P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8791
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3691 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Dez 04, 2021 8:28 pm

Acho que esse é o único M oficialmente desativado e canibalizado. Os outros 8 ainda estão em operação (pelo menos teoricamente) já que devem receber as novas asas, além disso essa era a aeronave de conversão e treinamento, que normalmente tende a ser a célula mais surrada, e pelo jeito que ficou, parece que o pessoal da graxa deu uma boa reforçada nos estoques de peças e componentes eletrônicos.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3692 Mensagem por Energys » Sáb Dez 04, 2021 8:53 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Dez 04, 2021 8:28 pm Acho que esse é o único M oficialmente desativado e canibalizado. Os outros 8 ainda estão em operação (pelo menos teoricamente) já que devem receber as novas asas, além disso essa era a aeronave de conversão e treinamento, que normalmente tende a ser a célula mais surrada, e pelo jeito que ficou, parece que o pessoal da graxa deu uma boa reforçada nos estoques de peças e componentes eletrônicos.


Um abraço e t+ :)
Só foram comprados kits de modernização de asas para três aviões, que eram os que estavam disponíveis. Muita gente está pensando que todos passarão pelo processo e isso não é realidade hoje. Desconheço o que vão fazer com os outros cinco aparelhos.

Att.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8791
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3693 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Dez 04, 2021 9:01 pm

Mas que maravilha, eu achava que pelo menos uns 6 pares haviam sido encomendados, depois de todo aquele carnaval que fizeram com a Akaer.

Enfim, cada dia mais eu entendo o desespero da FAB em cancelar a metade dos 390, vai faltar dinheiro para financiar as cagadas do futuro.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3694 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 27, 2022 10:13 pm

A FAB está com 6 células "P-3AM", sendo 3 enviadas para o reforço estrutural na AKAER. Vamos ver se, concluso este processo, a FAB envia as outras 3 restantes:

Imagem
https://www2.fab.mil.br/cabw/index.php/ ... -n-18-2022




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jul 28, 2022 2:09 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3695 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 27, 2022 10:30 pm

Do site da AKAER:
AKAER GROUP WORKS TO REVITALIZE THE WINGS OF THE P-3AM ORION PATROL PLANE
16/11/2021


The P-3 Orion is an aircraft conceived in the 1950s, which has now gained a life extension to carry out its surveillance missions in Brazilian Blue Waters .

Since 2018, Akaer has been working on the revitalization of the wings of the P-3AM Orion, an aircraft conceived in the 1950s, which is now gaining another ten years of useful life to operate and new impetus in carrying out its surveillance missions in Brazilian blue waters.

For this, Akaer replaced several elements of the wing, such as upper skins, front and rear spars, upper panels of the wing/fuselage center boxes, in addition to components from systems such as fuel and electric. This project will extend the fatigue life of the structure and allows the aircraft to continue to operate longer.

Akaer has technological innovation as an integral part of its everyday life and, in the case of the revitalization of the P-3AM’s wings, it couldn’t be different. From the very beginning, the project was also seen as a platform to integrate Industry 4.0 concepts and tools: the digital twin, advanced manufacturing, systems integration, among others.

The work is done in São José dos Campos/SP, at Akaer’s headquarters. After the revitalization process, the wings are delivered directly to the Galeão Aeronautical Material Park (PAMA-GL) in Rio de Janeiro/RJ, where they will be installed. The first wing was delivered to the Brazilian Air Force (FAB) in the first half of 2021 and is already installed on the aircraft. The second wing will be delivered later this year and the third in the second half of 2022.
https://www.akaer.com.br/en/2021/11/16/ ... rol-plane/




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3696 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 27, 2022 10:52 pm

Foram a leilão as células com matrícula 7200, 7201 e 7208, ou seja 2 "M" e uma das 4 que foram recebidas não modernizadas (7200, 7209, 7210 e 7211) que eram para instrução e peças de reposição:

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começama o treinamento...

#3697 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 28, 2022 12:56 am

Bem, para quem faz selfie dizendo que a patrulha é das missões mais importantes e tal, a realidade desmente na prática essas falas tipo merchandising para consumo interno.
Porque aqui fora ninguém mais acredita nessas 'estórias'.
Muito menos a MB




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3698 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 28, 2022 5:34 am

Os P-3 são aeronaves mais capazes que o C295MPA/ASW Persuader e o ATR72-800 MP.

A FAB está empregando o HERON I no 1/7º ao lado dos P-3AM no Rio e, na minha opinião, seria o caminho para substituir totalmente os Bandeirulhas no futuro.

Permaneço na torcida da MB no futuro abarcar essa atividade (mas se continuar com a ideia de manter uma aviação de caça, vai ser difícil... :roll: )




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jul 28, 2022 1:40 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3699 Mensagem por Helton2042 » Qui Jul 28, 2022 9:08 am

É ainda uma baita plataforma! Por tudo que foi instalado na modernização, aquisição dos Harpoon e etc.
Vamos torcer pra fazerem a troca das asas nos outros 3, ou que elas estejam em boas condições, pois ter feito todo esse investimento pra aposentar mais da metade da frota é complicado.
Tem muito mais valor do que os A-4 da Marinha com toda a certeza.
Falando neles, um OFF aqui, voaram 4 A-4 ontem treinando voos em formatura, fazia muito tempo que isso não acontecia.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3700 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jul 28, 2022 9:22 am

knigh7 escreveu: Qui Jul 28, 2022 5:34 am Os P-3 são aeronaves mais capazes que o C295MPA/ASW Persuader e o ATR72-800 MP. A questão é submeter ao SLEP essas outras 3 que passam no processo a receber mais cabeamentos para dispararem uma variedade maior de armamento. E em caso de estruturalmente estarem boas, apenas cabeamento.

A FAB está empregando o HERON I no 1/7º ao lado dos P-3AM no Rio e, na minha opinião, seria o caminho para substituir totalmente os Bandeirulhas no futuro.

Permaneço na torcida da MB no futuro abarcar essa atividade (mas se continuar com a ideia de manter uma aviação de caça, vai ser difícil... :roll: )
Particularmente, não vejo espaço para aviação de caça na MB. Esse timing já passou. Agora é olhar pra frente e para o futuro eu vislumbro o uso de drones. Aquela parceria da Embraer com a BAE Systems (desenvolver uma variante de defesa do Eve) e aquela ideia da Turquia de equipar o LHD Anadolu com Bayraktar dizem muito sobre isso.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3701 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jul 28, 2022 9:25 am

Helton2042 escreveu: Qui Jul 28, 2022 9:08 am É ainda uma baita plataforma! Por tudo que foi instalado na modernização, aquisição dos Harpoon e etc.
Vamos torcer pra fazerem a troca das asas nos outros 3, ou que elas estejam em boas condições, pois ter feito todo esse investimento pra aposentar mais da metade da frota é complicado.
Tem muito mais valor do que os A-4 da Marinha com toda a certeza.
Falando neles, um OFF aqui, voaram 4 A-4 ontem treinando voos em formatura, fazia muito tempo que isso não acontecia.
Eu já teria repassado esses A-4 para o Uruguai ou Argentina. A MB está gastando vela com mau defunto.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3702 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 27, 2022 2:08 pm

Já que se anda falando na substituição dos P-3 por estes dias, e as opções que poderemos dispor, ou não, este vídeo trás à mente as possibilidades do uso do KC-390 na missão de patrulha naval, SAR, ISR, ASW e ASupW com as devidas adaptações.

Entendo que para modificar o avião para lançar armamento não valeria o custo, enquanto a plataforma é excelente e adaptável para as missões citas acima com os sistemas adequados.



Para as operações de ataque anti navio e anti submarino, os UAV\UCAV me parecem ser os parceiros ideais para um P-390 caso ele fosse possível. E temos vetores e expertise para alocar ambos, aviões e UAV\UCAV, no país.

A ver quais as escolhas serão mais benéficas para nós.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3703 Mensagem por Cassio » Ter Set 27, 2022 3:50 pm

Acho o KC390 uma alternativa muito ruim para se desenvolver uma aeronave MP/ASW dedicada.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3704 Mensagem por Matheus » Ter Set 27, 2022 10:07 pm

Desenvolver algo que já tem pronto no mercado? Os últimos contratos dos P-8 tiveram preços fora da nossa realidade, se bem me lembro. Toca enquanto dá com os P-3 e pensa primeiro em como substituir/completar os Bandeirulha.
Para mim, o Casa 295 é bem adequado. Não precisa reinventar a roda, tem a versão de busca e a versão asw, é uma avião provado e que já operamos. Completava com UAVs pesados.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3705 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 28, 2022 12:27 pm

Cassio escreveu: Ter Set 27, 2022 3:50 pm Acho o KC390 uma alternativa muito ruim para se desenvolver uma aeronave MP/ASW dedicada.
Penso que o maior problema talvez seja modificar ele para levar armamento interna ou externamente. Isso forçaria modificações nas asas e\ou fuselagem que penso não valem a pena dado que seriam muito caras.
Neste sentido, modificar o avião apenas para levar os sistemas como mostrado no vídeo para realizar as atividades ISR, SAR, e se muito, quem sabe, o lançamento de sonobóias, seria possível e viável, sem ter que revirar o projeto todo.
Com o advento de drones cada vez maiores, a patrulha marítima tende a lançar mão de vários destes sistemas de forma a 'tapar buracos' onde as aeronaves não sejam uma solução adequada.
Para nós que vivemos cavando o fundo do poço em Defesa, usar drones + aeronaves seria a opção mais adequada para tentar arrumar um sistema de patrulha naval realmente efetivo.
Como dispus no tópico do FAB News, 18 aviões estava de bom tamanho para nós. E aí pode ser KC-390, E-Jet, C-295 ou o que for. Desde que consigamos fechar a conta a fim de ter uma aviação de patrulha que seja muito mais que apenas o fake que é hoje.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder