Paraguai

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

Paraguai

#1 Mensagem por BrasileiroBR » Dom Mai 20, 2007 3:34 pm

Jornal paraguaio chama Brasil de 'imperialista e explorador'


Imagem

O jornal paraguaio ABC Color critica duramente o Brasil num editorial de primeira página intitulado “Brasil, um país imperialista e explorador”, publicado neste domingo, sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país.

O texto ocupa toda a primeira página e critica duramente o acordo da usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

O jornal diz que o Brasil explora o Paraguai ao comprar a energia da usina a preços abaixo do mercado.

O tratado estabelece que a energia deve ser vendida a preço de custo.

Embora a usina seja de propriedade dos dois países, o governo paraguaio retira apenas 6% da produção e vende o restante ao Brasil.

'Frustração e ódio'

O ABC Color também diz que esta situação está criando na população paraguaia “uma frustração e ódio contra a impiedosa e tirânica política brasileira em relação ao nosso país”, que, se não for modificada, “poderia criar situações de violência física entre cidadãos dos dois países”.

“Se isso ocorrer, a attitude imperialista do Brasil em Itaipu será responsável”, afirma.

“Lula sabe muito bem que o infame Tratado de Itaipu assinado nas costas do povo paraguaio na época da ditadura militar, há mais de três décadas, sistematizou a expropriação do Paraguai por parte do Brasil do recurso natural mais importante de que dispõe o nosso país para impulsionar seu desenvolvimento econômico e o progresso social”, afirma o editorial.

O jornal também critica a dívida de Itaipu com o governo brasileiro, que cresceu nos últimos anos por causa dos juros.

Reivindicação antiga do governo paraguaio, o governo brasileiro editou em janeiro uma Medida Provisória que tramita agora no Senado para reduzir para cerca de metade os juros desta dívida.

No total, o jornal dedica dez páginas, de formato tablóide, à visita de Lula.


'Liderança'

No jornal Última Hora, o tom é mais moderado. A visita de Lula merece apenas um título no pé da primeira página, com cinco página internas cuja título principal é “Lula chega para assegurar a liderança do Brasil na região”.

O jornal enumera as “promessas e compromissos não cumpridos” feitos pelo presidente Lula em julho de 2003, durante visita oficial do presidente paraguaio Nicanor Duarte Frutos a Brasília, na reunião de cúpula do Mercosul em Assunção em junho de 2005 e em janeiro deste ano, durante a reunião de cúpula do Rio de Janeiro.

O Última Hora destaca que já está em andamento a eliminação do fator de ajuste, que vai reduzir a taxa de juros sobre a dívida, mas diz que isso “não muda a realidade de Itaipu”.

O destaque do jornal La Nación é o desequilíbro da balança comercial dos dois países, com crescentes superávits comerciais brasileiros.

A chamada de primeira página destaca que “Lula chega hoje ao país em meio a reclamações sobre travas comerciais” e em quatro páginas sobre a visita praticamente não fala de Itaipu, mas destaca o acordo sobre biocombustíveis que deve ser assinado nesta segunda-feira.

O presidente Lula chega a Assunção neste domingo às 16h (17h de Brasília). O primeiro compromisso é um encontro de empresários brasileiros interessados em investir no Paraguai.

À noite, ele janta com o presidente paraguaio na residência presidencial.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte ... zerw.shtml




Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

#2 Mensagem por Pasquale Catozzo » Dom Mai 20, 2007 4:00 pm

Depois que a Bolivia fez o que quiz do Brasil, o país perdeu credibilidade e agora está muito mais vulnerável. Eles viram que basta criticar e ameaçar um pouquinho que o governo brasileiro acaba cedendo. :x




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#3 Mensagem por talharim » Dom Mai 20, 2007 6:39 pm

pra merda com o Paraguai :evil:

Eles tem que dar graças a Deus e a nós por ainda existirem.

Se levantarem a voz de novo vamos esmagar eles como insetos.Esse é o recado que temos que dar.

Já ta enchendo o saco esse levante "indígena" latinoamericano.Vamos pegar logo o porrete e sair quebrando todo mundo.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Dom Mai 20, 2007 6:45 pm

Que nada, temos é que dar o recado da paz e da integraçao regional, mesmo que temos que ser humilhados, pisados e roubados, mas o que importa é a integraçao regional, e a felicidade de gente que queria nos ver morto.

:roll: :roll: :roll:

8-]




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#5 Mensagem por talharim » Dom Mai 20, 2007 6:52 pm

O Paraguai não nos acrescenta em nada em relação a política externa e a qualquer outra coisa.

Mandem fazer uma "invasão simbólica" de Itaipú como fizeram os bolivianos nas nossas refinarias.......mandem fazer ! paguem pra ver !

O Paraguai não é bosta nenhuma,é um zero a esquerda..........sem nós eles estariam ainda na idade da pedra............malagradecidos desgraçados....vivem a nossas custas e ainda reclamam!

Parabéns PT,abriu a brecha agora aguenta.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#6 Mensagem por Dieneces » Dom Mai 20, 2007 6:54 pm

Notável . Não fosse o Brasil , não existiria Itaipu . E aí os Paraguaios não teriam do que reclamar . A soja paraguaia é produzida por brasileiros. Tirando a pecuária , o resto da economia paraguaia está na mão de chineses , árabes e coreanos , boa parte negócios ilícitos , todo mundo sabe . Da Bolívia já me dá icterícia , ao comentar . Vê-se , claramente , no que a política terceiro-mundista do Lula e do Itamaraty está a nos transformar , com seu diálogo sul-sul . Sparring de cucarachas...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#7 Mensagem por talharim » Dom Mai 20, 2007 7:07 pm

Se a bosta do governo Paraguaio fizer ameaças nessa visita eu mandava invadir o Paraguai AGORA ! :evil:

PQP e ainda por cima alguma anta do Iatamaraty se ofereceu pra nós arrumarmos os seus blindados.

O EB tá fazendo tudo de graça.

Meu Deus é a pior política externa do história do Brasil.........a pior da história humana.........do universo todo :evil:




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#8 Mensagem por LEO » Dom Mai 20, 2007 7:11 pm

Vai com calma, Talharim... vai com calma. :wink:




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
PRick

#9 Mensagem por PRick » Dom Mai 20, 2007 8:40 pm

LEO escreveu:Vai com calma, Talharim... vai com calma. :wink:


É, antes de invardimos o Paraguai, alguém sabe algo sobre este Jornal, autor do Editorial?

Me parece que os paraguaios ficaram danados depois que começamos a fiscalizar melhor nossa fronteira com o País. :twisted: :twisted:

[ ]´s




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#10 Mensagem por Einsamkeit » Dom Mai 20, 2007 8:43 pm

Um pais que o presidente tem um carro roubado, nao é isso?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

#11 Mensagem por delmar » Dom Mai 20, 2007 9:42 pm

Atualmente em cada manifestação que é feita, pode ser no país mais fod#$do do mundo, ele tocam fogo num boneco do tio Sam e numa bandeira dos Estados Unidos. Nem por isto os americanos pensam em invadir o Gabão ou Burkina Fasso. Eles sabem que é o preço que pagam por serem ricos, poderosos e invejados.
O Brasil, na medida que for crescendo e ficando mais poderosos, vai enfrentar a mesma situação. Se tudo correr bem para nós, e formos uma nação poderosa, rica e invejada, vão queimar a bandeira do Brasil e bonecos com a camisa da seleção em protesto contra o "imperialismo brasileiros".
Portanto companheiros, ao sermos chamados de "imperialistas e exploradores" não fiquem magoados pensando na ingratidão de nossos vizinhos. Pelo contrários alegrem-se pois estamos no rumo certo. Pensem como Dom Quixote "Os cães ladram Sancho, sinal que cavalgamos." Talvez um dia estarão queimando, lá no Gabão, a bandeira do Brasil. E nós brasileiros, com um sorriso nos lábios, veremos a cena pela televisão comentando "pobres diabos, onde é mesmo o Gabão?".

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 20, 2007 9:53 pm

Ponto 1: Este "jornal" é, no mínimo, ridículo.

Ponto 2: Cuidado com generalizações burras sobre a imprensa.

Ponto 3: Não precisamos invadir o Paraguai, não acho que um dia iremos, muito menos gostaria que algo do tipo acontecesse. Mas devemos ter em mente que são necessárias medidas de precaução que garantam a operação da usina que fornece 25% da energia do país. Tenhamos um plano B pronto e vamos torcer para que um simples afago político resolva.

Podem chorar, esperniar, queimar bandeira, fazer o que quiserem, desde que não causem prejuízos à integridade física de brasileiros e de instalações brasileiras, principalmente do porte de Itaipu.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#13 Mensagem por Plinio Jr » Dom Mai 20, 2007 10:45 pm

Indiferente a credibilidade do jornal ou autor desta matéria, realmente o que aconteceu com a Bolívia, abriu-se perigosos precedentes para outros façam o mesmo.

A catastrófica política externa do governo Lulla, pode resultar em grandes prejuízos para a sociedade brasileira....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#14 Mensagem por Kratos » Dom Mai 20, 2007 11:01 pm

talharim escreveu:pra merda com o Paraguai :evil:

Eles tem que dar graças a Deus e a nós por ainda existirem.

Se levantarem a voz de novo vamos esmagar eles como insetos.Esse é o recado que temos que dar.

Já ta enchendo o saco esse levante "indígena" latinoamericano.Vamos pegar logo o porrete e sair quebrando todo mundo.


Viadagens à parte, sou fã desse cara. :lol: :lol:

Einsamkeit escreveu:Que nada, temos é que dar o recado da paz e da integraçao regional, mesmo que temos que ser humilhados, pisados e roubados, mas o que importa é a integraçao regional, e a felicidade de gente que queria nos ver morto.

:roll: :roll: :roll:

8-]


É isso aí, o que importa é sermos bonzinhos, esse negócio de defender com unhas e dentes interesses vitais da nação é coisa da direita-burguesia-neoliberal-reacionária-inimiga_do_proletariado.




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#15 Mensagem por Centurião » Seg Mai 21, 2007 2:01 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Ponto 3: Não precisamos invadir o Paraguai, não acho que um dia iremos, muito menos gostaria que algo do tipo acontecesse. Mas devemos ter em mente que são necessárias medidas de precaução que garantam a operação da usina que fornece 25% da energia do país. Tenhamos um plano B pronto e vamos torcer para que um simples afago político resolva.

Podem chorar, esperniar, queimar bandeira, fazer o que quiserem, desde que não causem prejuízos à integridade física de brasileiros e de instalações brasileiras, principalmente do porte de Itaipu.


Pelo o que eu vi, acho que esse plano B já existe. Ainda lembro da última muvuca no Paraguai (acho que foi o assassinato do vice-presidente), que foi grave a ponto do EB cercar Itaipu. Eu já comentei isso aqui. Alguém lembra se foi assim mesmo?




Responder