knigh7 escreveu:Alguém sabe o que motivou a queda dos outros 2 Rafales M (o M22 e o M25) no fim de 2009?
Amigos,
Pelo que ouvi, o motivo foi bem tradicional:
Estariam ambos em um padrão de aproximação visual para pouso. O líder parece ter alongado demais seu tráfego no afastamento. O ala teria iniciado sua curva base, mesmo sem contato visual com o líder, cortando a curva deste e colidindo por cima.
Mas é só papo de cafezinho. Nunca tive conhecimento de qualquer informação proveniente de fonte oficial.
Abraços,
Justin
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Ter Jul 03, 2012 1:33 pm
por alcmartin
É vero, infelizmente acontece. Aqui, na AFA, anos atras, um colega de turma, quando dando instrução na AFA, em T25, durante um procedimento de mudança de pista, colidiu subindo com outro colega, ponta de asa com ponta de asa. No caso, o toque provocou um parafuso na aeronave tocada, que veio descontrolada até o solo, vitimando os dois a bordo.
Voo em ala foi, é e sempre será algo arriscado.
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Ter Jul 03, 2012 8:43 pm
por BARAK
alcmartin escreveu:É vero, infelizmente acontece. Aqui, na AFA, anos atras, um colega de turma, quando dando instrução na AFA, em T25, durante um procedimento de mudança de pista, colidiu subindo com outro colega, ponta de asa com ponta de asa. No caso, o toque provocou um parafuso na aeronave tocada, que veio descontrolada até o solo, vitimando os dois a bordo.
Voo em ala foi, é e sempre será algo arriscado.
Este acidente foi em 1994. Pelo que me lembro o T25 cravou no solo a 4 metros de profundidade. O instrutor foi encontrado com as mãos nos controles, como se estivesse quase conseguindo recuperar.
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Qua Jul 04, 2012 11:45 pm
por Andre Correa
FRENCH NAVY . MARINE NATIONALE
Rafale M
Flottille de Chasse 12F
Décoration spéciale 1000 heures de vol - Automne 2005
Artwork Stéphane GARNAUD
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Qui Jul 05, 2012 12:00 pm
por alcmartin
BARAK escreveu:
alcmartin escreveu:É vero, infelizmente acontece. Aqui, na AFA, anos atras, um colega de turma, quando dando instrução na AFA, em T25, durante um procedimento de mudança de pista, colidiu subindo com outro colega, ponta de asa com ponta de asa. No caso, o toque provocou um parafuso na aeronave tocada, que veio descontrolada até o solo, vitimando os dois a bordo.
Voo em ala foi, é e sempre será algo arriscado.
Este acidente foi em 1994. Pelo que me lembro o T25 cravou no solo a 4 metros de profundidade. O instrutor foi encontrado com as mãos nos controles, como se estivesse quase conseguindo recuperar.
Valeu, barak. Nao me recordava da data. Eu vi o video do pessoal "desenterrando" o aviao. Do In. nao lembro, mas quando puxaram o corpo do cadete e a face dele virou, ainda estava com os olhos abertos. Foi muito chocante.
O cara da minha turma envolvido no acidente ficou bastante abalado. Mas ele sempre foi "faca na boca". Caçador. Antes de entrar para a EPCAR, foi aluno da academia Barro Branco, da PM de SP. Depois desse acidente, anos depois, veio a ficar em evidencia novamente por bater o recorde de permanencia no ar em missao de ataque, naquele longo voo de AMX, cortando o Brasil inteiro.
Abs!
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Qui Jul 05, 2012 12:57 pm
por P44
Rafale AESA to be delivered in September
rafalenews.blogspot.com Tmor
July 4th, 2012
Initially expected during the summer, DGA will receive the aircraft first so as to conduct some trials at Istres.
Only then, this Rafale will fly toward Mont-de-Marsan where it will start a 18 month period of experimentation before operational service.
The C137 is still a F3-O, but with some F3-O4T equipments, like the new AESA, of course, but also DDM-NG and the brand new OSF-IT. http://www.air-cosmos.com/defense/rafal ... arsan.html
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sex Jul 06, 2012 11:21 pm
por Justin Case
Amigos, boa noite.
Sobre o armamento disponível para o Rafale, vejam a nota sobre os ensaios da AASM com guiagem final a laser:
Successful First Qualification Firing Test of Sagem’s Hammer Air-to-Ground Guided Weapon with Laser Terminal Guidance
15:11 GMT, July 6, 2012 Paris | The French defense procurement agency DGA has successfully carried out the first qualification firing test of the laser terminal guidance version of the AASM Hammer modular air-to-ground weapon built by Sagem (Safran group).
The test was carried out by the DGA’s missile test department at the Cazaux air base on May 31, with the Hammer weapon being fired from a production Rafale fighter. The target, a bridge pier located more than 50 kilometers from the release point, was illuminated by an airborne illuminator that was activated during the last few seconds of the weapon’s flight.
The AASM Hammer’s guidance was deliberately initialized by offsetting the target’s GPS coordinates by over 50 meters. Thanks to its navigation, laser spot detection and terminal guidance algorithms, the AASM hit its target to within a meter. Prior to the impact, the missile steered itself to a glide slope of 20°, preferred for this type of operational scenario.
Developed and produced by Sagem, with the DGA as contracting authority, the AASM Hammer is a family of air-to-ground weapons comprising guidance and range augmentation kits attached to standard bombs.
The GPS/inertial/laser guidance version, designated SBU-64 Hammer, joins the AASM range which already includes two other versions qualified for deployment by Rafale: GPS/inertial and GPS/inertial/infrared versions. The SBU-64 features a semi-active laser seeker in place of the infrared imager, plus dedicated algorithms that are activated during the terminal phase. This version of the AASM can be used to attack moving targets.
The AASM has been deployed in foreign theaters of operation, demonstrating its performance and reliability. During long-range missions on the Rafale fighter, the AASM has shown its ability to engage high-value targets, previously reserved for cruise missiles. It has also shown that it can neutralize opportunity targets, in short time loop, as well as enemy air defenses, day or night and at standoff distance.
The French armed forces will start taking delivery of the AASM SBU-64 at the end of 2012, as part of a contract that provides for the production of several hundred units.
Abraços,
Justin
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Ter Jul 10, 2012 1:16 am
por Andre Correa
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Ter Jul 10, 2012 7:14 am
por Sávio Ricardo
Muito bom o Video
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Qua Jul 11, 2012 11:11 am
por FoxHound
Bomba guiada foi testada com sucesso em caça Rafale.
A empresa americana Raytheon demonstrou com sucesso as capacidades de tecnologia sem fios de guiação de bombas Enhanced Paveway II no avião caça Rafale da Marinha da França.
A tecnologia WiPAK torna possivel transformar bombas tradicionais em bombas teleguiadas com a ajuda de recetor sem fios montado na bomba e um transmissor no cockpit do piloto. O sistema Enhanced Paveway II compreende um conjunto de lemes e uma ogiva dotada de sistema de controlo a laser e GPS. O sistema é universal, podendo ser montado nos 17 modelos de aviões em 42 países.
Na França, as bombas aéreas com base na tecnologia Enhanced Paveway II eram usadas com sucesso nos aviões de assalto Super Etendard no decorrer dos últimos seis anos. Por exemplo, as bombas guiadas foram utilizadas na operação militar de OTAN contra a Líbia em 2011. http://portuguese.ruvr.ru/2012_07_09/ra ... ada-teste/
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Qui Jul 12, 2012 7:56 am
por P44
Path Clear for Rafale Fighter Deal: Antony
(Source: Hindustan Times; published July 11, 2012)
NEW DELHI --- India’s hunt for the acquisition of 126 medium multi-role combat aircraft (MMRCA) is coming to a close, with the defence ministry giving the green signal to the evaluation process that led to selection of the French Rafale fighter.The plane was chosen as it was the lowest bidder on the basis of its lifecycle cost and technology transfer. The total deal is worth $20 billion (Rs 1.12 lakh crore) with options for further purchases.
Replying to a letter written on February 27, 2012 by TDP Rajya Sabha member MV Mysura Reddy alleging manipulation of the MMRCA evaluation process, defence minister AK Antony said: "The issues raised by you were examined by independent monitors who have concluded that the approach and methodology adopted by the Contract Negotiations Committee (CNC) in the evaluation of the commercial proposals thus far, have been reasonable and appropriate and within the terms of the Request for Proposals (RFR) and Defence Procurement Procedure, 2006."
The Indian Air Force on January 31 had declared Rafale as the preferred bidder, overriding the claims of the multi-nation Eurofighter. According to negotiations, 18 Rafale fighters will arrive in India from mid-2015, with another 108 to be built in India under collaboration.
As reported in the Hindustan Times, Reddy had written to Antony stating: "The alleged manipulation of the evaluation process in picking the (Rafale), which resulted in the decision to procure 126 MMRCA has raised serious apprehensions not only across the country but also worldwide. If a proper decision is not taken, the country's credibility will be at stake."
Two days later, Antony ordered an inquiry into all the points raised by Reddy.
Talking to HT after receiving Antony's final response on Monday evening in Hyderabad, Reddy said he was not satisfied with the reply. "I will wait for the report after the defence ministry has examined the finalised CNC recommendations as promised by the defence minister," he said.
Nem tanto. Lá por 2020-25 devem chegar os primeiros Rafales usados para GDA. Seguindo a tradição brasileira veem capados e como tampões para o FX-XX (versão adulta) ou no aguardo da sexta geração. O importante é que voam e tem radar. O resto é luxo.
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Qui Jul 12, 2012 9:57 am
por mmatuso
Bourne escreveu:Nem tanto. Lá por 2020-25 devem chegar os primeiros Rafales usados para GDA. Seguindo a tradição brasileira veem capados e como tampões para o FX-XX (versão adulta) ou no aguardo da sexta geração. O importante é que voam e tem radar. O resto é luxo.