynx.
2. Incorporação de 15 H 125 entre 2024/2027, sendo que 8 com OVN e piloto automático.
3. Obtenção de SARP- E de emprego estratégico

c) Revitalizações/ atualizações técnicas:

1. Navio tanque Gastão Motta.
2. Navio escola Brasil.
3. Corveta Barroso ( deve operar até 2035).
4. Navios patrulha oceânico da classe Amazonas.

4) Projetos hibernando, entre outros, sem previsão para execução:

1. Navio Escola
2. Navio de apoio logístico móvel.
3. Navio patrulha oceânico.
4. Rebocadores de alto mar.
5. Navios patrulha fluviais.
6. Caça minas.
7. Navios anfíbios.
8. Navios hidroceanograficos.

Em resumo não haverá tão cedo recursos para os meios da relação acima. :(

E o que se tem para hoje. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Sds




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17616 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 07, 2023 8:59 am

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Nov 25, 2023 5:13 pm Esses dias, o user @cabeça de martelo, como bom português, fez a oferta da Plataforma Naval Multifuncional (PNM) para a MB. No primeiro momento, eu recusei a oferta, por entender que a classe Trieste seria um melhor substitudo para o NAM Atlântico. Mas estive pensando: por que não?! Já que a MB almeja uma segunda esquadra, taí o bom ponto de partida para uma segunda nau-capitânea para se colocar na foz do rio Amazonas.

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2023/11/Portuguese-Navy-750x513.jpg

https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... l-inovador
Navios com funções completamente diferentes.

Falem com a Damen que eles estão agora com um projeto muito interessante para as Marinhas Holandesas e Britânicas.





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17617 Mensagem por FABIO » Qui Dez 07, 2023 11:03 am

Bom dia amigo Viking a MB vai construir mais um navio classr Macaé e mais quatro navios BR 500?esses navios serão construídos no Rio de Janeiro como foi divulgado?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17618 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 11:48 am

É lamentável dizer que o Prosub está matando a marinha como força naval no todo, tirando qualquer capacidade de investimento a longo prazo que se possa vislumbrar para a substituição dos meios de superfície que hora demandam ser retirados de serviço.

Com alguma sorte vamos ao longo desta década construir e entregar, se muito, pouco mais de uma dezena de navios, sendo 4 sub e 4 fragatas. O resto são meios distritais, e ainda assim, em números tão pífios quanto risíveis do ponto de vista operacional da esquadra.

E no entanto, a MB irá dispender gigantesco esforço orçamentário a fim de manter estes poucos projetos que ainda mantém com o nariz fora d'água. Sinal mais que evidente do colapso total da sustentabilidade financeira da esquadra e demais meios.

Quanto aos meios aéreos, é o que se tem. Os Esquilo continuam sem solução para aposentadoria, e os UH-15 seguem sendo espalhados pelo país de forma a tentar manter uma capacidade mínima de SAR e apoio aos DN, diluindo a já pouca disposição de helos em apoio à FFE e à esquadra sediada no RJ. A ideia de se comprar mais SH-60 não encontra luz no fim do túnel, enquanto VF-1 segue sua sina de escola de manutenção de doutrina de asa fixa, e nada mais. O início da implantação do SISGAAZ talvez traga alguma novidade, mas, mesmo assim, sem qualquer certeza dos aportes necessários à sua plena funcionalidade.

Volto a lembrar do projeto construído no Peru do navio de apoio anfíbio sul coreano, e que chegou a ser ofertado à MB, mas que não passou disso. Seria uma opção aceitável para substituir o Navio Escola Brasil, e mesmo os dois NDCC britânicos, que foram defenestrados, assim como o Matoso Maia, sem solução de continuidade. A FFE hoje basicamente só tem o NAM Atlântico e o Bahia como meios de deslocamento, o que não é suficiente sequer para transportar uma UAnf nucleada em um btlfuznvs e seus meios de apoio.

Para resolver este problema, seria lícito recorrer a outros estaleiros fora do eixo USA-Europa, olhando o que existe no mercado asiático, que não por acaso há muito tempo já oferece soluções à altura dos fornecedores tradicionais da MB.
Não vejo problema, por exemplo, que o Navio de apoio logístico móvel possa ter na Coréia do Sul e\ou China a solução adequada de sua incorporação. Os meios de apoio anfíbio idem.

Agora, navios como Rebocadores de alto mar, patrulha fluviais, caça minas, e Navios hidroceanograficos são meios que podem, e devem, ser obtidos a partir de soluções nacionais sempre que viáveis, e economicamente factíveis. E para isso o CPN tem projetos, ou pode traçar parcerias com a iniciativa privada. Não vejo dificuldades da indústria naval projetar e construir tais meios para a MB.

O aporte técnico à Corveta Barroso para que consiga operar por mais 10-15 anos é louvável, já que é na prática o único navio da esquadra, fora o NAM Atlântico e o Bahia, que não apresenta algum problema operacional ou de manutenção quando necessita ir ao mar. Por outro lado, se a MB conseguir encetar os dois navios adicionais das FCT, e a TKMS entregar tudo até 2030, não vejo porque continuar com o navio em operação, assim como as Niterói que se tentará manter até o final da década. Caso negativo, mas os dois navios sendo entregues na sequência do cronograma atual em 2030 e 2031, ela poderá dar baixa normalmente em 2035, que seria o tempo para a MB receber estes navios até serem aceitos, formalmente pela MB após todas as avaliações e testes de mar.

Acredito que os Navios patrulha oceânico da classe Amazonas serão mantido apenas as 3 unidades compradas por ocasião, já que a MB não quis lançar mão do direito de construir mais unidades aqui sob licença britânica, o que talvez, possa se mostrar um erro da alta gestão naval, tendo em vista ao menos 5 navios acrescidos à frota de superfície durante os últimos anos desde sua incorporação. Acréscimo este hoje que seria valiosíssimo aos parcos recursos disponíveis que hoje a MB consegue operar integralmente. Seriam 8 navios que poderiam fazer grande diferença, para quem não tem mais praticamente navios de escolta em condições de aprestamento imediato.

Enfim, penso que a MB deva rever os seus projetos de forma a buscar soluções mais razoáveis em termos financeiros e operacionais a si, buscando voltar a operar meios que realmente ela possa dispor quando e se necessário, gerando mais dias de mar, com a consequente presença onde eles realmente são necessários, que obviamente não é em seus portos e bases navais. Neste sentido, para a próxima década, buscar a construção dos NaPaOc BR em quantidade de 12 a 18 navios, deve ser a meu ver o objetivo. Se fizermos o nosso dever de casa, conseguimos uma forma de financiar tais meios via Engepron, escapando dos cortes onipresentes da fazenda e planejamento no orçamento da Defesa. Com certeza um investimento que pode nos trazer muitos benefícios em termos industriais e tecnológicos junto à BIDS e indústria naval nacional.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17619 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 11:52 am

cabeça de martelo escreveu: Qui Dez 07, 2023 8:59 am Falem com a Damen que eles estão agora com um projeto muito interessante para as Marinhas Holandesas e Britânicas.
Dos grandes estaleiros europeus, a Damen é a única que ainda não tem um é fincado no Brasil.
Mas isto pode ser resolvido nos próximos projetos que a MB ainda tem em aberto para resolver.
Espaço e necessidade temos de sobra. E eles tem projetos que cabem como uma luva em várias de nossas demandas.
O problema como sempre é a falta de recursos para pagar o dote da noiva.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17620 Mensagem por Viking » Qui Dez 07, 2023 11:10 pm

FABIO escreveu: Qui Dez 07, 2023 11:03 am Bom dia amigo Viking a MB vai construir mais um navio classr Macaé e mais quatro navios BR 500?esses navios serão construídos no Rio de Janeiro como foi divulgado?

Prezado Fabio, saudações.

Para mim também foi um surpresa esta informação. O casco do Miramar que estava com 25% das obras concluídas no EISA esta no AMRJ. A principio este navio não seria construído. Tudo indica que houve uma mudança de direção e o mesmo será concluído no AMRJ. O Mangaratiba, por exemplo, estava com 30% de obras realizadas esta com a construção em andamento. Eu acredito que a classe deverá ser encerrada com este navio, o Miramar.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17621 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 08, 2023 11:39 am

Com 40% da esquadra indo pro saco, os almirantes estão atirando para todos os lados, e fechando com qualquer chance que lhes caia às mãos.
É lamentável, para não dizer vergonhoso que tenhamos chegada a tal ponto, e mesmo assim, ninguém nesse país de terceiro mundo dá a mínima.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17622 Mensagem por FABIO » Sex Dez 08, 2023 2:46 pm

Boa tarde amigo viking bom saber que o Npa Miramar será concluido. Hoje na mostra de desarmamento do Mattoso Maia houve pressão do almirantado pra liberação de recursos vamos vet se sai algo.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17623 Mensagem por Viking » Sex Dez 08, 2023 6:32 pm

FABIO escreveu: Sex Dez 08, 2023 2:46 pm Boa tarde amigo viking bom saber que o Npa Miramar será concluido. Hoje na mostra de desarmamento do Mattoso Maia houve pressão do almirantado pra liberação de recursos vamos vet se sai algo.

Fabio, saudações.


Sinceramente a ''pressão'' do Almirantado e merda e a mesma coisa. Os políticos do momento estão ''cagando ralinho'' para este tipo de pressão. A atual geração de oficiais generais esta muito subservientes e com um perfil ligeiramente inclinado ao capachismo, uma vez que convivem e permitem que pessoas no mínimo com caráter duvidoso ocupem posições de relevância nos mais altos escalões da Republica, sem que manifestem seu descontentamento em nome da nação e povo brasileiro com este tipo de gente.
Em resumo a cada dia que passa o sistema vai pisando em suas cabeças e os mais nobres e patriotas vão sendo trocados pelos lambe saco e chupa rola de chefes da ORCRIM que estão no poder.
A MB também tem a sua parcela de reponsabilidade no momento de hoje, varias decisões foram postergadas ou canceladas ou autorizadas por ter acreditado fielmente em políticos. Exemplo gritante e o contrato das FREMM italianas pronto para ser assinado e o GF que estava de plantão resolveu acolher um terrorista o vagabundo do Batistini e tudo foi agua abaixo. Este tipo de exemplo mostra bem a preocupação de fato com a Defesa do país.
Em resumo não conte com mais do que a lista que publiquei anteriormente,

Sds




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17624 Mensagem por FABIO » Sex Dez 08, 2023 6:50 pm

Boa noite meu irmão Viking voce está certíssimo eu assino embaixo. Você pode me passar seu número por mensagem privada? Fica com Deus.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17625 Mensagem por Viking » Sex Dez 08, 2023 11:16 pm

FABIO escreveu: Sex Dez 08, 2023 6:50 pm Boa noite meu irmão Viking voce está certíssimo eu assino embaixo. Você pode me passar seu número por mensagem privada? Fica com Deus.

[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Responder