Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37498
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9871 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 23, 2012 7:20 pm

Saulo, a MB não consegue verba continua e relevante para manutenir o A-12, quiçá conseguiria para manter este tipo de navio, que faz as vezes de Nae e d'outras de porta-helo/operações anfíbias, sendo que em ambas com as limitações, não poucas, de seu projeto.
Seria como matar o nasciturno no ventre, quanto a nossa incipiente AN de asas fixas.
Melhor tentar continuar justificando a (não pouca) verba até agora gasta no Nae A-12 e utilizá-lo até a alma - porque até o osso os franceses já foram - no tempo que lhe resta.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9872 Mensagem por alex » Sáb Nov 24, 2012 8:05 pm

Leandro escreveu:
Mas o ponto mais importante é que aí sim estaria sendo colocado em risco o programa das escoltas de 6000 ton, pois seria muito difícil justificar perante o poder político a aquisição destes navios para substituir as escoltas atuais se unidades novas e atualizadas destas mesmas escoltas pudessem ser produzidas. Já as Inhaúma/Barroso na verdade não são escoltas e sim patrulhas, com limitações sérias para a função de escolta (menor autonomia, impossibilidade da instalação de sistemas AAe de maior alcance, menor capacidade de sensores, etc...). Assim uma classe não compete com a outra, e a MB pode adquirir novas plataformas melhores que as corvetas atuais sem comprometer os planos do Prosuper.
Para mim esta lógica está errada, assim que as corvetas forem aprovadas o Prosuper é comprometido, e não sai.
Os Burocratas vao pensar em custos de navios e não capacidade destes, para eles um navio se custar mais de 100 milhões é navio e não vão querer saber de mais nada. Para eles um navio é um navio e pronto. Por isso se não tem dinheiro para fragatas de 6000 toneladas que se aposte nas de 3000, pelo menos.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9873 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Nov 24, 2012 9:29 pm

alex escreveu:Para mim esta lógica está errada, assim que as corvetas forem aprovadas o Prosuper é comprometido, e não sai.
Os Burocratas vao pensar em custos de navios e não capacidade destes, para eles um navio se custar mais de 100 milhões é navio e não vão querer saber de mais nada. Para eles um navio é um navio e pronto. Por isso se não tem dinheiro para fragatas de 6000 toneladas que se aposte nas de 3000, pelo menos.
Com os políticos que temos não dá para negar que existe a possibilidade de acharem que navios de 2.000 ou 6.000 ton são a mesma coisa, mas convenhamos que a chance disso acontecer não é assim tão grande, principalmente porque a presidente é a Dilma e não o Tiririca :wink: .

Mas com navios na fixa das 3.500-4.000 ton aí na minha opinião poderíamos esquecer de vez qualquer coisa maior pelos próximos 30 anos.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18529
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9874 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 25, 2012 5:33 am

A presidente Dilma não é o Titirica mas é bem pão dura em se tratando de aquisções de equipamentos de uso estritamente militar. A construção das novas Barroso é bem mais barata que as de 6.000t, e gera bastante empregos aqui. Que são os fatores que o Governo se importa.

Eu corto fora o meu braço direito se com o contrato da construção das Barroso, o PROSUPER não for mais ainda adiado. Adiado, pois o Governo, se vc perceber, não cancela os programas de investimentos (não estou me referindo apenas à Defesa). Ele simplesmente vai adiando, deixa as coisas morrerem à mingua, sem alarde, para minimizar o desgaste ou conclui com 10 anos de atraso...




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9875 Mensagem por Paisano » Dom Nov 25, 2012 11:47 am

knigh7 escreveu:Eu corto fora o meu braço direito se com o contrato da construção das Barroso, o PROSUPER não for mais ainda adiado.
Anotado!!! :twisted:




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9876 Mensagem por alex » Dom Nov 25, 2012 12:27 pm

Leandro:
Com os políticos que temos não dá para negar que existe a possibilidade de acharem que navios de 2.000 ou 6.000 ton são a mesma coisa, mas convenhamos que a chance disso acontecer não é assim tão grande, principalmente porque a presidente é a Dilma e não o Tiririca .

Mas com navios na fixa das 3.500-4.000 ton aí na minha opinião poderíamos esquecer de vez qualquer coisa maior pelos próximos 30 anos.
Dilma é inteligente e sabe perfeitamente as diferenças mas iniciar a aquisição de 03 fragatas de US 3 bilhões (lembrem-se que este era proposta inicial e apenas uma parte do projeto Prosuper) quando a economia brasileira está patinando e a previsão da economia mundial se restabelecer é em 2018, dá a ela o argumento de não adquirir nada e o povo aplaudi-la em pé. Veja o FX-2 de custo (minimo) de aproximadamente de 4 bilhões e a situação deste projeto.
Para mim o fato do projeto de 04 corvetas aparecer do nada (ou plano B, conforme dito pelo Marino) já sinaliza que o projeto Prosuper está adiado, ou conforme entrevista do Jobim, sobre um suposto suborno italiano, este projeto está cancelado.
De novo minha opinião. apostar nas Barroso (um projeto defasado) em vez de adquirir um projeto de fragata média (como Lafayette) vai nos obrigar a adquirir fragatas usadas futuramente e aumentará o nosso gap na construção naval.

Knight7:
Eu corto fora o meu braço direito se com o contrato da construção das Barroso, o PROSUPER não for mais ainda adiado. Adiado, pois o Governo, se vc perceber, não cancela os programas de investimentos (não estou me referindo apenas à Defesa). Ele simplesmente vai adiando, deixa as coisas morrerem à mingua, sem alarde, para minimizar o desgaste ou conclui com 10 anos de atraso...
A sua opinião é a minha. A tatica do governo é adquirir equipamentos em lotes pequenos e de valor
baixo cortando qualquer reclamação dos militares que não há investimento.
Quero ver se este fim de ano sai o lote de mais 06 Macaés para patrulha que está atrasado devido ao
corte no orçamento da Defesa. Agora, quando falam em fazer um monte de navios como esse de uma vez só através do BNDES eu já começo a desconfiar que é mais uma tática de retardamento.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9877 Mensagem por Lord Nauta » Dom Nov 25, 2012 1:48 pm

O PROSUPER vai acontecer. O fato e que ficara limitado nos próximos anos a este lote minusculo de navios de maior capacidade. Eu, sou da opinião que deveria ser acrescida mais uma fragata nesta primeira etapa do programa.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37498
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9878 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 25, 2012 3:27 pm

Me parece que para o governo, atualmente, vide seus interesses primeiros, a MB se resumirá nas próximas décadas às 5 Corvetas Barroso e aos 5 navios do Prosuper. Se muito. E que a MB se dê por satisfeita. Porque a depender única e exclusivamente do planalto, nem isso se teria. Ficaríamos restritos aos patrulhas, que na visão míope e tacanha desses, são mais do que suficientes para a proteção do pré-sal (como se este fosse o único motivo no mundo para termos navios na MB), a desculpa ideal e fundamental da hora para termos uma marinha.

Agora, a fala da Pres Dilma me parece contraditória quando ela se arroga o direito de dar palpites para a solução da crise européia ao dizer que eles tem que investir, e não fazer o que estão fazendo agora, quando ela mesma não aplica aqui as soluções que indica aos outros. Mas vai na direção contrária, ao limitar e liberar a conta gotas os investimentos que ela mesma defende.

A ver até onde vai as contradições da nossa esperta presidenta.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9879 Mensagem por Boss » Dom Nov 25, 2012 4:26 pm

Lord Nauta escreveu:O PROSUPER vai acontecer. O fato e que ficara limitado nos próximos anos a este lote minusculo de navios de maior capacidade. Eu, sou da opinião que deveria ser acrescida mais uma fragata nesta primeira etapa do programa.


Sds


Lord Nauta
O que seria "lote minúsculo" ?

Ele deixaria de ser minúsculo com uma fragata a mais ? :lol:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9880 Mensagem por J.Ricardo » Dom Nov 25, 2012 4:48 pm

05 escoltas de 6000t é pouco para o Brasil... e duvido que compraremos mais depois, estou inclusive acreditando, que se, e se, a 2ª esquadra sair, ela será composta por "New Barrosos" e NPO...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9881 Mensagem por Lord Nauta » Dom Nov 25, 2012 9:28 pm

Boss escreveu:
Lord Nauta escreveu:O PROSUPER vai acontecer. O fato e que ficara limitado nos próximos anos a este lote minusculo de navios de maior capacidade. Eu, sou da opinião que deveria ser acrescida mais uma fragata nesta primeira etapa do programa.


Sds


Lord Nauta
O que seria "lote minúsculo" ?

Ele deixaria de ser minúsculo com uma fragata a mais ? :lol:

Acredito que o prezado colega entende que apenas mais uma fragata acrescida ao PROSUPER o manterá ainda minúsculo considerando que deveriam ser substituídas 10 fragatas até 2025 (4 classe Greenhalgh + 6 Niterói). Nesta conta não estamos incluindo os 4 classe Pará (as novas Barroso podem receber esta missão). Quando defendo mais uma fragata ao programa o faço considerando que no PAEMB entre 2015 e 2022 esta previsto a construção de 6 navios de escolta. Neste período também esta previsto, entre outros meios a construção de 5 SSK e 3 NaApLo e 2 NPM. O que vemos de fato 4 SSK e 1 NaAplo e provável postergação na obtenção de 2 NPM. Para atender o cronograma de construção original seria preciso acrescentar ao PROSUB mais um SSK e ao PROSUPER pelo menos mais uma fragata e um NaAplo além dos NPM.
A redução de meios já no inicio do PAEMB pode indicar , como já alertei anteriormente, um corte profundo no programa como um todo.
A titulo de informação e acompanhamento entre 2010 e 2022 esta previsto no PAEMB a construção dos seguintes meios:

05 SSK
01 SNA
02 NPM
06 NEscolta
08 NVarredores
04 NCM
03 NaApLo
02 NSS
07 RAM
02 DFlutuantes
04 VDCA
08 EDCG
32 EDVM
02 NTrAp
08 NPFLU
03 RFLU
06 NaHosp
02 NhoFlu
06 AvHoFlu
09 NaPaOc 1800 ton
20 NaPa 500 ton
03 NaPa 200 ton
03 NHo
01 AvHo
01 NHoFlu
03 NHoBalizador
06 Avisos de Instrução
05 NTrFlu
01 NApFlu

Em minha opinião nesta primeira etapa deveriam ser acrescidos mais fragatas e submarinos.

Ao compararmos o previsto com o atualmente em curso e/ou planejado para o período, constatamos que devera haver uma redução significativa no que a MB apresentou ao poder politico como necessário a construção de um Poder Naval adequado ao país. A realização desta
primeira etapa até 2022 representaria um razoável impacto na economia através da geração de empregos e renda na industria de construção naval e de navi-peças. Algumas destas construções ( rebocadores, navios de patrulha, de apoio ,de pesquisa ...etc) poderiam ser incluídas em um PAC NAVAL :lol:.

Sds

Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9882 Mensagem por Lord Nauta » Dom Nov 25, 2012 9:28 pm

Boss escreveu:
Lord Nauta escreveu:O PROSUPER vai acontecer. O fato e que ficara limitado nos próximos anos a este lote minusculo de navios de maior capacidade. Eu, sou da opinião que deveria ser acrescida mais uma fragata nesta primeira etapa do programa.


Sds


Lord Nauta
O que seria "lote minúsculo" ?

Ele deixaria de ser minúsculo com uma fragata a mais ? :lol:

Acredito que o prezado colega entende que apenas mais uma fragata acrescida ao PROSUPER o manterá ainda minúsculo considerando que deveriam ser substituídas 10 fragatas até 2025 (4 classe Greenhalgh + 6 Niterói). Nesta conta não estamos incluindo os 4 classe Pará (as novas Barroso podem receber esta missão). Quando defendo mais uma fragata ao programa o faço considerando que no PAEMB entre 2015 e 2022 esta previsto a construção de 6 navios de escolta. Neste período também esta previsto, entre outros meios a construção de 5 SSK e 3 NaApLo e 2 NPM. O que vemos de fato 4 SSK e 1 NaAplo e provável postergação na obtenção de 2 NPM. Para atender o cronograma de construção original seria preciso acrescentar ao PROSUB mais um SSK e ao PROSUPER pelo menos mais uma fragata e um NaAplo além dos NPM.
A redução de meios já no inicio do PAEMB pode indicar , como já alertei anteriormente, um corte profundo no programa como um todo.
A titulo de informação e acompanhamento entre 2010 e 2022 esta previsto no PAEMB a construção dos seguintes meios:

05 SSK
01 SNA
02 NPM
06 NEscolta
08 NVarredores
04 NCM
03 NaApLo
02 NSS
07 RAM
02 DFlutuantes
04 VDCA
08 EDCG
32 EDVM
02 NTrAp
08 NPFLU
03 RFLU
06 NaHosp
02 NhoFlu
06 AvHoFlu
09 NaPaOc 1800 ton
20 NaPa 500 ton
03 NaPa 200 ton
03 NHo
01 AvHo
01 NHoFlu
03 NHoBalizador
06 Avisos de Instrução
05 NTrFlu
01 NApFlu

Em minha opinião nesta primeira etapa deveriam ser acrescidos mais fragatas e submarinos.

Ao compararmos o previsto com o atualmente em curso e/ou planejado para o período, constatamos que devera haver uma redução significativa no que a MB apresentou ao poder politico como necessário a construção de um Poder Naval adequado ao país. A realização desta
primeira etapa até 2022 representaria um razoável impacto na economia através da geração de empregos e renda na industria de construção naval e de navi-peças. Algumas destas construções ( rebocadores, navios de patrulha, de apoio ,de pesquisa ...etc) poderiam ser incluídas em um PAC NAVAL :lol:.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37498
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9883 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 26, 2012 2:58 pm

Os imprevistos de agora serão os cortes de amanhã, e a falência de depois.

abs.




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9884 Mensagem por Lord Nauta » Sex Dez 14, 2012 8:07 am

Transcrição da fala do CM na mensagem de final de ano.
Existem informações importantes e novidades que podem subsidiar nossa visão prospectiva da MB.

- A transferência para o Setor Operativo do Navio-Patrulha “Macaé”, / em 05
de setembro, / já estando pronto, / também, / o Navio-Patrulha "Macau", / ambos
construídos no estaleiro INACE. // No total, / a Marinha pretende construir 27
NPa da classe “Macaé”, / estando em construção, / no estaleiro EISA, / cinco
outras unidades; //

- A incorporação à Armada, em 29 de julho, / do Navio-Patrulha Oceânico
“Amazonas”, / construído no Reino Unido, / e a sua chegada ao Rio de Janeiro, em
5 de outubro, / após um período de trânsito na Costa Africana, / onde realizou
exercícios com Marinhas Amigas daquele continente. // O navio foi transferido
para o Setor Operativo em 14 de novembro. // Serão recebidas mais duas unidades,
/ o “Apa” e o “Araguari”, / com previsão de incorporação à Armada em novembro
deste ano e em abril de 2013, / respectivamente; //
- A conclusão da construção, / no estaleiro INACE, / do Aviso Hidrográfico
Fluvial “Rio Tocantins”, / que foi incorporado e transferido para o Setor Operativo
em 27 de julho, / para atender ao Projeto Cartografia da Amazônia. // O segundo
navio da classe, / o "Rio Xingu", / tem previsão de prontificação até o final deste
ano / e de incorporação à Armada em janeiro de 2013. // Os dois últimos, / o “Rio
Solimões” e o “Rio Negro”, / têm previsão de prontificação e incorporação à
Armada no primeiro trimestre de 2013. //

- A Marinha, / através do Programa de Obtenção de Meios de Superfície, / o
PROSUPER, / está buscando a aprovação para a aquisição de cinco Fragatas de
6000 toneladas; / um Navio de Apoio Logístico de 23000 toneladas; / e cinco
Navios-Patrulha Oceânicos de 1800 toneladas. // Os contratos serão assinados com
as empresas detentoras dos projetos dos navios, / por meio de acordo entre
governos / e serão construídos em estaleiros brasileiros, / a serem escolhidos pelo
parceiro estrangeiro. // O PROSUPER inclui transferência de tecnologia, / apoio
logístico integrado, / requisitos de nacionalização / e offset; //

- No Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos, / o PRONAE, / que prevê a
substituição do Navio-Aeródromo "São Paulo" até 2028, / foram contatadas seis
empresas, / que apresentaram subsídios a respeito do projeto e construção. // Com
base nas informações apresentadas, / foram solicitados orçamentos para a
realização da primeira de três fases do projeto, / que inclui, / também, / o
treinamento do pessoal. // As propostas estão sendo recebidas e analisadas pela
Diretoria de Engenharia Naval; //

- No que diz respeito ao próprio Navio-Aeródromo “São Paulo”, / foram
realizados os serviços na Planta Propulsora e a revisão da Catapulta Lateral, / para
o retorno do navio à operação. // Os consoles do Centro de Operações de Combate
/ e os demais itens que compõem a configuração do SICONTA MK IV foram
instalados. // Após a integração funcional e seu teste, / o sistema estará em
condições de operação; //

- Para completar as nossas necessidades de Navios Anfíbios, / a Diretoria de
Engenharia Naval está realizando pesquisa para obtenção de projetos de Navios de
Desembarque-Doca, / visando à construção de duas unidades no Brasil, / dentro do
Programa de Obtenção de Navios Anfíbios / (PRONANF);

- Por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre os Ministérios da
Defesa, / através da Marinha / e da Ciência, Tecnologia e Inovação, / a quem coube
a iniciativa do projeto, / a PETROBRAS e a VALE S.A., / está em andamento a
aquisição, / pela Marinha, / de um Navio de Pesquisa Hidroceanográfico de 5.600
toneladas de deslocamento, / com capacidade de transportar 56 pesquisadores / e
dotado de equipamentos de pesquisa no "estado da arte".

- Quanto à modernização das 12 aeronaves AF-1/1A, / duas estão na
EMBRAER, / em Gavião Peixoto, São Paulo, desde 2010 / e serão os protótipos. //
Uma terceira aeronave foi entregue em 2012. // As demais serão entregues em
2013 (5 aeronaves) / e 2014 (4 aeronaves). // O recebimento da primeira aeronave
modernizada está programado para fevereiro de 2014 / e, das 2 últimas, / os
protótipos, / para julho de 2015; //

- Quanto aos meios do Corpo de Fuzileiros Navais, / cabe ser ressaltado que, /
em 14 de dezembro de 2011, / foi assinado, com a empresa AVIBRAS, / o contrato
de obtenção do Sistema de Lançadores Múltiplos de Foguetes ASTROS CFN
2020, / que possui o diferencial de disparar foguetes de diferentes calibres a partir
de uma mesma plataforma. //

- Inicialmente, / gostaria de mencionar o esforço para reconstrução da Estação
Antártica Comandante Ferraz, o que ocorrerá durante o verão de 2013/2014. //
Na Operação Antártica XXXI, / atualmente em curso, / estão sendo
empregados o Navio Polar “Almirante Maximiano”, / o Navio de Apoio
Oceanográfico “Ary Rongel” / e o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”, /
em apoio às atividades científicas e de desmontagem da antiga Estação. // O
Programa Antártico Brasileiro, / PROANTAR, / contará, ainda, com mais dois
navios: / o Navio Mercante “Germânia”, / afretado pela SECIRM, / e o Navio de
Transporte de Pessoal e Carga ARA “Bahia San Blas”, / cedido pela Marinha
Argentina, / que disponibilizou, também, a Base Antártica “Câmara”, na Ilha
Livingston, / para apoiar as pesquisas brasileiras. // O desmonte da antiga Estação
ocorrerá no presente verão 2012/2013 / e será realizado por pessoal pertencente ao
Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais e ao AMRJ; //

- Foi realizada, / em 14 de março, / no Complexo Naval da Ilha das Flores, em
São Gonçalo, / a inauguração das novas instalações da Unidade Médica
Expedicionária da Marinha / (UMEM), / que tem os propósitos principais de
prestar apoio de saúde aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em
Operações Anfíbias; // e montar e nuclear uma Unidade Médica Nível Dois, / no
contexto das Operações de Paz, / bem como instalações de saúde incorporadas nas
Operações Humanitárias; //

-A criação do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, / diretamente
subordinado ao Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais / e localizado na
Ilha da Marambaia, / com instalações desdobradas no Centro de Instrução
Almirante Sylvio de Camargo / (CIASC).

- Foi iniciada a execução do Sistema de Gerenciamento da “Amazônia Azul” /
(SisGAAz), / tendo sido contratada a Fundação ATECH para elaborar a sua
Arquitetura, o que está em andamento / e antecederá o Desenvolvimento do
Sistema propriamente dito; //

- Em 08 de agosto, / foi publicada a Lei nº 12.706 de 2012, / que autorizou a
criação da empresa "Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A." / (AMAZUL), /
vinculada à Marinha. // A AMAZUL terá os propósitos principais de promover, /
desenvolver, / absorver, / transferir / e manter tecnologias necessárias às atividades
nucleares da Marinha e do Programa Nuclear Brasileiro; // e elaborar projetos, /
acompanhar / e fiscalizar a construção de submarinos, / promovendo o
desenvolvimento da indústria militar naval brasileira e atividades correlatas


- É importante, / ao final desta mensagem, / mencionar a continuidade do
Programa de Desenvolvimento de Submarinos, / o PROSUB. // Os trabalhos em
Itaguaí continuam em ritmo adequado, / tendo sido concluída a abertura do túnel
de ligação entre a Área Norte e a Área Sul. // A Unidade de Fabricação de
Estruturas Metálicas / (UFEM), / situada ao lado da NUCLEP, / foi prontificada
em novembro. // As obras do Estaleiro e da Base Naval de Submarinos estão em
andamento, / dentro do cronograma estabelecido, / com previsão de prontificação
no final de 2015, / exceto a parte nuclear que tem previsão de término no final de
2017. //
As seções 3 e 4 do primeiro Submarino Convencional / (S-BR) / têm previsão de
prontificação no início de 2013, / na França. // Em abril, / foi iniciada, / na
NUCLEP, / a construção das duas seções de ré; //
- Após dois anos na França, / passando por um período de treinamento, / dentro
do processo de Transferência de Tecnologia em Projeto de Submarinos, / um grupo
de 31 engenheiros da Marinha iniciou, / no dia 6 de julho, / o projeto do Submarino
com Propulsão Nuclear Brasileiro / (SN-BR), / em instalações situadas dentro do
Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. // O término do projeto está
previsto para final de 2015, / sendo que a sua construção será iniciada em 2016. //
A nacionalização dos equipamentos, / sistemas / e componentes para o SN-BR /
será uma continuação do que está em curso / atualmente / para os S-BR, e deverá
ser bem mais extensa, / considerando que o projeto do submarino será realizado no
País. //

:D :D :D


Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9885 Mensagem por Paisano » Sex Dez 14, 2012 11:57 pm





Responder