Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17626 Mensagem por FABIO » Sáb Dez 09, 2023 6:39 pm

Boa noite amigos eu vi no site infodefensa que e a MB vai abrir licitação em 2024 para cpmpra de dois navios logísticos para substituir o Gastão Motta wue não tem casco duplo.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17627 Mensagem por Viking » Sáb Dez 09, 2023 9:54 pm

FABIO escreveu: Sáb Dez 09, 2023 6:39 pm Boa noite amigos eu vi no site infodefensa que e a MB vai abrir licitação em 2024 para cpmpra de dois navios logísticos para substituir o Gastão Motta wue não tem casco duplo.


Fabio, saudações.


Tive a oportunidade de pesquisar de forma refinada no site da INFODEFENSA (https://www.infodefensa.com/america-bra ... tugues.php) a noticia mencionada. Entretanto esta noticia não se encontra evidente. Também pesquisei em outros portais de noticias militares, como por exemplo, o Naval News, Naval Defense e Naval Analyses e não encontrei evidencias desta noticia. De qualquer forma até o ano de 2030 não consta do planejamento da Marinha do Brasil a obtenção de navios de apoio logístico. O navio escola Brasil que tem prevalência de prioridade na obtenção de meios de apoio e que seria substituído por um novo navio também será revitalizado/modernizado, com sua substituição postergada.

Em relação a navios de apoio logístico da Esquadra o planejamento atual contempla apenas a revitalização do Gastão Motta, não havendo recursos para navios novos.

Emgepron lança edital de revitalização do NT Almirante Gastão Motta

http://sinaval.org.br/2023/08/emgepron- ... tao-motta/

Fornecedores visitam navio-tanque da Marinha que será revitalizado

http://sinaval.org.br/2023/07/fornecedo ... italizado/

Revitalização do Navio-Tanque ‘Almirante Gastão Motta’: Parceria Entre EMGEPRON e Marinha do Brasil

https://www.defesaemfoco.com.br/revital ... do-brasil/

Sds




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17628 Mensagem por FABIO » Sáb Dez 09, 2023 9:59 pm

Boa noite amigo Viking está esclarecido muito obrigado por nos passar a vetdade.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17629 Mensagem por Viking » Dom Dez 10, 2023 5:05 pm

FABIO escreveu: Sáb Dez 09, 2023 9:59 pm Boa noite amigo Viking está esclarecido muito obrigado por nos passar a vetdade.
[009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17630 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 10, 2023 7:58 pm

Navios de apoio logístico hoje em dia não custam menos de meio bilhão de dólares. E dependendo dos requisitos, podem chegar a quase 1 bi fácilmente.

A MB nem que quisesse conseguiria dispor de tal valor para a compra desses navios.

@FABIO tu poderias colocar aqui o link para esta notícia do Infodefensa por favor?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17631 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 11, 2023 11:37 pm

FCarvalho escreveu: Dom Dez 10, 2023 7:58 pm Navios de apoio logístico hoje em dia não custam menos de meio bilhão de dólares. E dependendo dos requisitos, podem chegar a quase 1 bi fácilmente.

A MB nem que quisesse conseguiria dispor de tal valor para a compra desses navios.

@FABIO tu poderias colocar aqui o link para esta notícia do Infodefensa por favor?
O que o Fábio disse foi aventado pelo almirantado. Mas em 2017-2018. O Fábio deve ter pegado de uma matéria antiga e não percebeu.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17632 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 12, 2023 10:48 am

Valeu pelo esclarecimento Manuel.
A despeito dos navios de apoio à esquadra e FFE, duvido que tenhamos alguma alternativa antes de 2035.
Enquanto a MB estiver envolvida em tapar os buracos atuais na esquadra, inclusive com o Prosub, não vamos ter condições de apor recursos para navios de suporte.
Da maneira como está se configurando a realidade até 2028, nas palavras do Alte Olsen, vamos aposentar obrigatoriamente 40% dos meios que se tem sem nenhuma perspectiva real de substituição.
O NAM Atlântico e o Bahia são os dois únicos navios da marinha que navegam sem apresentar problemas ou restrições de manutenção e\ou operação. O resto está só o bagaço e estão fazendo milagre mantendo-os em dia.
Enfim, não aprendemos nada com as lições que a História nos legou.
Tem que apanhar na cara mesmo. Só assim quem sabe.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17633 Mensagem por FABIO » Ter Dez 12, 2023 10:57 am

Bom dia amigo Viking a MB ja definiu onde vai construir os navios patrulha BR 500 ?




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17634 Mensagem por Viking » Qua Dez 13, 2023 10:50 pm

FABIO escreveu: Ter Dez 12, 2023 10:57 am Bom dia amigo Viking a MB ja definiu onde vai construir os navios patrulha BR 500 ?

Fabio, saudações.

O Mangaratiba e o Magé no AMRJ. Os outros 4 previstos até 2030 também devem ser no mesmo local. A ideia e que as empresas contratadas para a construção destes navios utilizem as instalações deste complexo industrial, que será modernizado para esta empreitada. Inclusive já existem obras em curso e planejadas com este proposito. Os três avisos de instrução também serão construídos no AMRJ. Desta forma as oficinas e carreiras deste estabelecimento secular será ocupado com este pujante programa de construções até o final desta década.


Sds




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17635 Mensagem por FABIO » Qui Dez 14, 2023 4:42 pm

Obrigado pela resposta amigo Viking eu pensava
que fosse no estaleiro de Itaguai mas o AMRJ ja tem expertise para isso.




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17636 Mensagem por FABIO » Sex Dez 15, 2023 12:13 pm

Boa tarde amigo Viking você sabe se a emgepron sera capitalizada pelo orçamento da União de 2024?




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17637 Mensagem por Viking » Sex Dez 15, 2023 10:56 pm

FABIO escreveu: Sex Dez 15, 2023 12:13 pm Boa tarde amigo Viking você sabe se a emgepron sera capitalizada pelo orçamento da União de 2024?
Prezado colega, saudações.

Eu não tenho esta informação. A algum tempo foi comentado que não ia acontecer mais. O pouco que de novo que será construído são os NaPa e os Avisos e conclusão do que esta em andamento tudo inserido no tal novo PAC. E somente isto e acabou. O sonho acabou :( :( :( :( :(

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17638 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 16, 2023 12:12 pm

Talvez, e pode colocar um talvez muito grande nisso, a MB se dê o trabalho de tentar tirar do papel os NaPaOc BR após o término da entrega das 4 FCT para manter o estaleiro em Itaguaí trabalhando e não perder, de novo, o pouco de capacitação que foi obtida com este projeto.

A construção de 5 Meko A100 OPV seria o caminho mais curto, quiçá mais barato, a seguir para na próxima década.

Como eu costumo dizer, a esperança é sempre a última a ser assassinada.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17639 Mensagem por Viking » Ter Dez 19, 2023 1:04 am

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 16, 2023 12:12 pm Talvez, e pode colocar um talvez muito grande nisso, a MB se dê o trabalho de tentar tirar do papel os NaPaOc BR após o término da entrega das 4 FCT para manter o estaleiro em Itaguaí trabalhando e não perder, de novo, o pouco de capacitação que foi obtida com este projeto.

A construção de 5 Meko A100 OPV seria o caminho mais curto, quiçá mais barato, a seguir para na próxima década.

Como eu costumo dizer, a esperança é sempre a última a ser assassinada.



Prezado colega, saudações.

Concordo com esta alternativa como forma realmente factível de se manter a capacitação obtida neste projeto. Entretanto em paralelo a construção dos OPV A100 ( 2.560 ton, 98,7 metros de comprimento e 15 metros de boca) acredito que deveria haver um esforço para uma quinta fragata, considerando o acréscimo de 25% previsto como aditivo ao contrato inicial.

Sds




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17640 Mensagem por FABIO » Ter Dez 19, 2023 10:45 am

Amigo Viking concordo com voçe a MB deve se esforça para construir a quinta Tamandare
pois a MB está preciso desesperadamento de mais navios escoltas.




Responder