Programa de Reaparelhamento da Marinha
Moderador: Conselho de Moderação
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Tulio, penso do mesmo modo. Estaremos embarcando numa furada com as new Barroso. E o pior a nossa fonte de fragatas de segunda mão, a Europa,
nada terá a fornecer para complementar a nossa combalida frota.
nada terá a fornecer para complementar a nossa combalida frota.
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Qual marinha tem 30 fragatas de 6000 tons?Túlio escreveu: Qual corveta leva mísseis da classe do ASTER 30?
Qual corveta leva sensores que permitam operar eficientemente com estes mísseis?
Qual corveta tem capacidade EFETIVA contra submarinos em alto mar? Lembrar que um lançador de Tomahawks não precisa se aproximar da costa, ele pode disparar a mais de mil km dela e ainda atingir um alvo crítico, pois o grosso do nosso potencial industrial e instalações militares ficam a 200 km ou menos do mar. Já BSB, por exemplo, não alcançaria nem que encostasse na praia, longe demais, aí só com um SSBN e poderia lançar um míssil um pouquinho maior e mais destrutivo mesmo quase encostado na África...
Qual corveta consegue operar de maneira efetiva meios ASW como helis da classe do SeaHawk e sonares rebocados de alta potência e sensibilidade?
O druo é provar...Túlio escreveu:Fragatas fazem tudo isso. E muito mais...
...............................Fragata...Corveta
Armas anti-aéreas.......Sim........Sim
Armas anti-navio.........Sim........Sim
Armas anti-submarino...Sim........Sim
Preço........................3x..........x
Enquanto é importante ter algumas fragatas com boa defesa anti-aérea de área não acho que 30 desses meios vai dar a nossa marinha um poder proporcional ao seu custo, falta um certo equilibrio ai.
Se é para comprar 30 navios é compreensível que um político va optar pelas Barroso, ela tem tudo que as fragatas tem (em itens, não em qualidade, mas verificar a qualidade é sempre mais complicado) e cabe no orçamento.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- alex
- Sênior
O problema Marechal é que não chega a 3x a diferença.
Se voce estabelecer como base uma tonelagem como a Niteroi e uma Barroso, a diferença não chega a 3x, isto a MB descobriu desde os anos 90.
Se comparar com 6.000 ai seria possivel.
Se voce estabelecer como base uma tonelagem como a Niteroi e uma Barroso, a diferença não chega a 3x, isto a MB descobriu desde os anos 90.
Se comparar com 6.000 ai seria possivel.
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
alex, o que entendi do PROSUPER é que a idéia original era 30 fragatas de 6000 tons semelhantes as FREMM, e isso que eu acho irreal.
Na realidade o custo das FREMM é um pouco mais que 3x as Barroso, mas acredito que por causa dos sistemas de armas mais avançados, para manter o argumento fico com esses 3x de média mesmo.
Na realidade o custo das FREMM é um pouco mais que 3x as Barroso, mas acredito que por causa dos sistemas de armas mais avançados, para manter o argumento fico com esses 3x de média mesmo.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- alex
- Sênior
Qualquer um que viu aqueles powerpoint do Prosuper pensou : pega tudo isso ai e divide por 4 e reza para esse 1/4 sair.
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Túlio: x2!Túlio escreveu:Precisa olhar panfleto?Marechal-do-ar escreveu:
Túlio, olha em algum panfleto de propaganda as armas que equipam uma fragata de 6000 tons e as armas que equipam uma corveta de 2000 tons, qual a diferença?
Agora explique, de forma como algum político entenda, porque uma fragata tem mais poder que uma corveta? Ou 3 vezes mais já que o custo deve ser umas 3 vezes maior.
Pessoalmente tenho dúvidas se um monte de fragatas (ta com tamanho de destroiers) vai dar a MB uma capacidade proporcional ao seu custo.
Qual corveta leva mísseis da classe do ASTER 30?
Qual corveta leva sensores que permitam operar eficientemente com estes mísseis?
Qual corveta tem capacidade EFETIVA contra submarinos em alto mar? Lembrar que um lançador de Tomahawks não precisa se aproximar da costa, ele pode disparar a mais de mil km dela e ainda atingir um alvo crítico, pois o grosso do nosso potencial industrial e instalações militares ficam a 200 km ou menos do mar. Já BSB, por exemplo, não alcançaria nem que encostasse na praia, longe demais, aí só com um SSBN e poderia lançar um míssil um pouquinho maior e mais destrutivo mesmo quase encostado na África...
Qual corveta consegue operar de maneira efetiva meios ASW como helis da classe do SeaHawk e sonares rebocados de alta potência e sensibilidade?
Fragatas fazem tudo isso. E muito mais...
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=10774
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Túlio escreveu:Precisa olhar panfleto?Marechal-do-ar escreveu:
Túlio, olha em algum panfleto de propaganda as armas que equipam uma fragata de 6000 tons e as armas que equipam uma corveta de 2000 tons, qual a diferença?
Agora explique, de forma como algum político entenda, porque uma fragata tem mais poder que uma corveta? Ou 3 vezes mais já que o custo deve ser umas 3 vezes maior.
Pessoalmente tenho dúvidas se um monte de fragatas (ta com tamanho de destroiers) vai dar a MB uma capacidade proporcional ao seu custo.
Qual corveta leva mísseis da classe do ASTER 30?
Fragatas fazem tudo isso. E muito mais...
A Classe MILGEM?
The MILGEM project, from the Turkish words Milli Gemi (National Ship), is a Turkish national warship program, the purpose of which is to build a modern littoral combat warship with indigenous anti-submarine warfare and high-seas patrol capabilities, extensively using the principles of stealth technology in its design.
The project covers construction of eight corvettes and four frigates for the Turkish Navy, with possible exports to other countries.
Type: Patrol and Anti-Submarine Warfare
Class: Corvette / Frigate
Displacement: 2,300 tonnes
Length: 99.56 m
Beam: 14.40 m
Draft: 3.89 m
Installed power: Main: 31,640 kW CODAG
Aux: 4 x 588 kW
Propulsion: 1 gas turbine, 2 diesels, 2 shafts
Speed: Economy: 15 knots
Maximum: 30 knots
Range: 3,500 nautical miles (6,480 km) @ 15 knots
Endurance: 21 days with logistic support / 10 days autonomous
Boats & landing craft carried: 2 Rhib
Complement: 93 including aviation officers, with accommodation for up to 106
Sensors and processing systems: Combat Management System: G-MSYS (GENESIS MILGEM Savas Yönetim Sistemi)
Search radar: SMART-S Mk2
Weapon control: STING EO Mk2
Sonar: TBT-01 Yakamoz
Communication: SatCom, GPS, LAN, ECDIS/WECDIS, Link 11/16
Navigation: ECPINS-W, ALPER LPI
IPMS: UniMACS 3000
Others: X-Band radar, Fire Control Radar
Electronic warfare & decoys: SIGINT: ARES-2N
Others: Laser/RF systems, ASW jammers, DG, SSTD
Armament
Guns:
1 x 76 mm (retractable for lower radar cross section, guidance by fire control radar and electro-optical systems), A position
2 x 12.7 mm Aselsan STAMP Stabilized Machine Gun Platform (guidance by Laser/IR/TV and electro-optical systems, automatic and manual modes), B position
Anti-surface missiles: 8 x Harpoon
Anti-aircraft missiles:
21 x RAM (PDMS)
Mk.41 VLS for ESSM (TF-100 class)
Torpedoes: 2 x 324 mm Mk.32 triple launchers for Mk.46 torpedoes
Aircraft carried:
Hangar and platform for S-70B Seahawk ASW helicopters
Unmanned aerial vehicles (UAV)
http://en.wikipedia.org/wiki/Milgem-class_corvette
PS: E ainda acho o design bem parecido com o que poderíamos chamar de "Barroso New Generation". Principalmente no hagar.
Abraços!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Marino
- Sênior
Lembrem-se de que estamos no Atlântico Sul, onde a Royal Navy iria se afastar das Falklands caso a campanha nao terminasse antes do inverno.
Eu gostaria, mas nao desejo isso para meu pior inimigo, que os que defendem navios de pequena tonelagem fizessem uma viagem ao Sul do Brasil em julho, por ex., numa corveta Inhaúma ou Barroso.
Então entenderiam.
Eu gostaria, mas nao desejo isso para meu pior inimigo, que os que defendem navios de pequena tonelagem fizessem uma viagem ao Sul do Brasil em julho, por ex., numa corveta Inhaúma ou Barroso.
Então entenderiam.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
É por essas e outras que eu não sou fã da Barroso 2.0.
[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5704 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Marino, desde que eu me entendo por gente, e isso já faz um tempínho , eu acompanho assuntos navais no Brasil no que compete a MB. Em função disso, e até de conhecer um pouco o drama que foi, e ainda é/está sendo, fazer o planejamento da renovação da esquadra brasileira, eu jamais percebi nenhuma vontade, ou indicação, da MB em possuir navios da tonelagem das Inhaúma. A idéia básica sempre foi, e acho que ainda é, as fragatas. Não só pelo que você falou, como por questões outras que não cabem comentar aqui neste tópico, pois que seriam longas demais e já sumamente debatidas neste fórum.Marino escreveu:Lembrem-se de que estamos no Atlântico Sul, onde a Royal Navy iria se afastar das Falklands caso a campanha nao terminasse antes do inverno.
Então entenderiam.
Mas, no entanto, contudo, entretanto...
A MB chegou a planejar a aquisição de até 16 CV Inhaúma e/ou suas descendentes. Ou seja, se tudo tivesse dado certo, desde as origens deste projeto, a MB de hoje provavelmente seria uma marinha de águas marrons, ainda, visto que estas corvetas, em função de nossa realidade e conjuntura politico-econômica com certeza nos levaria a aposentar as Niterói e substituí-las por por uma Inhaúma Block III ou IV. Em que pé estaria o projeto destas corvetas, eu tenho lá minhas dúvidas, mas creio que seria quase certo, algo como se projeta agora para as Barroso II. Ou seja, fragatas leves, mais leves ainda que as Niterói, frente ao que se vê por aí no mundo.
Assim, em teoria, é lícito afirmar e defender o desejo da MB de dispor de 30 navios do porte de fragatas - o que ainda acho inapropriado para nossas necessidades reais, mas vamos lá, para quem até outro dia apenas sonhava com Subnuc's, 30 fragatas deve ser fichinha - para os seus planos de reequipamento. Mas aí voltamos ao comentário do colega Marechal que me parece muito sensato do ponto de vista do leigo que não entende patavinas de nada de assuntos navais, e que no final, apenas vai olhar o tamanho da conta para mensurar a maior ou menor valia de uma navio, independente do seu tamanho. Pois é assim que os nossos políticos pensam. Mesmo assim os argumentos foram dados e explicados para os planos do Prosuper. Se irão convencer ou não, aí já é outra coisa, posto que não depende somente da MB.
Neste sentido, ainda em cima do argumento do colega Marechal, vemos a MB solicitando ao GF o desenvolvimento e aquisição de até 5 novas CV Barroso II, ou seja, a insistência em um projeto, que pelo histórico da MB nunca foi o desejado, mas que no frigir dos ovos, sempre foi o único ao alcance das mãos. Neste sentido, podemos reparar que os argumentos do colega são bem claros e realistas no que compete a questão do reequipamento da MB, por mais que se diga que este projeto das 'CV' não implique no Prosuper. Mas sabemos que as coisas não funcionam assim no Brasil, e como o Túlio colocou antes aqui, podemos até temer pelo futuro deste, quando as primeiras 'CV's começarem tiverem as suas quilhas sendo batidas, e seus projetos finalizados com sistemas de armas e sensores "iguais" ao de uma fragata. Porque é isso que os leigos irão ver, e mais que ver, contar($).
Assim, salvo a MB não tenha um plano C, D ou E ( o B já é a Barroso II) nas mãos para o Prosuper, podemos estar caminhando céleres, novamente, para mais uma solução de continuidade para o reequipamento da MB, não com os que se planejava com fragatas novas e construídas em estaleiros nacionais, mas com o que deu para fazer com o que não se dispôs ser feito pelo governo, como quase aconteceu no passado com as Inhaúma.
A julgar pelo balanço das marés do Prosuper, ele, se não estiver fazendo água, pode ficar à deriva por força de ondas para as quais as suas fragatas, assim como as nossas previdentes corvetas, não foram projetadas para enfrentar.
abs.
Carpe Diem
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Eu entendo o que você está tentando passar, Marino. Por outro lado, a minha resposta ao Túlio foi para mostrar que existe corveta que atende aos questionamentos que ele listou e que destaquei em azul na mensagem dele.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Marino
- Sênior
A questão das 16 corvetas se deu em um instante histórico já bem defasado.
Estávamos na guerra fria e a tarefa da MB seria garantir o abastecimento das metrópoles brasileiras pelo mar.
Se nao sabem, até hoje as cidades do nordeste são abastecidas de combustível por via oceânica.
Se fecharem, hoje, esta via, imaginem o que ocorreria.
Mas são outros tempos.
Lembrem-se tb que a segunda esquadra ainda nao foi autorizada e, caso nao seja, o número 30 cai para 18.
Acham muito 18 navios de primeira linha?
Eu nao.
Também nao gosto da "reissurreição" das corvetas, a Barroso II ou como a chamem.
Se influirá ou nao nos planos de termos uma Marinha decente, só o futuro nos mostrará.
Estávamos na guerra fria e a tarefa da MB seria garantir o abastecimento das metrópoles brasileiras pelo mar.
Se nao sabem, até hoje as cidades do nordeste são abastecidas de combustível por via oceânica.
Se fecharem, hoje, esta via, imaginem o que ocorreria.
Mas são outros tempos.
Lembrem-se tb que a segunda esquadra ainda nao foi autorizada e, caso nao seja, o número 30 cai para 18.
Acham muito 18 navios de primeira linha?
Eu nao.
Também nao gosto da "reissurreição" das corvetas, a Barroso II ou como a chamem.
Se influirá ou nao nos planos de termos uma Marinha decente, só o futuro nos mostrará.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Eu defendo essa idéia (repetindo: IDÉIA) de 10 + 10 + 10, porque sinceramente eu acho muito difícil (quase impossível, diria) o GF aprovar e implementar 30 buque de 6.000 ton.
Assim, essa idéia seria uma forma de tornar o PROSUPER bem mais para palatável para o GF.
Assim, essa idéia seria uma forma de tornar o PROSUPER bem mais para palatável para o GF.
- saullo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 182 vezes
Poderia até ser 8 + 8 + 8, ou mesmo 6 + 8 + 10, que ainda teríamos um aparato de respeito.Paisano escreveu:Eu defendo essa idéia (repetindo: IDÉIA) de 10 + 10 + 10, porque sinceramente eu acho muito difícil (quase impossível, diria) o GF aprovar e implementar 30 buque de 6.000 ton.
Abraços
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5704 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Salvo engano, a idéia do Prosuper é essa mesmo. É só ver no quadro demonstrativo, tal como está lá. 5 agora, depois mais X, e mais Y com mais Z no final.
Agora, se vai dar certo ou não, é outra coisa.
abs.
Agora, se vai dar certo ou não, é outra coisa.
abs.
Carpe Diem