MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8581 Mensagem por Matheus » Dom Nov 13, 2022 8:33 pm

Economia brasileira já dá sinais de desaceleração
Dados do Itaú mostram que atividade já recuou 7,35% desde o pico atingido em maio; perda de fôlego começou pelo setor de bens e já atingiu o de serviços.

https://www.infomoney.com.br/economia/e ... celeracao/




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8582 Mensagem por Matheus » Dom Nov 13, 2022 8:36 pm

Indústria nacional terá déficit de US$ 125 bi em 2022, o maior da história
Devido à desindustrialização em curso e à baixa competitividade das empresas nacionais, balança comercial da manufatura terá o maior saldo negativo da história em 2022, de US$ 125 bilhões, pelas projeções da AEB

https://www.correiobraziliense.com.br/e ... toria.html




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8583 Mensagem por Matheus » Qui Nov 17, 2022 10:24 am

"Bolsonaro furou teto de gastos em R$ 795 bi em 4 anos de governo

Lula quer licença do Congresso para gastar R$ 198 bilhões acima do limite constitucional em 2023; governo eleito diz que montante seria necessário para garantir despesas para bem-estar da população mais pobre."

Nada de muito diferente...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8584 Mensagem por Túlio » Qui Nov 17, 2022 10:55 am

Matheus escreveu: Qui Nov 17, 2022 10:24 am "Bolsonaro furou teto de gastos em R$ 795 bi em 4 anos de governo

Lula quer licença do Congresso para gastar R$ 198 bilhões acima do limite constitucional em 2023; governo eleito diz que montante seria necessário para garantir despesas para bem-estar da população mais pobre."

Nada de muito diferente...
...mas bastou para fazer o risco-país subir 10% de ontem pra hoje... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8585 Mensagem por Matheus » Qui Nov 17, 2022 1:25 pm

Túlio escreveu: Qui Nov 17, 2022 10:55 am
Matheus escreveu: Qui Nov 17, 2022 10:24 am "Bolsonaro furou teto de gastos em R$ 795 bi em 4 anos de governo

Lula quer licença do Congresso para gastar R$ 198 bilhões acima do limite constitucional em 2023; governo eleito diz que montante seria necessário para garantir despesas para bem-estar da população mais pobre."

Nada de muito diferente...
...mas bastou para fazer o risco-país subir 10% de ontem pra hoje... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Bom pra quem tem caixa pra investir hehehe. Tudo em liquidação.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8586 Mensagem por Túlio » Qui Nov 17, 2022 1:40 pm

Matheus escreveu: Qui Nov 17, 2022 1:25 pm
Bom pra quem tem caixa pra investir hehehe. Tudo em liquidação.
Sim, cupincha véio, tava só zoando, só hoje acrescentei 200 BBSA3 e 200 BEEF3 ao meu portfólio (além de sacar uns pixulecos de volta para a CC só pra ver como é, pois nunca fiz antes e, como estava na sobra mesmo...), e estou QUASE arrependido (tanto que vou esperar a B3 ficar ainda mais RED do que já está: o BANHO DE SANGUE que vem aí vai ser uma bênção para gente como nós), pois tudo continua a cair. Vou, portanto, esperar ficar FEIO DE VERDADE para voltar a comprar e baixar mais o PM.

Política e IDEOLOGICE são coisas de emocionados, gente que pensa no futuro olha é pra ECONOMIA! 🤑 🤑 🤑 🤑




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1140
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8587 Mensagem por Rurst » Dom Nov 20, 2022 9:57 am

Matheus escreveu: Qui Nov 17, 2022 10:24 am "Bolsonaro furou teto de gastos em R$ 795 bi em 4 anos de governo

Lula quer licença do Congresso para gastar R$ 198 bilhões acima do limite constitucional em 2023; governo eleito diz que montante seria necessário para garantir despesas para bem-estar da população mais pobre."

Nada de muito diferente...


Imagem
Túlio escreveu: Qui Nov 17, 2022 10:55 am ...mas bastou para fazer o risco-país subir 10% de ontem pra hoje... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Já tem vídeo da líder do partido do futuro presidente mandando o "mercado" parar de mimimi

https://oantagonista.uol.com.br/opiniao ... sao-paulo/

Além de não apontar qualquer fonte de financiamento, a retirada do Bolsa Família do teto (os R$ 400 originais + os R$ 200 extras) abre, por via indireta, um espaço orçamentário equivalente a R$ 100 bilhões para o futuro presidente gastar como quiser.

Na prática, a conta é de R$ 275 bilhões, mas pode facilmente chegar a R$ 300 bilhões, depois que tramitar pelas mãos do Centrão no Congresso. Sem contrapartida, promessa de reformas, gatilho ou taxação de grandes fortunas.









Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8588 Mensagem por Matheus » Dom Nov 20, 2022 10:19 am

Já ouviu a expressão "bode na sala"? As leis normalmente são propostas cheia de excessos. Assim, quando darem uma "podada" durante o processo legislativo, parece que ela não foi tão prejudicial, cumprindo, na verdade, o propósito inicial não declarado expressamente.
Assim deve ser ela (creio eu), propõe coisas absurdas, mas no fim passa o bolsa fora do teto e quiçá o investimento extra.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8589 Mensagem por Túlio » Dom Nov 20, 2022 1:22 pm

Matheus escreveu: Dom Nov 20, 2022 10:19 am Já ouviu a expressão "bode na sala"? As leis normalmente são propostas cheia de excessos. Assim, quando darem uma "podada" durante o processo legislativo, parece que ela não foi tão prejudicial, cumprindo, na verdade, o propósito inicial não declarado expressamente.
Assim deve ser ela (creio eu), propõe coisas absurdas, mas no fim passa o bolsa fora do teto e quiçá o investimento extra.
Sei lá, e não vejas panfletarismo neste post (aqui é tópico MODERADO, e estou tão exposto quanto qualquer outro, apenas o meu caso é tratado internamente e, se der rabo, não vaza) mas me permitas um comentário com simples visão de Mercado:

NADA CONTRA um Presidente querer gastar mais com coisas que lhe parecem certas, o problema, como sempre, é o que eu e tu fazemos: nós, antes de fazer uma despesa, verificamos se teremos como pagar sem entrar no cheque especial e ficar tomando com juro exorbitante no lombo ou, pior ainda, ir pro SPC; falo isso há anos e a "melhor" resposta que recebi foi que "não se pode comparar o estado com uma residência (household, que a resposta foi em Inglês, e fora no DB)", o que é uma baita duma idiotice, pois é uma Lei Invariável: gastar mais do que ganha sempre leva à falência, exceto se houver uma sólida previsão de como ganhar mais.

E aí temos uma proposta PE$ADA mas sem declarar de onde o tutu vai sair:

:arrow: PRIVATIZAÇÕES? Problem solved, mas nem a pau! E eu chegava a sonhar com a IPO dos Correios e PPSA, p ex. [081]

Por outro lado, acho MUITO brabo reverterem as já feitas, tanto parciais como PETR3/4 e ELET3/5/6 quanto totais, como VALE3 e EMBR3, pois haveria multidões de acionistas estrangeiros (especialmente EUA, UE, Japão e China) acionando a justiça dos Países deles e isso daria num baita rabo de foguete que ninguém ia querer segurar.

:arrow: ENFIAR A FACA NOS IMPOSTOS? Pior ainda, a sonegação atingiria níveis estratosféricos e a RF, mesmo quadruplicando os efetivos, ainda levaria anos para recrutá-los, treiná-los e esperar que adquiram experiência, para não cair em arapuca (além da corrupção que sempre ocorre quando recrutam gente às pressas; eu vi isso no 30º CFAP, era nego sendo pego traficando tudo o que se pode imaginar, sendo pau-mandado de "prefeito" de galeria e até um grupinho que era "pago" com putas, que o cara era dono de dois puteiros - este caso EU VI, denunciei conforme o Regulamento e depois tive que quebrar a cara de um deles - que tentou quebrar a minha, pois fora isso não deu nada, apenas levaram uma xixada e ficou por isso mesmo); se fizerem isso pra cima das empresas e especialmente do Agro, vai ser uma fuga de capitais HISTÓRICA, logo, não creio que o façam.

:arrow: CRÉDITOS DE CARBONO E OUTRAS "AJUDAS"? Quem vai dar uns USD 40B por ano em troca "disso"? Lembrar, quem mais papagaia sobre isso é a UE, e vai saber o que sobrará dela após o inverno vindouro, mas uma coisa é certa: vão estar fritando a merda pá comer torresmo e com convulsão social por toda parte.

Esqueci alguma fonte de recur$o$?

REPITO: não estou indo contra nada nem ninguém e muito menos torcendo contra o Brasil, apenas não acredito que nada do prometido seja minimamente viável e, o mais engraçado, nada disso me interessa mesmo, se eu quiser picanha (nem gosto, prefiro vazio) e cerveja eu pago do meu bolso.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8590 Mensagem por Matheus » Seg Nov 21, 2022 8:28 am

Túlio escreveu: Dom Nov 20, 2022 1:22 pm
Matheus escreveu: Dom Nov 20, 2022 10:19 am Já ouviu a expressão "bode na sala"? As leis normalmente são propostas cheia de excessos. Assim, quando darem uma "podada" durante o processo legislativo, parece que ela não foi tão prejudicial, cumprindo, na verdade, o propósito inicial não declarado expressamente.
Assim deve ser ela (creio eu), propõe coisas absurdas, mas no fim passa o bolsa fora do teto e quiçá o investimento extra.
Sei lá, e não vejas panfletarismo neste post (aqui é tópico MODERADO, e estou tão exposto quanto qualquer outro, apenas o meu caso é tratado internamente e, se der rabo, não vaza) mas me permitas um comentário com simples visão de Mercado:

NADA CONTRA um Presidente querer gastar mais com coisas que lhe parecem certas, o problema, como sempre, é o que eu e tu fazemos: nós, antes de fazer uma despesa, verificamos se teremos como pagar sem entrar no cheque especial e ficar tomando com juro exorbitante no lombo ou, pior ainda, ir pro SPC; falo isso há anos e a "melhor" resposta que recebi foi que "não se pode comparar o estado com uma residência (household, que a resposta foi em Inglês, e fora no DB)", o que é uma baita duma idiotice, pois é uma Lei Invariável: gastar mais do que ganha sempre leva à falência, exceto se houver uma sólida previsão de como ganhar mais.

E aí temos uma proposta PE$ADA mas sem declarar de onde o tutu vai sair:

:arrow: PRIVATIZAÇÕES? Problem solved, mas nem a pau! E eu chegava a sonhar com a IPO dos Correios e PPSA, p ex. [081]

Por outro lado, acho MUITO brabo reverterem as já feitas, tanto parciais como PETR3/4 e ELET3/5/6 quanto totais, como VALE3 e EMBR3, pois haveria multidões de acionistas estrangeiros (especialmente EUA, UE, Japão e China) acionando a justiça dos Países deles e isso daria num baita rabo de foguete que ninguém ia querer segurar.

:arrow: ENFIAR A FACA NOS IMPOSTOS? Pior ainda, a sonegação atingiria níveis estratosféricos e a RF, mesmo quadruplicando os efetivos, ainda levaria anos para recrutá-los, treiná-los e esperar que adquiram experiência, para não cair em arapuca (além da corrupção que sempre ocorre quando recrutam gente às pressas; eu vi isso no 30º CFAP, era nego sendo pego traficando tudo o que se pode imaginar, sendo pau-mandado de "prefeito" de galeria e até um grupinho que era "pago" com putas, que o cara era dono de dois puteiros - este caso EU VI, denunciei conforme o Regulamento e depois tive que quebrar a cara de um deles - que tentou quebrar a minha, pois fora isso não deu nada, apenas levaram uma xixada e ficou por isso mesmo); se fizerem isso pra cima das empresas e especialmente do Agro, vai ser uma fuga de capitais HISTÓRICA, logo, não creio que o façam.

:arrow: CRÉDITOS DE CARBONO E OUTRAS "AJUDAS"? Quem vai dar uns USD 40B por ano em troca "disso"? Lembrar, quem mais papagaia sobre isso é a UE, e vai saber o que sobrará dela após o inverno vindouro, mas uma coisa é certa: vão estar fritando a merda pá comer torresmo e com convulsão social por toda parte.

Esqueci alguma fonte de recur$o$?

REPITO: não estou indo contra nada nem ninguém e muito menos torcendo contra o Brasil, apenas não acredito que nada do prometido seja minimamente viável e, o mais engraçado, nada disso me interessa mesmo, se eu quiser picanha (nem gosto, prefiro vazio) e cerveja eu pago do meu bolso.
A arrecadação tem um grande território pra crescer. Ademais, algum crescimento econômico junto com a habitual inflação brasileira e manutenção do teto para o resto (exceção do bolsa família e algum investimento infra) pode manter a dívida estável. Veja que bolso furou em 800bi o teto e a dívida pública/PIB reduziu....
Quanto a arrecadação, temos dois grandes furos:

1 - reforma tributária com progressividade liberaria mais dinheiro pro consumidor de média/baixa renda, estimulando o consumo como um efeito parecido aos auxílios. Com simplificação, reduz os custos das empresas e torna o tributo mais transparente. Redução dos tributos sobre o lucro das empresas e a tributação dos dividendos acima de certo valor, favorece o investimento. Hoje a galera do andar de cima chega a pagar zero de IRPF/IRPJ tamanho a quantidade de benefícios fiscais. Você não precisa tributar produto agro, nem deve. Mas vc não pode cobrar tributo do peão do produtor que ganha 2SM e deixar livre o produtor que fatura 100mi por ano. E isso acontece com mais frequência que imaginam. Além do mais, temos mais de 100 benefícios fiscais em nível federal, distorcendo a tributação na maioria dos casos. A carga tributária na classe média está a níveis franceses enquanto para classe alta está a níveis das ilhas Cayman.

2- legislação penal tributária frouxa (e em vias de ser piorada com o tal "código de defesa do contribuinte") e excesso de REFIS estimulando a sonegação ou o não pagamento deliberado (aguardando algum refis e financiando suas operações com isso) aliados a destruição do órgão arrecadatório e do julgamento de recursos administrativos. Na CF88 diz que a administração tributária teria recursos prioritários, pois, logicamente, não existe estado sem tributo. Mas isso tem sido sistematicamente ignorado nos últimos anos o que está levando o órgão a falência e aumentando a sonegação a níveis estratosféricos. Hoje o foco da RFB está quase limitado ao acompanhamento de grandes contribuintes que geram o "grosso" da arrecadação. Estimasse que a sonegação anda por volta dos 400bi anuais. Sem uma legislação tributária que penalize o sonegador e sem um órgão que possa efetivamente fiscalizar, não há arrecadação que dê conta.

Sem atacar esses dois pontos, estamos fadados a continuar nessa rota de desvalorização do dinheiro que já chega a 86% desde o início do plano real e aumentando o abismo social.




Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1140
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8591 Mensagem por Rurst » Dom Abr 09, 2023 11:54 pm





Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8592 Mensagem por Matheus » Qui Abr 20, 2023 2:12 pm

https://monitordomercado.com.br/noticia ... -na-previa

IBGE aponta para possível deflação já em abril
O índice IGP-M é um dos principais termômetros da inflação no Brasil.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37829
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8593 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 22, 2023 10:00 am

Portugal tenta fazer a ponte entre Brasil e a Europa (mas não está fácil)

Eleição de Lula foi vista como bom sinal para fechar acordo UE-Mercosul, mas hipóteses de sucesso parecem escassas

DAVID DINIS E SUSANA FREXES

Nas últimas semanas, “não há reunião europeia” onde o Governo português tenha ido “em que não esteja em cima da mesa” o Brasil e a negociação do acordo do Mercosul. O caso é bicudo e ocupa a Comissão Europeia há anos: as negociações ficaram completamente paradas durante a presidência de Bolsonaro, com os temas ambientais e a Amazónia a bloquear qualquer conversa. E houve a “expectativa de que a eleição” de Lula da Silva conseguisse desbloquear um impasse.

A expectativa, contudo, tem dado lugar ao pessimismo. As negociações “estão num momento difícil”, ouve o Expresso nos meios diplomáticos portugueses, confirmando que na última semana vários governos europeus mostraram redobrado ceticismo face à visita de Lula da Silva à China — não apenas pelas polémicas declarações sobre a guerra na Ucrânia, mas também pela perceção de uma aposta do Governo brasileiro numa relação económica preferencial com Xi Jinping — que Ursula von der Leyen tem classificado como rival.

Com Lula da Silva a chegar a Portugal para uma deslocação oficial de quatro dias (e vários ministros na bagagem), o Governo de António Costa tem — garante fonte governamental ao Expresso — “vincado sempre a ideia de que há uma janela de oportunidade para estreitar relações comerciais, não só com o Brasil, mas com o Mercosul. As relações entre Brasília e Lisboa são classificadas como “muito boas”, a preparação da visita é vista como muito produtiva. E nem as palavras de Lula sobre a guerra (“que já corrigiu”, anota-se) fazem qualquer mossa na relação. “É precisamente pelo posicionamento da China que é importante estreitar a relação comercial com aquele bloco e não deixar espaço” para outros desenvolvimentos, argumenta o Governo português.

As hipóteses de sucesso, no entanto, parecem mais escassas nesta altura. Na UE há vários governos muito reticentes a este tipo de acordos de associação (comercial e político). E há também interesses sempre muito divergentes sobre onde liberalizar e que sectores económicos europeus devem estar protegidos.

Aproximação de Lula a Xi Jinping e as suas críticas ao apoio europeu à Ucrânia estão na agenda da UE

Na segunda-feira, a aproximação de Lula a Xi Jinping e as críticas do Presidente brasileiro ao apoio europeu à Ucrânia deverão ser abordados na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros que decorre no Luxemburgo. O ministro português, João Gomes Cravinho, não irá — fica em Lisboa para acompanhar o Presidente brasileiro —, mas os restantes colegas poderão abordar o tema. O Brasil não está formalmente na agenda, mas a China está, tal como a agressão russa à Ucrânia.

Esta semana, a edição europeia do jornal “Politico” dava conta de um documento de trabalho preparativo da reunião, no qual eram mencionadas “as preocupações quanto à posição do Brasil face à guerra russa na Ucrânia e falta de esforços do país em matéria climática e ambiental”.

O socialista Pedro Silva Pereira afasta um impacto negativo das recentes e polémicas declarações de Lula nas discussões comerciais. “Não penso que as declarações do Presidente Lula sobre a Ucrânia tenham reflexo nas negociações do Mercosul”, diz ao Expresso. “O que há é alguns países que são muito criativos a arranjar desculpas para a sua oposição ao acordo”, acrescenta. O eurodeputado socialista, que é também vice-presidente do Parlamento Europeu e acompanha a comissão parlamentar do Comércio Internacional, considera que há “vontade política” do lado brasileiro e que a presidência de Lula é “uma excelente oportunidade para finalizar este acordo”.

Num cenário otimista, há quem ainda acredite que o acordo de associação — que envolve a Argentina, o Uruguai e o Paraguai — poderia ser fechado já durante a presidência espanhola da UE que decorre entre julho e o final do ano. A questão que fica por responder é se será possível para o Parlamento Europeu ratificá-lo antes das próximas eleições europeias, na primavera de 2024. O calendário é apertado e exige vontade política de todos os lados.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8594 Mensagem por prometheus » Sáb Abr 22, 2023 12:11 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Abr 22, 2023 10:00 am Portugal tenta fazer a ponte entre Brasil e a Europa (mas não está fácil)

Eleição de Lula foi vista como bom sinal para fechar acordo UE-Mercosul, mas hipóteses de sucesso parecem escassas

[...]
Parece que esse acordo não será fechado mais... https://oglobo.globo.com/economia/notic ... ento.ghtml

Pelo que vi as metas que a UE estabelece para que o Brasil cumpra são inviáveis...E querem utilizar até vigilância de satélite e análise de DNA para checar a procedência dos produtos, tudo para deixar o país menos competitivo... Esse lobby europeu inclusive afeta a própria Europa, com países como a Polônia, Bulgária e Moldávia boicotando produtos agrícolas ucranianos para proteger seus próprios agricultores...




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8595 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 22, 2023 4:09 pm

prometheus escreveu: Sáb Abr 22, 2023 12:11 pm
cabeça de martelo escreveu: Sáb Abr 22, 2023 10:00 am Portugal tenta fazer a ponte entre Brasil e a Europa (mas não está fácil)

Eleição de Lula foi vista como bom sinal para fechar acordo UE-Mercosul, mas hipóteses de sucesso parecem escassas

[...]
Parece que esse acordo não será fechado mais... https://oglobo.globo.com/economia/notic ... ento.ghtml

Pelo que vi as metas que a UE estabelece para que o Brasil cumpra são inviáveis...E querem utilizar até vigilância de satélite e análise de DNA para checar a procedência dos produtos, tudo para deixar o país menos competitivo... Esse lobby europeu inclusive afeta a própria Europa, com países como a Polônia, Bulgária e Moldávia boicotando produtos agrícolas ucranianos para proteger seus próprios agricultores...
Nunca quiseram fazer. Caso vc ingresse na ABIN, poderá falar por todos nós aqui sobre situações acerca disso, pessoalmente conheço algumas, uma dessas envolvendo irlandeses aqui.




Responder