Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Marechal-do-ar
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14821 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mar 27, 2017 3:27 am

pmicchi escreveu:E uma Absalon de 5,000t custou meros USD269mi para Dinamarca.
Esse navio e seu irmão são casos excepcionais, esse é o preço deles pelado porque as armas e demais coisas caras vem em módulos a parte, "ah, mas não é só comprar outro navio pelado e colocar os sistemas dos navios que estão deixando a ativa", não, por dois motivos:
1) Os navios dinamarqueses foram projetados para isso, é fácil tirar e colocar módulos neles, no caso das Niterói e demais navios do mundo a operação é bem mais complicada;
2) Os sistemas nas Niterói já estão pra la de obsoletos, ter eles ou não ter nada é quase a mesma coisa, isso só faria algum sentido se eles ainda tivessem alguma utilidade, é o caso dos dinamarqueses, mas não o nosso.
BrunoCP escreveu:deixava a ''CV-3'' pra um outro momento .... 400mi indo diretamente pra uma corveta ...n vai sobrar dinheiro pra mais nada ... comprando fora ainda teria possibilidade de um financiamento externo ...
O problema é que não da para deixar a CV03 para outro momento, os engenheiros com alguma experiência da Barroso estão se aposentando, se a CV03 não sair agora esse conhecimento é perdido e a nova geração de engenheiros começa do zero, sem um "tutor" para ajudar, poderíamos recomeçar trazendo ajuda de fora como fizemos com as Niterói mas isso significaria jogar fora tudo o que já gastamos nas Niterói, Inhauma e Barroso, se for por esse caminho é melhor colocar a clausula de burrice na constituição que mencionei umas paginas atrás e nunca mais fazer nada por aqui.

E a propósito, já está planejado uns 20 bi para o SubNuc, mais 20 bi para os Gripen, mais sei la quantos bi para o KC-390, e o que vai sugar todo o dinheiro e não deixar nada para o resto são os 400 mi de uma corveta? Tem alguma coisa muito errada ai...




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Luís Henrique
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14822 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 27, 2017 9:26 am

BrunoCP escreveu:
juarez castro escreveu:Bruno, eu entendo o teu pensamento, e faz sentido, o que acontece é o seguinte:

Independente de gastar 400, 350, ou 321 milhões, nem que a vaca tussa, o GF vai liberar quase dois bilhões de dólares para a MB comprar escoltas fora do Brasil, nas atuais CNTPs.
O único atrativo para emplacar este troço agora e o apelo ao fomento a "indústria nacional" para fornecer componentes, e os possíveis empregos gerados pelo empreendimento.
Eu, sou daqueles que preferia que se fizesse uma parceria(não a tradicional caracu by DCNS) com um estaleiro estrangeiro, aproveitando um projeto já testado e maduro, para se construir a primeira lá fora, enquanto se moderniza o AMRJ e as demais aqui após as condições para empreender nesta biboca de país melhorassem para que os custos fossem reduzidos.

G abraço
Mesmo assim .. ate compreendo essa ''solução/justificativa'' .. mais eu tenho realmente dificuldade de entender o pq a MB .parece n querer buscar soluções (e o q parece ).. duvido q a MB n teria condições .. se quisesse e claro .. de financiar com meios próprios ao menos um navio por vez..uma Iver Huitfeldt por exemplo ...em 3 anos .. ou ate mais ...ou mesmo uma ''MEKO200'' ... negociando se chega a um denominador comum ...falta tb vontade .. hj como caminhamos ou e CV-3 ou nada e ponto sem meio termo e isso e decisão estrita da MB .. talvez torcer por um escolta americana ( chance proxima a zero ) ou sei la o q ... como caminhamo hoje .. o prosuper so sai la pra 2025 e se sair
A MB não desistiu do PROSUPER.

Mas o CUSTO é muito maior.

Esqueçam Iver huitfeld e Absalon,
A primeira é um projeto de navio civil e os navios vieram pelados, com armamentos reaproveitados, etc.

Os custos das Fragatas do PROSUPER são, NO MÍNIMO, o DOBRO do pretendido para a CV-03.

Vários chegam a casa de U$ 1 bi a unidade, como a F124 alemã (favorita na época) e a F-100 espanhola.

U$ 400 mi para a primeira unidade e talvez U$ 300 mi para as demais É CARO, principalmente se compararmos com navios russos e chineses, mas comparando com navios europeus não está tão fora assim.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14823 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 27, 2017 9:43 am

Imaginem o seguinte.

Entre 2023 e 2025 recebemos 4 CV-03.
Damos baixa nas Type 22 e em 2 corvetas Inhaúma.

No mesmo período fechamos o PROSUPER com a Inglaterra e como compensação recebemos 4 Type-23 (preço camarada).
Substituímos 4 fragatas Niteroi.

Durante a construção das 4 CV-03, com a primeira em operação e testes, projetamos uma nova versão CV-04 ou aperfeiçoamos a CV-03 para CV-03 Mod.
Contratamos a construção de 4 unidades da CV-03 mod.

Próximo de 2030 ou um pouco depois estaremos recebendo 4 CV-03 MOD e 5 Type-26
substituímos as outras 2 fragatas niteroi e as outras 2 corvetas Inhaúma.
A barroso pode sofrer uma modernização neste período que incluiria sensores e armamentos semelhantes aos da CV-03.

No início de 2030 poderíamos ter:
5 Type-26
4 Type-23
4 CV-03 Mod
4 CV-03
1 CV-02 Barroso
(9 Fragatas e 9 Corvetas)

Nesse período com todo o aprendizado da CV-03 e da CV-03 Mod (ou CV-04) e também com o aprendizado do PROSUPER (Type-26 ou outro),
iniciamos o projeto de uma Fragata Nacional.

Esta Fragata substituiria as 4 Type-23 e possivelmente poderia também ampliar nosso quantitativo, possibilitando a criação da segunda esquadra.

Esta Fragata ou suas evoluções poderiam substituir as Corvetas no futuro.
E mais para frente uma Fragata maior também poderia ser desenvolvida, após o aprendizado com a primeira. E no futuro complementaria e substituiria as Type-26.

É um caminho inteligente. Ninguém vai começar construindo um Destroyer, tem que começar com as Corvetas mesmo.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14824 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 27, 2017 10:12 am

LH, que bom e ter um teclado que permita colocar sonhos no papel, ou melhor na tela.
Esquece isto ao, até 2022 e administrar déficit públicos monumentais deixados pela turma do "nunca a tua festa paif",..

G abraco




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14825 Mensagem por BrunoCP » Seg Mar 27, 2017 11:51 am

Luís Henrique escreveu:
BrunoCP escreveu: Mesmo assim .. ate compreendo essa ''solução/justificativa'' .. mais eu tenho realmente dificuldade de entender o pq a MB .parece n querer buscar soluções (e o q parece ).. duvido q a MB n teria condições .. se quisesse e claro .. de financiar com meios próprios ao menos um navio por vez..uma Iver Huitfeldt por exemplo ...em 3 anos .. ou ate mais ...ou mesmo uma ''MEKO200'' ... negociando se chega a um denominador comum ...falta tb vontade .. hj como caminhamos ou e CV-3 ou nada e ponto sem meio termo e isso e decisão estrita da MB .. talvez torcer por um escolta americana ( chance proxima a zero ) ou sei la o q ... como caminhamo hoje .. o prosuper so sai la pra 2025 e se sair
A MB não desistiu do PROSUPER.

Mas o CUSTO é muito maior.

Esqueçam Iver huitfeld e Absalon,
A primeira é um projeto de navio civil e os navios vieram pelados, com armamentos reaproveitados, etc.

Os custos das Fragatas do PROSUPER são, NO MÍNIMO, o DOBRO do pretendido para a CV-03.

Vários chegam a casa de U$ 1 bi a unidade, como a F124 alemã (favorita na época) e a F-100 espanhola.

U$ 400 mi para a primeira unidade e talvez U$ 300 mi para as demais É CARO, principalmente se compararmos com navios russos e chineses, mas comparando com navios europeus não está tão fora assim.
Mesmo a TYPE 26 hj ta batendo facil 800 mi de euros ... mais cara ate q um Mistral (e pensar q perdemos 2 a preço e condições bastante favoráveis ).. olha o disparate .simplesmente n ha justificativa pra hj ou amanha (es a crise ) pra se aprovar esse custo/gasto em pra um unico navio q n fim n vai agregar em nada em termos de tecnologia ( 800 mi e o custo se comprando fora .. imagina aki ) ..pra isso hj se justifica a classe CV-3 e seus derivados
A classe ''Absalon'' e sua derivada a ''Iver'' tem cara da MB tanto em custos .. soluções .. e qualidades ..ta longe de ser um navio civil armado q acredite ou n .. n deve em nada as ''De Zeven Provinciën'' ou mesmo a sub armada ''F-125'' .... a diferença em si e o recheio ... em resumo .. a um custo de uma unica Type 26 .. prefiro 4 ''IVER''..
q sao navios de 6500 ton ... ainda acho q um acordo com a Dinamarca poderia resultar na aquisição diretamente das 2 classe Absalon
Problema hj pra mim em relaçao a CV-3 e so o custo ... nessa '''aventura'' podemos perder o HMS OCEAN e tantas outras oportunidade q vao aparacer nessa janela entre 2017-25 .. simplesmente por falta de recursos ..e nesse periodo a Esquadra pode simplesmente desaparecer ... MB pode virar uma marinha de praia .. literalmente




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14826 Mensagem por BrunoCP » Seg Mar 27, 2017 12:15 pm

Marechal-do-ar escreveu:
pmicchi escreveu:E uma Absalon de 5,000t custou meros USD269mi para Dinamarca.
Esse navio e seu irmão são casos excepcionais, esse é o preço deles pelado porque as armas e demais coisas caras vem em módulos a parte, "ah, mas não é só comprar outro navio pelado e colocar os sistemas dos navios que estão deixando a ativa", não, por dois motivos:
1) Os navios dinamarqueses foram projetados para isso, é fácil tirar e colocar módulos neles, no caso das Niterói e demais navios do mundo a operação é bem mais complicada;
2) Os sistemas nas Niterói já estão pra la de obsoletos, ter eles ou não ter nada é quase a mesma coisa, isso só faria algum sentido se eles ainda tivessem alguma utilidade, é o caso dos dinamarqueses, mas não o nosso.
BrunoCP escreveu:deixava a ''CV-3'' pra um outro momento .... 400mi indo diretamente pra uma corveta ...n vai sobrar dinheiro pra mais nada ... comprando fora ainda teria possibilidade de um financiamento externo ...
O problema é que não da para deixar a CV03 para outro momento, os engenheiros com alguma experiência da Barroso estão se aposentando, se a CV03 não sair agora esse conhecimento é perdido e a nova geração de engenheiros começa do zero, sem um "tutor" para ajudar, poderíamos recomeçar trazendo ajuda de fora como fizemos com as Niterói mas isso significaria jogar fora tudo o que já gastamos nas Niterói, Inhauma e Barroso, se for por esse caminho é melhor colocar a clausula de burrice na constituição que mencionei umas paginas atrás e nunca mais fazer nada por aqui.

E a propósito, já está planejado uns 20 bi para o SubNuc, mais 20 bi para os Gripen, mais sei la quantos bi para o KC-390, e o que vai sugar todo o dinheiro e não deixar nada para o resto são os 400 mi de uma corveta? Tem alguma coisa muito errada ai...
Justamente por isso ... os 2 programas por si so ja representam um grande gasto e ganho de tecnologia ... q pra mim por exemplo .. o conhecimento gerado no Prosub e mais impostante q a da Corveta .. mas em resumo .. ja se chegou a um limite no q podemos gastar .. sao varios programas em curso ....e dada a urgencia da Esquadra .. vai la fora .. busca um bom projeto de custo beneficio e financia a perder de vista ao menos 5 Fragatas ( a Iver) ..e por q n nos moldes do programa FX ..so isso ..ainda acho q a CV-3 poderia sair em um outro momento .. daria prioridade as Amazonas .. q sao mais baratas e a modernização do ''AMERJ'' tb sairia .. inclusive poderia ate mesmo envolver o acordo das ditas fragatas q citei ..




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14827 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 27, 2017 12:57 pm

E o q eu acho também, mas não vai acontecer. Se saírem as Tamandares vai ser um milagre.

G abraco




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14828 Mensagem por pmicchi » Seg Mar 27, 2017 3:58 pm

BrunoCP escreveu: (...)
A classe ''Absalon'' e sua derivada a ''Iver'' tem cara da MB tanto em custos .. soluções .. e qualidades ..ta longe de ser um navio civil armado q acredite ou n .. n deve em nada as ''De Zeven Provinciën'' ou mesmo a sub armada ''F-125'' .... a diferença em si e o recheio ... em resumo .. a um custo de uma unica Type 26 .. prefiro 4 ''IVER''..
q sao navios de 6500 ton ... ainda acho q um acordo com a Dinamarca poderia resultar na aquisição diretamente das 2 classe Absalon
(...)
O estaleiro que produziu as fragatas dinamarquesas quebrou mas a empresa que a sucedeu estava oferecendo o projeto para a Australia, prevendo fabricação local na terra dos cangurus, provavelmente em melhores condições de transferencia de tecnologia e preços que empresas francesas, inglesas ou alemãs.

https://en.wikipedia.org/wiki/Odense_Steel_Shipyard

Para nós, seria uma oportunidade de absorver know-how e queimar etapas no desenvolvimento de navios desse tipo. Melhor investir nisso que comprar fragatas usadas de vida operacional curta e custo de operação elevados.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14829 Mensagem por vplemes » Seg Mar 27, 2017 10:07 pm

A fonte não é das melhores, mas vai que é verdade?

http://www.planobrazil.com/exclusivo-in ... mirantado/

EXCLUSIVO: INGLATERRA OFERECE À MB O PORTA-HELICÓPTEROS ‘OCEAN’; PREÇO ‘RAZOÁVEL’ (MANTIDO EM SEGREDO) AGRADA O ALMIRANTADO
Posted by Roberto Lopes


[centralizar]Imagem[/centralizar]
O L12 visto pela proa e pela popa

[centralizar]Imagem[/centralizar]
Por Roberto Lopes





A coluna INSIDER acaba de ser informada de que a Marinha do Reino Unido ofereceu “recentemente” à Marinha do Brasil o porta-helicópteros de assalto anfíbio Ocean (L12), de 21.500 toneladas. O navio começou a operar em setembro de 1998 – apenas três meses antes de o navio-doca Siroco (hoje Bahia) ser comissionado na Marinha Francesa –, e sua desprogramação está prevista para o ano que vem.

Segundo uma fonte que priva da intimidade dos principais chefes navais brasileiros da ativa, o preço que os britânicos pedem pelo barco pareceu “razoável”, e a Marinha examina o assunto com prudente otimismo.

A proposta aparece pouco mais de um mês do anúncio da desprogramação do navio-aeródromo São Paulo (A-12), mas em um cenário financeiro muito ruim.

Depois de se encontrar, dias atrás, com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, tem comentado com amigos que sua Força vai precisar parar com a expansão do pessoal, e necessitará inclusive fazer cortes, que já estão sendo planejados.

A eventual aquisição do Ocean precisará ser aprovada pelo ministro da Defesa Raul Jungmann e passar pelo crivo de Meirelles. Mas ela dará aos chefes navais brasileiros um navio apto a receber em suas instalações os principais oficiais-generais da Força – perfeito, portanto, para ser investido nas funções de capitânea da Esquadra

Comissão – Caso o assunto da compra do Ocean receba luz verde da chamada “Alta Administração Naval”, o almirante Leal Ferreira deverá designar uma comissão da área de Material da Armada, da Diretoria de Engenharia Naval e do Corpo de Fuzileiros Navais para viajar à Inglaterra (possivelmente a Plymouth) e fazer uma detalhada vistoria na embarcação.

Contando com o tempo que levará essa inspeção, o período necessário às discussões sobre preço e contrato, e possíveis reparos a bordo, o mais provável é que o Ocean só possa chegar ao Brasil dentro de um ano.

O porta-helicópteros mede 203,4 m de comprimento (35 m a mais que o Bahia) por 35 m de largura (11,5 m a mais que o antigo Siroco). Sua tripulação é de 285 militares, mas existem acomodações para até 180 pilotos e mecânicos do destacamento aéreo que a unidade transporta.

O navio é capaz de embarcar 18 aeronaves de asas rotativas de diversos portes e funções (4,5 vezes a quantidade de helicópteros que o Bahia carrega), incluindo as de ataque ao solo, de transporte pesado e de guerra antissubmarina (foto abaixo).

[centralizar]Imagem[/centralizar]

Como transporte de uma força anfíbia expedicionária sua capacidade também impressiona: 830 fuzileiros completamente equipados (um batalhão) acompanhados de 40 veículos.
[centralizar]Imagem[/centralizar]

Tropa anfíbia no interior do “Ocean”
O Bahia leva 450 infantes de Marinha em situações normais, efetivo que pode ser duplicado caso a travessia não seja longa (e demasiadamente desconfortável para a tropa).




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14830 Mensagem por FABIO » Seg Mar 27, 2017 10:22 pm

Olha esse navio já foi oferecido a MB em 2010,mas agora com a baixa do São Paulo a chanve do mesmo vir é grande
ate porque a MB tem bom relacionamento com os ingleses é esperar para ver.Lembram como foi o anuncio da compra
do Siroco? ninguém esperava,agora é torcer 8-]




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14831 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 27, 2017 10:31 pm

É um navio que cabe no orçamento de custeio da MB porque tem baixo custo operacional, cito:

Tripulação composta de menos de 300 tripulantes, propulsão CODAD, ou seja, simples, e um navio que recentemente passou por uma modernização dos seus sistemas de combate
Agora, se a MB vai ter "credito na casa" para adquirir é outra história.

G abraço




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14832 Mensagem por BrunoCP » Seg Mar 27, 2017 11:09 pm

Es a oportunidade da década .. a MB n pode perder o HMS Ocen de modo algum .. custe o q custar




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14833 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 28, 2017 5:29 am

Oportunidade da década?

Perai, haviam dois Mistral novinhos dando sopa e ninguém na MB mostrou interesse, ai compram o Sirocco, e agora ficam babando pelo HMS Ocean? Isso é que é gostar de ferro velho!

Eu não acho que vão ficar com o Ocean, e nenhum navio do mesmo porte, embora em termos de velharia sempre dão um jeito de nos surpreender mas ai já é demais, se forem comprar alguma coisa usada aposto em escoltas.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14834 Mensagem por vplemes » Ter Mar 28, 2017 8:19 am

Na boa? Esses tais dois Mistrais de que tanto se fala não eram aqueles dois ex-russos? Com sistemas russos e venda casada com Helis russos? Quanto custaria cada Mistral? Quanto custaria para adaptar seus sistemas aos padrões da MB? Tínhamos dinheiro pra isso? Não sei se realmente estão oferecendo o Ocean para nós, a fonte é no mínimo questionável. Mas se vier, com certeza seria por uma fração do preço do um Mistral. Vocês tem de largar mão de sonhos mirabolantes e lembrar que estão no Brasil. País do futebol, carnaval e novela 4 vezes ao dia (fora seção da tarde). Se a MB vier a por as mãos no Ocean, podemos dar graças a Deus. Simples assim.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#14835 Mensagem por mmatuso » Ter Mar 28, 2017 9:12 am

Mistral é um barco estado da arte mesmo com equipamento russo, nem se compara com um cacareco que a RN está se desfazendo por não prestar mais e que vemos como grande oportunidade da vida de nos atualizarmos com doutrinas ocidentais de outras décadas.

Fosse 50% ou 100% mais caro valeria a pena.




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