P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3661 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 06, 2020 10:47 pm

Conversando no tópico da FAA sobre as possibilidades de cooperação, deixei isto no ar.
Será que o empurrão definitivo de que o novo turbohélice comercial da Embraer precisa para sair do papel não seria, mais uma vez, olhar para as necessidades do setor de defesa nacional, com a ajuda da vizinhança?
O que vier depois disto, o modelo comercial, é lucro.
A FAB irá substituir os P-3 na próxima década. A FAA seguirá no mesmo rumo. Sabemos que a demanda apenas da FAB não justificaria o desenvolvimento de um avião ASW pela Embraer, mas se colocarmos argentinos e chilenos, a coisa já muda de figura. E temos ainda Peru e Colombia com demandas semelhantes. A Embraer está tentando envidar o projeto de um novo turbohélice comercial. Um avião que pelo que já foi mencionado até agora, será algo no mínimo do mesmo porte dos P-3. Uma versão ASW a partir desse avião pode ser algo mais viável do que transformar um E-2 em patrulheiro. E com o apoio ao projeto destes países...
Como já comentei neste tópico, a FAB possui apenas 3 esquadrões de patrulha em sua atual organização. Ou seja, para um avião do mesmo porte do P-3, em tese, seriam pelo menos 12 novos aviões para equipar minimamente aquelas OM. Se consideramos que a MB assuma a patrulha naval, seja para equipar os 6 DN ao longo do litoral ou apenas manter as 3 OM atuais da FAB, novamente, em tese, seriam pelo menos 12 a 24 aviões a serem encomendados.

Qualquer outra perspectiva pelas qual se possa ver esta questão, levando-se em conta a infraestrutura da FAB e MB no médio e longo prazo para operar a patrulha naval, nos leva a números que podem justificar o investimento em uma nova aeronave turbohélice ASW baseada no modelo comercial que a Embraer pensa lançar no mercado mundial, mas que ainda não tem o apoio financeiro necessário para sair do papel. Uma empreitada de risco, obviamente.

Por outro lado, o Bandeirante nasceu de uma necessidade e iniciativa da Defesa no Brasil e só depois ganhou o mundo como avião comercial. Por que não repetir a dose novamente, só que agora com o auxilio da vizinhança? Para se pensar a sério no assunto.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3662 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 25, 2021 1:46 am

Nossos P-3AM tiveram um bom desempenho na detecção dos sub(s):

Quando o P-3AM Orion da FAB enfrentou um submarino nuclear
17 de janeiro de 2021



https://www.naval.com.br/blog/2021/01/1 ... o-nuclear/




Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3663 Mensagem por papagaio » Qua Jan 27, 2021 4:20 pm

A revista Segurança e Defesa deste mês tem uma entrevista com o Comandante da Aeronáutica.
É falado que este ano haverá o lançamento de um míssil Harpoon pelo P-3.




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3664 Mensagem por arcanjo » Qua Abr 21, 2021 5:13 pm

Primeiro par de asas revitalizadas do P-3AM é enviado para o PAMA-GL

https://1.bp.blogspot.com/-OFJp0ez6OQY/YICCeyQZLQI/AAAAAAAALrg/OGyEtElP6fga2iItxmUHKoSTZvVZWo86QCLcBGAsYHQ/s1024/akaer_p3_006-1024x768.png

Em 19/04/2021, o Projeto de Revitalização das Asas das aeronaves P-3AM Orion da FAB atinge um importante marco: o primeiro par de asas deixa o complexo industrial da Akaer em São José dos Campos (SP) em direção ao Parque de Material Aeronáutico do Galeão da FAB, no Rio de Janeiro (RJ), onde serão instaladas na aeronave.

A Akaer realizou a substituição de diversos elementos primários da asa tais como: revestimentos superiores, longarinas dianteiras e traseiras, painéis superiores e inferiores dos caixões centrais asa/fuselagem, entre outros. Esse projeto estenderá a vida útil deste importante vetor permitindo que o suporte para as missões de monitoramento e vigilância da nossa Zona Econômica Exclusiva (ZEE) se estenda por mais essa década.



FONTE: Akaer

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -do-p.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3665 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 21, 2021 7:23 pm

Bem, são mais dez anos de vida, ao menos, para os P-3 da FAB. Depois disso precisamos pensar no que vai ser da aviação de patrulha.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3666 Mensagem por Brasileiro » Sex Abr 23, 2021 7:39 pm

FCarvalho escreveu: Qua Abr 21, 2021 7:23 pm Bem, são mais dez anos de vida, ao menos, para os P-3 da FAB. Depois disso precisamos pensar no que vai ser da aviação de patrulha.
Algumas possibilidades:

- C-295 MPA Persuader. A FAB já opera a versão SAR. Manutenção facilitada, talvez menos dispendioso também na aquisição.
- P-190, com base no E-Jet, um "Mini-E-8-Poseidon". Dá para botar um par de pilones para torpedo e míssil em cada asa e até uma pequena baia na fuselagem.
- KC-390 MPA. Também com base em aeronave já existente. Acho que tem mais alcance que o E-Jet.

De custo/benefício, na minha opinião o Persuader sai na frente. Os outros dois são bem mais caros, desenvolvimento praticamente greenfield. Apesar de a plataforma provavelmente oferecer um leque maior, até mesmo em payload.

Fora isso, tirando já o fato que a FAB já opera C-105 SAR, os Bandeirulhas terão um bom substituto com drones tipo HALE, daqueles com autonomia pra mais de 24 h. Pra esclarecimento e SAR na ZEE, dá e sobra.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3667 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 23, 2021 11:38 pm

Brasileiro escreveu: Sex Abr 23, 2021 7:39 pm
FCarvalho escreveu: Qua Abr 21, 2021 7:23 pm Bem, são mais dez anos de vida, ao menos, para os P-3 da FAB. Depois disso precisamos pensar no que vai ser da aviação de patrulha.
Algumas possibilidades:
- C-295 MPA Persuader. A FAB já opera a versão SAR. Manutenção facilitada, talvez menos dispendioso também na aquisição.
- P-190, com base no E-Jet, um "Mini-E-8-Poseidon". Dá para botar um par de pilones para torpedo e míssil em cada asa e até uma pequena baia na fuselagem.
- KC-390 MPA. Também com base em aeronave já existente. Acho que tem mais alcance que o E-Jet.
De custo/benefício, na minha opinião o Persuader sai na frente. Os outros dois são bem mais caros, desenvolvimento praticamente greenfield. Apesar de a plataforma provavelmente oferecer um leque maior, até mesmo em payload.
Fora isso, tirando já o fato que a FAB já opera C-105 SAR, os Bandeirulhas terão um bom substituto com drones tipo HALE, daqueles com autonomia pra mais de 24 h. Pra esclarecimento e SAR na ZEE, dá e sobra.
Acredito que uma quarta hipótese possa ser o futuro turbohélice comercial da Embraer, caso ele seja confirmado até 2025 como se tem ventilado por aí. Por se tratar de um projeto novo ele tem a facilidade de poder ser preparado desde a sua gênese para a missão de patrulha, o que facilita muita coisa em termos de sistemas, armamento e desempenho.
Como se trata, aparentemente, de um avião do porte, no mínimo, de um E-170/175 E-1 (70 a 90 pax), ele seria comparável ao P-3 em dimensões, e por conseguinte, capacidades de carga, endurence, e operacionalidade mas com custos mais baixos do que aviões a reação como os E-2 e KC-390.
Em todo caso, a meu ver, tal futuro substituto dos P-3 terá espaço nos três esquadrões de patrulha que hoje a FAB possui. Isso se quisermos ter alguma escala de produção que possa gerar economia e viabilidade comercial e industrial para o modelo via Embraer, qualquer que seja o vetor.
Como os P-3 ainda voam mais uns bons 15 anos, é provável que a FAB e/ou MB comecem a envidar alguma alternativa já na segunda metade desta década a fim de prover os recursos necessários as alternativas possíveis, que concordo com você, não devem fugir muito destas elencadas por ti, e talvez a que citei.
Se o SIGAAZ sair do papel antes de 2030, e como nele está previsto o uso de diversos tipos de aeronaves e drones, pode ser que a MB aproveite o embalo e queira reaver a patrulha naval também, até como forma de manter sob sua gestão todos os meios e vetores que irão compor aquele sistema. Neste aspecto as forças são sempre muito ciosas do controle total dos projetos que tem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3668 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 25, 2021 1:03 pm

Para o lugar do P-95 imaginei algo exatamente desse tipo:

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... a-oceanica




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3669 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 25, 2021 1:20 pm

Brasileiro escreveu: Dom Abr 25, 2021 1:03 pm Para o lugar do P-95 imaginei algo exatamente desse tipo:
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... a-oceanica
Concordo. Entendo que este seja o passo lógico e racional para a substituição dos P-95. Já temos até um candidato nacional para o cargo na forma do Atobá. É só alocar os sistemas necessários e requeridos à missão.
Com 6 distritos navais ao longo do litoral, me parece ser de uma lógica irrepreensível que cada um deles possa contar com um esquadrão de VANT de esclarecimento marítimo de vários tipos, alcances e capacidades.
Se observamos a divisão das nossas AJB, ela começa nas 12 milhas do mar territorial, passa por 24 milhas da zona contígua, estende-se até as 200 milhas da ZEE e segue até cerca de 300 milhas da plataforma continental. Só em atenção a este aspecto cabem 4 VANT diferentes, dos quais, não por acaso hoje a BID tem vários modelos que podem ser desenvolvidos e/ou utilizados para cada uma delas.
E como tenho dito e insistido aqui, esclarecimento marítimo é trabalho de guarda costeira e não da marinha. Uma pena que ainda não tenhamos vontade e disposição para reordenar esta questão dentro da seara naval brasileira.
Como os VANT também não fazem todo o serviço, novas aeronaves leves também podem ser elegíveis para complementar o trabalho deles, como por exemplo o ATL-100 de forma que possamos cobrir todos os espectros das missões.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
ECorreia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Qui Fev 22, 2018 12:31 am
Agradeceram: 50 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3670 Mensagem por ECorreia » Dom Mai 23, 2021 1:14 am

Na entrevista ele fala também à respeito dos nossos P-3BR:

Imagem

https://www.infodefensa.com/latam/2021/ ... mundo.html




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3671 Mensagem por arcanjo » Sáb Jul 31, 2021 6:42 pm

Aeronave P-3AM Orion completa 10 anos de incorporação à FAB
A data marcou a modernização da Aviação de Patrulha, pois o modelo possibilitou a detecção, localização, identificação e, até mesmo, destruição de submarinos inimigos

https://1.bp.blogspot.com/-_V8OhX1JS-I/YQV9cq8etlI/AAAAAAAAMyQ/yKZlOhobdnkIQR1IZnUGDiNDlM6y0Rj-ACLcBGAsYHQ/s755/WhatsApp_Image_2021_07_30_at_11.06.35.jpeg

O dia 30 de julho de 2021 celebra os dez anos da incorporação da aeronave P-3AM Orion à Força Aérea Brasileira (FAB). A data marca a modernização da Aviação de Patrulha, pois o modelo possibilitou, entre outras coisas, a detecção, localização, identificação e, até mesmo, destruição de submarinos inimigos - a chamada guerra antissubmarino (do termo em inglês Anti-Submarine Warfare - ASW). Além da capacidade ASW, o P-3AM também carrega poderosos armamentos, como os mísseis antinavio Harpoon, capazes de neutralizar embarcações de guerra a uma distância além do alcance visual.

Com quatro motores, a aeronave tem grande autonomia, podendo permanecer em voo cerca de 16 horas. Os modernos sensores eletrônicos embarcados, conferem ao Orion a capacidade estratégica de vigilância marítima de longo alcance. Além disso, durante esses dez anos de operação na FAB, o P-3 mostrou ser um avião bastante versátil, sendo empregado rotineiramente em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento realizadas em toda a extensão territorial brasileira, demonstrando, assim, que a capacidade operacional deste vetor superaria todas as expectativas de um avião projetado inicialmente somente para missões sobre o mar.

https://1.bp.blogspot.com/-PZBZ0ej7A_o/YQWAAbihvLI/AAAAAAAAMyY/DRVbZhORyjwhPjZHf92Vfp1bxG_qxlJ4ACLcBGAsYHQ/s600/i2172916255609739.jpg

Desde sua chegada, o P-3AM mostrou-se como um vetor aéreo com capacidade de emprego mundial. Com ele, foram realizadas missões de patrulha marítima em apoio a Cabo Verde, na África, missões de treinamento com grande destaque para o desempenho de tripulantes brasileiros na Escócia e em Portugal, além de várias missões de busca e salvamento em apoio a nações amigas, como Argentina e Chile.

O Comandante do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv) - Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Marcelo de Carvalho Trope, destacou que as características da aeronave garantem ao Brasil um grande poder dissuasório. "Com o P-3 Orion, a FAB resgatou sua capacidade de Guerra Antissubmarino e fortaleceu suas ações de Patrulha Marítima e IVR. Cabe também destacar a segurança e robustez da aeronave, que após dez anos e milhares de horas de voo envergando as cores da Força Aérea Brasileira não registrou nenhum acidente”, ressaltou.

Logomarca

https://1.bp.blogspot.com/-fm8zpk1xw7s/YQWAHmkcqSI/AAAAAAAAMyc/dXz-LCtnWH8DkouWEoduDukuQB-yiFiUACLcBGAsYHQ/s704/Logomarca_comemorativa_P_3_10_anos.jpg

Para celebrar o evento histórico, o Esquadrão Orungan criou uma logomarca comemorativa. Além disso, a Revista digital contendo as fotos e relatos das missões mais importantes que a aeronave cumpriu nesses dez anos já está em fase final de elaboração, com previsão de ser lançada no dia 30 de setembro.

Fotos: Esquadrão Orungan/ Cabo Silva Lopes (Cecomsaer)
Fonte: Ala 12
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius


:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -anos.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3672 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 9:03 pm

A volta da capacidade plena de executar missões ASW foi sem dúvida um marco na retomada integral da aviação de patrulha, perdida com a aposentadoria dos P-16.
Um conhecimento que foi quase totalmente perdido ao longo de 15 anos sem operar nenhuma aeronave ASW na FAB. Aliás, na prática, tivemos que reaprender a fazer essas missões, e tantas outras, que os P-3 nos proporcionam hoje. Com alguma sorte, e um pouco de proficiência, os P-95M mantiveram o legado, ainda que de forma longe do ideal. Mesmo assim, saímos de uma condição privilegiada nesta área para a inanição quase completa.
Vamos ver agora quanto tempo mais os P-3 ainda aguentam na rampa até ser substituído por um novo vetor, que deve chegar, na minha opinião, somente daqui uns 10 anos, ou mais.
Em tempo, essa década vai servir para determinar o futuro da aviação de patrulha no Brasil. Se fica de uma vez por todas na FAB, ou se volta as origens e retoma a sua caminhada histórica com a aviação naval.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 319
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3673 Mensagem por angelogalvao » Ter Ago 31, 2021 7:43 pm

Perguntinha basica: Este vetor pode substituir os P-3 no futuro?

Imagem




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3674 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Ago 31, 2021 9:38 pm

angelogalvao escreveu: Ter Ago 31, 2021 7:43 pm Perguntinha basica: Este vetor pode substituir os P-3 no futuro?

Imagem
Poder, até pode, já que ele terá dimensões e performance semelhante a do ATR, e esse tem uma versão MPA.
Agora, será que vai ter mercado pra isso, ou vai ser uma solução só para o Brasil?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13504
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3675 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 31, 2021 11:20 pm

Sinceramente acho que tem mercado pra muitos operadores de P-3 ou quem queira iniciar a operação desses meios. Comércio e segurança marítima está mais importante do que nunca.

Fora que é uma demanda para uma boa quantidade de aeronaves pra FAB.

Vendo pelo prisma dos ERJ e do R/E-99, acho que é uma solução bem viável.




Responder