Atirador de Elite do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#466 Mensagem por Alfa BR » Seg Jul 27, 2020 8:56 pm

Esquadrão de Caçadores (Sniper Squad) do Batalhão de Infantaria das Infantry Brigade Combat Team (IBCT) do U.S. Army.

O Esquadrão de Caçadores ("Caçadores" é o termo do EB para o militar que desempenha a função de "Sniper") é subordinado a Companhia de Comando dos Batalhão de Infantaria. É composto por um líder do esquadrão, três líderes de equipe e seis atiradores. Todos devem ser atiradores qualificados pela Sniper School. O esquadrão é organizado em três equipes de caçadores de três atiradores cada, compostas por um líder de equipe e dois atiradores. As equipes de caçadores, no entanto, podem ser configuradas especificamente para atender requisitos operacionais.

Dentro da equipe, o líder geralmente atua como observador para o atirador primário e o atirador secundário. O atirador secundário geralmente fornece segurança, mas pode receber uma missão de tiro.

As três equipes de caçadores transportam equipamentos padrão, juntamente com equipamentos especializados. O líder da equipe/observador normalmente carrega um M4 com o lançador de granadas M320. Dependendo das variáveis ​​de missão, o líder da equipe carrega uma luneta de observação para determinar a velocidade e a direção do vento. O atirador principal carrega a arma de tiro de precisão. O atirador secundário/segurança carrega a arma automática do esquadrão, a M249 SAW ou outra arma de tiro de precisão. O Esquadrão de Caçadores usa o M4, M320 e M249 para fornecer segurança e desengajar quando necessário. Outros equipamentos transportados pelo Esquadrão de Caçadores podem incluir intensificadores de imagem, dispositivos de visão térmica, trajes ghillie e antenas de rádio portáteis.

Usando o conceito de "sala de armas", o Esquadrão de Caçadores usa a melhor arma para a missão. As armas de tiro de precisão atribuídas incluem o fuzil semi-automático M110 (7,62 mm) e o fuzil de longo alcance M107 (calibre .50).

Imagem

M110

Imagem

M107

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#467 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 27, 2020 10:16 pm

Duas questões a notar. Uma, qual é o problema de termos um esquadrão como este atrelados as Cia C Ap de todos os batalhões de infantaria que temos? E segundo, qual é o problema de ter um fuzil de precisão .50 fora das forças especiais?

Não me parece que sejam armas ultra sofisticadas que mereçam apenas a atenção de soldos super treinados. E uma versão do IA-2 para tiro sniper é algo relativamente simples de se conseguir. Até mesmo a adaptação do FAL 7,62 ou do IA-2 neste calibre poderiam gerar uma arma eficaz e com bom custo x benefício.

https://fatosmilitares.com/wp-content//uploads/2018/06/IA2-Sniper.jpg

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#468 Mensagem por Henrique Brito » Ter Jul 28, 2020 2:37 am

E o Imbel AGLC?

Imagem




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#469 Mensagem por Henrique Brito » Ter Jul 28, 2020 2:41 am

Estágio de caçador do 20° BIB.
Estes fuzis com coronha de madeira não seriam o Imbel AGLC?
Imagem




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#470 Mensagem por Alfa BR » Ter Jul 28, 2020 10:09 am

"Lorena (SP) – No período de 4 a 16 de agosto, foi realizado o Estágio de Caçador Militar da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 12ª Bda Inf L (Amv) –, coordenado pelo 5º Batalhão de Infantaria Leve. A atividade teve a participação de integrantes selecionados das organizações militares da 11ª Brigada de Infantaria Leve, da 12ª Bda Inf L (Amv), da Escola de Sargentos das Armas e da Polícia Militar do Estado de São Paulo."

12 dias.

Não sei como é a e quanto tempo leva a formação completa dos caçadores nível OM, mas o Sniper Course do U.S. Army é de 7 semanas.

https://www.eb.mil.br/web/noticias/noti ... ar/8357041




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#471 Mensagem por Alfa BR » Ter Jul 28, 2020 10:11 am

Henrique Brito escreveu: Ter Jul 28, 2020 2:41 am Estágio de caçador do 20° BIB.
Estes fuzis com coronha de madeira não seriam o Imbel AGLC?
Imagem
Sim.

Tenho um conhecido que fez esse estágio. Vou perguntar algumas coisas para ele.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#472 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 28, 2020 9:16 pm

Tem que ver o que se pede nesses cursos de formação de caçadores no batalhão. Acredito que deva ser uma versão bem básica da formação de caçadores das forças de operações especiais.
E o AGLC é um fuzil básico também em termos de armamento para sniper. Mas já há uma nova versão dele sendo desenvolvida pela Imbel.
Para equipes de caçadores nível OM ele deve ser adequado, enquanto o IA-2 com equipamentos e cano mais longo serve para DMR.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#473 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 28, 2020 9:18 pm

Condições e requisitos para um militar ingressar no Estágio de Caçador do Exército Brasileiro
Por Anderson Gabino -22 de agosto de 2019

https://www.defesa.tv.br/condicoes-e-re ... rasileiro/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#474 Mensagem por Henrique Brito » Ter Jul 28, 2020 10:51 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 28, 2020 9:18 pm Condições e requisitos para um militar ingressar no Estágio de Caçador do Exército Brasileiro
Por Anderson Gabino -22 de agosto de 2019

https://www.defesa.tv.br/condicoes-e-re ... rasileiro/
No caso, estes são os requisitos para o estágio de caçador de operações especiais.

Tem tmbém o estágio de caçador realizado por alguns batalhões




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#475 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 28, 2020 11:31 pm

Sim, e pelo visto há diferenças bem claras entre um e outro. No final, na minha opinião, o termo caçador só se justifica no EB para os operadores especiais. O que se faz nos batalhões é apenas o estágio básico, algo mais voltado para a formação um pouco melhor de atiradores designados do que caçadores propriamente dito. E olha que sequer existe a função DMR no exercito.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#476 Mensagem por Alfa BR » Qua Jul 29, 2020 8:25 pm

Programa de Adestramento da Turma de Caçadores do Batalhão de Infantaria de Selva. 2ª Edição - 2004


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8816
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 426 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#477 Mensagem por Pablo Maica » Qua Fev 24, 2021 9:27 am

Canal recém criado pelo famoso "Assombroso", Sgt Marco Antônio, Sniper FE do EB. Apesar da estrutura ainda primária, comum em canais iniciantes, parece que vem muita informação boa nos vídeos dele, principalmente por ser aberto a perguntas dos assinantes.




Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#478 Mensagem por vplemes » Sex Fev 26, 2021 10:34 am

FCarvalho escreveu: Seg Jul 27, 2020 10:16 pm Duas questões a notar. Uma, qual é o problema de termos um esquadrão como este atrelados as Cia C Ap de todos os batalhões de infantaria que temos? E segundo, qual é o problema de ter um fuzil de precisão .50 fora das forças especiais?

Não me parece que sejam armas ultra sofisticadas que mereçam apenas a atenção de soldos super treinados. E uma versão do IA-2 para tiro sniper é algo relativamente simples de se conseguir. Até mesmo a adaptação do FAL 7,62 ou do IA-2 neste calibre poderiam gerar uma arma eficaz e com bom custo x benefício.

https://fatosmilitares.com/wp-content//uploads/2018/06/IA2-Sniper.jpg

abs
IA-2 como rifle sniper?! Boa sorte! Vai precisar de muita sorte e paciência para manter aquela luneta regulada em cima daquela tampa da culatra que mexe mais do que dentadura em boca de velho.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#479 Mensagem por Alfa BR » Sex Fev 11, 2022 9:18 pm

Organização e dotação de armamento da Turma de Caçadores do Exército Brasileiro de acordo com as Instruções Provisórias IP 21-2 - O CAÇADOR

Imagem

O Caçador é um combatente perito no tiro de precisão com armas longas e nas Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTPs) dos pequenos escalões.

Nas Unidades de Infantaria os Caçadores são organizados em uma Turma de Caçadores subordinada ao Pelotão de Comando da Companhia de Comando e Apoio. A Turma de de Caçadores é composta de duas equipes, com dois caçadores (ambos 3º Sargento) por
equipe. O comando da turma é exercido pelo 3° Sargento mais antigo, assim como em cada equipe.

O emprego em equipe possibilita a alternância de funções, isto é, um homem atua como caçador, dotado de fuzil de precisão (em tese o IMBEL AGLC, quando disponível), e o outro como observador e apontador de alvo, dotado com fuzil padrão, atualmente FAL/PARAFAL ou IA2 (usado no gráfico). Ambos portam pistola.

Obs: A organização da Turma de Caçadores descrita, prevista nas IP 21-2, foi desenhada para contemplar todas as unidades de Infantaria do EB, independente da sua especialidade. Para o desenho desta turma, não foram levadas em conta as peculiaridades que cada tipo de Infantaria do EB possui (selva, aeromóvel, montanha...) e que após a publicação das IP 21-2, foram publicados novos Quadro de Cargos destas unidades, que alteram a organização desta fração.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#480 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 14, 2022 10:53 am

Henrique Brito escreveu: Ter Jul 28, 2020 2:37 am E o Imbel AGLC?

Imagem
A IMBEL deveria começar a usar polímero nesses fuzis.
De que adianta tanta camuflagem com um fuzil brilhoso como esse?
Fora que tornaria a produção mais rápida (é uma grande queixa dos atiradores BR, a demora para entrega dessa arma) e mais barata.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder