P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3706 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 28, 2022 12:32 pm

Matheus escreveu: Ter Set 27, 2022 10:07 pm Desenvolver algo que já tem pronto no mercado? Os últimos contratos dos P-8 tiveram preços fora da nossa realidade, se bem me lembro. Toca enquanto dá com os P-3 e pensa primeiro em como substituir/completar os Bandeirulha.
Para mim, o Casa 295 é bem adequado. Não precisa reinventar a roda, tem a versão de busca e a versão asw, é uma avião provado e que já operamos. Completava com UAVs pesados.
Ao menos até ordem em contrário, no curto prazo é praticamente inviável se pensar em modelos da Embraer na função de patrulha.
E penso aqui com os meus botões que os futuros comandos da FAB seguirão no passo do atual, indiferente ao próximo cmte em chefe.
A escolha do Persuander talvez fosse a mais lógica realmente, mas, como vimos antes, a FAB queria comprar 8 C-295 C-SAR e no teve que se contentar com apenas 3 até hoje.
Seja lá qual for a escolha, se não houver o devido apoio político e governamental para ele, vamos acabar simplesmente repetindo a novela do KC-390.
Vamos ver no que isso vai dar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3707 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 28, 2022 12:47 pm



Já temos o Hermes 900 em uso na FAB, que anda usando os Heron I do DPF junto ao 1o\7o Gav em Santa Cruz para estudos doutrinários para o uso deste tipo de vetor sobre o mar na função de esclarecimento marítimo. UAV e aviões são plataformas que se completam na função patrulha naval.

No Brasil, de cabeça, lembro que há pelo menos três projetos de UAV na categoria do Hermes 900\Heron I que poderiam substituir os P-95M nas mesmas missões que eles realizam hoje. Para qualquer coisa além disto, precisamos pensar em vetores mais parrudos.

O uso de drones pode diminuir a necessidade de frotas de aviões maiores do que a FAB possui hoje. Mas isso também é algo que tem de ser pensado direito, já que é recente o emprego dos UAV na seara naval.

A AKAER, Stella Tecnologia e ao menos uma terceira empresa possuem drones ou projetos na categoria dos citos acima. É mais uma oportunidade para alavancar a BID e a indústria nacional.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3708 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 28, 2022 12:55 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3709 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2023 1:50 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3710 Mensagem por Brasileiro » Seg Mai 22, 2023 2:18 pm

FCarvalho escreveu: Qua Set 28, 2022 12:47 pm

Já temos o Hermes 900 em uso na FAB, que anda usando os Heron I do DPF junto ao 1o\7o Gav em Santa Cruz para estudos doutrinários para o uso deste tipo de vetor sobre o mar na função de esclarecimento marítimo. UAV e aviões são plataformas que se completam na função patrulha naval.

No Brasil, de cabeça, lembro que há pelo menos três projetos de UAV na categoria do Hermes 900\Heron I que poderiam substituir os P-95M nas mesmas missões que eles realizam hoje. Para qualquer coisa além disto, precisamos pensar em vetores mais parrudos.

O uso de drones pode diminuir a necessidade de frotas de aviões maiores do que a FAB possui hoje. Mas isso também é algo que tem de ser pensado direito, já que é recente o emprego dos UAV na seara naval.

A AKAER, Stella Tecnologia e ao menos uma terceira empresa possuem drones ou projetos na categoria dos citos acima. É mais uma oportunidade para alavancar a BID e a indústria nacional.
É o que penso. A maioria das missões do P-95 poderiam ser executadas por drone de grande altura, de preferência com sobra de potência suficiente para condições climáticas pesadas.
Soma-se a isso o esquadrão Pelicano, que ficaria melhor posicionado no litoral.
O resto, guerra anti-submarino e anti-superfície era o caso de uma aeronave nova, do porte de um E-190 ou mesmo KC-390.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3711 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2023 3:48 pm

Brasileiro escreveu: Seg Mai 22, 2023 2:18 pm
FCarvalho escreveu: Qua Set 28, 2022 12:47 pm Já temos o Hermes 900 em uso na FAB, que anda usando os Heron I do DPF junto ao 1o\7o Gav em Santa Cruz para estudos doutrinários para o uso deste tipo de vetor sobre o mar na função de esclarecimento marítimo. UAV e aviões são plataformas que se completam na função patrulha naval.
No Brasil, de cabeça, lembro que há pelo menos três projetos de UAV na categoria do Hermes 900\Heron I que poderiam substituir os P-95M nas mesmas missões que eles realizam hoje. Para qualquer coisa além disto, precisamos pensar em vetores mais parrudos.
O uso de drones pode diminuir a necessidade de frotas de aviões maiores do que a FAB possui hoje. Mas isso também é algo que tem de ser pensado direito, já que é recente o emprego dos UAV na seara naval.
A AKAER, Stella Tecnologia e ao menos uma terceira empresa possuem drones ou projetos na categoria dos citos acima. É mais uma oportunidade para alavancar a BID e a indústria nacional.
É o que penso. A maioria das missões do P-95 poderiam ser executadas por drone de grande altura, de preferência com sobra de potência suficiente para condições climáticas pesadas.
Soma-se a isso o esquadrão Pelicano, que ficaria melhor posicionado no litoral.
O resto, guerra anti-submarino e anti-superfície era o caso de uma aeronave nova, do porte de um E-190 ou mesmo KC-390.
Como os P-95 fazem essencialmente esclarecimento marítimo, adotar VANT em diversas categorias no lugar deles não só é mais lógico como muito mais econômico, e previsto no Sisgaaz. Só tem que equilibrar a medida com aviões e helos igualmente leves e\ou médios, já que nem tudo os drones são capazes de fazer, como operar SAR na íntegra.
Ainda não, pelo menos.
Eles são as plataformas ideias para nós em missões ISR para o ambiente naval. E temos opções aqui que podem ser desenvolvidas rapidamente nos três níveis distintos como mostrado no quadro acima. Falta-nos, conquanto, iniciativas mais assertivas neste sentido.
No caso dos P-3AM, a Embraer já afirmou várias vezes que tem soluções para a seara de patrulha marítima a partir do KC-390 e do E-190E-2, principalmente este último. E uma hora FAB e MB vão ter que decidir com quem vai ficar esse imbróglio de gerar uma resposta para a patrulha marítima, seja qual for o modelo escolhido.
No quesito helos SAR, eu vejo que se a MB tivesse recebido todos os 56 H225M requisitados no PEAMB o SAR naval no litoral estaria muito bem obrigado em termos de equipamento e recursos. Mas não chegamos nem as 16 unidades contratadas, tendo que abrir mão inclusive de um UH-15B para poder finalmente substituir os Jet Ranger que deveriam estar no museu naval da aviação e no Musal há pelo menos uns vinte anos.
Fazer o que.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3712 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 17, 2023 7:59 pm

Sem novidades para o P-3AM da FAB. Está fora do PAC até 2026, e não tem previsão de entrar no segundo tempo. Vai ficar esquentando banco o jogo inteiro pelo jeito até a aposentadoria.
Este programa do governo não contribui de fato para angariar os recursos necessários para a maioria dos projetos das ffaa's, e ainda diminuiu mais ainda o pouco que funcionava, com a aviação de patrulha sem conseguir enxergar uma luz no fim do túnel para o seu futuro.
Se ela não voltar para a aviação naval, e acabar enjeitada por lá como de resto está a asa fixa, pode ficar na FAB e ser lentamente defenestrada pela falta de verbas, ou acabar sendo substituída por soluções mais baratas como drones, que já existem por aí às dezenas e que conseguem exercer quase todas as funções que hoje P-3 e P-95 fazem.
O Sisgaaz da marinha apresenta dentro da sua sistemática a operação de inúmeros meios aéreos e navais para integrar o mesmo. Aparentemente ele vai começar a sair do papel com o PAC.
Seria o momento certo de sentar e conversar sobre o futuro da aviação de patrulha.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3713 Mensagem por Pablo Maica » Ter Nov 14, 2023 7:32 pm

Embraer confirma estudos para versão do E190-E2 de patrulha marítima

https://forcaaerea.com.br/embraer-confi ... -maritima/


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3714 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 2:44 am

Estudo de conceito para a próxima década.
Pode dar certo se convencer FAB ou MB a embarcar no projeto. Ou tiver um cliente firme lá fora que aceitar pagar pelo desenvolvimento.
A adaptação feita nos Lineage do Paquistão pode ter sido o impulso que faltava.
Um E-190 E-2 básico custa em torno de 60 milhões de dólares. A versão de patrulha marítima não sai por menos de 100 milhões.
A busca por parceiros para o desenvolvimento desta versão significa no mínimo que a empresa encontrou potencias interessados lá fora. Brasil não conta.
Este projeto pode ser a bala na agulha que faltava para a MB retomar a aviação de patrulha, que está dentro do Sisgaaz.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3715 Mensagem por akivrx78 » Qua Nov 15, 2023 5:09 am

Acho que uma versão E-190 E-2 de patrulha marítima não sai por menos de U$150 milhões....

A guarda costeira do Japão testou o SeaGuardian por 9 meses e gostou, na hora de comprar se decidiu arrendar ao invés de comprar, 1 unidade e 1 modulo de controle custa U$75 milhões, eles arrendaram 3 unidades, 3 módulos de controle, 20 funcionarios para apoio e manutenção por 3 anos de contrato ao custo de U$83 milhões.

Foi decidido alugar ao inves de comprar porque a tecnologia de UAVs esta evoluindo rapido e em 10 anos ja pode estar defasado.

https://www.kaiho.mlit.go.jp/doc/journa ... 92-web.pdf




Eu pensava que UAVs mesmo tendo um custo alto de aquisição, o de operação teria um baixo custo, mas analisando o valor do contrato os custos de operação parecem ser bem altos, a versão de patrulha marítima tem um custo mais elevado do que a de combate porque tem radar e sensores com maior alcance.

A marinha japonesa pegou uma unidade da guarda costeira emprestada e vai testar por 2000 horas para ver se compensa utilizar.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3716 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 1:33 pm

Para a nossa realidade não se espera que haja qualquer compra além das 6 a 8 unidades, se muito, para substituir os P-3. Isso se o negócio for realizado individualmente pela FAB ou MB via orçamento próprio. No caso desta última, existe uma oportunidade de tentar encampar esta versão dentro do SISGAAZ, que contempla aviões de patrulha, VANT, radares, satélites, sistemas C4I e uma miríade de outros para a vigilância da ZEE e Atlântico Sul.

Supondo que o governo admita alguma verba para tirar este programa do ostracismo em que se encontra, é possível pensar no seu desenvolvimento sob a gestão direta do MD, como eu penso deveria ser também o SISFRON e SISDABRA. Até para facilitar a comunicação e integração entre os sistemas, já que cada força individualmente não dá a mínima para o que as outras fazem ou deixam de fazer. No EMCFA isso é um pouco menos grave, já que existe uma certa cultura de gestão e planejamento conjunto há anos, desde os tempos do EMFA.

O SISGAAZ pode ser o SIVAM do séc XXI da marinha, a fim de tentar emplacar as verbas necessárias para a consecução do projeto. E ele é bem caro para os nossos padrões. Mas, deveria ser tentado. O contrário disso é vermos esta versão do E-2 alçar os céus em outras paragens, mas nunca aqui.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3717 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 15, 2023 1:36 pm

Acho que chega no máximo a 6. Meu chute é 4 como o mais provável. A FAB já vem empregando para vigilância e reconhecimento do litoral a partir de Santa Cruz os 2 Herons TP. Um drone faz as atividades dos Bandeirulhas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3718 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 2:44 pm

Com o início da implantação do SISGAAZ a marinha tende a voltar-se novamente para a seara da patrulha marítima, uma vez que ela faz parte integrante deste sistema. Assim, é provável que se iniciem novos diálogos com a FAB e MD a fim de tentar reaver esta parte do processo, que estando sob a gestão naval, fica mais fácil de integrar e implementar aquele projeto. Mas, isso é conversa para a próxima década.

Torçam para a Embraer já ter clientes em mente que se disponham a pagar pelo desenvolvimento de tal versão. Sem isso, nada de negócio por aqui. Os P-3 serão usados até o último cair de podre. Isso leva mais uns 10 anos, no máximo. Aí se verá o que há no mercado que possa ser absorvido pela inépcia orçamentária das forças.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3719 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 15, 2023 2:50 pm

A FAB não tem demanda o suficiente para bancar um projeto desses. A Embraer vai ter de arranjar mais interessados se quiser tirar do papel.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3720 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 3:03 pm

knigh7 escreveu: Qua Nov 15, 2023 2:50 pm A FAB não tem demanda o suficiente para bancar um projeto desses. A Embraer vai ter de arranjar mais interessados se quiser tirar do papel.
Eu presumo que eles já devem ter. Do contrário não estariam levantando essa bola novamente. E pelo dito na matéria, estão em busca de parcerias para o desenvolvimento da versão. Com certeza eles não esperam nada vindo da FAB. Eles sabem muito bem que a patrulha marítima não é prioridade, e nem vão mexer com os P-3 antes de serem retirados de operação.

O mercado para aviões de patrulha marítima só tem na prática os velhos P-3, em processo de retirada de serviço no mundo desenvolvido, os caríssimos P-8, o P-1 que não se exporta, e as versões navais dos ATR-72 e C-295. Da China e Rússia não há projetos ou aeronaves exportáveis hoje. Assim, o mercado é bastante restrito em termos de oferta.

Se conseguirem custos e preços atrativos para um eventual P-190, pode ser que o caminho esteja aberto em países que hoje parecem estar querendo sair da órbita de influência norte americana e europeia, e mesmo da China e Rússia, buscando outras soluções possíveis. É aí que o E-190 E2 pode encontrar o seu caminho.

Caso a Embraer consiga vendas lá fora, e alguém que pague pelo desenvolvimento, temos o caminho pavimentado na próxima década para futuras aquisições para a FAB ou MB. Quem pegar primeiro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder