TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9991 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 2:17 pm

Skyway escreveu:Porra, as RFP acabaram de chegar, nem deu tempo de analisar elas todas, nem deu tempo de voar nos aviões, tirar dúvidas e aprimorar as negociações e nego já ta falando que tem vencedor! :shock:

Isso é quase uma ejaculação precoce! :mrgreen: :mrgreen:
Vencedor, não, escolhido. Leia os vários posts recentes... :wink: :wink:


Abração,

Orestes




brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9992 Mensagem por brisa » Dom Fev 08, 2009 2:18 pm

Novos caças - Na última lista feita pela FAB, nós temos concorrendo o F-18 americano, o Rafalle francês e o Gripen sueco. Mas eu recebi a visita da Rosobonexport, que é a empresa russa do Sukhoi, o SU-35. Ela deseja complementos para ver a possibilidade desse avião ser examinado. Eu disse que era possível trazer esse material e que a FAB examinaria. O mesmo se passou com os europeus, em relação ao Euro-fighter. Ou seja, lá por julho ou agosto, nós vamos ter uma decisão final da escolha técnica, para depois tomar a decisão política. Nós assinamos no final do ano a compra de, em torno de 50 helicópteros, para construção no Brasil do H 725, o Super Cougar. O problema com as empresas estrangeiras nesta área é que o Brasil não é um comprador líquido. O Brasil é um parceiro. Ou seja, investe com uma condição de desenvolver a nossa indústria de defesa. Daí poder construir os helicópteros aqui no Brasil, na Helibras. E mais, assinamos com os franceses também com a participação da iniciativa privada brasileira a compra e construção no Brasil de submarinos Scorpéne.




Editado pela última vez por brisa em Dom Fev 08, 2009 2:18 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9993 Mensagem por Paisano » Dom Fev 08, 2009 2:18 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu:
A Short List foi nada menos que a FAB dizendo, com esses aí tem jogo, com esses aí topamos a parada política. O resto não aceitamos.

[]´s
PRick, esta foi a melhor frase que li nos últimos tempos, perfeita!!!!


Abração,

Orestes
Uma dúvida de leigo: A FAB que deve obedecer o poder político ou é o oposto? :?




brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9994 Mensagem por brisa » Dom Fev 08, 2009 2:19 pm

O poder politico é do estado




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9995 Mensagem por Paisano » Dom Fev 08, 2009 2:22 pm

brisa escreveu:O poder politico é do estado
Então, refazendo a pergunta: A FAB que deve obedecer o poder político (no caso, o estado) ou é o oposto? :?




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9996 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 2:25 pm

Paisano escreveu:
orestespf escreveu: PRick, esta foi a melhor frase que li nos últimos tempos, perfeita!!!!


Abração,

Orestes
Uma dúvida de leigo: A FAB que deve obedecer o poder político ou é o oposto? :?

Não sei responder, Paisano. Aliás acho que apenas entendi o que quis dizer com "poder político", mas me parece ainda vago. Se você se refere ao Governo ("Guardião do Estado") em si, bem, a FAB faz parte do Governo, logo a mesma tem algum "poder", mas hierarquicamente acredito que o MD não abrirá mão de sua prerrogativa maior, que é justamente o poder de decisão baseado na variável política. É sobre isso que você fala ou passei longe??


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9997 Mensagem por Paisano » Dom Fev 08, 2009 2:31 pm

Orestes, então, vou no popular:

Quem manda nesse galinheiro? A FAB ou o Governo Lula? :?




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9998 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 2:37 pm

brisa escreveu:Novos caças - Na última lista feita pela FAB, nós temos concorrendo o F-18 americano, o Rafalle francês e o Gripen sueco. Mas eu recebi a visita da Rosobonexport, que é a empresa russa do Sukhoi, o SU-35. Ela deseja complementos para ver a possibilidade desse avião ser examinado. Eu disse que era possível trazer esse material e que a FAB examinaria. O mesmo se passou com os europeus, em relação ao Euro-fighter. Ou seja, lá por julho ou agosto, nós vamos ter uma decisão final da escolha técnica, para depois tomar a decisão política. Nós assinamos no final do ano a compra de, em torno de 50 helicópteros, para construção no Brasil do H 725, o Super Cougar. O problema com as empresas estrangeiras nesta área é que o Brasil não é um comprador líquido. O Brasil é um parceiro. Ou seja, investe com uma condição de desenvolver a nossa indústria de defesa. Daí poder construir os helicópteros aqui no Brasil, na Helibras. E mais, assinamos com os franceses também com a participação da iniciativa privada brasileira a compra e construção no Brasil de submarinos Scorpéne.
Olá Brisa,

foi bom você repostar o texto e negritar uma parte importante dele, que é: "para depois tomar a decisão política", ou seja, o NJ não abre mão desta decisão.

Outra frase, pra mim, mais importante, é essa: "O problema com as empresas estrangeiras nesta área é que o Brasil não é um comprador líquido." O NJ, depois de algum tempo sumido da mídia, continua com a mesma tese de que o Brasil não fará compras de prateleira.

Vejamos, pra quem ele deu este recado??? Para os suecos? Para os franceses? Acredito que não... Ainda mais que esta frase "surgiu" depois de ter dito que "a Rosobonexport deseja complementos para ver a possibilidade desse avião ser examinado."

A coisa está aí, mesmo que alguns continuem insistindo que a "antecipação" da short list não existiu e que tudo não passa de fruto da imaginação de uns bobos. Mas como sou o maior dos bobos, posso me permitir especular ao extremo:

Os americanos "exigiram" (como???) que os russos estivessem fora do jogo (todos aqui estranharam a saída do SU-35 BM), e o jogo foi feito antes que os russos pudessem "acertar" sua proposta (o MU tinha ido à Rússia justamente pra isso). Com os russos fora da jogada, os americanos se sentiram livres para oferecer uma proposta bem mais barata, com excelente capacidade de logística e manutenção, sem falar em alguns armamentos sensíveis liberados (para nos sensibilizar), etc. Com isto os americanos colocariam os suecos pra escanteio, visto que o F-18 é mais "encorpado" e com mais armamentos integrados e disponíveis (pra venda), sem falar que os franceses não conseguiriam bancar o mesmo valor que eles.

Bem, e o que aconteceu agora? Continuam vetando até dizer chega! Continuam querendo realizar vendas de prateleira, etc. A turma de cima com certeza não gostou, e a melhor maneira de mudar o foco é "dar oportunidades" para "defuntos", onde seus fantasmas ainda geram total desconfortos para alguns. Daí, ou se acertam no tom desejado pelo Governo, ou pode acontecer que...

Não esquentem com minhas viagens, é que fazia algum tempo que não elaborava uma teoria da conspiração por estas bandas... :mrgreen: :mrgreen:


Abração,

Orestes




Editado pela última vez por orestespf em Dom Fev 08, 2009 2:43 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9999 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 2:41 pm

Paisano escreveu:Orestes, então, vou no popular:

Quem manda nesse galinheiro? A FAB ou o Governo Lula? :?
Então foi mais ou menos o que lhe respondi, quem manda é o Governo Lula e ponto. A FAB pode querer, mas não tem o poder de decisão. A rigor a FAB apenas é um "agente técnico" que apresenta estudos/relatórios para que o Governo tome a decisão, é assim em todos os setores. Não havendo "outros interesses", os projetos são aprovados, de forma até transparente para alguns, como se fosse decidido pelo "órgão", mas se houver dúvidas, ou ainda, se for algo sensível, sem chances, a decisão final será sempre de "quem manda", neste caso o próprio Presidente Lula, que pode ou não repassar a prerrogativa para um de seus ministros.

Falei muito pra dizer que cabe à FAB apenas dizer amém. :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10000 Mensagem por Paisano » Dom Fev 08, 2009 2:51 pm

orestespf escreveu:
Paisano escreveu:Orestes, então, vou no popular:

Quem manda nesse galinheiro? A FAB ou o Governo Lula? :?
Então foi mais ou menos o que lhe respondi, quem manda é o Governo Lula e ponto. A FAB pode querer, mas não tem o poder de decisão. A rigor a FAB apenas é um "agente técnico" que apresenta estudos/relatórios para que o Governo tome a decisão, é assim em todos os setores. Não havendo "outros interesses", os projetos são aprovados, de forma até transparente para alguns, como se fosse decidido pelo "órgão", mas se houver dúvidas, ou ainda, se for algo sensível, sem chances, a decisão final será sempre de "quem manda", neste caso o próprio Presidente Lula, que pode ou não repassar a prerrogativa para um de seus ministros.

Falei muito pra dizer que cabe à FAB apenas dizer amém. :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes
Então, alguém tem que dizer isso a FAB, pois esta "acha" que quem deve dizer amém é o governo Lula. E essa tal short list deixou bem claro esse "achismo".




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10001 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 2:54 pm

Paisano escreveu: Então, alguém tem que dizer isso a FAB, pois esta "acha" que quem deve dizer amém é o governo Lula. E essa tal short list deixou bem claro esse "achismo" da FAB.
Percebi desde a pergunta inicial que queria dizer tal coisa. :mrgreen: :mrgreen:

Eu só lhe digo uma coisa sobre este seu post: perfeito!!!!!!!

[009] [009] [009]


Forte abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10002 Mensagem por Skyway » Dom Fev 08, 2009 2:57 pm

orestespf escreveu:
Skyway escreveu:Porra, as RFP acabaram de chegar, nem deu tempo de analisar elas todas, nem deu tempo de voar nos aviões, tirar dúvidas e aprimorar as negociações e nego já ta falando que tem vencedor! :shock:

Isso é quase uma ejaculação precoce! :mrgreen: :mrgreen:
Vencedor, não, escolhido. Leia os vários posts recentes... :wink: :wink:


Abração,

Orestes
Mesmo assim Orestes, garanto que é impossível se falar em escolhido hoje.

A análise de propostas não é tão rápida, não é apenas ler e fazer um relatório, é uma coisa minuciosa e detalhada que demora até semanas. A FAB podia ter conhecimento das propstas antes, mas pra valer mesmo, "no papel", ela só viu agora dia 2 de Fevereiro.

Ainda faltam etapas a serem queimadas para a FAB pensar em fazer o relatório final e apontar o escolhido/vencedor.

Então caldo de galinha e parcimônia nunca fizeram mal a ninguem...é o que acho.


Um abraço




AD ASTRA PER ASPERA
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10003 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 3:09 pm

Skyway escreveu: Mesmo assim Orestes, garanto que é impossível se falar em escolhido hoje.

A análise de propostas não é tão rápida, não é apenas ler e fazer um relatório, é uma coisa minuciosa e detalhada que demora até semanas. A FAB podia ter conhecimento das propstas antes, mas pra valer mesmo, "no papel", ela só viu agora dia 2 de Fevereiro.

Ainda faltam etapas a serem queimadas para a FAB pensar em fazer o relatório final e apontar o escolhido/vencedor.

Então caldo de galinha e parcimônia nunca fizeram mal a ninguem...é o que acho.


Um abraço
Olá Leonardo,

compreendo o que você diz, está correto em sua análise, mas o escolhido aqui deve ser lido de outra forma, não no sentido que o escolhido será o vencedor. Talvez fosse mais apropriado usar o termo "preferido até o momento" e não o "escolhido".

A FAB conhece muitíssimo bem as três propostas, acredite, ela acompanha muito de perto todo o processo, a diferença é que antes do RFP só haviam "palavras verbais" e depois do mesmo têm-se "palavras escritas", ou seja, o que vale é o que está no papel, mas a essência do conteúdo é pra lá de conhecido da FAB, tenho certeza disso, até porque vejo como algo muito natural.

A partir deste conhecimento prévio é possível concluir alguma coisa e até mesmo eleger um dos concorrentes como sendo o "preferido" (que chamei aqui de escolhido). Claro, percalços podem existir, por exemplo, o "preferido" pode ter prometido uma coisa e depois não ter colocado no papel.

No que diz respeito ao relatório que será elaborado pela FAB, depois apresentado ao MD para em seguida chegar aos mãos do Presidente, este sim, vai demorar um bom tempo, pois seus fundamentos serão constituídos pelo que existe documentado nos RFP´s apresentados. Mas veja, este relatório nada mais é do que a justificativa do escolhido pela FAB, contendo, além disso, os motivos que eliminaram os demais.

Então, insisto, a FAB precisa de tempo para justificar a classificação dos três finalistas, mas não precisa de tempo algum (extra) para dizer o que ela quer (se não sabe até agora, tá pagando mico e dos feios!!!). Já no que diz respeito ao "vencedor" de fato e de direito, bem, não cabe a FAB (lamentavelmente), isto é papel do Presidente e que pode (ou não) ter transferido a prerrogativa da decisão aos seus ministros (por exemplo, o NJ, o MU ou ainda ambos).

Por fim, avaliando friamente a entrevista concedida pelo ministro NJ e transcrita aqui neste tópico, não me resta dúvida alguma que as coisas que disse estão corretas. Alguns dirão que se trata de um chute, tudo bem, não importa, lá na frente vamos confirmar ou não. E se eu estiver errado, melhor ainda, pois o cenário pintado por mim é pra lá de negro e tenebroso, prefiro (e torço para) estar errado, muito errado.


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10004 Mensagem por Skyway » Dom Fev 08, 2009 3:19 pm

Tudo bem, "preferido até o momento" pode realmente existir, apesar de eu achar que mico ela estaria pagando se tivesse um preferido a essa altura do campeonato, pois em uma concorrência com esse nível de seriedade, que não envolve apenas o vetor mas uma série de outros fatores como tecnologia, apoio logistico, manutenção, a responsabilidade do futuro avião que protegerá nosso céus e etc, ter o preferido antes de ver tudo no papel assinado e com garantias de empresas e governos, é pagar mico.

Errado você não está em falar isso, mas insisti em retrucar pois nem sempre o que se fala em uma sala, reflete a mesma opinião de quem trabalha na sala seguinte.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10005 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Fev 08, 2009 3:29 pm

Pessoal,

Essa entrevista do Ministro do NJ segundo a própria entrevistadora do programa "entrevista com o ministro"(assisti pelo canal NBR, mas a transmissão era para a Radio) disse que estaria disponível do site da mesma....no mesmo dia procurei no tal site(que vacilei e não anotei) e não achei....aquilo é uma salada só....vou ver se acho e posto aqui .....uma coisa...que me chamou a atenção...foi essa declaração "solta" dos "outros" ..."short-list out"....feita pelo ministro....ele estava respondendo a uma pergunta de um reporter(de outra rádio, layout do programa funciona assim) sobre os programas da defesa em relação a crise financeira(acho que era algo assim), e fiquei tão surpreso quanto a vocês aqui...pois a questão estava encaminhando apenas para o assunto defesa e descambou para o FX...e essa dos EF e SU-35 foi surpresa.

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Responder