Missão de Paz no Haiti

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2746 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 12, 2017 9:09 pm

O 26o grupamento do CFN, e último graças a Deus, está no apronto final para a missão no Haiti.
Em outubro essa bagaça termina e vamos ver o que nos espera pela frente.
As opções são várias. Mas qualquer uma delas, não será esse passeio que foi a Minustah.
Sorte para nós, e para a BID também.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2747 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 18, 2017 9:04 pm

brasil-assume-bases-do-chile-uruguai-e-peru-no-haiti/
http://www.defesaaereanaval.com.br/bras ... -no-haiti/

Com essa confusão toda rolando aqui dentro. missão da ONU agora só depois de novas eleições, penso eu.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2748 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 03, 2017 11:28 pm

A próxima, ao que parece, será na Africa.
Resta saber se com toda essa confusão em Brasília haverá tempo hábil para alguma decisão ainda este ano.
Meio que explica também a verba para os LMV ter aparecido de repente para 32 undes até 2019.
A ver cenas dos próximos capítulos.
Só lamento que diante de tantas necessidades, e oportunidades, para a nossa presença lá, apenas um única missão seja liberada para nós. É realmente injusto que, mesmo podendo, nos limitemos a participar de uma única missão.
Bom, de qualquer forma, trabalho é o que não vai faltar.

COBERTURA ESPECIAL - PANORAMA HAITI - DEFESA

02 de Junho, 2017 - 11:00 ( Brasília )
Jungmann sinaliza nova operação na África

http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/ ... na-Africa/

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2749 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jun 09, 2017 5:44 pm

FCarvalho, na verdade até prefiro uma e bem feita como no Haiti, do que espalhar muito por aí e não fazer o serviço a contento.
Mas tenho medo da África, lá a vida vale muito menos que aqui, conflitos tribais, extremistas, doenças...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2750 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 09, 2017 8:46 pm

J.Ricardo escreveu:FCarvalho, na verdade até prefiro uma e bem feita como no Haiti, do que espalhar muito por aí e não fazer o serviço a contento.
Mas tenho medo da África, lá a vida vale muito menos que aqui, conflitos tribais, extremistas, doenças...
Olá Ricardo.

Já estivemos na Africa antes, e mesmo hoje temos vários observadores militares por lá em diversos países onde os conflitos não estão bem resolvidos. Falta de conhecimento sobre o TO é que não nos falta. Até por isso citei a recente liberação da verba para a compra dos LMV. Com certeza uma "imposição" dos militares para operarem por lá.

Ademais, existem necessidades e missões para todos os gostos. Já disseram aqui mais de uma vez que há um grande problema de logística para manter as tropas lá, mas isso é muito mais uma questão relativa às nossas deficiências do que pelo lugar em si.

Antes de qualquer missão ser autorizada para as quais somos convidados elas são investigadas e mensurados todos os riscos implicados. É no fundo uma decisão política se mandamos ou não, porque do ponto de vista militar e diplomático, somos tão ou mais capazes quanto qualquer outra tropa da ONU por lá. O que nos falta mesmo é material de primeira para fazer as coisas melhores.

Eu penso o seguinte: se o pessoal não quer correr nenhum tipo de risco, então é melhor ficar por aqui. Mas se os riscos para poder ajudar quem mais precisa forem justificáveis, e podemos ajudar da melhor forma possível, então não tem porque não ir.

Cito exemplos:

Saara Ocidental - a missão da ONU vai gerir um referendo que vão fazer por lá. Temos observadores por lá. Porque não podemos mandar o pessoal da FAB para lá, e suas aeronaves, que inclusive a ONU veio aqui verificar? É justamente o tipo de missão que a FAB tem amplas qualificações. E não precisa enviar um btl, apenas as aeronaves e o pessoal de apoio. Risco médio a baixo.

Líbano - já conhecido por nós. Porque não mandar um grupamento de fuznvs para lá, como o que está no Haiti hoje, para apoiar as ações navais da MB? Riscos: médio a baixo.

Por fim, República Centro Africana e/ou Sudão do Sul, poderíamos enviar um btl do EB para lá com elementos de saúde, engenharia e logística, mais PE e comunicações. Um hospital de campanha, ou melhor, três, seriam mais que bem vindos. Riscos? médio a alto.

O que nos impede de fazermos parte ao mesmo tempo dessas três missões? Dinheiro, vontade, capacidade, interesse?

Na minha opinião nada. Aqui quando se tem vontade e interesse os recursos aparecem na hora até para coisas tão pueris quanto favorecer um campeonato de várzea em troca de votos.

O que não falta na África é gente precisando de ajuda, de todo jeito. E ajudar é o que os nossos militares já mais que provaram que sabem fazer melhor do que muita gente muito mais bem equipada e adestrada que nós. Nós somos bem vindos em qualquer buraco onde nos metermos na África, ao contrário de uns e outros por aí que seriam alvos preferenciais.

As missões da ONU são ao mesmo tempo um ótimo aprendizado para nós e também fonte de recursos para a modernização de nossas forças.

Não fosse esse binômio, garanto que ninguém aqui estaria falando de VBMT-LR.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2751 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 18, 2017 10:02 pm

Misto de sentimentos marca saída dos militares brasileiros do Haiti
http://www.defesaaereanaval.com.br/mist ... -do-haiti/

Um texto para ser lido, pensado e repensado.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2752 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 30, 2017 1:09 am

Brasil no Haiti um caso de sucesso 2004-2017

http://www.defesaaereanaval.com.br/bras ... 2004-2017/

Fomos, apanhamos, aprendemos, voltamos, insistimos, melhoramos. Sem dever nada a ninguém.

Tomara que na África, seja lá em que país for, também seja da mesma forma. Mas com todos os aprendizados e experiências adquiridos nos últimos 13 anos.

Espero sinceramente que tenha valido a pena.

A África não é o Haiti.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2753 Mensagem por J.Ricardo » Qua Ago 30, 2017 11:08 am

O legal do Haiti é que a população também comprou junto a missão, teve programas de TV, atuação de ONGs, coisa que não vimos, por exemplo, no Timor. Espero que o GF consiga vender para a população essa missão na África, da mesma forma que vendemos no Haiti.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2754 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 30, 2017 7:52 pm

J.Ricardo escreveu:O legal do Haiti é que a população também comprou junto a missão, teve programas de TV, atuação de ONGs, coisa que não vimos, por exemplo, no Timor. Espero que o GF consiga vender para a população essa missão na África, da mesma forma que vendemos no Haiti.
Eu não contaria com isso Ricardo. O buraco lá é bem, mas bem mesmo, mais embaixo.

Se bobear, até ambulância por lá tem que ter blindagem. :roll:

Aliás, eu vou gostar muito de ver, e não me surpreenderia nada, ver várias dessas aqui blindadas na próxima missão. :)

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2755 Mensagem por jeanscofield » Dom Out 22, 2017 8:33 am





Imagem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2756 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Out 22, 2017 5:17 pm

Out of the frying pan and into the fire.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2757 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 23, 2017 10:44 pm

Acredito que a próxima missão vai ficar para a nova gestão em 2019.
Nem presidente e menos ainda congresso estão interessados nestes assuntos.
Já em livrar a própria pele..

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1959
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2758 Mensagem por eligioep » Ter Mai 15, 2018 10:29 am

Material de Engenharia pronto para outra Missão....

http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/ ... a-emprego/




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1959
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2759 Mensagem por eligioep » Qui Jul 12, 2018 10:19 am

A coisa desandou novamente, no Haiti......
Recebi imagens e vídeos de lá que são de arrepiar.


[url]http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/ ... cao-tensa/[/url]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2760 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 12, 2018 9:15 pm

Olha, com 80% da população vivendo literalmente na merda, e sem acesso a coisas básicas, qualquer motivo serve para o pessoal começar a arrancar cabeças por lá.

13 anos de minustah não resolveram os problemas principais do país, que deveria ser resolvidos por eles mesmos. Mas nem os políticos e muito menos o povo tem qualquer capacidade para isso. Nem antes, agora ou depois.
Se tudo der errado, é isso é quase certo na história do Haiti, quero ver se vamos ter condições e disposição para meter a cara lá de novo. Sem necessariamente as boas vindas de antes.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder