Saito e a ordem
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Saito e a ordem
Aeronáutica culpa controladores e cria corredores de tráfego
Comandante anuncia afastamento de ´lideranças negativas´ e reforço de pessoal
BRASÍLIA - O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, anunciou nesta sexta-feira, 22, um pacote de nove medidas emergenciais contra a crise no tráfego aéreo, entre elas o afastamento imediato de lideranças dos controladores de vôo que atuam no Cindacta 1, em Brasília, com remanejamento de pessoal, criação de corredores especiais de tráfego em trechos congestionados, ativação de um posto militar de controle para as rotas Rio-Brasília-Belo Horizonte-São Paulo e a mobilização de quatro esquadrões de comunicação e controle.
Segundo informações que ainda não foram confirmadas pelo comando da Aeronáutica, serão afastados 14 sargentos controladores de vôo, responsáveis pelo monitoramento dos corredores de vôo que ligam São Paulo, Rio de Janeiro e os Estados da região Nordeste. Como são militares, estes profissionais não podem ser demitidos, eles deverão ser absorvidos para outras funções no quadro militar.
Em nota divulgada no site da Aeronáutica, Saito acusa lideranças dos controladores de tráfego aéreo pela série de atrasos dos últimos quatro dias, classificando a situação como de "extrema gravidade". Segundo o comandante, não há problemas nos equipamentos, e os problemas recentes nos aeroportos seriam provocados pelo "comportamento repetitivo de alguns sargentos controladores (...) que atendem ao tráfego de São Paulo".
Saito afirma que as medidas estariam sendo postas em prática imediatamente e que houve um "planejamento detalhado das ações". Mas admite que possam ocorrer transtornos para os passageiros, por causa de alterações de rota e reescalonamento de horários. "Peço a compreensão de todos os brasileiros e brasileiras", escreve o comandante.
Leia a íntegra da nota: "Senhoras e senhores! O momento é de extrema gravidade!
Nos últimos três dias, um comportamento repetitivo de alguns sargentos controladores do Cindacta 1, especificamente aqueles que atendem ao tráfego de São Paulo, trouxe novos e preocupantes problemas para a atividade aérea em nosso País.
De forma intransigente, um pequeno grupo desses sargentos controladores passou a recusar o trabalho em equipamentos disponibilizados para a atividade de controle, mesmo em flagrante choque com os pareceres da área técnica, que asseguravam a plena qualidade do serviço.
Essa postura, sempre em horários de pico no tráfego aéreo, resultou na diminuição do número de aeronaves controladas por eles a partir de Brasília e consideráveis atrasos em inúmeros vôos pelo Brasil afora.
Por outro lado, a estratégia de denúncias constantes, bem como a divulgação de ´boletins de segurança´ para os sargentos controladores, por organizações pretensamente representativas de classe e em flagrante desrespeito aos regulamentos militares, coloca em xeque a Instituição, sua capacidade gerencial e a confiabilidade de um Sistema que é reconhecido internacionalmente pelos excepcionais resultados que apresenta.
Este comportamento é inaceitável, porque violenta o inalienável direito de ir e vir das pessoas, criando enormes sofrimentos para os passageiros e interferindo na ordem da sociedade!
Assim, como Comandante da Aeronáutica e responsável pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo no Brasil, e seguindo as determinações recebidas do Exmo. Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, determinei uma série de providências, que vêm sendo construídas nos últimos seis meses, as quais tornaram-se prementes, e estão sendo implementadas a partir de hoje (22/06/07).
No exato momento em que lhes falo, militares e civis do Comando da Aeronáutica colocam em prática estas medidas, rigorosamente planejadas, para assegurar o fluxo de tráfego aéreo compatível com a demanda de nosso País, com atenção total sobre os aspectos da segurança que envolvem esta atividade, sendo considerada sempre em primeiro plano.
Dentre as medidas em curso, destaco:
- prontidão de quatro Esquadrões de Comunicações e Controle para pronto emprego;
- reforço, com pessoal devidamente preparado e remanejado de várias regiões do País, das equipes responsáveis pelo controle do espaço aéreo no Cindacta 1, apoiando aqueles sargentos controladores que continuam exercendo responsavelmente suas funções;
- ativação de um centro militar de Controle de Tráfego Aéreo que funcionará como reserva para a garantia do fluxo regular na região sob jurisdição de Brasília;
- criação de corredores especiais de tráfego nos trechos mais congestionados;
- ativação de rotas especiais para o tráfego aéreo entre as regiões São Paulo - Rio de Janeiro - Nordeste do País;
- ativação de um posto militar de controle de tráfego aéreo, utilizando meios da própria Força Aérea, de modo a desafogar o gargalo criado no tráfego da região Rio-Brasília-Belo Horizonte e, principalmente, São Paulo;
- reformulação e aprimoramento das escalas de serviço nos centros de controle;
- antecipação de fases do processo de modernização dos equipamentos dos centros de controle, bem como dos demais setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; e,
- afastamento imediato das lideranças negativas que atuavam no Cindacta 1.
Este cenário é bastante complexo.
Embora tenha havido um planejamento detalhado das ações, é possível que, inicialmente, possam ocorrer transtornos, para os quais, peço a compreensão de todos os brasileiros e brasileiras.
Peço a compreensão, em particular, dos usuários e passageiros do transporte aéreo no Brasil.
Estamos, desde já, contando com a colaboração irrestrita de todos os escalões da administração do País, bem como dos setores responsáveis pela condução das atividades aéreas, tais como: a Anac, a Infraero, as companhias aéreas, os aeronautas e aeroviários.
Tudo que está sendo feito tem por meta ultrapassar, de uma vez por todas, a inaceitável situação que vivemos nos últimos nove meses.
É hora de nascer um novo momento na história de sucesso da aeronáutica no Brasil. Aos homens e mulheres, militares e civis, profissionais da Força Aérea Brasileira, concito-os ao trabalho.
Ao trabalho responsável, pelo qual a sociedade brasileira entende ser justo o pagamentos dos nossos salários. A nossa História, bem sabemos, foi construída com exemplos de dedicação, coragem, vontade e persistência.
O nosso presente é pautado no senso do dever, na responsabilidade e na coesão. Coloquemos, pois, nosso ideal, mais do que nunca, a serviço do Brasil.
A todos os brasileiros e brasileiras, eu asseguro, em nome da Aeronáutica e do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, que desvios de conduta que venham a ferir ou macular os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, segundo o que expressa a Constituição Federal, serão absolutamente conduzidos dentro dos ditames da lei.
Nossa missão continuará sendo cumprida. Muito obrigado!
Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito Comandante da Aeronáutica"
Comandante anuncia afastamento de ´lideranças negativas´ e reforço de pessoal
BRASÍLIA - O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, anunciou nesta sexta-feira, 22, um pacote de nove medidas emergenciais contra a crise no tráfego aéreo, entre elas o afastamento imediato de lideranças dos controladores de vôo que atuam no Cindacta 1, em Brasília, com remanejamento de pessoal, criação de corredores especiais de tráfego em trechos congestionados, ativação de um posto militar de controle para as rotas Rio-Brasília-Belo Horizonte-São Paulo e a mobilização de quatro esquadrões de comunicação e controle.
Segundo informações que ainda não foram confirmadas pelo comando da Aeronáutica, serão afastados 14 sargentos controladores de vôo, responsáveis pelo monitoramento dos corredores de vôo que ligam São Paulo, Rio de Janeiro e os Estados da região Nordeste. Como são militares, estes profissionais não podem ser demitidos, eles deverão ser absorvidos para outras funções no quadro militar.
Em nota divulgada no site da Aeronáutica, Saito acusa lideranças dos controladores de tráfego aéreo pela série de atrasos dos últimos quatro dias, classificando a situação como de "extrema gravidade". Segundo o comandante, não há problemas nos equipamentos, e os problemas recentes nos aeroportos seriam provocados pelo "comportamento repetitivo de alguns sargentos controladores (...) que atendem ao tráfego de São Paulo".
Saito afirma que as medidas estariam sendo postas em prática imediatamente e que houve um "planejamento detalhado das ações". Mas admite que possam ocorrer transtornos para os passageiros, por causa de alterações de rota e reescalonamento de horários. "Peço a compreensão de todos os brasileiros e brasileiras", escreve o comandante.
Leia a íntegra da nota: "Senhoras e senhores! O momento é de extrema gravidade!
Nos últimos três dias, um comportamento repetitivo de alguns sargentos controladores do Cindacta 1, especificamente aqueles que atendem ao tráfego de São Paulo, trouxe novos e preocupantes problemas para a atividade aérea em nosso País.
De forma intransigente, um pequeno grupo desses sargentos controladores passou a recusar o trabalho em equipamentos disponibilizados para a atividade de controle, mesmo em flagrante choque com os pareceres da área técnica, que asseguravam a plena qualidade do serviço.
Essa postura, sempre em horários de pico no tráfego aéreo, resultou na diminuição do número de aeronaves controladas por eles a partir de Brasília e consideráveis atrasos em inúmeros vôos pelo Brasil afora.
Por outro lado, a estratégia de denúncias constantes, bem como a divulgação de ´boletins de segurança´ para os sargentos controladores, por organizações pretensamente representativas de classe e em flagrante desrespeito aos regulamentos militares, coloca em xeque a Instituição, sua capacidade gerencial e a confiabilidade de um Sistema que é reconhecido internacionalmente pelos excepcionais resultados que apresenta.
Este comportamento é inaceitável, porque violenta o inalienável direito de ir e vir das pessoas, criando enormes sofrimentos para os passageiros e interferindo na ordem da sociedade!
Assim, como Comandante da Aeronáutica e responsável pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo no Brasil, e seguindo as determinações recebidas do Exmo. Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, determinei uma série de providências, que vêm sendo construídas nos últimos seis meses, as quais tornaram-se prementes, e estão sendo implementadas a partir de hoje (22/06/07).
No exato momento em que lhes falo, militares e civis do Comando da Aeronáutica colocam em prática estas medidas, rigorosamente planejadas, para assegurar o fluxo de tráfego aéreo compatível com a demanda de nosso País, com atenção total sobre os aspectos da segurança que envolvem esta atividade, sendo considerada sempre em primeiro plano.
Dentre as medidas em curso, destaco:
- prontidão de quatro Esquadrões de Comunicações e Controle para pronto emprego;
- reforço, com pessoal devidamente preparado e remanejado de várias regiões do País, das equipes responsáveis pelo controle do espaço aéreo no Cindacta 1, apoiando aqueles sargentos controladores que continuam exercendo responsavelmente suas funções;
- ativação de um centro militar de Controle de Tráfego Aéreo que funcionará como reserva para a garantia do fluxo regular na região sob jurisdição de Brasília;
- criação de corredores especiais de tráfego nos trechos mais congestionados;
- ativação de rotas especiais para o tráfego aéreo entre as regiões São Paulo - Rio de Janeiro - Nordeste do País;
- ativação de um posto militar de controle de tráfego aéreo, utilizando meios da própria Força Aérea, de modo a desafogar o gargalo criado no tráfego da região Rio-Brasília-Belo Horizonte e, principalmente, São Paulo;
- reformulação e aprimoramento das escalas de serviço nos centros de controle;
- antecipação de fases do processo de modernização dos equipamentos dos centros de controle, bem como dos demais setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; e,
- afastamento imediato das lideranças negativas que atuavam no Cindacta 1.
Este cenário é bastante complexo.
Embora tenha havido um planejamento detalhado das ações, é possível que, inicialmente, possam ocorrer transtornos, para os quais, peço a compreensão de todos os brasileiros e brasileiras.
Peço a compreensão, em particular, dos usuários e passageiros do transporte aéreo no Brasil.
Estamos, desde já, contando com a colaboração irrestrita de todos os escalões da administração do País, bem como dos setores responsáveis pela condução das atividades aéreas, tais como: a Anac, a Infraero, as companhias aéreas, os aeronautas e aeroviários.
Tudo que está sendo feito tem por meta ultrapassar, de uma vez por todas, a inaceitável situação que vivemos nos últimos nove meses.
É hora de nascer um novo momento na história de sucesso da aeronáutica no Brasil. Aos homens e mulheres, militares e civis, profissionais da Força Aérea Brasileira, concito-os ao trabalho.
Ao trabalho responsável, pelo qual a sociedade brasileira entende ser justo o pagamentos dos nossos salários. A nossa História, bem sabemos, foi construída com exemplos de dedicação, coragem, vontade e persistência.
O nosso presente é pautado no senso do dever, na responsabilidade e na coesão. Coloquemos, pois, nosso ideal, mais do que nunca, a serviço do Brasil.
A todos os brasileiros e brasileiras, eu asseguro, em nome da Aeronáutica e do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, que desvios de conduta que venham a ferir ou macular os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, segundo o que expressa a Constituição Federal, serão absolutamente conduzidos dentro dos ditames da lei.
Nossa missão continuará sendo cumprida. Muito obrigado!
Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito Comandante da Aeronáutica"
- cabeça de martelo
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Agora com Carta Branca para agir a coisa vai andar. Por bem ou por mal. Enquadra logo esses FDP indicia uma meia dúzia de sessenta ou setenta, e não premia indisciplinados. Quem for expulso da FAB fica proibido de entrar para um novo e eventual quadro de controle aéreo civil.
Tem que proibir isso. Esses canalhas estão urubuzando com as pessoas indiscrinadamente, sabem disso, o fazem deliberadamente e de forma covarde, pois ficam arrumando desculpas cínicas para não trabalharem. Quem for expulso tem que sair do PNR, perder direito de receber atendimento no sistema de saúde da aeronáutica. E como todos os milicos sabem, quem é expulso da visa militar ganha uma folha corrida.
sds
Walter
Tem que proibir isso. Esses canalhas estão urubuzando com as pessoas indiscrinadamente, sabem disso, o fazem deliberadamente e de forma covarde, pois ficam arrumando desculpas cínicas para não trabalharem. Quem for expulso tem que sair do PNR, perder direito de receber atendimento no sistema de saúde da aeronáutica. E como todos os milicos sabem, quem é expulso da visa militar ganha uma folha corrida.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- Renato Grilo
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- Marino
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Extrato de uma reportagem do Estado de SP:
Não vou nem comentar.
A reação da FAB intimidou s controladores. Ameaçado de prisão, o presidente da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA), Wellington Rodrigues, divulgou nota pedindo calma aos colegas. Mas a Força Sindical e a Confederação Geral dos Trabalhadores ofereceram ajuda à categoria caso seja convocada uma greve geral.
Não vou nem comentar.
- Marino
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E tem mais essa:
Mobilização sul-americana
Controladores do Uruguai e da Argentina se reúnem na terça-feira com brasileiros para discutir estratégias de atuação conjunta, que podem fechar o tráfego na região
Renata Mariz
A dura reação do governo federal para dar um fim à crise aérea, com prisão de operadores de vôo e transferências funcionais de líderes sindicais, foi anunciada às vésperas do Encontro Sul-Americano de Controladores de Tráfego Aéreo. O evento, que será realizado em Brasília na próxima terça-feira, trará profissionais do Uruguai e da Argentina para contarem suas experiências no processo de desmilitarização do controle da aviação civil. O debate vai se concentrar na discussão de estratégias para tirar das mãos dos militares o tráfego aéreo e na possibilidade de uma mobilização conjunta dos profissionais brasileiros, uruguaios e argentinos, que poderá culminar na paralisação parcial do tráfego aéreo na América Latina.
“Não descarto essa possibilidade, os colegas estão muito revoltados com tudo isso, temos recebido apoio de controladores de outros países, onde uma prisão arbitrária como a que estamos vendo seria motivo para uma verdadeira revolução”, diz um operador de Brasília. A despeito da prisão, o encontro está mantido. Lideranças do movimento garantiram que outros representantes já foram escolhidos para substituir os controladores presos que mediavam os debates.
O evento ocorrerá na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na segunda-feira haverá uma reunião de controladores de vôo brasileiros de todas as partes do país. E na terça, pela manhã, os convidados estrangeiros começarão a ministrar suas palestras. Uma das presenças mais esperadas é a de Enrique Piñeyro, produtor do filme argentino Força Aérea S/A. O documentário impulsionou o processo de desmilitarização no país vizinho. Outro especialista argentino que virá ao Brasil é César Salas, presidente da Associação de Controladores do Trânsito Aéreo.
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Uma greve geral acho que é exagero, apesar das notícias parecerem que todo controlador ta querendo fazer arruaça, recebi a informação de que é uma minoria, mas fazendo tanto barulho que parece ser todos.
E pelas ordens do Saito essa informação tem fundamento, se ele quisesse dar uma de durão e prendesse todos os controladores o País parava.
E pelas ordens do Saito essa informação tem fundamento, se ele quisesse dar uma de durão e prendesse todos os controladores o País parava.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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O Lula parece ter entendido , Juarez.juarez castro escreveu:O Brigadeiro Saito quer carta branca total para lidar com essa camarilha de baderneiros, se o governo não der anotem : ele pede o pijama.
Grande abraço
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- jambockrs
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Já são vinte os CTA's afastados
Meus prezados:
FAB afasta mais 6 controladores
sexta-feira, 06 de julho de 2007 - 08:07 - Camera 2
Brasília - A Aeronáutica determinou ontem a transferência de seis controladores de vôo do Cindacta-4 (Manaus) apontados como "lideranças negativas". Para os oficiais, a saída dos profissionais não vai sobrecarregar os demais. Em depoimento ontem à CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, o comandante do Cindacta-1, coronel Eduardo Raulino, disse que sua liderança foi resgatada após o afastamento de 14 controladores.
Como toda história sempre tem dois lados, sugiro:
http://video.globo.com/Videos/Player/En ... OO,00.html
http://maisvoce.globo.com/variedades.jsp?id=11304
Um abraço e até mais...
FAB afasta mais 6 controladores
sexta-feira, 06 de julho de 2007 - 08:07 - Camera 2
Brasília - A Aeronáutica determinou ontem a transferência de seis controladores de vôo do Cindacta-4 (Manaus) apontados como "lideranças negativas". Para os oficiais, a saída dos profissionais não vai sobrecarregar os demais. Em depoimento ontem à CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, o comandante do Cindacta-1, coronel Eduardo Raulino, disse que sua liderança foi resgatada após o afastamento de 14 controladores.
Como toda história sempre tem dois lados, sugiro:
http://video.globo.com/Videos/Player/En ... OO,00.html
http://maisvoce.globo.com/variedades.jsp?id=11304
Um abraço e até mais...
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Esses controladores são uns vacilões. Antes a aeronáutica admtia extra-oficialmente queos caras eram mal-remunerados, o que é a mais pura verdade. Agora tem Aeronáutica como inimiga mortal...
Só tem uma solução: Baixa o RDA em cima de quem está de vagabundagem com o TRABALHO e a Própria RESPONSABILIDADE ASSUMIDA.
sds
Walter
Só tem uma solução: Baixa o RDA em cima de quem está de vagabundagem com o TRABALHO e a Própria RESPONSABILIDADE ASSUMIDA.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
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- Renato Grilo
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